Depois é Nunca

Resenhas - Depois é Nunca

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Dan Carvalho 26/07/2022

Encantador
Que livro incrível! Primeira obra que leio do Carpinejar e estou fascinada. Ainda tive a sorte de assistir uma palestra dele e ter o livro autografado. Chorei muito ao ler, me vi muitas vezes nas páginas e quero voltar a ler em outro momento. Leiammmm por favor!

Monalisa.Ludwig 22/07/2022

Adorei!
Leitura muito boa. Fala do luto, da dor de perder alguém que amamos. Apesar do tema difícil e delicado o autor conseguiu falar do assunto com muita empatia e honestidade. A maneira como o Carpinejar escreve faz a leitura fluir muito bem. Super recomendo.

Pri Ruppenthal 10/07/2022

Depois é nunca.
?Todos perceberão, em algum momento, que o modo de enfrentar a morte é somando as partes quebradas dentro de nós.?

Depois é nunca, de Carpinejar.

No 7? lugar de livros na lista de Morte e Luto, Depois é nunca fala sobre a única certeza que temos na vida: a morte. Aqui, Carpinejar, com muita maestria, tece envolventes e delicadas narrativas sobre o luto. De todos os livros que eu li nesses 342 dias sem meu pai, esse livro certamente seria aquele em que se alguém me perguntasse como é viver o luto eu diria para lê-lo.

Quando li o título desse livro eu sabia exatamente o que Carpinejar queria dizer com essa frase. Depois é nunca. Ela é auto-explicativa. Em crônicas que falam sobre o quanto não sabemos reagir ao luto, Carpinejar encontra palavras que possibilitam o fluxo nítido de pensamentos junto dos sentimentos, com a sabedoria de quem sabe mexer com a magia das palavras. Ele escreve como quem te escuta. Em Depois é nunca sua escrita é norteada pelo luto, pela saudade e pela esperança. Carpinejar trata dos sentimentos e das angústias de uma maneira única.

Ler um livro que fala sobre o luto depois do primeiro ano da morte de alguém que você ama, tem uma forma diferente de reação. Foi inevitável não chorar. Nunca imaginei que alguém pudesse descrever em palavras todas as sensações que passamos durante o processo do luto.

"O enlutado passa a morrer várias vezes ao dia. Não subestime a veracidade desses apagões. É a maior dor que existe, a dor do desamparo. Não poder desabafar com quem está morto, logo a quem costumava pedir ajuda, quem saberia consolar e lidar melhor com a situação".

Esse livro tem muitos pontos fortes. Além de capítulos curtos, letra e espaçamento grande,  ele te leva pra um lugar que só quem vive o luto vai entender.

Enfim, é uma leitura para uma profunda reflexão. Um livro que deve ficar na cabeceira da cama. Ele certamente vai ficar na minha.

Nota: 5.0/5.0

?NUNCA SABEREMOS QUANDO SERA A ÚLTIMA VEZ. A DESPEDIDA JÁ PODE TER ACONTECIDO.?

Simone Pagliari 17/06/2022

Depois é Nunca
É um livro sobre o luto. Descreve as diversas formas de luto e como as pessoas lidam com a morte. O autor consegue passar muito bem o sentimento e tentar descrever da forma mais natural possível, pois é isso que a morte é e nós temos medo de enxergar ou enfrentar. É doloroso ler.

Elbia.Valle 13/06/2022

Carpinejar
Primeiro livro que leio dele
Textos que transformam em palavras o que o luto nos rouba
A capacidade de raciocinar
Esse livro nos ajuda a pensar organizado.
Num momento onde nem pensar queremos

Bel 08/06/2022

Nunca saberemos quando será a última vez
Tive a honrar de participar de uma palestra e a sessão de autógrafos deste livro.
Carpi é assim, coloca em palavras intensas, porém delicadas, tudo o que a gente está pensando.

Nathy Ribeiro 04/06/2022

Profundo e reconfortante
Fala de várias nuances do luto de uma forma bem delicada. É um livro curtinho mas com reflexões intensas e reais, que trazem um certo conforto pra quem está passando por um luto. Trás a ideia de que ninguém precisa ser forte ou ter tudo sob controle tão cedo, cada um tem seu tempo de superação e cada um encara a situação de um jeito.
Simples, direto e emocionante. Recomendo!

Manu.Mota 01/06/2022

Livro sensorial
Depois é nunca é uma narrativa do luto. Não é um livro de frases de efeito, grandes poesias ou muitas frases dignas de escrever na ponta do caderno.

Carpinejar narra e descreve a dor do luto. Dos mais variados tipos, cores, sabores, formatos, cheiros... Aqui ele também fala do viver, todos os tipos do viver de quem morre, de quem perde, de quem chora, de quem cala.

Não sei explicar o motivo mas tive o tempo inteiro a sensação de nunca ter lido um livro assim. É sensorial: você sente os sabores, as cores, os formatos e os cheiros conforme Carpinejar descreve. Ele consegue compartilhar com você o que vê.

É um livro simples e forte, intenso e sutil.

Sucka 18/04/2022

Para você que perdeu alguém
Esse livro é sobre dor, é sobre o luto, é sobre ler e dizer, esse é o sentimento.
Carpinejar conseguiu traduzir o que eu senti durante meu processo do luto e o que ainda sinto muitas vezes.
Por isso Esse livro deve ser lido por quem sente saudades de alguém!

"Só posso ver a dor do outro pela janela, não há como dividir o mesmo ambiente e sentimento ou querer sofrer mais do que aquele que realmente tem motivos para sofrer.
Não tenho licença para entrar no sofrimento que não é meu. No interior do interior de alguém. Ou tomá-lo como se fosse parte da minha experiência. Empatia não é dividir a dor, mas respeitar a dor, permanecer próximo caso seja chamado, mas manter o distanciamento".
Página 33 do livro.

Magna 15/04/2022

É um livro doloroso, mas isso não significa que seja ruim. No momento não estou passando pelo luto, mas já tive uma boa cota de mortes de pessoas próximas, o que fez com que eu me visse em vários momentos desse livro. Carpinejar captura com maestria sentimentos e pensamentos muito específicos de quem já perdeu um ente amado. Não chorei, mas em vários momentos me vi ao ponto de desabar pelas lembranças.
É um livro que escancara como quanto maior o luto, maior o amor.

heyjcf 28/03/2022

Simples, fácil, maravilhoso.
Livro incrível de muita conexão e empatia com todos no processo de luto. Adorei o livro, você lê ele rapidinho em uma tardinha. Super gostosinho.

Manoela138 22/03/2022

Depois é nunca
Carpinejar não erra, é um dos meus autores favoritos! É um livro rápido de ler e cheio de passagens tocantes e bonitas sobre luto.

Dressa 20/02/2022

É um livro doloroso, mas isso é o que há de melhor nele.
Nunca chorei tanto com um livro. Obrigada, Carpinejar, por essa obra, por esse abraço em forma de palavras.

É um livro doloroso. Muito, muito, muito doloroso. Mas isso não é algo negativo, é o que há de melhor no livro - encontrar, reconhecer, compreender e acolher a dor que existe no luto.

Recomendo mil vezes, sobretudo pra quem perdeu alguém e está nesse processo (que nunca tem fim) de viver o luto.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6