Sem Amor

Sem Amor Alice Oseman

Resenhas - Sem amor

kooh 14/12/2021

informativo, mas desgostoso
Vamos ser diretos: o livro só fica bom mesmo na metade pra frente. Antes é super paradinho. Se você quer uma leitura para se informar sobre aros e aces, é uma boa, mas se você vai tentar achar algo a mais como um livro leve pra ler em 1 dia eu não recomendo. Apesar de eu ter lido em 4 dias(meu recorde), a leitura não é fluída assim e o que carrega o livro nas costas é o mistério na personalidade da Rooney e quando a Georgia vai se aceitar/descobrir.
Quando tudo isso aconteceu, eu segui a leitura por respeito aos personagens, por assim dizer.
Mas devo tirar meu chapéu para a Alice Oseman, ela é incrível em nos fazer ter conexão com o livro, você pode até se pegar dizendo "como será que a Georgia está?" no meio do dia, mesmo se você não gostar tanto dos personagens!

Enfim, a minha conclusão é que é um bom livro informativo, mas tudo além disso não é nada emocionante ou gostoso de ler.
Juka 13/10/2022minha estante
bem assim amiga

satvrn 18/05/2022

sem amor
Quando eu comecei esse livro minhas expectativas estavam lá em cima, e provavelmente isso tenha influenciado minha opinião, mas eu não esperava terminar esse livro e fazer uma resenha negativa dele. Primeiramente, o livro é bom sim. A história é legal. A escrita da Alice é bem gostosa e fluida e apesar de ter alguns momentos que eu achei a descrição meio desnecessária, no geral ela não é muito detalhista a um nível irritante.

Porém, tem seus pontos negativos. Eu como uma pessoa aro, senti muita falta de um aprofundamento maior nas identidades da assexualidade/arromanticidade. Pra mim acabou ficando meio vago que há várias identidades dentro dos espectros e que cada pessoa se sente de uma forma. Considerando que o livro tem quase 500 páginas, esse assunto poderia muito bem ser melhor abordado, inclusive com a adição de mais personagens importantes pra história.

Sobre os personagens: são legais, mas foi difícil me sentir realmente apegada a eles, principalmente à Rooney. Por cerca de 80% do livro ela só me pareceu apenas uma personagem irritante que tomava umas decisões idiotas. O romance dela com a Pip não me desceu de jeito nenhum, adoro enemies/haters to lovers mas todas as vezes que elas interagiam eu só queria revirar os olhos e fechar o livro. Inclusive acho que a partir do um certo ponto da história, tudo acaba se tornando sobre o relacionameno delas e a Georgia vira apenas uma narradora das vidas de outros personagens.

Enfim, gosto bastante da Alice, mas acho que dessa vez ela pecou em alguns pontos cruciais.
Nick 01/07/2022minha estante
Achei que parecia fanfic esse romance da Pip e o Rooney e parecia que o lance delas ofuscava a Georgia as vezes( minha opinião)

Ray 02/12/2021

Como arromantica, eu amo essas migalhas de representatividade que a gente ganha, e eu sou tão agradecida a Alice Oseman por compartilhar sua vivência e seu conhecimento nos livros dela. A leitura foi rápida, prazerosa e emocionante. Não tinha como não me identificar com a Georgia em várias situações. As dúvidas, o medo, a inseguranças, ela passando por todo o processo de aceitação que eu também passei. Leituras assim não têm preço. Quanto aos personagens: incríveis, sério. Quando juntou os cinco, então! Eu amei a dinâmica entre ela e a Rooney, ela e o Sunil, ela e o Jason, a Rooney e a Pip.. eles funcionam tão bem juntos. A construção deles foi maravilhosa, eu realmente senti que conhecia eles. Além de tudo, a autora não deixou a representatividade de lado, muito pelo contrário, também tratou sobre homossexualidade e autodescoberta, de uma forma tão palpável e sincera. Enfim, espero que esse livro alcance pessoas de todo lugar e ideais, para que ainda mais pessoas conheçam, respeitem ou se identifiquem com a letrinha A da sigla LGBTQIA+.
giestrela 15/12/2021minha estante
oi amg, vc leu em epub??

Jackie! 20/03/2022

É sobre amizade e tá tudo bem!
Sem amor é um livro divertido e delicado, sobre uma garota que está entendendo a sua sexualidade. Com ajuda dos amigos ela irá explorar novas possibilidades, até descobrir do que realmente gosta.
A história me fez refletir muito, me sentir acolhida e ao mesmo tempo solitária. Por mais que a mensagem seja o contrário, foi assim que me senti.
É muito fácil se identificar com a Georgia, com todos os seu medos e dúvidas. E a relação dela com os amigos é o melhor do livro!!! Só não dou 5 estrelas pois achei que a história da peça, como pano de fundo, é um pouco "sem graça".
PS: pode não ser um livro de romance, mas tem muito amor nele.
Surrender_Nih 20/03/2022minha estante
Me deixou meio curiosa sobre o livro, tem tempo que penso nesse mas agora talvez eu dê mais preferencia pra ele na minha wishlist. Bela resenha!!

