Sem Amor Alice Oseman

Resenhas - Sem amor

alex 25/01/2023

Devastadoramente lindo
Sinceramente, eu nunca fiquei tão genuinamente emocionado com um livro. Os personagens e a relação entre eles são desenvolvidos de uma forma TÃO LINDA que inclusive me fez sentir como se fosse próxima deles. E o fato de eu ser uma pessoa aroace e me idenficar com a Geórgia e com um monte de experiências q ela teve ao longo do livro fez tudo ficar 1000 vezes mais intenso. Com certeza virou um dos meus livros favoritos.

Smilinguida 03/12/2023

Sem Amor
O livro "Sem Amor" nos remete muito a questão da sexualidade e o fato de nos aceitarmos quanto a isso. Nessa intenção, Alice Oseman fala sobre a vida de Geórgia e Rooney de forma mais específica.

Ana 29/05/2022

Eu gostei muito desse livro, a representatividade foi interessante. Como uma pessoa assexual, eu me identifiquei com boa parte das experiências pelas quais a Georgia passa. Eu só acho que toda essa jornada poderia ter sido feita em menos páginas.

rebecca 29/10/2022

livro da minha vida
olha, eu nem sei por onde começar essa resenha e se vou conseguir falar tudo o que eu quero pois sou horrível pra por em palavras tudo o que ele significou pra mim.

esse livro foi um divisor de águas para mim e minha sexualidade que é a mesma da personagem principal do livro e eu posso dizer que ele não me fez sentir sozinha pela primeira vez em dois anos desde que eu me entendi como ace e depois aro.

eu chorei lendo parágrafos e parágrafos sobre as descobertas da georgia, os conflitos internos dela e eu sei na pele como toda a raiva e frustração é.

a importância das amizades na vida dela me fez perceber que sou assim com meus amigos também e vice versa.

obg alice oseman por um livro tão denso, bonito e libertador como esse para mim ! ?

sailtothemoon 20/07/2022

muito amor
tenho umas 40 marcações nesse livro por ter me identificado TANTO com varios pensamentos da georgia, me vi nela em muitos momentos. eh uma leitura muito tranquila, que mostra sobre como a protagonista se sentia antes e depois da sua autodescoberta como aroace e seus dilemas ao redor disso, a questão do amor romântico ser tão valorizado na sociedade, o medo de ficar sozinha e de não ter com quem contar ao longo da sua vida... mas todos esses medos são preenchidos pelo amor da amizade!!! amarei p sempre a sociedade shakespeare

@NICOMET4L 25/01/2022

Ok, eu ainda tô tentando racionar tudo que eu li hoje, tudo o que eu passei com esse livro, de um jeito que eu realmente não posso explicar com palavras, mas foi sensacional.
Eu levei, mais ou menos, 20 dias para ler o livro inteiro, e eu não me arrependo de ter gastado todo esse tempo lendo essa preciosidade. A forma que a Alice criou os personagens, mostrando que eles são humanos, então vão errar muito, mesmo com as melhores intenções, foi o que eu mais gostei.
A maneira que a arromânticidade e a assexualidade foi retratada foi extremamente vivida, mostrou como é para uma pessoa aro, ace ou aroace se descobrir e se aceitar, vivendo numa sociedade extremamente allonormativa, onde namoro e sexo são vistos como pilares na vida de qualquer pessoa, sendo que não é assim. Porém a mídia nos faz acreditar que é, de um jeito que nem contestemos isso, apenas sigamos.
A forma que a Alice representou isso mexeu muito comigo, me fez chorar em algumas partes e ficar extremamente pensativa em outros.
A sensação de, finalmente, me ver em algum personagem literário é outra coisa, especialmente se é alguém como a Georgia. Cada momento foi muito especial. É uma sensação de outro mundo.
Pip, Rooney, Sunil, Jason e Georgia, eu nunca vou me esquecer de vocês, orbigada por tudo. Mesmo.

Gabys 28/07/2022

...
Sem Amor não só me apresentou mais uma personagem com a qual me identifico com bastante intimidade, como também uma das minhas novas garotas favoritas. Georgia é um amor de personagem e é fácil se apegar a ela e sofrer com seus dilemas. Sua jornada de descobrimento é linda e tocante e quanto mais você se aprofunda na personagem, mais você se senti abraçado e envolvido com a trama principal.

