Em Fogo Alto

Em Fogo Alto Elizabeth Acevedo

Resenhas - Em Fogo Alto

Luzimara.Santos 13/11/2022

Um livro legal, rápido de ler, com capítulos bem curtos e uma história bem escrita. Não tem nada de espetacular, mas é uma ótima leitura pra sair da ressaca literária.
A única coisa que não gostei foi o desenvolvimento da personagem Leslie, bastante clichê e não acrescenta nada na história

Marina 27/08/2022

Tinha potencial
Lendo esse livro, ele parece ter sido escrito com pressa. O ritmo dos acontecimentos é atropelado e as vezes MUITA coisa importante acontece em dois parágrafos, sem nenhuma narração ou antecipação.
Os temas de raça, etnia, origens e nacionalidade é bem raso também e eu sinto que é um livro feito por uma americana pra ensinar outros americanos. É bem militância nível um, algo que nós já acostumados com as pautas, achamos básico demais.
Eu não sei se recomendaria o livro.

Gomor 25/08/2022

Emoni Santiago, uma adolescente de 17 anos já tem uma filha. Junto com sua avó ela cria a nenezinha Emma. Ela também tem um dom natural para a cozinha, dom esse que traz muita satisfação a ela e quem sabe muito sucesso. Uma história divertida, porém com muitos pontos de discussão para a vida de uma jovem. Gostei.

esther.crisrocha 26/07/2023

Em fogo alto não é aquele livro espetacular, mas é um bom livro. A autora traz a história de Emoni Santiago, uma garota de 17 anos com sua vida mudada ao ser mãe cedo que tem o sonho de ser uma grande cozinheira. Porém, ela sempre está em dúvida o que fazer, já que ela tem uma criança para cuidar e uma avó para ajudar.
O livro traz muita representatividade, como personagens negros, latinos e LGBTQIA+, o que é bem legal, já que normalmente esses grupos não são tão bem representados. Também gostei que o livro mostra a realidade desses personagens, como o preconceito que eles enfrentam.
Outro assunto que a autora traz é a gravidez na adolescência e como ela pode mudar a vida de um adolescente. Apesar de ser bem jovem, a Emoni sabe muito bem lidar com isso e ela também tem a ajuda da avó e de sua amiga para cuidar da filha. Além disso, mostra como cozinhar é importante para a personagem, ela sempre que precisa ela esta cozinhando e dando pequenos toques em suas receitas.
É um bom livro e recomendo a leitura para quem quer sair da ressaca literária, ao ser um livro rápido de se ler e os capítulos são curtinhos.

Lucia | @lucia_esta_lendo 02/01/2022

Uma receita de coragem e superação
Terceiro livro que leio da Elizabeth Acevedo e como sempre ela não decepciona.

Emoni é uma mãe solteira adolescente. Uma maga na cozinha, seu desejo é poder trabalhar com culinária, onde possa encantar seus clientes com suas criações de sabores inusitados. Porém ela sabe que o sonho está distante da sua realidade. Criada pela avó, com recursos limitados, ela se divide entre a escola e o trabalho em uma lanchonete para poder criar a filha de 2 anos e ajudar sua avó em casa.

Mas sua sorte pode mudar ao ver a oportunidade de cursar um semestre de eletiva de culinária em sua escola, que lhe dá a chance de passar uma semana na Espanha descobrindo os segredos de sua culinária lendária.

Emoni também conta com sua melhor amiga Angélica, e com um novo amigo, Malachi, recém chegado ao colégio.

Adorei o livro, com seus capítulos curtos mas que exploram com detalhe e maestria a vida de Emoni e seus conflitos. Vemos uma garota que precisou amadurecer rápido, mas que ama muito a sua filha e sua avó. Mesmo com todas as adversidades, ela não desiste de sonhar e possui muita coragem para lutar por isso. Recheado de referências negras e latinas, a autora nos presenteia com uma aula de representatividade, inclusão social, coragem e auto estima.

Devo também ressaltar o lindo trabalho gráfico do livro, desde a arte da capa até os detalhes de guarda e diagramação, que fazem a leitura ser mais prazerosa aos olhos.

Sil | @uma_dama_dos_livros 08/03/2022

A Emoni Santiago é uma jovem muito feliz que mesmo não tendo a sua mãe para lhe da amor e carinho como toda filha necessita, foi criada pela a sua Buela a pessoa que ela mas ama na vida além da sua filha Emma.
??

Aos 17 anos, no último ano do ensino médio, ela não sabe bem o que fará agora da sua vida, pois nunca planejo a Emma mas ela acabou vindo e agora Emoni vive para a sua filha e talvez o seu maior sonho não se realize, que seria ser chefe, pois Emoni ama cozinha e não só isso, ela tem o dom da cozinha mas que todo mundo, tem o amor pelos temperos e tudo que prepara do seu jeitinho e com muito amor a cada dia é melhor.
??

