Gay de família

Gay de família Felipe Fagundes

Resenhas - Gay de Família

jonathan 06/02/2022

simplesmente uma das melhores coisas que já li na vida!
ainda não acredito que salvei esse livro no kindle unlimited ano passado e que por isso consegui manter ele na minha biblioteca mesmo tendo saído da amazon! minha única tristeza é não ter comprado ele a tempo pra ter a minha cópia garantida pra sempre? mas, de qualquer forma, foi um prazer gigantesco dedicar os meus últimos dias a essa leitura e eu não poderia ter ficado mais feliz! apesar de ser uma história fluida e rápida, foi uma delícia ir aos pouquinhos, tirando alguns minutinhos do dia só pra me sentir um pouquinho feliz com ela todos os dias! só tenho elogios, elogios e mais elogios!

esse livro foi uma grata surpresa por vários motivos, mas vou começar a falando com o quão bem humorado e bem sacado ele é: todas as páginas contam com alguma tirada incrível e muito bem embasada na cultura pop, todas me arrancaram sorrisos e uma sensação gostosa. além disso, uma coisa que me emocionou bastante foi o fato de o protagonista, diego, por algum motivo, me passar uma vibe parecida com a paulo gustavo, a ponto de eu conseguir imaginar perfeitamente a energia caótica de um café da tarde com diego, dona hermínia e diogo 1, diogo 2 e diogo 3 se divertindo horrores! alguma coisa me diz que o paulo teria adorado conhecer esse livro, e eu, como um grande fã, senti meu coração quentinho e feliz durante toda a leitura!

apesar da simplicidade do enredo, garanto que ele é muito mais grandioso do que parece! nele nós temos o sentimento de família, de pertencimento, que muitas pessoas lgbtqiap+ gostariam de ter com as suas próprias famílias, de ter pessoas que que as enxergam e que entrariam em uma luta por elas ? quem sabe com uma raquete? a forma como a relação de um homem gay com os seus sobrinhos vai se naturalizando com o tempo é formidável!

um ponto que achei um diferencial sensacional é o protagonismo das crianças e suas singularidades em um livro que não é destinado à elas. o autor cria uma perspectiva completamente única para nós, adultos: muitos de nós não enxergamos crianças como uma minoria social, mas, pasmem, é isso que elas são. ao passo que nós nos preocupamos com o respeito devido à pessoas lgbtqiap+, pretas, mulheres e afins, nos pegamos dizendo coisas como ?eu detesto criança?, dentre piores, como se elas fossem um sabor de sorvete, algo banal com o qual não precisamos nos preocupar, só que estamos falando de seres humanos com, vontades, futuros e sentimentos. dar palco à elas de forma tão única, com pinceladas dos seus próprios dramas e personalidades foi uma beleza à parte proporcionada pelo autor!

o único ponto do qual eu poderia falar é o fato de ser uma história curta, gostaria de ter visto mais, principalmente do joão augusto! acho que o enredo ficaria muito mais rico com mais páginas, porém, pro que ele promete, uma história rápida pra entreter e tocar, ele é absolutamente perfeito! além disso, pra alegria do brasil, gay de família vem aí numa versão física com mais páginas de pura alegria! eu já quero MUITO na minha estante!

a entrevista que o autor fez consigo mesmo também traz um toque muito gostoso ao conjunto, fazendo com que ele se torne mais próximo do leitor imediatamente. eu acho que depois de tudo isso eu nem preciso dizer o quanto eu amei essa história. o tio diego, a ester, o gabriel, o miguel, a kayla e seus um milhão de nomes, a suzie, o joão augusto, que não tá nem tão vivo e nem tão morto, até mesmo o diego e o ulisses? enfim, tudo desde o humor até a sensibilidade com que o autor resolveu tratar cada pequena coisinha!

indico infinitamente que todos comprem a versão que vem aí, garanto que vocês vão ser muito felizes!
oerickmoura 06/02/2022minha estante
Esse livro é maravilhoso! Vc viu que vai sair uma versão fisica??

jonathan 06/02/2022minha estante
vi!!! eu salvei ele no kindle unlimited ano passado mas não cheguei a ver, então quando eu vi o anúncio da edição física eu comecei a ler e AMEI!

Gleici 07/02/2022minha estante
Esse livro é perfeito ??

jonathan 07/02/2022minha estante
eu amo!!!

lisferrari 07/02/2022minha estante
não acredito que você queria ter visto mais do joão augusto kkkkkkkkk eu estava simplesmente morrendo de medo já!!!!

jonathan 08/02/2022minha estante
amkaakkakskaka aí eu queria, achei tão divertido!

