Intensa

Intensa Tahereh Mafi

Resenhas - Intensa

corte da carly 17/07/2022

"Eu não tinha um problema com o dogma religioso. Gostava de ter um guia, de ter um pouco de estrutura. Mas não conseguia entender as pessoas que desconsideravam a essência da fé - amor, compaixão, perdão, a expansão necessária da alma - em favor de um conjunto de regras que declararam ser a verdadeira divindade."

Elydu 06/07/2022

Leitura intimista
Tahereh Mafi possui o dom de perfurar toda a intimidade dos seus personagens, expondo cada canto de sua mente sem o menor pudor, com a Shadi não foi diferente.
Eu já tive contato com algumas obras da autora, então não tive muita dificilcudade para me acostumar com a leitura.
Porém, mesmo com a protagonista bem construída, o livro pode se tornar entediante para alguns por se tratar, no geral, de uma exposição de sentimentos com pouquíssimos momentos de ações externas ou diálogos (tanto é que esse se torna um dos motivos para diversos conflitos mal resolvidos).
Para quem gosta de refletir e realmente se conectar com os personagens, além de algumas migalhas de romance, é o livro ideal.
Mas quem curte mais diálogos e momentos de interação vai achar bem enrolado.
Aliás, devo destacar que a história alterna entre o passado e o presente, deixando o leitor voando no início, mas, diferente do que eu achei que seria, na medida em que eu li os capítulos essa sensação não foi embora, tanto é que assim que terminei ainda tinha um monte de lacunas na minha cabeça.
Enfim, o livro tinha potencial para ser um dos meus favoritos, mas faltou um desenvolvimento melhor do enredo.

MARTA CARVALHO 11/04/2022

As crises existenciais juvenis aliadas ao peso da intolerância religiosa e somados aos problemas familiares geram uma bomba psicológica pesada, podendo levar até a uma depressão.
O uso do "hijab", que já causava estranheza pela falta de conhecimento, após a tragédia de 11 de setembro nos EUA, acaba tornando-se foco de disseminação de ódio às mulheres muçulmanas, fazendo com quê algumas abandonassem o islamismo por medo de retaliações.
No meio desse tumulto está a jovem Shadi quê, além de enfrentar a indiferença e chacota dos ignorantes de sua religião, perde a ligação com sua única "amiga" sem nem mesmo saber o porquê e passa pelo luto e a dissolução do seu meio familiar após a morte do irmão, tudo isso em proporções gigantes devido à intensidade com quê ela leva todas essas questões.
O livro aborda assuntos interessantes e fortes, mas pende um pouco para o fatalismo egocêntrico juvenil, onde tudo toma proporções exageradas e fatalístas. Personagens citados perderam-se no caminho sem nenhuma importância, o romance abordado, que poderia ser um ponto leve da estória, acabou gerando mais complexidade, enfim, ao final ficou tudo sem conclusão, deixando em aberto à visão do leitor. No geral o livro é interessante, a escrita da autora é instigante e vale dar uma conferida, mas sem muita expectativa.

Vladia Castro 15/03/2022

Intensa (Tahereh Mafi)
Como seria uma adolescente muçulmana vivendo nos EUA e ainda com uma família complicada... Shadi sofre com preconceitos diversos e ainda tem os problemas comuns da adolescência: um amor, brigas bestas com a melhor amiga... Além dos conflitos familiares com um pai doente, uma mãe que se mutila e uma irmã com quem não se dá tão bem. #intensa #taherehmafi #universodoslivros

Duda 24/02/2022

É O SEGUNDO livro dela que não tem final, o final é aberto e nossa por deus o livro é perfeito mais deixa muito a desejar com seus finais extremamente abertos, parece que a história acabou no meio, quando as coisas começam a acontecer.

tábata 25/01/2022

Para derreter os corações de pedra
Atenção! Não leia esse livro se estiver na fossa, porque se não estiver, vai ficar!
Fazia muito tempo que um livro não me fazia chorar, meu coraçãozinho de pedra é difícil. Mas Tahereh Mafi conseguiu. Que história linda sobre luto e crescer e se reencontrar. E sobre a comunidade muçulmana nos EUA. Foi uma leitura super rápida e a escrita da Mafi é maravilhosa. Valeu as lágrimas!

