Em Fogo Alto

Em Fogo Alto Elizabeth Acevedo

Resenhas - Em Fogo Alto

Mick 13/03/2022

Esse livro tem cor, sabor e cheiro. Não tem como ler sem usar todos os sentidos, ele é quase uma experiência sensorial e te juro, você vai querer comer tudo o que é citado aqui... Rs.
O livro trás uma realidade dura, mas também uma mensagem muito forte: não desista dos seus sonhos, pois eles podem não acontecer como você quer, mas com certeza se realizaram como você precisa.

Andrelisa 05/02/2022

Aconchego
Emoni é uma mãe adolescente, que precisa enfrentar diversos desafios no seu último ano de escola. E apesar das adversidades, ela não esmorece e continua seguindo em frente. Sempre fazendo o melhor para os seus. Sem falar das comidas deliciosas que ela prepara. Vontade de provar todas elas. Leitura que traz um calor ao coração.

Dia de Livro - Jéssica Nogueira 29/05/2022

Indico
Livro ideal para fãs de romance fofinho, bom para passar o tempo com uma distração gostosa.
Emoni é descendente de Porto riquenho e africanos, é uma adolescente de 17 anos que tem uma filha, foi criada pela avó paterna desde que sua mãe faleceu e seu pai fugiu das responsabilidades.
O livro fala sobre os desafios de se alcançar seus objetivos e sonhos mesmo com diversos obstáculos. Na busca pela felicidade.

Gostei e foi tudo que consegui ler nessa ressaca literária que me encontro.

Letycia. 31/01/2023

Eu gostei, mas não foi uma leitura que super me marcou, sabe?
Achei legal a dinâmica toda envolvendo as aulas de culinária e a jornada da Emoni foi interessante de acompanhar. Recomendo.

Letícia 14/05/2023

Ouvi falar desse livro pelo TikTok e comprei ele, eu já esperava muito dele, mas conhecia a ler meio q durante uma ressaca literária, então ele não conseguiu me prender de início e eu dei uma pausa da leitura e era isso que eu precisava pra aproveitar ao máximo a leitura. O livro é incrível, com personagens cativantes e mesmo sendo um livro curto, vemos a evolução deles.
Gostei muito do final mas eu sou a maior amante de epílogos e acho que se tivesse um seria perfeito. Recomendo muito, leitura leve mas com reflexões incríveis

Tonytedra 06/05/2022

Chef Santi
4.7/5

Em Fogo Alto, escrito por Elizabeth Acevedo, publicado em 2021 pela Editora Nacional e conta com a tradução de Carolina Candido, que faz jus ao conteúdo e capa de Erick Davila.
O livro conta a história de Emoni, uma jovem de 17 anos que tem uma filha de 3 anos. Emoni perdeu sua mãe e seu pai é porto-riquenho, e abandonou ela e sua avó nos Estados Unidos. Ela estuda em uma escola de alto nível, la conhece Malachi, um jovem que pode trazer à tona, algumas memórias de Emoni.
Eu realmente adorei o livro, a construção dos personagens foram ótimas, o livro conta com capítulos pequenos, normalmente de duas páginas. A Emoni tem algo que faz a gente se conectar com ela, sentir o que ela sente, e isso é uma coisa que me faz gostar tanto da autora.
Acho que as relações desse livro foram uma coisa ótima e bem trabalhada, a Emoni relembrando os sentimentos do passado?
Acho que todos que podem
deveriam ler!

reviewith 27/01/2022

Comovente!
Em fogo alto conta a história da jovem Emoni, de 17 anos, que enfrenta dificuldades em se encontrar e decidir sobre seu futuro. A única coisa que ter certeza é que cozinhar é a sua paixão. Assim como Emma, sua filha. E Buela.

O livro aborda questão de forma leve, mas sem deixar de mostrar as dificuldades por trás. Não romantiza a gravidez na adolescência mesmo que mostre a forma que a Emoni consegue lidar com tudo, sendo nova. E a determinação em dizer ?sim, eu tenho uma filha.? sem sentir que isso seja algo do qual sentir-se inferior.
A personagem principal, devido a gravidez que a fez amadurecer mais cedo, é uma garota forte e decidida, com seus receios e medos que ela tenta enfrentar. Como envolver-se com alguém: Malachi. O famoso ?golden retriever?, que além de fofo e engraçado, segue o ritmo da Emoni, respeitando as decisões e o tempo dela. Apesar de serem migalhas, tem uma construção. São pessoas reais lidando de formas reais com os sentimentos e os relacionamentos, seja romântico ou não.

Sobre a escrita, fluida e super rápida de ler. Faz com que você leia e quando vê, acabou. E, apesar dos capítulos serem desconexos um dos outros, ainda assim se conectam com a história. Além de conseguir tratar de outros assuntos importantes como racismo, carência de uma presença paterna, colonização, as dificuldades da gravidez. Conheci a autora agora, com esse livro, e já quero ler outras obras. A maneira como ela descreve os pratos que a Emoni prepara faz com que você sinta vontade de levantar e ir cozinhar!