Mellodenys 13/08/2022

Tema abordado com muita responsabilidade!
Esse livro, na minha percepção seria o sucessor de Rádio Silêncio, segundo livro da autora.
Esse livro é certamente um dos livros que mais me surpreendeu em termos de condução do assunto sobre sexualidade e afetividade. Ele apresenta o tema da assexualidade de forma tão genuína e sensível que é muito informativo.
Novamente a autora prova que não precisa de plow twists incríveis para uma história ser envolvente. Até de certa forma o livro é bem previsível, porém, vale muito a experiência de conhecer os personagens e os desfechos de cada um.
Recomendo muitíssimo a leitura, e ainda mais ler na sequência, pois faz muito mais sentido algumas ?piadas internas? da autora, e até mesmo algumas cenas e lugares em que a história se passa.
Biagventura 13/08/2022minha estante
amo esse!!!

felicioo 12/04/2022

"mágica platônica"
georgia warr, nossa protagonista, deseja o amor como qualquer pessoa: estar num relacionamento, trocar afeto, explorar suas vontades, viver clichês; ou pelo menos ela acha que deseja.
basicamente, presenciamos suas experiências ao mudar para a faculdade em durham (sempre acho graça quando lembro que os personagens teriam sotaque britânico), carregando, além dos pertences, diversas certezas sobre si mesma que são questionadas a partir do contato com outras pessoas. a certeza de ter seus melhores amigos sempre ao seu lado. a certeza de querer amar alguém. e a certeza de que esse alguém um dia apareceria.
um dos maiores acertos da autora são as dinâmicas entre os personagens, construindo uma relação palpável e real que vai desde diálogos certeiros até mensagens de texto de arrancar um risinho. no seu outro livro, "rádio silêncio" (que na minha opinião, vou dizer: é uma obra prima) ela também aprofunda a personalidade dos seus personagens por meio das interações entre eles. {falando ainda em "rádio silêncio", a evolução da escrita dessa obra para "sem amor" é notável.}
o grupo de amigos inicialmente formado por georgia-pip-jason por si só já é cativante devido ao conforto que aqueles laços representam e ao esquema de balança que eles assumem: jason e georgia, mais calmos e introspectivos, complementam a presença enérgica e as atitudes acentuadas de pip. esquema, esse, posto em cheque com a chegada de rooney, outra presença igualmente eletrizante. sua aparição é o gatilho que dispara o elemento responsável por fazer a trama girar: sentimentos; todos os personagens passar a enfrentar emoções e eventos abafados, inclusive ela mesma. aos poucos, conforme erros e acertos são cometidos, cada um vai revelando mais de si e dos seus dilemas que ainda os atormentam e talvez nunca parem de atormentar.
a abordagem das relações platônicas também é bastante interessante: o amor não existe apenas em relacionamentos amorosos. nos prazeres da vida, na presença da família e dos amigos o amor pulsa: daí a necessidade de uma rede de apoio! "dê aos seus amigos a mágica que você daria para o romance. porque eles são tão importantes quanto." além disso, o livro apresenta uma discussão muito pertinente acerca dos lugares em que o amor e o sexo ocupam na sociedade e como a mídia, a cultura e a consciência coletiva impulsionam os indivíduos a quererem experienciar tais coisas.
ao passo em que georgia se questiona e tem contato com novas identidades e vivências, ela acaba se enxergando no espectro da assexualidade e arromanticidade, nichos da comunidade lgbtqiap+ que não recebem visibilidade necessária (o que evitaria diversas crises existenciais). ainda que o discurso de aceitação soe genérico e óbvio, vale lembrar que existem diversas pessoas que não têm essa obviedade cotidiana para se apoiar, e esse talvez seja o movimento mais certeiro de alice oseman: criar um espaço seguro de liberdade e afirmação de identidades que não possuem, muitas vezes, esse local de conforto. se ver fora da norma cis-hétero-alo não é simples, como para georgia não foi, e por isso é importante a existência de cenários em que as pessoas se sintam representadas.
"mas agora todos estamos aqui, juntos [...] são essas relações que, apesar de toda a dureza nas nossas vidas, vão continuar a nos dar alegria todos os dias. e todos nós merecemos alegria."
por último pra você, sim, você! se relações íntimas te causarem certo distanciamento, vale a pena pesquisar os conceitos e reiterar que o problema *não* está em você.
felicioo 12/04/2022minha estante
fiquei com vontade de reler rádio silêncio .

