O Sanatório

O Sanatório Sarah Pearse

Resenhas - O Sanatório

Eduarda Gouveia 04/02/2024

Pecou por tentar demais
Eu realmente esperava muito mais desse livro, principalmente pelo local onde se passa: a premissa era, de fato, muito boa. Um antigo sanatório nos Alpes suíços que de repente fica isolado bem em meio a uma grave tempestade de neve com um assassino a solta. A atmosfera descrita pela autora é bem envolvente e encoraja o terror/mistério.

No entanto, acabou sendo bem decepcionante a maneira como as coisas foram acontecendo.

O ponto alto do livro ocorre com a morte da funcionária *****, ainda na primeira metade do livro; depois disso todo o resto se torna bem mais ou menos.

A autora, nos capítulos finais, quando o/a assassino(a) revela os seus motivos, parece querer abraçar o realismo. Contudo, apesar desse apreço pelo realismo, a gente tem uma detetive afastada do seu cargo por estresse pós-traumático, investigando um crime que ocorre na Suíça, onde ela não tem qualquer jurisdição, o que, apesar das repetidas explicações dadas ao longo de livro, não deixa de incomodar.

E por falar na personagem principal, detetive Elin, infelizmente não consegui criar nenhum vínculo ou empatia por ela. Apesar de ainda estar se recuperando de seus traumas e de ter um passado mal resolvido com seu irmão Isaac (que eu particularmente achei que mais atrapalhou no livro do que ajudou), no geral, ela me parece muito amadora. Sempre agindo de maneira impulsiva e demorando a chegar a conclusões óbvias para uma profissional.

Novamente, pela maneira odiosa e violenta com que os assassinatos eram cometidos, eu esperava encontrar um assassino bem mais instável mentalmente e odioso do que aquele que é revelado ao final do livro. As motivações são todas bem preguiçosas.

Enfim, esse é um livro que tinha todos os elementos para ser um ótimo thriller, mas que infelizmente peca por tentar demais.

mafelopes 04/02/2024

Livro ruim, demorei bem mais do que geralmente demoro pra terminar, plot fraquissimo sem sentido nenhum com a trama, epílogo não vou nem comentar.

akamarcelorocha 04/02/2024

Finalmente terminei O Sanatório. Levei mais tempo para terminar, que o que tenho costume. Entenda o livro não é tedioso eu só gastei mais que o normal. O incrível é a quantidade de plots que o livro apresenta. Toda vez que você pensa que está perto da verdade, algo transforma a leitura. O final tem uma pontinha de desapontamento mas o livro em si é incrível. Bem construído. A divisão de tantos capítulos talvez seja um dos pecados dele, mas não é algo que vá estragar a sua experiência. Se você gosta de um pouco de suspense que vai te prender do começo ao fim, esse é um dos livros que pode te trazer esse prazer.

crislaynesm 02/02/2024

Não curti muito
O livro foi muito repetitivo, podia ter 200 páginas a menos, o mistério me prendeu por causa da confusão e de ter curiosidade pra saber as motivações do assassino, mas ainda assim, senti que o plot não foi bem construído na história ??

rayane496 30/01/2024

Péssimo
Não sei nem o que dizer kkkkk esse livro é muito ruim, a história não tem um bom desfecho, o plot twist é nada ver com o que aconteceu o livro inteiro? nota dó

Nati 28/01/2024

Frustração.
Sinceramente, que livro ruim.
Expressões repetidas, frases soltas, motivos fracos. E o que foi esse epílogo?
Parece que a autora tentou fazer uma crítica ao machismo mas construiu personagens femininas fracas, com motivações bestas. Aí olha, queria escrever mais coisas mas esse livro me deixou tão irritada, mas tão irritada que estou com vontade de tacar fogo.
Cantinho dos livros 28/01/2024minha estante
Bah, e bem longo!

brenda_95 26/01/2024

O sentimento dessa leitura é, fui com muita sede ao pote e me decepcionei.
A premissa da história é muito boa, tanto que assim que li a sinopse me interessei de imediato. De início você jura que vai ser eletrizante, um suspense envolvente e um plot de deixar o queixo. caído. Mas não é! É tudo menos suspreendente.

Vamos aos pontos que não fizeram sentido:

1 Como assim a polícia não verificou em nenhum momento se a Elin realmente era uma detetive? Que policia despreparada é essa?

