Em Fogo Alto

Em Fogo Alto Elizabeth Acevedo

Resenhas - Em Fogo Alto

ritita 09/03/2022

Total e irreversivelmente apaixonada pela autora, por Emoni e pela abuela.
Que livro.
Dificilmente me deparo com histórias de mães solo adolescentes sem mágoas, conflitos e irresponsabilidade.
Emoni é a personificação da responsabilidade - consigo, com a filha, a abuela e as amizades, mas como a garota não pode ser perfeita, ela não gosta muito de estudar, ou tem dificuldade de aprendizado, exceto com comidas. Arrasa na cozinha, independente de fazer pratos simples ou sofisticados, é uma maga com temperos e misturas. E quem não gosta de comer bem, né?
A moça se vira nos sessenta. Estuda, cuida da filha e trabalha (coisa de gente grande), porém seu maior sonho é poder ser chef de cozinha; para isto, paralelamente a tudo que faz, ainda consegue se inscrever num curso de culinária, onde mostra todo seu talento e "pode" fazer uma extensão com grandes chefs na Espanha.
Emoni não surta com tantos afazeres, muito pelo contrário, põe sua criatividade para rodar em 220 e ainda vira líder da turma.
Se eu não estivesse tãão preguiçosa, diria mais. Por enquanto, só digo LEIAM.
Me repetindo: como é bom ler livro bom.

Gabriel Germano 28/05/2022

Um livro bem leve pra quem procura uma leitura rápida e despretensiosa. Aborda temas e assuntos bastante pertinentes, entretanto confesso que senti uma falta de profundidade e não me conectei tanto com os personagens. No mais é bem divertida, principalmente as partes em que a personagem descreve seu amor pela culinária enquanto cozinha.

The 19/06/2022

Mil faces de uma mulher forte
Você já achou que um sonho era muito distante? Acho que todo mundo já teve esse momento, onde aquela vozinha do “encare a realidade” gritou, mas uma vida anulada não é feliz. Porém, essa não é uma percepção simples, ainda mais como mãe. Emoni já descobriu seu talento, mas a grana e o tempo são curtos, a ex sogra é o cão, enfim, a vida não é em tom pastel, e nesse contexto se priorizar trás hesitação, se livrar da culpa é um processo. Abordando essa temática e muitas mais, por meio de capítulos curtos, receitas e sabores, a autora nos conduz por temas fundamentais, personagens que cativam, um toque de amor pés no chão, e a ênfase de que mesmo que as coisas não sejam perfeitas, temos de lutar, persistir e agarrar oportunidades. Personagens secundários também tem seu papel claro, desde a melhor amiga com sua namorada até a abuela que se redescobre como individuo depois de tanto tempo. Acevedo tem uma escrita que convida, além de sempre trazer representatividade, principalmente a latina.

site: https://www.instagram.com/p/CaF9dBZPJYl/?utm_source=ig_web_copy_link

Giuly 01/07/2022

?Há mágica acontecendo a seu favor.?
Eu tenho uma paixão muito grande por culinária e, quando vi este livro, fiquei morrendo de vontade de ler.
Amei como a história é cheia de representatividade e de tantas lutas tão presentes em nossa sociedade.
Eu amo romances, eu amo clichês, eu amo cozinha e eu amo bebês fofos. obviamente, o livro foi, então, perfeito pra mim.
A forma como Emoni não desistiu em nenhum momento dos estudos e batalhou pelo seu futuro é incrível.
Às vezes, tudo do que precisamos é ler um livro no momento certo. foi o que aconteceu com Em fogo alto. a narrativa um pouco mais rápida e um tanto acolhedora fez com que eu achasse a paz que precisava, aquele quentinho no coração em um momento difícil.
amei demais. ??

Amanda.Maryene 24/07/2022

Oq não falar sobre esssa leitura?
Eu nunca tinha lido livros desse tipo, sem plot, sem aquele acontecimento que pelo menos tenta deixar sua cabeça a mil, mas esse livro não precisou. Emoni tem pensamentos que mostram com clareza a situação dela, desde voltar pra escolar após ter se tornado mal à como ela sempre vai ter que lutar pelos olhares tortos que ela vai receber por conta disso. A autora mostrou com clareza a luta preta, ou com as histórias sobre Júlio, o pai que se mostra ausente inúmeras vezes, ou com situações do dia a dia ou até mesmo com reflexões sobre acontecimentos históricos, tudo isso sem perder o foco do objetivo principal. Em fogo alto e com uma receita teste que virou um prato principal

Thvbfs 28/07/2022

Fofo
O ritmo desse livro é muito bom, os capitulos curtos só ajudam ainda mais nisso e ñ atrapalham de forma alguma a desenvoltura da historia, uma historia leve e bem gostosinha de acompanhar, Emoni é uma protagonista incrível e cativante, é muito bom acompanhar seu desenvolvimento e o desenrolar da historia