VinAcius49 16/06/2022

?Adoro. Gostoso. Delicioso. 10/10.?
Preciso dizer mais? Quantos carácteres eu preciso inserir aqui??
DANILÃO1505 16/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Pudim.Frango 17/04/2022

Loveless
Bom, o que falar sobre esse livro? Alice Oseman sempre consegue impressionar e inovar em seus livros, e nesse não foi diferente.
Loveless é um livro sobre amizade, descobertas e aceitação, e acima de tudo, sobre amor.
A gente começa esse livro com raiva da Georgia e das atitudes dela, e conforme acompanhamos essa caminhada dela em encontrar sua identidade, passamos a entender tudo aquilo que ela fez.
Os personagens são bem desenvolvidos, são carismáticos e tem as próprias dificuldades e ambições, o que leva a criar carinhos não só pela protagonista, mas também pelos amigos dela. Uma coisa que gostei muito nesse livro foi o fato do romance principal do livro não envolver o protagonista (por motivos óbvios), o que não é lá muito comum
Mas, além de tudo isso, o que mais me conquistou aqui foi todo o processo de identificação meu com a Georgia. Fiquei aflito nos momentos que ela se forçava a fazer coisas para se encaixar, e compartilho um medo que ela também tinha: nunca achar ninguém, não sentir nada por ninguém, e não me encaixar no que amigos dizem ser o normal. Aqui eu entendi que está tudo bem, sabe? Depois de tudo, o maior amor não é (necessariamente) o romântico.

Obrigada, Loveless, por essa mensagem.
Lou 17/04/2022minha estante
Obg loveless

WOOLFGUM 11/04/2022

Fórmula Oseman
Enjoei, é sempre a mesma coisa. Alguém solitário ou com poucos amigos, introvertido, em busca de sentido para algum problema pessoal enquanto ferra a vida dos amigos de forma "inocente". Parece que estou lendo a mesma história do livro anterior com personagens diferentes. Queria tanto gostar desse livro por falar de algo tão raro de ser abordado, mas não funcionou para mim. A única coisa boa foi a jornada de descoberta da protagonista.

A autora fala a mesma coisa várias vezes até mesmo no parágrafo seguinte do acontecimento, tem falas genéricas colocadas para os leitores postarem no Twitter, os personagens não me pegaram tanto quanto os livros anteriores, só gostei do Jason e da maturidade da Rooney

E vamos para o maior erro dessa história, Pip.  Ela estragava todos os dialogos que participava, pegou bode com a menina só porque ela viu sua crusg pegar um cara, sendo que não tinha nada com ela? irritante e infantil, esse enemys to lovers  não me desceu de jeito nenhum. Só gostei da amizade dela com o Jason

Jason excluído do trio. Geórgia só usou o coitado como experiência, que tipo de amiga faz isso? Enfim, tadinho do meu reizinho. Ainda bem que não forçou casal com ele

A protagonista é egoísta e uma péssima amiga! Sem contar todas as vezes que ela foi ofuscada pelo romance de suas amigas EM UM LIVRO QUE FALA SOBRE AROACE

Os momentos finais do livro me deixou com um gostinho de faltou algo, além de que o plot da protagonista foi perdendo o foco dando espaço para rooney e pip deixando a georgia quase como um narrado para o romance delas. Só esperava um pouco mais
Nick 03/05/2022minha estante
MERDA, SIM. O romance das meninas tava tendo mais destaque que o tema KKKKKKKKKK

Lu 04/08/2022

É uma obra prima!!!!!
Abençoada seja Alice Oseman por trazer à vida um livro tão maravilhoso, tão cheio de nuances, tão... perfeito! É tanto quentinho no coração que não cabe no peito

Como uma pessoa AroAce eu digo com tranquilidade que a representatividade nesse livro FOI FENOMENAL!!! Nem tenho mais oq dizer pq tô sem palavras É UMA OBRA DE ARTE, merece 1000 estrelas pq o nível do desenvolvimento dos personagens, o fator emocional que ele entrega e as coisas que são abordadas nesse livro é tao profundo, a leitura passou num piscar de olhos de tão imersivo que foi

Foi lindo lindo lindo, pra mim nada mais chega aos pés disso aqui e só minha opinião importa
Samarah.Rafaelly 08/08/2022minha estante
É porque a própria autora é aro-ace. E se empenha em oferecer às pessoas aquilo que ela teve dificuldade em encontrar. Representatividade ?