Geh 16/01/2022

Esquecível
Já li outros livros da Tahereh Mafi e pela primeira vez fiquei decepcionada. Não consegui me conectar com a história, foram colocados personagens com potencial de ser bem mais que não fizeram nenhuma diferença além de focar em coisas desnecessárias, um romance bem fraco para encher o livro e um final terminado as pressas. Tenho certo apego à autora, porém o livro não entregou o que esperava.

Karol 14/01/2022

Gostei, mas...
Achei que faltou explicar algumas coisas, como: a razão da Shadi odiar tanto o pai e da Zahra virar uma escrota do nada com a "amiga" .
Sei lá, tava bem lendo o livro, e quando me dei conta a história acabou.
Será que vai ter continuação?

rafa 04/01/2022

olha, achei bom, nada demais, não gostei do final que ficou muito em aberto, não concluiu nada que uma vez foi iniciado no livro, mas em si é um livro bom, não é um romance romântico, mas simples e bom hihi

Anninha Bia 29/12/2021

Muito Triste
Esse é um livro onde a tristeza transborda da personagem. Shadi vive uma dor intensa, guarda tudo para si e a leitura é o vislumbre de sua alma cansada. Passei a história toda esperando seu fortalecimento, que nunca veio de verdade?

Lauraa Machado 29/12/2021

Maravilhoso e doloroso demais!
Esse foi um dos melhores livros que eu li esse ano, mas acho que não é para todo mundo. Ele definitivamente não é para quem está buscando um livro no mesmo estilo que A Very Large Expanse of Sea (O Oceano Entre Nós) e nem para quem precise ler algo leve e alegre. É um livro pesado em luto e dor do começo ao fim, tão intenso e sensível, que é difícil às vezes pensar claramente.

Sim, a protagonista é uma adolescente muçulmana nos Estados Unidos em 2003, então é fácil pensar que é parecido com o outro livro da autora, mas eles são tão diferentes! Shadi é bem nova, mas ela vem guardando tanta dor por meses, dor dela e de sua família, tanta culpa, ódio e luto, que dá para ver desde o começo que ela quase não aguenta mais. Eu amei demais ver como ela chega ao seu limite, as coisas que contribuem para isso e como ela lida com seus pais e sua irmã, principalmente seu pai.

Entendo quem achou o final cortado, mas para mim fez sentido. Esse livro é mais sobre a dor dela do que sobre sua vida e acontecimentos paralelos. Tenho medo de dar spoilers se for tentar explicar demais, mas é quando seu luto começa a aliviar que a história acaba e, para mim, isso fez sentido demais! Acho até que, se a história tivesse se estendido mais, teria parecido enrolação ou informação demais, porque não importa o que acontece depois de como acabou, só importa que eles chegaram naquele ponto, que ela já não está carregando tudo isso sozinha e que há esperança de dias melhores.

Honestamente, esse livro é excelente, mas ele é bem único mesmo, bem sensível, então ou você consegue se colocar no lugar dela e aceitar o livro como ele é, ou espera que ele se encaixe em moldes de outros e vai acabar um pouco frustrado.

Recomendo sim, mas somente se alguém quiser ler um livro sobre dor e esperança muito bem escrito e tocante!

Solano 28/12/2021

Primeiro livro dessa autora
É meu primeiro livro da autora, já tinha visto reclamações sobre os finais abertos dela então isso não me afetou tanto, apesar de um pouco chato a autora não ter encerrado nenhum assunto que abriu mas vamos lá.
O livro é de leitura leve e rápida, adorei como a autora escreve e vou procurar outros livros dela, alguns personagens eu não entendi o porque estão ali mas a personagem principal é tão intensa (rs) que faz o livro ser bom.