Em Fogo Alto

Em Fogo Alto Elizabeth Acevedo

Resenhas - Em Fogo Alto

heidy6 20/09/2022

A história é ótima, os personagens são ótimos, tanto que quando pegava pra ler era umas 80 páginas de uma vez, mas o difícil foi ter vontade de ler. Tive uma ressaca lendo esse livro por passar tudo tão devagar e parecer tudo repetitivo e lento.
Apesar disso, vale a pena a leitura.

Patrícia Morais/@sistersbookaholic 09/02/2022

Um YA inspirador e representativo! | @sistersbookaholic
"Todas minhas partes são pretas. Todas as minhas partes são eu." Pág 55

Neste livro vamos acompanhar a trajetória de Emoni, que é uma garota afro-latina de dezessete anos que foi criada por sua avó, e que está em seu último ano do ensino médio. Ela se tornou mãe na adolescência e vem de uma família pobre. Emoni sonha em se tornar chefe de cozinha, mas não vê espaço para tornar esse sonho realidade.

Trouxe alguns motivos que me fizeram encantar por essa leitura.

UMA HISTÓRIA INSPIRADORA E COMOVENTE: Emoni é uma personagem resiliente e forte, e às vezes insegura. Desde cedo ela trabalha para ajudar em casa, e depois que se tornou mãe suas responsabilidades aumentaram. Por isso deixa seu sonho de ser chef de cozinha de lado, suas prioridades são sua filhinha e sua abuela. Acompanhar sua jornada e vê-la se permitir sonhar, permitir ser amada, e vê-la lutar pelos seus sonhos foi algo muito inspirador.

TEMAS IMPORTANTES: O livro aborda temas importantes de forma leve, como gravidez na adolescência e desigualdade social, além de ser um livro que traz representatividade preta e latina. Emoni tem que lidar com o preconceito e com a cobrança por ter sido mãe na adolescência, além de problemas familiares. A autora aborda os assuntos de forma realista, o que torna mais fácil nos identificar com a história e com os personagens.

MUITOS LANCHOS: Quem aí ama livros que citam várias comidas diferentes? Confesso que eu AMO! A cada receita nova que Emoni fazia, e todas as descrições dos temperos foram tão bem descritas que eu conseguia sentir o cheiro e me fizeram ficar com água na boca. Seus pratos transbordavam sentimentos.

LEITURA CATIVANTE: Em Fogo Alto foi uma leitura extremamente cativante, os capítulos do livro são curtos e a escrita é poética, fluida e envolvente. Mergulhei imensamente na história do livro, todas as tristezas, angústias e problemas da personagem.

ROMANCE: Sim, a história tem um romance slow burn bem fofinho! Malachi é muito paciente e super respeitoso com Emoni, o romance não tira o foco da história, e sim complementa.

site: https://www.instagram.com/sistersbookaholic/

Bonnie | @bonnielendo 15/02/2022

bom demais!
em fogo alto é sobre gravidez na adolescência e suas consequências, mas também é sobre se encontrar no que gosta de fazer e se abrir a novos relacionamentos! ?

muito dificilmente eu me encanto por casais heterossexuais, mas o romance é um slowburn tão bem feito que acabei me apaixonando pelo casal! ?

Emoni, nenezinha & Abuela tem meu coração. ?

ps: ouvi o audiobook, então às vezes acabava entendendo ?Emoni? como ?Ebony?, que é o meu nome, e ficava muito confusa. ?
considero ser +14. :)

recomendo muitíssimo!

Indy 29/06/2022

Acredito que este livro traz uma quebra de paradigmas. Não é sempre que lemos uma história de uma adolescente que teve filho. Por isso, ganhou alguns pontos.

A história mostra toda a força do amor da família, amigos e do trabalho duro. Mas o diferencial e o centro da história é a paixão pela cozinha/cozinha/comidas.

Normalmente, as histórias são de pessoas que são ou jornalistas, ou escritores, ou advogados. Então, ler uma história que uma menina que está se tornando mulher (apesar de já ser adulta pela responsabilidade e amor pela família) e ainda sonha em ser chef de cozinha, foi muito diferente e intrigante.