Guinho 19/02/2022minha estante
Poxa o ebook tava por 3,00 e não comprei ? agora saiu da Amazon .

Guinho 20/02/2022minha estante
Falei com o autor, ele disse que terá uma nova versão , física e ebook .

jonathan 20/02/2022minha estante
vai sim! tô bastante animado!!!!

Guinho 20/02/2022minha estante
Nem li o primeiro e já estou ansioso ? para essa nova versão .

Raiana 26/06/2023minha estante
rapaz, ce falou "foi um prazer dedicar meus últimos dias a essa leitura" e eu literalmente pensei que ce tava morrendo.

jonathan 30/06/2023minha estante
AMG KKKKKKKKIK

Anadyva 29/01/2024minha estante
Oiiiiii, vc sabe a classificação indicativa???

MatthewsVianna 23/06/2023

Já havia lido o conto Gay de Família, publicado inicialmente de maneira independente pelo autor, e gostei muito da maneira como ele conseguiu tornar ainda melhor a experiência de leitura.

Diego é um personagem extremamente alegórico, desbocado e estereotipado e certamente não vai agradar a todos, mas o autor consegue, ao meu ver, subverter essas caracteristicas favorecendo a narrativa.

A história é envolvente, descontraída e eu me peguei gargalhando diversas vezes. Ah, e amo livros que têm títulos nos capítulos. Por fim, um bônus, o livro será adaptado para um filme, o que me faz imaginar, de antemão, algo à la Minha Mãe é uma Peça.
Gilmar 23/06/2023minha estante
uma fofura!

Renata.g 24/06/2023minha estante
Quero muito ler ?

MatthewsVianna 26/06/2023minha estante
Gilmar, é extremamente crocante, como diria Diego!

MatthewsVianna 26/06/2023minha estante
Renata, recomendo, principalmente se você quer gargalhar um pouco!

matheusfellpps 08/02/2022

Gays tbm são gente ???
Eu AMEI TANTO ESSE LIVROOOO?
Eu ri horrores, Diego é maravilhoso.??
É uma comédia muito booa, só não li mais rápido por causa das minhas aulas, mas ele é bem curtinho dá pra ler numa sentada só.
A escrita é perfeita, o relacionamento do Diego com os sobrinhos é tudooo.
Se vocês querem rir muito, é a escolha certa. ?????
Milly 08/02/2022minha estante
Como que coloca a frase em destaque e a avaliação em uma postagem só?( eu sei que é aleatório mas faz tempo que quero saber isso)?

matheusfellpps 08/02/2022minha estante
Na hora de escrever a resenha, quando você clicar pra escrever vai abrir a página e lá em cima vai estar escrito "botar título" (alguma coisa assim), aí você escreve o titulo ali

Victória 28/01/2024

3 crianças e meia + um tio gay
Amando demais os livros nacionais contemporâneos que estão surgindo.

Sabia desde a sinopse que esse seria um livro muito divertido, e foi exatamente isso que ele entregou.
Não obstante, ainda conseguiu trazer uma carga emocional muito intensa e bem construída. Diego representa muita gente que tem uma relação complicada com a família por diversos motivos, mas principalmente se isso é devido a ser uma pessoa LGBT. Tem bastante coisa pesada que ele passou na infância, e é muito incrível ver como ele trabalha pra quebrar esse ciclo para os sobrinhos mesmo tendo diversas inseguranças internalizadas.
O irmão do Diego - Diogo - também é muito bem construído nos momentos que ele aparece, pois apesar de dar muita raiva em uns momentos, dá pra perceber que ele tem muitos conflitos internos.

Dito isso, retomo o argumento inicial de que esse é um dos livros mais divertidos que já li, do tipo de gargalhar de verdade. Felipe Fagundes tem um timing perfeito pra comédia que transparece até nos agradecimentos do livro.
E as crianças são adoráveis! Todo mundo que já cuidou de um primo ou sobrinho vai conseguir se enxergar aqui.
Queria muito ver um filme dessa história pois acho o formato perfeito pro cinema, e não vejo a hora de ler mais coisas do Felipe.
Sam Dias 28/01/2024minha estante
Ouvi dizer que vão produzir o filme, mas ainda não tem datas

Victória 28/01/2024minha estante
Tudoo

jéss 27/12/2021

MARAVILHOSO!
Eu nunca ri tanto lendo um livro. É fofo, divertido e você chega no final querendo mais. A escrita e o enredo é uma delícia.
Vou atrás de mais livros do autor se tiver.
Todo mundo deveria ler esse livro, JURO!
Amanda 27/12/2021minha estante
Depois dessa resenha, até assinei o Kindle pra ler ele

jéss 27/12/2021minha estante
é muito bom, juro!