O que Emoni não esperava que agora no seu último ano na escola era que teria aberto aula de arte culinária especializada na comida espanhola e talvez uma parte do seu maior sonho possa se torna realidade agora nesse momento e Emoni aprenda ainda mas.
??

O futuro está batendo em sua porta e sua filha mas que nunca precisa dela, pois a sua vida só está iniciando e Emoni terá que tomar uma grande decisão sobre o que fará de agora em diante.
??

Deixa o seu sonho de lado e não fazer a faculdade de Arte Culinária e assim poder trabalhar e cuidar da sua filha.
??

A vida nunca é fácil... mas talvez aos poucos tudo se encaixe em seus lugares.
??

- Uma leitura que me encantou muito por trazer uma cultura diferente, amo quando isso acontece nos livros e para completar ainda acompanhar a Emoni na cozinha foi tudo de bom, amei a forma que a autora trouxe essa história de decisões difíceis, com momentos leves e com comida envolvida ali no meio de tudo, um pouco de pimenta para aquecer o coração, foi uma leitura perfeita.

dualda 21/09/2022

amanhã eu esqueço de toda a história
Nunca li nada da Elizabeth Acevedo, este foi o meu primeiro contato (não muito positivo). A história é muito fraca em vários aspectos e eu tentei muito me divertir, uma leitura que me deixasse leve, mas foi muito difícil por causa da falta de ritmo e aprofundamento da história. Sendo esse o meu primeiro contato com a escrita da autora, eu diria que é bem fraca, parece que ela se esforça demais pra conseguir dar continuade ao longo do livro. Ela não aprofunda a história mesmo tendo vários aspectos que ela poderia alongar e discutir pro desenvolvimento. Os personagens são bem fracos também, até mesmo a protagonista. Acredito que a magia de uma história é você encontrar vários aspectos da realidade nos personagens e você nem perceber que você tá lendo um livro fictício. Aqui, do início ao fim, era só um livro com uma escrita muito boba (e sim, eu sei que é um livro para jovens) e fraca. Terminei o livro hoje, depois de longos dias lendo, e eu, sinceramente, não me lembro de muita coisa. Infelizmente, não é uma história memorável apesar do plot interessante e diferente.

Vi alguem comentando sobre as questões étnicas e raciais serem rasas, mas eu acho que a autora consegue colocar de uma maneira bem natural essas questões apesar dos problemas de escritas. Até porque, o fato de ser um livro com personagens étnicos variados, não é obrigação da autora tornar a história um ensinamento para as outras pessoas sobre a sua própria nacionalidade. Não é obrigação dos escritores de cor tornar suas história sempre uma discussão racial :)

Fernanda.Zanon 22/12/2022

Eu gosto muito da escrita da Elizabeth, na forma que ela constrói as histórias e deixa a leitura super fluida.

Gostei muito desse livro e dos personagens, de conhecer a história da Emoni, de ver o amadurecimento dela, da forma de enfrentar as dificuldades.

Gosto que o livro não foca no romance, e sim na jornada da protagonista como uma adolescente que é mãe jovem e tenta conciliar a maternidade com a escola, com seus desejos, seus sonhos e suas relações de amizade e familiares.

Beatriz.Camarotti 08/02/2023

Bom mas não me surpreendeu
Obs: demorei um pouco pra escrever essa resenha então provavelmente vai ficar um pouco mais vaga.

??. Não conhecia a escrita da autora mas achei completamente condizente com a história. Apesar de não ter conseguido me sentir parte daquilo, nos momentos em que a Emoni cozinhava, eu me sentia parte daquele momento e me senti muito mais próxima da história por conta disso. Esses momentos específicos da leitura foram os melhores. Senti que a escrita da autora quando descrevia as receitas ou o quanto a comida significava para a protagonista me aproximaram bem mais da história do que eu senti em outros momentos. E, por mais que a personagem principal seja """apenas""" uma garota de 17 anos, também senti falta de algo mais complexo na hora de falar sobre os sentimentos e as relações que ela tinha. Obviamente entendo o ponto da autora de não colocar dessa forma (respeitando a maneira como uma adolescente pensa e se comunica) mas senti falta de todo jeito. Além disso, não tenho grandes críticas negativas a Elizabeth Acevedo.

?. Confesso que, no início, senti 0 apego aos personagens e achei que ficaria perdida nesse limbo porém, alguns momentos específicos me fizeram reconhecer a complexidade deles e me apegar ainda mais a cada pequeno momento. Com a Emoni, foram os conflitos constantes entre a maternidade e a cozinha. Com a Angélica, foi a apreciação da arte e o amor pela namorada. E assim por diante. Também acho que, caso o livro fosse um pouco maior, certos personagens seriam desenvolvidos de uma maneira mais coerente, como o ex namorado da Emoni e até o atual dela. Assim como na escrita, entendi a intenção da autora mas achei que, em determinados momentos, um aprofundamento maior na história pessoal e na personalidade fariam total diferença para criação de uma compaixão por eles.