Contudo, eu fiquei um pouco cansada da história no meio do caminho. Achei o enredo muito repetitivo. Esperem mais uma jornada de crescimento, desafios pessoas, do que plot twists, não que seja ruim, mas ajudou a eu cansar do livro no meio do caminho.

E, em alguns momentos, achei as sequências dos capítulos desconexas e isto ajudou a atrapalhar o ritmo.

Porém, achei a temática, as personagens, a visão de mundo, totalmente diferentes e até supreendentes. Acho que vale a leitura para sair um pouco de certas bolhas que existem de histórias juvenis /amadurecimento.

Sara 08/04/2023

Definitivamente uma refeição bastante insossa
Tentarei ser direta nesta resenha porque não aguento mais passar nem 10 minutos nesse livro. E estou assim não porque a história é ruim ou mal escrita, ou porque os personagens são chatos e inconsistentes, pelo contrário. A protagonista é bondosa, inteligente e coerente, e os coadjuvantes são todos arquétipos bem feitos.
O problema foi que em nenhum momento do livro eu estava minimamente interessada. Não ligava para o que ia acontecer com Emoni, nem com Nenezinha e Buela e MUITO MENOS com o relacionamento com Malachi. Os capítulos são curtíssimos, o que costuma ser uma coisa boa, mas aqui eles são tão curtos que acaba gerando só um efeito de coisas acontecendo e acontecendo, mas nada realmente interessante ou capaz de mover a história.
No geral, pra além de não ter me conectado com os personagens e com seus dramas, o maior sentimento que tive foi de tédio e preguiça. Foi uma batalha terminar isso aqui e, no final, eu só estava passando as páginas e falando "olha, beijo. Olha, casamento. Olha, se formou". Foi uma leitura bem descartável e, provavelmente, vou esquecer a história inteira em menos de um mês de tão monótona

Iris130 13/01/2022

Já comecei o ano favoritando esse livro. A leitura dele foi incrível, e com toda certeza valeu totalmente a pena.

DAbora311 07/01/2023

Um livro lindo, maravilhoso e necessário. Uma história com personagens tão vivos que parece até que você conhece eles, os problemas reais que eles estão inseridos e que nós vivemos todo dia e mesmo assim ninguém aborda em livros. Já comecei o ano com essa leitura incrível.

anaramous 29/01/2023

Maturidade
Esse livro vai retratar a vida de uma adolescente - quase adulta - que desde cedo precisou amadurecer para criar sua filha, cuidar de sua avó, estudar, escolher uma faculdade, e ainda sim poder viver seus sonhos.
O livro é legal, mas não foi uma leitura que tenha mantido minha atenção em várias partes... Algumas vezes ficando cansativo, e em outros momentos, me mantive interessada

Lua 17/07/2022

??? ?????????, ???? ????? ? ?????
Uma leitura muito leve. Amei os capítulos curtinhos, tava sentindo muita falta disso.

A narração em primeira pessoa caiu como uma luva pra esse livro, foi muito bom e até essencial saber o que a Emoni estava pensando e sentindo em todos os momentos.

A história é de confortar o coração. Adorei que foi muito mais focada na família, em amizades e em responsabilidades do que propriamente no relacionamento dos protagonistas, como sugeria a sinopse do livro.

Por mais que a experiência foi incrível, muitas vezes foi bem previsível também, mas acho que era de se esperar pela trama promovida pela autora.
Recomendaria sem nem pensar duas vezes.

Adorei conhecer os personagens e crescer junto com eles.

"???? ???????? ???? ?????????, ??? ?????? ?? ???? ?????? ???? ?? ???????? ??? ??? ?? ???? ?? ???????? ???? ??????-??, ? ??? ??? ???? ??? ???? ? ???????? ????? ??? ????????? ???? ???."
maria rita 18/07/2022minha estante
que resenha mais bonitinha

Lua 18/07/2022minha estante
obg amg ??