Amanda 31/12/2021minha estante
Voltei pra dizer: QUE LIVRO INCRÍVEL! Amei

jéss 31/12/2021minha estante
AAAAAAAAAA FECHOU O ANO BEM

Ricardo.Silvestre 29/01/2022minha estante
E tem mais livros desse autor?

jéss 29/01/2022minha estante
Ricardo, infelizmente não tem.
Eu vi ele contando que talvez tenha o 2 de Gay de família. Vamos torcer! ?

Vênus_Alice 14/06/2023

Gay de família
Já podemos começar com o título que achei bem ousado (adorei), chama muita atenção e sei que também faz com que certos tipos de leitores nem cheguem perto.
Quando comecei o livro achei bem chatinho (o primeiro capítulo) e quis parar, mas logo em seguida já adorei o protagonista e depois as crianças.
Fazia tempo que não ria tanto com um livro, adorei o humor, a forma como o protagonista fala da realidade e como ele aborda assuntos delicados de um forma bem indelicada. Foi ótimo e me lembrou muito o filme Minha mãe é uma peça.

Aione 07/02/2023

Gay de família é a estreia de Felipe Fagundes na editora Paralela. O livro tinha sido primeiramente publicado como novela de maneira independente; ao ser contratado pelo selo adulto de entretenimento do grupo Companhia das Letras, ganhou cenas extras para se transformar em romance.

Diego cortou contato com a família há vários anos. Criado em um ambiente conservador — e tóxico — preservou a própria sanidade ao se manter longe de todos. Diogo, seu irmão, esporadicamente entra em contato quando precisa de um favor e é o único a manter alguma ligação com Diego. Por isso, quando Diogo implora para que o irmão cuide dos sobrinhos por um fim de semana, Diego não está nem um pouco a fim de ajudar. Porém, quando percebe que pode ganhar um bom dinheiro com isso, ele aceita, sem imaginar que a tarefa seria muito mais complicada do que supunha.

Em primeira pessoa, Gay de família é um dos livros mais hilários que li. A narrativa é para lá de envolvente, em tom coloquial e que remete muito da oralidade do português, o que deixa o texto muito agradável e íntimo. A sensação é a de estarmos conversando com um amigo, o que nos aproxima de Diego. Ele, aliás, é uma figura um tanto quanto peculiar. Felipe Fagundes foi muito feliz em mesclar os traumas do protagonista com sua personalidade empoderada e, ao mesmo tempo, que não esconde os próprios defeitos. Diego é o primeiro a se assumir interesseiro, por exemplo, e a plena convicção de saber quem se é ressoa como um grito de liberdade.

Essa mescla se estende também para os temas abordados. Embora Gay de família traga praticamente uma diferente piada por parágrafo — e acredite, isso não é nada cansativo — aborda temas delicados como homofobia e traumas familiares. Muito do humor disfarça o que há de triste e injusto na vida de Diego, e a leveza com que tudo é passado dá sensibilidade para a leitura e permite a percepção da densidade ao fundo.

Mas Diego não é a única estrela em Gay de família. Os três Diogos, como ele se refere aos sobrinhos, são personagens únicas e encantadoras. Morri de rir com as inúmeras situações absurdas por eles protagonizadas, assim como me emocionei com a relação que elas estabelecem com o tio. As noções de pertencimento, família e conexão despertam gostosos sorrisos ao longo da leitura — e, talvez, alguns olhos marejados.

