Em Fogo Alto

Em Fogo Alto Elizabeth Acevedo

Resenhas - Em Fogo Alto

Mafê 04/02/2022

sonhos
Esse livro fala sobre seguir seus sonhos, seguir em frente. A protagonista è incrível, e tem golden boy.

@leiturasdabreh 28/06/2022

Eu esperava muito desse livro
Esse era um livro que quando vi o lançamento fiquei super empolgada para ler.
Romance não é meu gênero favorito, mas quando quero uma leitura mais calma gosto de ler.

Mas infelizmente não rolou para mim essa leitura.

O lado positivo foi que é uma leitura rápida, os personagens não são chatos e a parte gastronômica. Mas para aí.

Eu não gostei da escrita e nem da narrativa. Fiquei com a impressão de uma história contada de forma resumida em uma roda de amigos. Aqui os capítulos serem curtos não é necessariamente um ponto positivo, porque em 2 páginas a Emoni resume 2 semanas de acontecimentos.

Não consegui me conectar com a história e nem sentir vontade de ficar lendo sabe. A história tinha até um potencial, mas não foi bem desenvolvido nada.

Para não bastar isso temos migalhas de romance que não foi bem desenvolvido. Problemáticas que são apresentadas em um capítulo e resolvidas 3 páginas seguintes.

O final? horrível.

Então não recomendo esse livro.

Douglas 15/11/2023

Comida morna.
Se esse livro fosse um livro de receitas poderia dizer que tem um toque de sal, tem um pouco de tempero porém faltou paixão e um toque a mais fora das comidas do livro.

O ponto forte são as comidas que fez quase sentir o aroma delas, até anotei várias informações para usar. Emoni é uma personagem forte, em alguns momentos ela parecia tão pequena e sem graça. As melhores personagens são Angélica e a avó, embora pareciam coadjuvantes.

Os capítulos curtos são bons mas os pulos no tempo fez perder muitas coisas, sentir e ver e não ler que aconteceu isso e aquilo. Senti que da metade até o final parecia que o prazo para entregar o manuscrito para a editora e/ou perdeu a vontade de desenvolver e terminar o livro com tempero ao ponto de lamber os dedos. Infelizmente tem pontos positivos, a escrita é fluída, tem as comidas mas peca em vários pontos.

Susan.Kelle 25/04/2023

Um livro muito gostoso de ler, quentinho quentinho. Emoni é uma garota muito guerreira que realmente conseguiu assumir seu papel de mãe apesar das dificuldades, inclusive tambem se deixando de lado. Aos poucos ela consegue se encontrar em meio a tantas decisões difíceis que tem que tomar nunca deixando a filha de lado e mais importante de tudo se posicionando de acordo com o que acredita sempre.

HoneyBookss 14/08/2022

Quando você encontra um livro que foi escrito pra você...
Neste livro conhecemos Emoni, uma adolescente pobre que está terminando o ensino médio, é negra e ainda tem uma filhinha. Emoni está acostumada com as durezas da vida e jornadas pesadas, porém o unico momento em que ela consegue se soltar, é quando cozinha. Em seu último ano, a escola fornece uma oficina de Artes Culinárias com ênfase na culinária espanhola, e ela participa e ali um novo caminho pra ela começa a se formar.
Sabe quando você encontra um livro que foi escrito pra você? É o caso de Em Fogo Alto. A maneira como eles trabalham a gastronomia, a sensibilidade que Emoni, unida com as técnicas ensinadas é repleta de amor e cuidado, mostram porque gastronomia não é só cozinhar. Vai muito além. Mostra também que como arte e ciência, gastronomia não é só técnica, mas é também conexão com a comida, um pouco de instinto não faz mal. Eu me apaixonei pelo livro, pela Emoni e seu dom. E principalmente por ela ter me feito conectar com as minhas raízes espanholas. E estou louca pra fazer essas receitas que ela põe no livro.
Indico esse livro para quem aprecia história de mulheres fortes

Valeria 07/03/2023

Se tornou um dos meus livros favoritos, que escrita bela e fluída, personagens bem construídos. Aborda a gravides na adolescência de uma forma tão única, sem romantizar, mas também não demonizando, enfim só leiam.

