O Homem do Terno Marrom

O Homem do Terno Marrom Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Homem do Terno Marrom

Ana Clara R Boffelli 23/06/2020

O HOMEM DO TERNO MARROM: AVENTURA COM O CORONEL RACE - POR: PENSAMENTO LITERÁRIO (ANA CLARA)
Resumo

Após a morte do pai Anne Beddingfield se ver com pouco dinheiro, e sem saber para onde ir. Então, após presenciar a morte de um homem numa estação de metrô, em uma cena incomum, aonde um homem que se diz médico revirar o corpo de um jeito estranho e mais tarde ao ficar sabendo do assassinato de uma famosa modelo em circunstâncias suspeitas Anne decide investiga o caso. Ela consegue um trabalho em um jornal famoso e graças a uma pista que o suposto medico deixou Anne embarca em um navio para a África do Sul ao encalço do homem do terno marrom e abordo do navio ela tem sua vida ameaçada pelo misterioso coronel.

Sobre os personagens

Anne é uma jovem sonhadora e louca por aventura, mas também muito corajosa e esperta. A Srª. Blair é uma mulher que Anne conhece no navio e se torna uma aliada, é uma pessoa que chama atenção a onde passa e é bem inteligente. O Coronel Race é um conhecido da Srª. Blair e um agente do governo que logo se interessa por Anne. O Coronel Race tem uma personalidade peculiar, ele é um homem um pouco sarcástico e desconfiado. Sir Eustace Pedler é o dono da casa do moinho, onde a modelo foi encontrada morta, é bem engraçado e irônico. O secretario de Sir Eustace, Sr. Pagett é bem misterioso na visão de Anne, mas bem traiçoeiro e até mesmo engraçado na visão de Sir Eustace. Harry Rayburn é o outro secretario de Sir Eustace, é um homem muito misterioso e o Srº. Chiscester também é bem misterioso.

Sobre a trama e a narrativa

A historia é narrada por Anne e por Sir Eustace, o que foi uma ótima jogada de Agatha. A narrativa de Anne é mais voltada para investigação e mistério, mas a de Sir Eustace é mais um alivio cômico, além de nos mostrar a perspectiva de outros personagens. A teia da estória sobre o personagem Harry Rayburn é bem interessante, esse livro não tem uma trama como nos outros livros de Agatha, que muitas vezes envolve política e roubo sendo um mistério bem complexo.

site: https://pensaliterario.blogspot.com/2020/06/resenha-o-homem-do-terno-marrom.html#.XvJWUGhKjIU

Ana Clara R Boffelli 23/06/2020

Resumo

Sobre os personagens

Sobre a trama e a narrativa

Thainá 08/06/2020

O Homem do Terno Marrom
Após a perder o pai, um famoso antropólogo, a jovem Anne Beddingfield presencia a morte de um homem ao cair nos trilhos eletrocutados do metrô de Hyde Park, após tentar convencer, sem sucesso a Scotland Yard sobre suas teorias, a jovem decide juntar o pouco dinheiro que tinha e embarcar em uma viagem em busca de aventuras, a narrativa é feita pela própria Anne e a partir de trechos do diário de Sir Eustace Pedler, que expressa seu ponto de vista de modo divertido e cativante.

Anne Beddingfield, personagem principal da obra, construída sob a ideia de uma jovem que está sempre em busca de aventuras, se mostra imatura na maior parte do livro. O foco principal da história, diferente de outras obras de Agatha Christie, é voltado majoritariamente para o romance que se desenvolve ao longo do livro do que ao mistério em si.

Janaina 05/06/2020

Marromeno
Estou lendo os livros de Agatha Christie na ordem cronológica e este foi o quinto.
A história em si não é ruim e conta, como sempre, com vários suspeitos e um desenrolar muito gostoso, entretanto esse foi um dos livros que mais me perturbou no sentido de expor um machismo, uma misoginia, um colonialismo e um racismo muito desconfortáveis, AINDA QUE se considere todo o contexto de ser um livro lançado há 96 anos, por uma mulher branca, européia, hetero, de classe média/alta.

Alguns exemplos:
? "... para uma mulher você até que é bem inteligente"

? "... deu um sorriso maldoso:
- Se quiser que algo seja espalhado aos quatro ventos, conte para uma mulher. Do contrário, feche a boca."

? "A vida é mesmo difícil. Os homens não vão tratá-la bem, se você não for bonita, e as mulheres não vão tratá-la bem, se você for."

Eu tô na esperança de que, conforme a escrita for amadurecendo, isso melhore.

Flávia Martins 03/06/2020

Em alguns momentos achei a história um pouco confuso e parada. Nessa história Agatha não nos colocar em um romance política iguais os outros que a autora ficou conhecida , aqui ela nós apresentar uma história aonde o romance está mais aparente que o mistério que envolve a história. No começo não me convenceu, mais acabei gostando no final.