Li Gay de família em poucas horas, porque é dessas leituras que a gente consegue fazer de uma só vez. Não bastasse ter me divertido a cada página, Felipe Fagundes também me fez rir com um dos agradecimentos mais criativos que já li. Para quem procura uma boa diversão e que, de quebra, ainda proporciona uma bonita mensagem sobre o verdadeiro significado de família e da importância de se respeitar a própria essência, essa é uma ótima pedida — e fica o lembrete de que é uma obra de conteúdo adulto.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2023/02/07/resenha-gay-de-familia-felipe-fagundes/

Guilherme Sobral 20/08/2023

SESSÃO DA TARDE: E SIM, ISSO É UM ELOGIO!
Esse livro é puro suco da Sessão da Tarde. Imagine um filme de comédia familiar da Sessão da Tarde, agora adicione um protagonista LGBT e tcharãm, você tem Gay de Família.
Amei, nota 5!
TifaneLadeira 20/08/2023minha estante
Caramba, estou com esse livro aqui há um tempo sem ânimo, mas ler isso me incentivou a começar

Jose151 20/08/2023minha estante
É muito gostosinho de ler, e muito engraçado, eu amei esse livro

Lizia.Yohanna 18/11/2023

Ri demais
Achei o livro super legal e dei boas risadas com ele, Diego é um personagem que apesar de todo sofrimento que passou é muito cômico e está sempre aberto a ajudar. Eu amei como foi escrito a aproximação dele com os sobrinhos e fiquei incrivelmente apaixonada por todos mais Miguel foi quem verdadeiramente conquistou meu coração. Achei a aproximação dos irmão muito comovente e fiquei encantada com os amigos de Diego que são verdadeiramente família mesmo. Achei que é um livro super relevante pra época que estamos vivendo e indico muito que façam a leitura dele, não vão se arrepender.

Nadia 07/07/2023

Hilário!
Esse foi sem dúvidas o livro mais divertido e engraçado que já li, impossível não gargalhar com Diego e suas falas tão escrachadas. E para completar ainda tem três crianças que alegram ainda mais o enredo.
Livro que indico para todos que querem dar boas risadas na companhia do tio gay mais hilário que já vi.
Vanderleia19 08/07/2023minha estante
Ele é bem engraçado num instante a pessoa ler

Isabelle 19/07/2023

Divertidíssimo
Ameeeei essa leitura , eu tive crises de riso em algumas partes , adorei as referências e a escrita do autor , vale muito a pena.

KaillanyMorais 19/06/2023

Amei demais esse livro! Perfeito para sair de uma ressaca literária. Super rápido de ler, e a história é sensacional e super engraçada. Cheio de diálogos e referências muuuuito boas. Aborda temas sérios de forma leve, e é ótimo ver toda a evolução da relação do personagem principal com os sobrinhos, a família e os amigos. Super recomendo, amei demais. Favoritado!!! ??
Jeniiwh 19/06/2023minha estante
estou com muita vontade de ler, é bom mesmo???

KaillanyMorais 19/06/2023minha estante
muuuito! vale super a pena dar uma chance

Sabrina 23/11/2021

Eu AMEI!!!
Já diria Narcisa: "Pros gaaays! Escreve um livro pros gaaays!"
Eu amei esse livro, do começo ao fim. A escrita é uma delicinha e os personagens são icônicos (foco no Gabriel, o nosso emo de três anos).
A história é super divertida e me fez dar muita risada, mas, ao mesmo tempo, refletir sobre várias coisas. (OUVIRAM O SOM DO TABU QUEBRANDO???)
Enfim, é um livro maravilhoso. A cara dos gays lgbt, povo animado ??
Hyte 01/12/2021minha estante
Eu preciso de um Spinoff com as crianças adolescentes

Sabrina 01/12/2021minha estante
Siiim, ia ser TUDO

Milleprale 16/01/2022

Gay de Família
?Aí é que está o problema. Meu conceito de família é um lugar para onde não se volta.?
(Pág: 07)

Procurando uma estória rápida, leve e engraçada com toques dramáticos? Esse conto tem para dar e vender!
Eu ri tanto que passei horas com um sorriso bobo no rosto.
Apesar dos momentos com uma carga emocional mais carregada, o livro sempre traz um rápido alívio cômico deixando a impressão final leve, divertida e muito importante!
Eu amei os quatro e quero manter eles - e a Suzie - protegidos em um potinho.

?Família é uma palavra vazia se não tem alguém para dar uma raquetada por você.?
(Pág: 48)

(Gatilhos de homofobia)
(Disponível no Kindle Unlimited)

Ju Anjo 04/01/2022

Comprei pelos títulos, fiquei pelo amor
Gay de Família é incrível. Tive medo, chorei e gargalhei com a personalidade do personagem principal. Vi prioridades serem mudadas em 80 páginas e a importância de se reencontrar enquanto LGBTQIA+ dentro de um ciclo familiar saudável (ou que tenta ser melhor). É apaixonante, assim como o humor do autor, que ultrapassa do mundo criado. Leia tudo, até chegar em 100%, você não vai se arrepender. ??