Mas o trabalho de Oseman também respira representatividade nos diversos ambientes dessa história. Seja na protagonista, seja nos personagens secundários, esse é um livro sobre pessoas que vivem vidas reais, tendo dias bons e ruins na mesma proporção e talvez por isso ele tenha me emocionado tanto. Fazia anos que não lia um livro tão rapidamente, mas quanto mais páginas em avançava, mais eu torcia por um final feliz nessa história.

resenha tirada de: balaiodebabados

yas 29/01/2022

Eu nem imaginava que esse livro fosse me prender tanto assim, mas foi impossível não querer continuar pra ver a Georgia se sentir bem com ela mesma, sem contar que acompanhar a amizade dos personagens me dava uma sensação de conforto tão boa e eu me apeguei demais a todos. Fiquei pensativa com muita coisa que não tinha parado pra refletir direito antes e a mensagem que a história passa e o amor retratado é lindo demais, chorei viu.

Diiiii 25/04/2023

Alice Oseman né?
Não tem erro gente, a Alice é minha escritora favorita, eu vou amara sempre tudo que ela escrever e assim, eu amei muito esse livro, eu posso não ter me indentificado com a Georgia mas a Pip é muito Eu, tem Muitos quotes do livro emocionantes, tinha hora que eu morri de rir e outra que eu chorava demais, recomendo muito a Leitura, acho essencial pra todo jovem de hoje em dia (igual Radio Silencio). É uma historia muito gostosinha, bem rapidinha e Fluída (pra mim) e muita gente vai se relacionar com pelo menos Um da ?Sociedade de Shakespeare?.
Um ponto muito bom pra mim foi o amadurecimento da Georgia, ela amadurece TANTO desde o começo ate o final, ela é mt diva
É isso, mais uma vez agradecendo de viver ma mesma era que a lendaria maravilhosa diva Alice Oseman

Leh.russo 30/04/2022minha estante
SEM OR, QUE RESENHA DE QUALIDADE

Nick 30/04/2022minha estante
Obg gatinha

flavi 18/08/2022minha estante
falou tudooo

Bianca1465 23/04/2024

Sem Amor
Mais um livro do Osemanverso finalizado!

Sem Amor conta a história de Georgia, q vai iniciar a faculdade com seus dois melhores amigos. Como uma boa fanfiqueira, Georgia é especialista em romance, sabe tudo sobre amor e como ele funciona, na teoria. Na prática ela nunca viveu nada remotamente parecido, nem nunca gostou de ninguém de verdade. Mas os anos da faculdade costumam ser os melhores da juventude, repleto de vivências e descobertas, então ela tem a plena certeza de q o amor a aguarda lá.
Ela jamais imaginaria q essas experiências seriam totalmente diferentes do planejado e sua jornada de auto descoberta a levaria a se identificar com uma sexualidade q ela nem sabia q era possível existir.

Esse foi o último livro da trilogia q se passa no universo de Heartstopper.
A gente sabe o quanto pode ser complicado as fases de descobertas pessoais e encontrar alguém de confianca para conversar e expressar oq sentimos não é tão facil. Mas não é o caso da Georgia, que se vê desesperada por experiências românticas, sabe q é diferente da maioria das pessoas e tem dois melhores amigos à disposição para falar a hora q quiser e ela simplesmente não fala.
Ela sabe desde o início o quanto é prejudicial essa atitude de esconder oq sente mas não faz nada a respeito, dando margem pra milhares de mal entendidos e tomando as decisões mais erradas em relação aos seus amigos. E isso ao longo do livro se torna exasperante.

O livro explora o conceito de Assexualidade e Arromanticidade, oq é bem positivo pois muitos nem sabem q esse é um tipo de sexualidade que realmente existe e aborda de um jeito divertido e leve. Ele deixa claro q a busca pelo auto conhecimento nem sempre vai ser como vendem na Internet. Pode ser desconfortável e muito confuso mas depois q vc aprende a se aceitar e se amar do jeito que é, com o tempo tudo ganha uma nova perspectiva e fica tudo bem. E q é um alívio quando vc encontra pessoas com as quais vc pode se identificar, trocar experiências e saber q não está sozinho.

Enfim, o livro tem uma história legal mas poderia ter sido resumido em menos de 300 páginas e não quase 500 como é o caso. Mas foi interessante conhecer esses novos personagens e histórias.

theblackdog 03/07/2022

a alice oseman conseguiu de novo
a alice escreve personagens com o intuito de você se ver neles e a melhor parte do osemanverse é que você consegue imaginar os personagens continuando a vida deles mesmo depois do final do livro.