Andrelisa 05/02/2022

Aconchego
Emoni é uma mãe adolescente, que precisa enfrentar diversos desafios no seu último ano de escola. E apesar das adversidades, ela não esmorece e continua seguindo em frente. Sempre fazendo o melhor para os seus. Sem falar das comidas deliciosas que ela prepara. Vontade de provar todas elas. Leitura que traz um calor ao coração.

mariwsk 07/01/2023

Para quem gostou de "As vantagens de ser invisível"
Os capítulos são curtinhos! A Emoni narra sua rotina, muito parecido com o Charlie, e é interessante, chega uma hora que você quer ficar lendo porque já se esqueceu da vida real.
Um livro de romance sobre uma menina negra que ama cozinhar, com receitas no meio! Sem falar da capa ma-ra-vi-lho-sa.
Não senti que algum ponto me irritou, o que normalmente acontece por causa de estereótipos e clichês, foi de boa.

Mick 13/03/2022

Esse livro tem cor, sabor e cheiro. Não tem como ler sem usar todos os sentidos, ele é quase uma experiência sensorial e te juro, você vai querer comer tudo o que é citado aqui... Rs.
O livro trás uma realidade dura, mas também uma mensagem muito forte: não desista dos seus sonhos, pois eles podem não acontecer como você quer, mas com certeza se realizaram como você precisa.

Eumillex 02/02/2023

Com tempero e com afeto
Amei acompanhar a trajetória da Emoni uma adolescente que teve boa uma rede de apoio por se tornar mãe tão nova. A questão da representatividade foi bem escrita, o livro é composto por capítulos curtos e senti falta de aprofundamento em alguns capítulos e no relacionamento dela com Malachi. Aprendi que cozinha também é se emocionar.

matheus.silva 15/03/2022

A cada página lida eu sentia uma fome imensa haha. A história de Emoni é de luta e superação, engravidar ainda na adolescência e enfrentar uma sociedade preconceituosa e o cuidar de uma bebê é um trabalho e tanto. Gostei de mais da escrita da autora só não darei as 5 estrelas porque o relacionamento de Emoni com o Malachi não foi bem desenvolvido, a demais, um livro que vale a pena ser lido.

Letycia. 31/01/2023

Eu gostei, mas não foi uma leitura que super me marcou, sabe?
Achei legal a dinâmica toda envolvendo as aulas de culinária e a jornada da Emoni foi interessante de acompanhar. Recomendo.

Harryeeu 12/04/2022

Ameii
Gostei muito, foi perfeito para o que se propôs, supriu minhas expectativas.
Amo a capa, amei os personagens e como tudo terminou, gostei de ver a personagem crescendo e descobrindo o que fazer da vida depois da escola.
Quero ler mais dessa autora, amei que os caps são minúsculos.

Ju Gonçalves 24/01/2023

Gostei bastante
Um ótimo livro! Capítulos curtos, o que não o deixou cansativo e me trouxe uma leitura bastante fluida.
Além disso, "Em fogo alto" nos apresenta muitas reflexões importantes sobre a vida e sobre como devemos tratar alguns problemas.
Uma das muitas frases que me marcou bastante foi "O mundo é uma vitrola que nunca para de rodar; como humanos, nós podemos somente escolher as faixas que queremos deixar de fora e aquelas que nos inspiram a dançar".

Andressa.Moura 05/04/2022

Livro que conta, mais uma vez, as dificuldades do personagem por ser negra, latina, mãe solteira e adolescente. Aborda também a dúvida de que não fazer faculdade seja o melhor caminho a tomar.
Não gostei da história; não me atraiu em nada.