2 Onde os corpos que iam sendo achados ficavam? Tipo, eles ficavam no mesmo local do crime? Era removido para um local mais isolado? Como era feito para ninguém ir lá mexer?

3 A história da Elin com Isaac ficou muito água com açúcar. Foi tentado justificar algumas coisas, mas ficou muito em aberto. Por exemplo: Realmente era o Isaac que implicava com o Sam ou era coisa da cabeça da Elin?

4 Como foi que a polícia chegou ao sanatório? Como agiram com a Elin e com tudo que estava acontecendo? Como ela conseguiu resolver aquela situação na piscina?

5 Porque o sofrimento do Isaac foi abafado? Porque ele não sofreu tanto, já que ele dizia amar a Laure?

6 Como aconteceu tudo isso e os hóspedes e funcionários não aparecia nas cenas? Eles passaram 80% do livro dormindo?

7 Quem empurrou a Elin?

Enfim ficou várias pontas soltas. A não ser que tenha uma continuação. Por que se não tiver, não tem muito sentido.

Yasmim 25/01/2024

O sanatório
Eu nunca tinha lido um livro onde os personagens ficassem presos em algum lugar, foi uma novidade boa para mim, principalmente pela onda de investigações e mistérios que tem nele. gostei do plot e achei gostoso de ler

Anna.Marciano 24/01/2024

Suspense inovador com muitas tramas
Esse livro genuinamente me surpreendeu!
De escrita fácil e protagonista interessante as 480 páginas do livro passam rápido com a ajuda de capítulos pequenos.
O final é satisfatório e mesmo eu não gostando do gênero o livro foi muito gostoso de ler.

Daniele.Assis 24/01/2024

O sanatório
Confesso que demorei (muito) para ler esse livro. Ele tem uma escrita mais arrastada e muitas vezes repetitiva.
Entretanto no final aguçou minha curiosidade e incrivelmente nas últimas páginas me fizeram decidir ler a continuação.

Polly 18/01/2024

Minha opinião:
A história me instigou, me deu curiosidade para saber quem era o assassino e as motivações dos crimes. Os personagens não são muito trabalhados, a única da qual sabemos mais é a detetive Elin, personagem principal que tem lá seus vários problemas que na verdade não nos interessam e não são importantes para o deslinde da história.
A leitura foi fácil e fluida, apesar das quase 500 páginas do livro ele é bem rápido de ler, já que tem os capítulos curtinhos dando aquela sensação de ?só mais um?.
Já o final me incomodou um pouco, achei as respostas pífias, nada do que eu imaginava ou do que poderia ter sido diante de todo o enredo e clima de tensão que a história traz. Mas ainda vale a leitura.

Vitória 16/01/2024

Impressionante
Um livro grande (estava com saudade de ler), com histórias emaranhadas e personagens misteriosos em um lugar obscuro. Assassinatos bem desenvolvidos e pensados, com a assinatura do assassino. Uma detetive excelente que está afastada do cargo por traumas pessoais precisa desvendar o caso antes que mais uma pessoa seja encontrada sem vida. E o pior de tudo: estão isolados por conta da tempestade da neve. Um livro caótico, de tirar o fôlego, cheio de mistérios e histórias que se entrelaçam perfeitamente no fim, entregando um plot twist desumano e muito bem elaborado.

Mariane.Silva 16/01/2024

Não achei tão ruim como o pessoal nas resenhas abaixo. Não foi um dos melhores suspenses, e a protagonista não é muito simpática, mas da metade para o final fica num ritmo muito bom, que prende a atenção. E, também, gosto de suspense em que os personagens ficam presos em algum lugar.

Taís 12/01/2024

Avalanche
Vejo o livro dividido em duas partes, na primeira vamos conhecendo os personagens e seus sentimentos. O principal é em relação a Elin, que vai para um hotel que antes era um sanatório, que tem traumas, desconfianças com o seu passado, suspeitando que não foi acidente e sim que Sam foi assassinado. Como policial afastada ela começa a investigar o sumiço de uma funcionária deste hotel. Na segunda parte o livro é de tirar o fôlego, os fatos vão acontecendo e surpreendendo. Quem será que está vigiando Elin, o porque das máscaras do antigo sanatório aparecerem, quem está por trás de tudo? Toda a verdade aparece. E tem o prólogo que é bem curioso.?