?. Por fim, a história é muito boa. Não diria que foi um livro que me decepcionou, pelo contrário, atendeu a todas as minhas expectativas. Tive momentos reflexivos, divertidos, emotivos e em determinados capítulos, os 3 de uma vez. Claro, com toda a empolgação que eu me dirigi a ele, achei que seria um 5 estrelas de cara e, infelizmente, não aconteceu. Recomendo essa história pra quem gosta muito de um toque de família, comida e romance na vida. É um livro que lhe faz questionar muitas posições da nossa sociedade e, principalmente, te faz entender um pouco mais sobre realidades diferentes. Acredito que a nota dada poderia ser mais alta se a minha leitura tivesse sido direta mas, mesmo assim, eu aproveitei muito esse universo e espero algum dia reler o livro para refazer as receitas da Emoni.

taifmiranda 14/04/2022

Real, simples e perfeito
Mesmo que retrate a vida de uma adolescente porto-riquenha, vi que pode muito bem ser a realidade de muitas adolescentes brasileiras.

A "latinidade" (nem sei se isso é uma palavra válida, mas acho q dá pra entender) perfeitamente representada, tanto nas partes boas como nas ruins. Inclusive fiquei morrendo de vontade de provar cada uma das receitas que aparecem no livro.

Por mais que eu não tenha nem a possibilidade de me identificar completamente com a Emoni, de certa forma, me senti em casa enquanto lia esse livro.

Booktoti 19/01/2022

Me deu vontade de levantar e cozinhar
Em fogo alto (+14) foi uma ótima forma de começar o ano, um livro super rápido de ler, quando você pisca você terminou, com personagens muito reais, e uma escrita diferente de tudo que eu já vi, a autora tem costume de escrever poemas e tem um livro em versos livres, então aqui encontramos um livro onde todos os capítulos são ?individuais? mas se conectam com a história, é difícil de explicar mas quando você pega pra ler entende.

Acompanhar os personagens, principalmente a Emoni foi uma jornada incrível, nunca tinha lido um livro em que a personagem já tivesse um filho, principalmente tendo 17 anos, você se apega a jornada dela e torce para que tudo de certo, e também sofre pelas suas dificuldades, seja a cor de pele, seja ser mãe na adolescência, ou seja decidir sobre seu futuro, outro ponto muito positivo do livro, é uma vivência totalmente diferente da minha, então é sempre muito bem vinda. E devo fazer um adendo ao interesse romântico desse livro que me deixou totalmente apaixonada.

E por se tratar de um livro onde a personagem quer ser chef de cozinha a comida aqui ganha muito destaque de uma forma muito linda, me deu vontade de levantar e cozinhar, definitivamente um livro para se dar atenção

Mandy (@lendocommandy) 16/01/2022

Leitura leve
Foi um livro muito bom, demorei pra engajar na história mas não por culpa do livro. Uma história que fala sobre relacionamentos reais, problemas reais e claro muita comida. É uma delícia ler a autora descrever os sabores, da vontade de fechar o livro e ir cozinhar kkkkkk

KarolCarvalho 24/05/2022

Não é uma leitura ruim, mas ?
Não achei um livro ruim, mas também não foi uma leitura excepcional. Acho que principalmente porque não consegui me conectar com a personagem 100%. O relacionamento amoroso também foi construído de uma forma tão perdida, não consegui me envolver com o casal e o final é muito apressado!

caroliny 26/04/2022

aqui conhecemos a história de emori, latina, mãe adolescente e apaixonada por cozinhar. confesso que em certos momentos, devido a paixão com que ela retrata o ato de cozinhar, tive vontade de me levantar e ir pra cozinha, haha. emori é uma personagem muito humana, que em várias partes pode condizer com a realidade de muitas meninas. o fato dela ter sido mãe na adolescência, ter aquela relação meio (?) com o pai, a tornou forte, mas ao mesmo tempo receosa. a história tem uma premissa bacana, mas na maioria dos momentos não me prendeu tanto, senti falta de mais interação entre ela e o Malachi também. no geral, é rápido, curto e de fácil compreensão.

Carol 21/03/2022

Que sabor
Eu já terminei querendo fazer comida.
Esse livro despertou todos os meu sentidos.

Comecei esse livro através do projeto de incentivo a literatura negra, e a cara melhor coisa.

Tem alguns assuntos considerados tabus tratados de uma forma tão leve.

E o mais bonitos que me tocou foi acompanhar o crescimento da personagem principal, que em muitos momentos me fez pensar na minha própria adolescência.

A escrita da autora maravilhosa, quando eu percebi eu já tinha acabado o livro.