Em Fogo Alto

Em Fogo Alto Elizabeth Acevedo

Resenhas - Em Fogo Alto

Letycia. 31/01/2023

Eu gostei, mas não foi uma leitura que super me marcou, sabe?
Achei legal a dinâmica toda envolvendo as aulas de culinária e a jornada da Emoni foi interessante de acompanhar. Recomendo.

Ju Gonçalves 24/01/2023

Gostei bastante
Um ótimo livro! Capítulos curtos, o que não o deixou cansativo e me trouxe uma leitura bastante fluida.
Além disso, "Em fogo alto" nos apresenta muitas reflexões importantes sobre a vida e sobre como devemos tratar alguns problemas.
Uma das muitas frases que me marcou bastante foi "O mundo é uma vitrola que nunca para de rodar; como humanos, nós podemos somente escolher as faixas que queremos deixar de fora e aquelas que nos inspiram a dançar".

Tamires 14/01/2022

Me surpreendeu
Comecei esse livro sem expectativas e a leitura é extremamente agradável e leve. Me senti como a Emoni seus traumas e medos. E um livro sobre recomeços.

Camila Zuza 06/02/2022

Santi ?
Ah gostei muito deste livro amei a forma que falou sobre gravidez na adolescência e gostei muito de ver Tyrone sendo um bom pai pra Emma achei legal pois na maioria das vezes o pai sempre foge das responsabilidades e aqui eles eram jovens e no jeito deles eram pais maravilhosos para nenenzinha ah e a Emoni que forte q ela é amei ela desde do começo ela Angélica perfeitas amigas de vdd e lindo de ver o apoio q uma da pra outra e a Buela que maravilhasa esse livro e incrível bem rapidinho de ler mais que vai te ensinar muita coisa da vida gostei muito ah e romance que tem nele e tão leve quando o Malachi chama ela de Santi já senti cheiro de romance no ar ele é perfeito um verdadeiro cavalheiro não tem como não ler e não se apaixonar por esse mocinho e pela a mocinha tbm eles são incríveis

Harmônica 14/03/2022

Ok
Achei o livro ok, a história é legalzinho e a escrita da autora é ok.
Não foi um livro que tive dificuldade para terminar e também não foi um livro que me fez querer ler ele de uma vez só.
Ele é só... OK ????
O que não quer dizer que ele é ruim, até porque as vezez um livro ok faz bem também ?

Stella 24/03/2022

Estava sentindo falta de um livro tão leve como esse. A autora soube tratar muitos temas por vezes tensos, de maneira descontraída e natural, como racismo, gravidez adolescente, os ciclos femininos, confusões adolescentes, desigualdade, e outros igualmente importantes.
Emoni é uma personagem batalhadora, com muitas confusões mas ainda assim sincera consigo mesma e com aqueles que a cercam. Fazia tempo que não gostava tanto de uma protagonista, e me identifiquei com muitos de seus dilemas da vida de jovem adulto.
Ponto alto do livro: Nenezinha e as receitas kkkkk amei muito mesmo. O romance é muito gostoso de ir acompanhando, eu amo um slow-burnig, e o Malachi é tão o amor da minha vida ?
Enfim, recomendo muitooo, uma leitura gostosa, cheia de representatividade, e perfeita pra desligar a cabeça.

Nino 14/04/2022

É bom, mas poderia ser mais
"Em Fogo Alto" é o meu primeiro livro da Elizabeth Acevedo e, por conta do trabalho gráfico e da sinopse, eu estava muito empolgado para realizar essa leitura. Não me arrependi, devo dizer, mas confesso que esperava um pouco mais da história.

Emoni é uma protagonista forte e isso não é por acaso, já que ela é uma mãe adolescente, lutando para terminar o ensino médio que precisa equilibrar sua vida em casa, seus estudos e um emprego que arranjou para ajudar com as despesas da filha, que cria junto de sua avó – responsável por sua criação também. Ela é muito bem escrita e está longe de ser perfeita, embora seja cativante, tanto por sua personalidade como pelo seu incrível dom na cozinha.