Recomendo para ler numa boa tarde tranquila para relaxar a mente

Nath 20/08/2022

O livro tem uma premissa muito boa, mas o fato de não ter um plot específico torna muito difícil prender o leitor. Este não é um livro que te prende do início ao fim e que não te dá vontade de largar, é um livro com uma história da luta de uma adolescente mãe que te da vontade de ficar lendo para descobrir onde a protagonista irá parar no final. Uma das coisas que mais me incomodou foi o fato da necessidade da autora de tudo se resolver em um final feliz sendo que o seguimento da vida dela não parecia que levaria para isso (o que não era necessariamente algo ruim). É um livro interessante, mas esperava mais.

Vivi 18/09/2022

"(...) nem todas as receitas na vida podem ser facilmente compreendidas, seguidas ou desconstruídas. às vezes, você tem que pegar o que lhe dão e usar seus talentos para fazer o melhor chá possível."

eu sou uma mulher simples. eu vejo elizabeth acevedo e já posso dizer: amo tudo que ela escreve. esta foi a minha terceira experiência com a escrita dela e sim, todos elas têm meu coração!!!!

emoni definitivamente tem magia em suas mãos e elizabeth tem também. ♥

Andreia.Kohut 27/10/2022

Que delicia essa história! Entre uma receita e outra, uma jovem mãe adolescente tenta se encontrar na vida. Entre as coisas que nunca disse ao pai, as muitas coisas que foram ditas pelo pai da sua filha, a saudade da mãe, o respeito por sua vó e o amor infinito por sua nenezinha, ela precisa terminar a escola, decidir se vai ou não para a faculdade, se jogar de vez nos seus sonhos culinários e acreditar mais uma vez no amor. Ameeeei!

gabs.brito 05/11/2022

Em fogo alto traz pra gente a história de uma jovem mãe que procura por seu caminho.

Entre receitas, suspiros da alma e o peso de suas responsabilidades, ela abre seu coração para o que o mundo tem a lhe oferecer.

É uma história sobre amor, resistência e confiança, é sobre saber escolher e dar vida aos seus sonhos.

Adorei a leitura, gostaria de ter lido mais devagar só pra aproveitar um pouco mais. A protagonista é extremamente forte, apesar de todas as dificuldades ela ainda tem garra e coragem pra enfrentar a todos e a tudo de cabeça erguida.

Amanda 14/11/2022

Tinha tudo para ser bom...
Em fogo alto, temos uma história que tende a fugir do habitual, pois conta a vida de uma afrolatina, que engravidou na adolescência(aos 14 anos se não me engano), mora na periferia da Filadélfia e que possui como melhor amiga, alguém que se enquadra no grupo Lgbtqia+, tudo isso chama muita atenção, ja que retrata uma classe marginalizada.
Neste livro, conheceremos a Emoni, que tem um dom especial para culinária, e que precisará tomar várias decisões, ja que se encontra no último ano do ensino médio e logo precisará pensar no seu futuro e no de sua filha, além de devido a alguns acontecimentos, precisar voltar a ter confiança nas pesssoas.
Porém não sei muito bem como resumir este livro, pois no fim das contas ele não agregou em nada, apenas trouxe diversos problemas dentro do texto, para deixar tudo sem rumo e objetivo, deixando a obra por mais que com uma boa escrita,cansativa e entediante.
E vale ressaltar que o romance neste livro não é o foco, tanto que só possui migalhas,o livro tende para o drama.

anandrad.e 02/12/2022

Com amor & uma pitada de canela...
Li esse livro por recomendação do perfil TTLiterário no instagram (sigam, muito bom o conteúdo!)... fui sem grandes expectativas, e a surpresa foi muito boa! Que livro fofo, leve, muito divertido, que ao mesmo tempo traz assuntos sérios como racismo, uma pitada de colonização, gravidez na adolescência. Recomendo demais a leitura, PRINCIPALMENTE pro público jovem, na faixa dos 14-16 anos!

flowiram 07/12/2022

QUE LIVRO!!!
Eu real nãotenho palavras pra descrever. Diria que todas as partes tornam a história melhor. A Emoni definitivamente é uma das protagonistas com mais sal q eu já vi. Adoro como de certa forma ela amadurece durante a história, não só para se tornar adulta mas também como ela em alguns momentos meio que ?se liberta? para ser uma adolescente comum. Eu não vou mentir que achei o Malachi meio ? nas primeiras cenas, mas cara ele simplesmente é um doce de gente e muito amorzinho(quero alguém nesse nível). Esse livro provavelmente foi a minha melhor leitura dos últimos meses e foi incrível(tanto que li em uma semana).