é lindo lindo lindo ler sobre pessoas aroace se descobrindo, principalmente sendo ace e sabendo como é difícil aceitar isso sobre si mesmo.

esses personagens vão pra sempre estar no meu coração e eles são comforto em pessoa. a pip e a rooney, a amizade da georgia com a rooney, tudo tudo tudo. ainda não é meu fav do oseman verse porque radio silence ganha de todos mas eu amei.

BibsChase 28/06/2022

"Eu só. Amava. O amor."
"Era tão fácil romantizar o romance porque estava por todos os lugares"

Eu nem sei como começar, mas vamos começar por: esse livro virou minha obsessão e minha vida.
Foi meu primeiro contato com a autora e eu amei tudo, a escrita é envolvente e fluída, mesmo a história sendo bem paradinha - com todo o direito por trazer tantas pautas importantes, e é sempre bom lembrar que autoconhecimento demora para dedeu para se desenrolar - Eu li como se fosse um livro de poucas páginas.
Eu vivi e revivi nessas páginas, vivi a trajetória de autoaceitação e autoconhecimento da Georgia, e revivi a minha como AroAce eu me reconheci em várias situações (a maioria me deu gatilho, chorei igual noiva abandonada ?) que a protagonista passava, eu chorei e sorri com ela, e até a adotei como minha protegida ?.
A leitura traz uma carga EXTREMAMENTE importante de uma maneira leve e direta, aborda várias temáticas importantes para a comunidade Assexuais/Arromântica, como: o apagamento e invalidação que nos sofremos tanto na sociedade como na comunidade LGBTQIA+.
Os personagens são encantadores, dá vontade de ser amiga deles de tão mágicos que eles são.
Enfim, Alice Oseman obrigada por tudo ??. Uma leitura que eu recomendo tanto para a comunidade A, tanto para a sociedade inteira, vocês não vão se arrepender da leitura.

givemeaminute 21/02/2022

Alice Oseman tem uma criatividade ABSURDA pra criar plot atrás de plot. Em Rádio Silêncio ela acertou cada mínimo detalhe, porém, em Sem Amor, achei que ficou extremamente massante a partir de certo ponto.
Não me apeguei aos personagens e demorei horrores para acabar o livro, já tava me estressando abrir o mesmo livro de novo e de novo.
Porém, a escrita dela é extremamente fluida e gostosa de se ler. E a parte da autodescoberta da Georgia é fenomenal.

Lulu Villas 11/01/2023

caiu, subiu, caiu e subiu de novo
Esse livro teve muuuitos altos e baixos e vários momentos bons e ruins. Falarei sobre isso mais a frente, segue a sinopse.

Georgia nunca se apaixonou. Nunca teve um crush. Nunca beijou ninguém. No momento em que isso se torna um fardo e um motivo de ridicularização, ela vai para a faculdade na esperança de viver seu tão esperado romance... mas ele não chega. E muitas pessoas serão afetadas por causa disso.

Sendo bem direto, eu não gosto de um livro que se prende a apenas um assunto. Tudo bem tratar um tema principal, mas ser 100% sobre isso é cansativo. Por isso que o começo de Sem Amor seguiu um pouco chato pra mim.
Eu senti muito que o livro estava só no esquema de "não consigo me apaixonar" e "como eu fico desconfortável com um beijo". Achei isso um aspecto negativo, mas depois de um tempo a narrativa ficou mais legal e diversificada quando trouxe o assunto do teatro e a Sociedade Shakespeare.

O desenvolvimento do livro é maneiro, gosto como os personagens ficaram submersos em conflitos e como isso se resolveu no final.
Entretanto, bem no meio do livro, a Georgia encontra uma espécie de "mentora" na família dela com quem ela se identifica e tal, e essa cena específica foi extremamente mal aproveitada. Ajuda a protagonista a se entender, claro, mas é só isso; a "mentora" é uma personagem que apareceu do nada e não teve nenhum desenvolvimento prévio, além de que eu a considerei mais do mesmo e não vi profundidade na personagem. Essa cena me irritou.
Fora isso, o livro me desmotivou a continuar lendo em alguns momentos. No geral, ele não me instigou muito e eu diria que é uma história razoável.