Os únicos pontos negativos é que as coisas se resolveram de maneira superficial no final, como a relação dela com o pai e a relação do Tyrone tanto com ela quanto com a filha, porque acaba que a sensação que passa é que eles ?simplesmente mudaram e se tornaram pessoas melhores?. E normalmente não é assim que funciona. Além daquele estereótipo de a garota perfeitinha que é o impasse do par romântico, sendo narrada de forma superficial. Foi algo que me incomodou mais no início, porque depois a autora tenta mudar essa visão através da forma que o Malachi fala sobre a relação de amizade entre eles e trouxe uma maneira diferente de como a Leslie lidou por fim.

mariwsk 07/01/2023

Para quem gostou de "As vantagens de ser invisível"
Os capítulos são curtinhos! A Emoni narra sua rotina, muito parecido com o Charlie, e é interessante, chega uma hora que você quer ficar lendo porque já se esqueceu da vida real.
Um livro de romance sobre uma menina negra que ama cozinhar, com receitas no meio! Sem falar da capa ma-ra-vi-lho-sa.
Não senti que algum ponto me irritou, o que normalmente acontece por causa de estereótipos e clichês, foi de boa.

Eumillex 02/02/2023

Com tempero e com afeto
Amei acompanhar a trajetória da Emoni uma adolescente que teve boa uma rede de apoio por se tornar mãe tão nova. A questão da representatividade foi bem escrita, o livro é composto por capítulos curtos e senti falta de aprofundamento em alguns capítulos e no relacionamento dela com Malachi. Aprendi que cozinha também é se emocionar.

Lara 23/04/2022

meu comfort book <3
uau
não vou dizer que não tava esperando pq eu estava, esse livro foi mais que uma leitura, foi uma experiência, eu não chorei, mas eu me envolvi com a história e foi incrível! foi simplesmente feliz, reconfortante, reflexivo e emocionante ler esse livro
vale muito a pena, é um favorito com certeza!!
é um livro leve que trata de coisas pesadas, não é como se ele não ligasse pra importância das coisas ele liga, ele é triste em certos momentos mas ele é leve, ele trata os problemas de forma responsável e correta, mas humana tbm
e o final (sem spoiler) foge do simples felizes para sempre, mas não é só destruição, é humano e real
amei esse livro, essa experiência ????

aquamariana 02/05/2023

Com amor e um pouco de canela.
Um docinho de livro!!

A Emoni é tão sensacional, inteligente e bem centrada, tenho como inspiração ser você quando eu crescer. Não só ela quanto os demais personagens foram bem desenvolvidos (gostaria que o Tyrone e a Angélica fossem mais participativos e construídos).

As partes que falam sobre Porto-Rico foram muitos importantes e legais, aprendi muito com esse livro, assim como as receitas, coisa que achei fofa de ter durante a edição.

Recomendo super, dá um quentinho no coração e ensina muito mais do que você está preparado.

"Todo mundo sabe que vocês correm rápido."

Cristiane 27/09/2023

Gostei!!
Achei uma leitura bem leve, em contraste com algumas coisas que ando lendo ultimamente, o que me é muito válido. Um respiro é sempre bom.
Apesar de trazer assuntos importantes, como gravidez na adolescência e todas as dificuldades que isso implica, podemos contar também como exemplo de persistência e busca pelos nossos sonhos.
Achei que poderia ter sido melhor explorada a relação da mãe com a filha pequena, e fico feliz que a autora tenha dado um final feliz para a personagem, dando a ideia de que é possível sim alcançar nossos sonhos, e vencer as dificuldades que cruzarem nossos caminhos, apesar de nem sempre ser tão fácil assim, como na obra.
Um livro simples e de leitura bem rápida.
Recomendo!

Harryeeu 12/04/2022

Ameii
Gostei muito, foi perfeito para o que se propôs, supriu minhas expectativas.
Amo a capa, amei os personagens e como tudo terminou, gostei de ver a personagem crescendo e descobrindo o que fazer da vida depois da escola.
Quero ler mais dessa autora, amei que os caps são minúsculos.

Vânia 02/02/2022

Um livro bem gostosinho de ler, leve e super fofo.
Emoni é muito carismática e um mulherão da [*****], super forte e firme. O jeito que ela lida com todos os insultos e preconceitos é incrível demais.
A Angélica >>>> a melhor de todaaaas as melhores amigas hahaha e o Malachi!!!! Sem palavras. São poucos caras que fazem o que ele fez (inclusive, o ex dela foi e continua sendo, um babaca)

Andressa.Moura 05/04/2022

Livro que conta, mais uma vez, as dificuldades do personagem por ser negra, latina, mãe solteira e adolescente. Aborda também a dúvida de que não fazer faculdade seja o melhor caminho a tomar.
Não gostei da história; não me atraiu em nada.