David 29/05/2020

Após a morte do pai, Anne Beddingfeld vai sair pelo mundo a fora em busca de aventuras.
A principio ela vai a Londres para trabalhar e tentar a sorte na cidade grande.
Só que um dia enquanto ela está na estação de trem ela vê uma cena que a deixa muito intrigada. Ela está esperando o trem quando um homem ao passar por ela reconhece uma pessoa ele se assusta quando essa pessoa cruza o seu caminho, com o susto se desequilibra e cai nos trilhos elétricos da estação.
O homem é socorrido mas infelizmente não sobrevive.
Um homem de terno marrom se apresenta como médico, vasculha os bolsos do morto e de repente parte em disparada, mas deixa cair o bilhete que ele surrupiou do defunto.
Anne pega o bilhete ...
Enquanto isso algo relacionado ao caso acontece uma mulher é encontrada morta no mesmo endereço de onde o morto tinha um encontro.
Ao tentar ajuntar todo o mistério, Anne vai embarcar “literalmente”, em uma grande aventura.
Em sua casada ao homem de terno marrom, ela vai se meter em encrencas, cair em emboscadas e tudo isso pra tentar descobrir a motivação do cérebro que está por detrás de toda essa confusão.

site: https://www.instagram.com/p/BzyvL6bHnR7/

umbookaholic 24/05/2020

E assim começa a fase romântica da Agatha
Livro da Agatha = expectativa lá em cima

Esse é o quinto livro publicado pela autora e, aparentemente, cheguei na fase mais romântica dela e... não sei se gosto mt.

O mistério é maneiro, a protagonista é SENSACIONAL, mas, puta merda, o livro desanda completamente: um romance completamente do nada, uma enrolação insuportável (que eu achava ser impossível pra um livro de 250 pgs) e aaaaa eu só queria q acabasse
yayahmachado 16/09/2023minha estante
feliz em saber que não sou a única a pensar assim! o livro de 250 páginas que levei meses para terminar e por vezes me forçava a ler para concluir.

Bia - Resenha de Unicórnio 12/05/2020

Nesse livro que pode ser um vislumbre de quem a Agatha gostaria de ter sido na vida, eu fiquei de queixo caído. Realmente fui tapeada e esse foi o meu primeiro contato com a Anne e gostei demais.
Minhas ressalvas são só que as vezes a narrativa ficou bem lenta e ficou meio chato, mas sempre teve um momento que eu fiquei vidrada e isso fez valer a pena.

Fernanda 10/04/2020

Difícil de achar
Quando comecei a ler, só tinha a opção da biblioteca. Era raro eu conseguir achar livros da Agatha, mas esse livro.
Esse foi um dos poucos que achei lá.
Gente, esse também me deixou de queixo caído, nas minhas lembranças foi maravilhoso, tem sonhos não realizados da Agatha, talvez....tantas coisas me vem a mente....só sei que é bom.
Eu amo ela.

Kim 04/04/2020

Uma releitura
Agatha Christie pra sempre vai ser uma das minhas autoras preferidas. E "O Homem Do Terno Marrom" foi o livro que fez me encantar por sua escrita. Então, movida por um sentimento de nostalgia e vontade de ler um pouco de Christie, resolvi reler essa obra.
Em minha memória, há uns 5 ou 6 anos atrás, esse livro era um 5 estrelas pra mim. Eu tinha ficado encantada com o mundo do romance policial e a sagacidade de Agatha Christie me arrebatou. Mas dessa vez, encontrei elementos que eu não gostei e que me fizeram classificá-lo como um 3,5 estrelas.
A história é mais lenta e arrastada do que as outras que eu li dela, e a colocação da mulher como uma tola que se apaixona à primeira vista (e por um homem não muito legal) me incomodaram. Mas foi bom ler a resolução de um mistério pelas mãos de uma não profissional.
Além de que eu sempre me surpreendo com a genialidade da autora.

Nanda 22/03/2020

Frustrada, mas sigo como fã
Essa obra não me prendeu, não curti, li por ser fã da escritora!
Adriel Alves 22/03/2020minha estante
Parece que Agatha Christie tem altos e baixos

Nanda 22/03/2020minha estante
Adriel sim... Descobri agora, mas espero que o próximo livro que pegarei para ler dela me deixe feliz novamente

Aline 04/03/2020

Mais uma aventura num navio...
A história é bem interessante, logo na introdução é deixado subliminarmente o que vai acontecer e não é difícil descobrir a identidade do "coronel", se prestar atenção você percebe a trama toda....
Um bom livro pra se divertir

Carol Nery 20/02/2020

Espírito Aventureiro
Nossa protagonista é adorável e fácil de se criar empatia...
Adorei as reviravoltas e todas as tramóias afim de chegar ao verdadeiro culpado.
Amei esse finalzinho tão peculiar e igualmente adorável.