Depois é Nunca

Depois é Nunca Fabrício Carpinejar

Resenhas - Depois é Nunca

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Vanessa.Oliveira 06/01/2022

Escrito, sobretudo, para familiares e amigos das vítimas da pandemia da COVID-19 no Brasil.
Para alguém como eu, que perdeu um ente querido, não pela covid mas de outra forma, ainda é um grande soco no estômago. Carpinejar traça o caminho do luto de um jeito muito singular e sensível. O luto, que é algo muito relativo, foi abordado com muito afeto, nos fazendo pensar sobre quem foi e quem ficou. As palavras dele nos causa uma vontade de sorrir ao lembrar do que foi vivido e ao mesmo tempo dá um aperto ao lembrar que agora a saudade habita o lugar daquela pessoa tão amada. Agora a saudade é a falta de toda a presença que ficou. Mas a grande lição deste livro é que não podemos adiar afetos, pois depois pode ser nunca. Então que não percamos oportunidades, revelemos o amor que em nós habita.

Guilherme.Oliveira 01/01/2022

O livro me tocou bastante em algumas partes. Acho que o fato de ter experimentado duas perdas inestimáveis no intervalo de um mês (nos dois últimos meses do ano) me fez ler o livro com um espinho no peito.

Carpinejar foi muito sensível em abordar alguns pontos do luto.

Rosana Miyata 01/01/2022

É o primeiro livro do Carpinejar que eu leio. Gostei bastante da escrita direta e acolhedora, como uma conversa entre amigos.

Raquel Faria 29/12/2021

Sensível do início ao fim!
Eu particularmente sou suspeita para falar dos livros de Fabrício Carpinejar, eu amo!!!
Depois é nunca é de uma sensibilidade e delicadeza que me tocou a alma. Eu li o livro todo aos prantos diante de tanta emoção.
Carpinejar consegue trazer para a escrita aquilo que é familiar em cada um de nós.
Lindo, sensível e tocante!
Para quem perdeu afetos há pouco tempo, digo que o livro é um tremendo gatilho.

Ricardo Tavares 23/12/2021

Depois é nunca
Resenha da Editora BERTRAND BRASIL.
Nova obra do premiado autor Fabrício Carpinejar, Depois é nunca retrata a despedida e o luto em forma de crônicas sensíveis e emocionantes. Depois de focar na relação entre amigos, entre pais e filhos, entre marido e mulher, é chegada a hora de falar sobre aquela que é a única certeza que temos nessa vida: a morte. Em seu novo livro, Depois é nunca, Carpinejar tece envolventes e delicadas narrativas sobre o luto. Em crônicas que falam sobre o quanto não sabemos reagir ao luto, Carpinejar encontra palavras que possibilitam o fluxo nítido de pensamentos junto dos sentimentos, com a sabedoria de quem sabe mexer com a magia das palavras. Ele escreve como quem te escuta. As dores de amores perdidos, reparados, disfarçados, contidos, escondidos.Em Depois é nunca sua escrita é norteada pelo luto, pela saudade e pela esperança. Carpinejar trata dos sentimentos e das angústias de uma maneira tão única e leve que até assuntos considerados tabu, como a morte, ganham um significado especial em linguagem simples.Seus textos ponderam sobre a intuição de que a morte vai chegar, e sobre o esforço feito para evitar as duas: a intuição e a morte. As memórias guardadas do derradeiro momento em que chega a notícia da morte de alguém. A incredulidade daquilo que já aconteceu e se demora a aceitar. A gratidão pela companhia dos momentos em vida, da memória boa que resta em quem fica.Depois é nunca é uma leitura emocionante e leve que acompanha a saudade de quem perdeu alguém querido. É uma reflexão sobre a importância de não adiar afetos, afinal, depois é nunca.

Minha Opinião

Adorei ler esse livro. Junto com o livro de Ana Cláudia Quintana Arantes, A morte é um dia que vale a pena viver, Depois é nunca nos faz refletir acerca da morte e como enfrentar o luto e a perda de entes queridos.
A escrita de Carpinejar é envolvente e provoca imensa empatia. Senti uma emoção fortíssima ao ler os textos do prosador-poeta que captou com maestria a comoção provocada pela morte em nossa existência.
Recomendo muito esse livro que me provocou arrepios e lágrimas, mas no melhor dos sentidos.
Obrigado Carpinejar, por nós proporcionar esse bálsamo literário.

Bruna.Passos 28/11/2021

Para quem perdeu alguém esse livro é um soco no estômago, ele consegue pôr em palavras o que não conseguimos explicar.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6