Em Fogo Alto

Em Fogo Alto Elizabeth Acevedo

Resenhas - Em Fogo Alto

Aliluz 09/01/2022

Eu gostei muito desse livro por tratar de questões tão delicadas e polêmicas, como racismo, a gravidez na adolescência e muitas outras. No começo do livro a leitura foi um pouco entediante, mas confesso que no meio não consegui mais parar de ler! A leitura é muito leve porque os capítulos são bem curtos então é muito mais gostoso de ler. Adorei!

belle 08/04/2022

esse foi meu primeiro contato com essa autora e preciso dizer que já quero ler os outros livros dela. li em fogo alto por uma lc e não esperava que seria uma leitura que eu fosse gostar tanto.

de fato não AMEI a leitura, mas também não achei péssima. alguns pontos poderiam ter sido melhor explorados, mas é uma história diferente e com muito potencial.

tem um ritmo mais lento, mas que faz vc quer ler mais e conhecer mais da personagem e eu amei essa jornada. toda a batalha de ser mãe adolescente e tentando buscar seu espaço enquanto cria uma filha é extremamente difícil e a autora soube trabalhar com o tema muito bem sem deixar a leitura pesada em nenhum momento.

Alice.Petitinga 04/11/2022

Em fogo alto
Vi a indicação desse livro no tik tok e logo de cara me chamou muita atenção, e agora que eu terminei eu tô simplesmente apaixonada, esse livro fala sobre perseverança, sobre seguir seus sonhos e a leitura é muito muito muito fluída eu terminei bastante rápido e além disso a história me prendeu bastante.

Carol 21/03/2022

Que sabor
Eu já terminei querendo fazer comida.
Esse livro despertou todos os meu sentidos.

Comecei esse livro através do projeto de incentivo a literatura negra, e a cara melhor coisa.

Tem alguns assuntos considerados tabus tratados de uma forma tão leve.

E o mais bonitos que me tocou foi acompanhar o crescimento da personagem principal, que em muitos momentos me fez pensar na minha própria adolescência.

A escrita da autora maravilhosa, quando eu percebi eu já tinha acabado o livro.

caroliny 26/04/2022

aqui conhecemos a história de emori, latina, mãe adolescente e apaixonada por cozinhar. confesso que em certos momentos, devido a paixão com que ela retrata o ato de cozinhar, tive vontade de me levantar e ir pra cozinha, haha. emori é uma personagem muito humana, que em várias partes pode condizer com a realidade de muitas meninas. o fato dela ter sido mãe na adolescência, ter aquela relação meio (?) com o pai, a tornou forte, mas ao mesmo tempo receosa. a história tem uma premissa bacana, mas na maioria dos momentos não me prendeu tanto, senti falta de mais interação entre ela e o Malachi também. no geral, é rápido, curto e de fácil compreensão.

nina 16/01/2022

esse livro é um banho quente no meio do frio

esse livro consegue ser leve enquanto aborda taaaantos temas importantes que eu nunca tinha lido em histórias assim.

leiam. com consciência de que é um livro focado no personagem, é só migalhas de romance

Susan.Kelle 25/04/2023

Um livro muito gostoso de ler, quentinho quentinho. Emoni é uma garota muito guerreira que realmente conseguiu assumir seu papel de mãe apesar das dificuldades, inclusive tambem se deixando de lado. Aos poucos ela consegue se encontrar em meio a tantas decisões difíceis que tem que tomar nunca deixando a filha de lado e mais importante de tudo se posicionando de acordo com o que acredita sempre.

Gaby 24/01/2022

Incrível! Leiam
O livro conta a história de Emoni, uma garota que ainda está no ensino médio, foi mãe aos 14/15 anos e está lidando com os problemas da transição de vida de adolescente pra vida adulta e as responsabilidades de ser mãe. O romance me cativou mesmo ele sendo uma parte bem distante na história, demora a acontecer (diferente do título acontece ?Em fogo baixo?) e mesmo assim aquece o coração.
Comecei a ler esse livro pra dar uma pausa nas minhas leituras de fantasia e evitar uma ressaca e que escolha maravilhosa! Demorei um pouco pra pegar ritmo nessa leitura mas depois me prendeu até o fim, não queria parar de ler quando precisava e foi incrível.
Amei, recomendo a todos!

Mari.sa 08/05/2023

Comida com livro tem coisa melhor?
Eu amei muito esse livro porque ele tem um "enemies" to lovers onde o menino está super apaixonado por ela e pelo outro lado ela tá nem aí pra ele, tem a Emoni uma menina forte que depois de ter uma filha durante o ensino médio não acredita no amor e não confia nas pessoas, e com isso também ela percebeu que não importa oque os outros pensam só importa se ela era feliz , e tem a minha parte pessoal favorita, as lindas descrições culinárias, porque você consegue sentir oque ela sentiu ao comer a comida, os aromas, e as texturas. Esse livro é muito lindo e traz uma perspectiva diferente da vida, e como as pequenas decisões levam a grandes erros.

@leiturasdabreh 28/06/2022

Eu esperava muito desse livro
Esse era um livro que quando vi o lançamento fiquei super empolgada para ler.
Romance não é meu gênero favorito, mas quando quero uma leitura mais calma gosto de ler.

Mas infelizmente não rolou para mim essa leitura.

O lado positivo foi que é uma leitura rápida, os personagens não são chatos e a parte gastronômica. Mas para aí.