akilaw 15/07/2022

eu nunca tive um crush em ninguém na minha vida toda
primeiramente, essa parte da resenha vai ser mais pessoal depois a parte mais crítica. bem demorei para pensar no que diria sobre o livro, ele me marcou de uma forma boa, sabe é algo que eu precisava muito quando tá me descobrindo. e eu nunca vi pelo esse lado da amizade e eu só pensar que a única forma de ser feliz é um amor romântico, e fui aí que veio aqueles pensamentos "eu nunca vou ser feliz" e outros desses tipo. talvez para muitos "sem amor" seja apenas um livro sobre amizade de alice mas no meu caso não, se descobrir aroace/aro/ace é bem legal até mas se aceitar é complicado, como ê alice (autora da obra) também é aroace, soube transmitir o que todos nós aroace precisamos ouvir!!
todas as conversas da georgia e de sunil é algo bom, como ele explica sobre ser ace. e as das de georgia e sua prima também, elas dizendo sobre como o amor romântico é esmagador para pessoas como nós. mas existe um amor tanto bonito quanto e esse amor é amizade, eu realmente chorei essa parte e nunca me sentir tão feliz na vida, meu eu do passado precisava ouvir isso e realmente precisava hehehe. vou citar umas fases do livro que vou levar por resto da minha vida !!! > > > spoleir
"tipo como amizade pode ser tão intensa, bonita e infinita quanto um romance. tipo o jeito como o amor está espalhado a todo meu redor. amor pelos meus amigos, amor pelas minhas pinturas, o amor que sinto por mim mesma"
"dê aos seus amigos a mágica que você daria para o romance. porque eles são tão importantes quanto. na verdade, pra gente, eles são muito mais importantes."
bem quero dizer para todos os aroaces que vocês são INCRÍVEIS, não se pressione a sentir algo por alguém que vocês não sentem, isso vai doer muito em vocês vão por mim. ame seus amigos e curta sua própria presença ??.
sobre a escrita de alice é muito boa, você consegue sentir o que os personagens sentem. você vai sentir a agonia de georgia para entender porque não sentia nada (eu me via nela toda vez ah), ela se descobrindo aroace em um mundo onde romance e sexo parece ser objeto de vida para todos. a obra aborda sobre vários tipos de amor "o amor próprio, o da amizade, aquele amor romântico, o amor platônico" e aí vemos que o amor está em todos os lugares e todas as formas dele é importante , também gosto do fato que oseman aborda esse tema que teve a maior delicadeza de explicar o que é arromantidade e assexualidade e seus espectros ou pessoas que têm uma concepção equivocada delas, e esse livro ajudar pessoas se descobrirem e se aceitar !!
e foi com ele que me aceitei aroace e agora digo que amo ser o que eu sou. ser aroace é complicado mas é lindo também. enfim "sem amor" é sobre autodescoberta e autoaceitação, e a importância valorizar aqueles que estão do nosso lado dando apoio e amor!! recomendo
akilaw 15/07/2022minha estante
aaah você me ilude viu

lailoca 22/11/2022

perfeito
reprensatividade? temos pra 🤬 #$%!& !!!!!momentos fofos? temos pra caraalho tbm. esss livro me prendeu do início ao fim, muito bom e mostra muito sobre a comunidade LGBTQIA+
Dudoritos 27/11/2022minha estante
Eu sou vidrada por esse livro, concordo com tudo que você falou

Elaine | @naneverso 05/01/2022

Obrigada por esse livro, Oseman
Se não tivessem me feito acreditar que seres humanos só eram normais se se apaixonassem, casassem e tivessem uma vida a dois, talvez eu tivesse sido mais feliz antes. E Alice Oseman transpôs muitos dos meus sentimentos na personagem de Georgia, que aos 18 anos está doida para se apaixonar e ter relacionamentos porque não aguenta mais ser diferente. O processo de descoberta dela é importantíssimo, pois traz muitas informações sobre o que é arromanticidade e assexualidade, além de derrubar os mitos perpetuados de que quem não sente atração romântica não é inteiramente feliz.
Além disso, é uma leitura leve e engraçada (e aí parabenizo Laura Pohl por ter capturado o tom exato da narrativa original), fazendo com que as muitas informações passadas fossem encaradas como o que deveriam ser: naturais.
Georgia não é 100% parecida comigo (e acredito que nem deveria ser) e isso também foi um ponto alto, pois mostra a variedade e complexidade dos sentimentos humanos, mesmo quando "classificados" em determinados rótulos.
Há, sim, alguns pontos que me incomodaram um pouco, mas mais em relação à escrita e que são insignificantes perante à importância dessa obra.
Queria sair distribuindo uma cópia para cada pessoa do mundo que virasse para mim e dissesse, "Mas é que você ainda não encontrou a pessoa certa", ou que associasse minha arromanticidade/assexualidade com imaturidade.
Portanto, recomendo muitíssimo, principalmente para aqueles que não conhecem os termos e gostariam de uma introdução.
Ana Luiza Silva 06/01/2022minha estante
Aiiiii, quero muito ler esse livro pelos mesmos motivos que você, Nane.

ViniBarcellos 13/10/2022minha estante
tb marquei muitos trechos dessa obra kkkk