Faragao 20/04/2022

Achei fofo
Essa é uma leitura bem leve, rápida e fofa.
Na história, temos Emoni, uma adolescente, mãe solteira, que mora com a avó. Os acontecimentos vão se desdobrando em cima do sonho de Emoni de se tornar uma chef de cozinha.
Achei uma leitura confortável, sem muitos acontecimentos marcantes, mas que ao mesmo tempo mostra a realidade de como é ser mãe no período da adolescência, todos os preconceitos em cima de disso, e principalmente a responsabilidade e abnegação de quem está envolvido na criação do bebê.

biab0 30/03/2022

comprei esse livro por indicação da let do biblioleticia e não me arrependo nem um pouco! amei os personagens e a escrita demaaais! dei 4 estrelas porque a leitura não me prendeu tanto quanto em outros livros, mas eu recomendo bastante!

Anna 25/02/2022

Queria ter gostado mais
Eu até deixei passar um tempo antes de escrever essa resenha, para ver se o livro me causava mais emoções, mas... Meh.

O livro é legal, tem uma escrita divertida, a Emoni é fofinha, o relacionamento com a nenezinha é muito legal... Mas sei lá, não me trouxe nenhuma emoção essa história, nenhuma reflexão, sabe quando vc espera se importar demais com os personagens e nada?

Talvez seja ressaca ainda de Malibu Renasce, mas esse apenas passou e não deixou nadinha.
Flávia 04/03/2022minha estante
Olá, tudo bom? Falei com você no privado!! =)

Jussara 11/03/2022minha estante
Nossa,uma pena! Ele tá na minha lista mas só para pessoa ler para passar tempo msm

Anna 11/03/2022minha estante
Quem sabe para vc funcione Sara, para mim não deu, o que é uma pena mesmo ?

Gomor 25/08/2022

Emoni Santiago, uma adolescente de 17 anos já tem uma filha. Junto com sua avó ela cria a nenezinha Emma. Ela também tem um dom natural para a cozinha, dom esse que traz muita satisfação a ela e quem sabe muito sucesso. Uma história divertida, porém com muitos pontos de discussão para a vida de uma jovem. Gostei.

Marina 27/08/2022

Tinha potencial
Lendo esse livro, ele parece ter sido escrito com pressa. O ritmo dos acontecimentos é atropelado e as vezes MUITA coisa importante acontece em dois parágrafos, sem nenhuma narração ou antecipação.
Os temas de raça, etnia, origens e nacionalidade é bem raso também e eu sinto que é um livro feito por uma americana pra ensinar outros americanos. É bem militância nível um, algo que nós já acostumados com as pautas, achamos básico demais.
Eu não sei se recomendaria o livro.

Lucia | @lucia_esta_lendo 02/01/2022

Uma receita de coragem e superação
Terceiro livro que leio da Elizabeth Acevedo e como sempre ela não decepciona.

Emoni é uma mãe solteira adolescente. Uma maga na cozinha, seu desejo é poder trabalhar com culinária, onde possa encantar seus clientes com suas criações de sabores inusitados. Porém ela sabe que o sonho está distante da sua realidade. Criada pela avó, com recursos limitados, ela se divide entre a escola e o trabalho em uma lanchonete para poder criar a filha de 2 anos e ajudar sua avó em casa.

Mas sua sorte pode mudar ao ver a oportunidade de cursar um semestre de eletiva de culinária em sua escola, que lhe dá a chance de passar uma semana na Espanha descobrindo os segredos de sua culinária lendária.

Emoni também conta com sua melhor amiga Angélica, e com um novo amigo, Malachi, recém chegado ao colégio.

Adorei o livro, com seus capítulos curtos mas que exploram com detalhe e maestria a vida de Emoni e seus conflitos. Vemos uma garota que precisou amadurecer rápido, mas que ama muito a sua filha e sua avó. Mesmo com todas as adversidades, ela não desiste de sonhar e possui muita coragem para lutar por isso. Recheado de referências negras e latinas, a autora nos presenteia com uma aula de representatividade, inclusão social, coragem e auto estima.

Devo também ressaltar o lindo trabalho gráfico do livro, desde a arte da capa até os detalhes de guarda e diagramação, que fazem a leitura ser mais prazerosa aos olhos.