Eu não gostei da escrita e nem da narrativa. Fiquei com a impressão de uma história contada de forma resumida em uma roda de amigos. Aqui os capítulos serem curtos não é necessariamente um ponto positivo, porque em 2 páginas a Emoni resume 2 semanas de acontecimentos.

Não consegui me conectar com a história e nem sentir vontade de ficar lendo sabe. A história tinha até um potencial, mas não foi bem desenvolvido nada.

Para não bastar isso temos migalhas de romance que não foi bem desenvolvido. Problemáticas que são apresentadas em um capítulo e resolvidas 3 páginas seguintes.

O final? horrível.

Então não recomendo esse livro.

Tefhyy 11/12/2022

Esse livro tem meu coração
Gente o que está acontecendo???
Vocês não se amam?
Tem uma obra prima ali à espera e ninguém está vendo?

Mas falando sério, pq ninguém fala sobre esse livro incrível?
Leiam pfv

Amei a nenezinha, amei a buela, amei a Emoni, o Malachi, a escrita...tudo

Me identifiquei demais com a história e teve vezes que fiquei assustada de tão parecido que era com a minha vida, mas infelizmente é a realidade de muita gente...

Andy.Sena 24/03/2023

Leitura leve e bem dinâmica. Acompanhamos Emoni, uma adolescente, mãe solo e que está lutando para terminar o ensino médio e não sabe o que fazer do futuro. Vemos toda a angústia e preocupações com o futuro e pessoas próximas a ela, assim como, a luta para ser uma mãe presente para Nenezinha.

Não foi um livro que me encantou e ao mesmo tempo não foi uma leitura maçante. Tive momentos que achei insuportável a Emoni, mesmo lembrando que ela era uma adolescente, especialmente por ela se achar melhor que outros com anos de experiência. Mas, contudo, é um bom livro para se sair da ressaca.

Menção honrosa a Angélica e a Buela.

Gabi 19/02/2022

?? Quando o mundo tenta partir você ao meio, parta um pão de cerveja com aqueles que você ama. Serve: Mais força para quando você se sentir sozinha.?

Em, ?Em fogo alto? conhecemos Emoni Santiago, uma adolescente de 17 anos, que está no seu último ano da escola. Essa por si só já é uma fase difícil da vida, mas para Emoni ainda tem um acréscimo, sua filha bebê para criar.

Tendo que decidir seu futuro, não pensando só nela, mas na sua filha. Ir para a faculdade ou arrumar um emprego, fazer algo que gosta ou algo que dê dinheiro. Enfrentando dramas familiares, amorosos e com o pai da sua filha.

Emoni vai nos mostrar através da culinária e da sua persistência que é possível conseguir um futuro melhor quando assumimos nossas responsabilidades, nos cercamos de pessoas que amamos e nos amam, acreditando no nosso sonho e talento, e principalmente  quando fazemos as coisas com amor.

?? Menina, está na hora de parar de ter medo e deixar sua própria luz brilhar.?
?? Siga os seus sonhos, nena. O resto irá se ajeitar por conta própria.?

? Classificação: +13 anos.

?? Gatilhos/Aviso de Conteúdo:
? Aborto (menção).
? Tiro (menção).
? Trapaça (menção).
? Álcool.
? Morte familiar (passado).
? Vômito.
? Gravidez na adolescência.
? Racismo.

Mafê 04/02/2022

sonhos
Esse livro fala sobre seguir seus sonhos, seguir em frente. A protagonista è incrível, e tem golden boy.

Aninha @tolendomuito 20/10/2022

Maravilhoso!
Poucas histórias contemporâneas de amadurecimento se comparam à que se desenrola em torno da Emoni, a protagonista de “Em fogo alto”, da escritora Elizabeth Acevezo (vencedora do National Book Award com A poeta X, que já quero ler).

Emoni é uma jovem de dezessete anos que ama cozinhar e sonha em se tornar uma chefe renomada. No último ano escolar, criada pela avó e com uma filha bebê, ela deixa seus desejos de lado para focar no trabalho, em Nenezinha e ajudar sua abuela em casa.

Contudo, quando Emoni descobre que sua escola vai oferecer aulas de arte culinária, além de uma viagem para a Espanha, ela se vê em dúvida sobre tornar seus devaneios reais ou manter os pés no chão.

O que mais admirei no livro é a força de Emoni. A história dessa jovem mãe afro-latina é tão poderosa. O mundo está repleto de garotas como ela, que anseiam um futuro promissor, mas precisam abandonar seus sonhos pela maternidade e para cuidar de suas famílias. A obra foi muito verdadeira sobre essa dura realidade.

Emoni é inspiradora, é a resiliência e perseverança. Eu torci muito por ela. Sua maneira de encarar as adversidades, de seguir em frente e cozinhar nos emociona. Amei sua paixão pela cozinha, a autora soube descrever com maestria todas as sensações que sua comida provoca, sabores ímpares com gostinho de memória afetiva. Em muitos momentos fiquei desejando saborear alguns de seus pratos.

Um livro sobre amor, relações familiares, amizade. Com medidas certas de encorajamento, representatividade e uma jornada de crescimento muito bonita.

A escrita da Elizabeth é profunda, carregada de sensibilidade. Não posso deixar de fazer um trocadilho com um tema importante no livro: a comida. “Em fogo alto” alimentou minha alma.

site: https://www.instagram.com/p/CjlklVcreeg/