O livro trabalha muito bem as questões da personagem enquanto mãe e mulher afro-latina nos EUA, e esse é provavelmente seu ponto forte. Porém as coisas não funcionam tão bem assim quando Emoni é colocada ao lado de outros personagens que acompanham sua história. Com exceção de sua avó e sua melhor amiga, os demais relacionamentos não tem a profundidade que poderiam ter em certo ponto e acabam deixando a desejar, especialmente no romance, que não flui de maneira natural, na minha opinião.

Já se tratando da representatividade do livro, ela é muito bem construída e desenvolvida, não apenas para Emoni, como para sua avó, que é uma personagem muito importante na história. Ela também coloca uma camada a mais na questão de mães solos e é um importante fio condutor para o crescimento da protagonista, que se inspira muito nela.

A escrita é maravilhosa e, mesmo com capítulos de uma ou meia página, flui muito bem e rápido, já que o livro não é longo. O projeto gráfico é realmente lindo e a história aguça nossos sentidos, como a visão, o olfato e o paladar. É uma história que vale a leitura, especialmente para te tirar da ressaca.

alinetiemi 14/04/2022

Se você que sair de uma ressaca literária ou fugir do clichê: adolescente e primeira vez, leia esse livro. Os capítulos são mega curtos, porém deixam a história super completa. E fora do clichê, a protagonista foi mãe aos 14 anos.

Um livro bonito e bem escrito, que retrata problemas de raça, cor e desigualdade social, o que infelizmente ainda está presente em nossa realidade.
Emoni é uma menina muito forte, já passou por muitas coisas (alguns momentos achei meio chatinha), mas o Malachi é 100% perfeito.

Gisele Galindo 23/01/2023

Em Fogo Brando
A capa é linda e quando o mencionaram em um grupo literário que participo, fiquei muito interessada em ler. Pois bem, foi disponibilizado no Skeelo e lá fui eu super empolgada...
Pensei em abandonar a leitura várias vezes... Senhor, que livro lento! E olha que os capítulos são mega curtos...
A trama parece que não chegará a lugar algum e nãochega mesmo. Tudo é muito raso. Mais parece que a autora quer passar lições a adolescentes sem se aprofundar, então peca demais na narrativa... E não levo, agora, em consideração, certos erros e palavras repetidas em excesso.
Sendo bem sincera, parece um relato mal contado, frio e vazio sobre realidades que merecem melhor atenção. Uma escrita infantilizada, onde a emoção não consegue ultrapassar a obra e chegar ao leitor.
Li na base da vontade de abandonar o livro, é assim que consigo definir. E na esperança de que melhorasse.
Infelizmente foi uma leitura que não acrescentou nada. Começou na nata e assim permaneceu, sem aprofundamento algum.
Talvez, só talvez, funcionasse como série juvenil em algum app de streaming, porém, como livro, não mesmo.

Maya.sea 26/01/2023

Uma história deliciosa!
Conheci esse livro por um vídeo no Tiktok, e eu fico muito feliz por ter salvado aquele vídeo naquele vídeo. Em fogo alto é uma história simples, com desafios, responsabilidades, bebês fofos, e comidas deliciosas! Ler a narrativa de alguém que ama cozinhar foi uma experiência incrível, aliás, o livro é muito bem narrado!
Não tem foco no romance da protagonista, e para mim, isso é perfeito, pois me pareceu mais realista.
Esse livro é bem humorado e muito emocionante, recomendo a todas as pessoas lerem, vai realmente valer muito a pena!

Let 12/09/2022

coisa boa
esse livro deixa um gosto na boca. É bem temperado, com certeza. O foco dele não é no romance, mas o casal principal é incrível. Saí morrendo de amores pela Nenezinha também. Demorei pra terminar porque, por mais que seja ótimo, não provoca aquela correria ansiosa pela continuidade (e talvez seja uma das coisas que eu mais gostei. Tenho Transtorno de Ansiedade oras, quero pelo menos ler calmamente). Gostei muito mesmo. Me deu até uma vontade de cozinhar (não as receitas dele, porque meu deus o bixinha pra usar animais na cozinha). Tem gosto de molho de tomate (com certeza acho isso porque adoro molho de tomate).

yomariavitoria 16/09/2022

Livro extremamente interessante.
Foge de clichês. Uma adolescente com uma adorável filha, o medo do futuro, e um sonho literalmente nas mãos. História leve, fluida, com personagens incríveis. Faltou um pouco mais do romance com Malachi, mas entendo que o foco não era esse. Mas a história super interessante