Em outra vida, talvez?

Em outra vida, talvez? Taylor Jenkins Reid

Resenhas - Em outra vida, talvez? (CAPA NOVA)

Luh 19/12/2022

Matéria escura de Taubaté.
Esse foi um dos livros mais diferentes que eu li dessa autora.
Eu particularmente gosto mais de quando ela escreve sobre seus artistas inventados, sobre a Ascenção e queda deles, sobre suas vidas glamurozas e caóticas, então foi meio estranho ver ela escrevendo sobre uma pessoa normal ainda mais sobre universos paralelos.

Mas a Taylor é uma das minhas autoras favoritas, então embora esse não tenha sido como o que eu costumo ler da autora, foi um livro bem fácil de ler, achei super confortável e gostosinho e me trouxe alguns questionamentos.

Digo sempre e repito, eu absolutamente amo as mulheres de Taylor Jenkins Reid, amo tanto elas que me sinto quase próxima, amo a personalidade delas, a empatia delas, a amizade, como são fortes e determinadas. Ela é uma autora que consegue criar personagens incríveis e reais, sou completamente obcecada por todas as mulheres dela até agora.

No mais é um livro muito bonitinho, que fala sobre uma amizade lindíssima e sobre escolhas, para quais estradas nossas escolhas nos levam, em qual seria nosso destino se escolhessemos algo diferente, como nossas vidas vão criando bifurcações de acordo com nossas escolhas, e em mundos paralelos estamos colhendo os frutos das decisões que tomamos e dos caminhos que escolhemos seguir.

Giacomelli 08/07/2023

Levando em consideração que roubaram meu tablet de mim a força na rua enquanto eu tava na última página, ainda faltou a última página mas no mais eu gostei dele

Adriane Beatriz 15/08/2022

Eu claramente amo as histórias da Taylor, e mesmo que esse não se compare aos outros que li, também é muito bom e envolvente. A relação principal que é a amizade da Gabby com a Hannah é lindíssima de acompanhar! vale muito a pena dar uma chance

helena.simAo 15/01/2023minha estante
anaa, eu amei justamente o final?. mto engraçado como a mesma história sempre funciona de maneiras diferentes pras pessoas

Ana 18/01/2023minha estante
Sabe o que é, acho q não gostei pelo o que eu acredito. Eu acho que o que está destinado a ser será. Então achei que independente da escolha por caminhos diferentes ela chegaria no mesmo final entendeu?

Isabella638 02/07/2023

Uma história em que nada acontece
Eu particularmente não curti muito a leitura. Achei a história muito parada e assim, tirando o plot da Gabby, nada acontece nesse livro. Nada. Então foram 300 páginas de puro nada.

Tem umas reflexões legais e tal, mas no geral não curti.
manu368 02/07/2023minha estante
eu esperei bem mais desse livro e me decepcionei

Isabella638 02/07/2023minha estante
Mds sim! Eu tava esperando algo e não recebi nada!

PAmela.Vettoretti 27/02/2023

Em outra vida talvez?
?E se? ? Basicamente esse livro é exatamente sobre essa pergunta. E Se eu tivesse acordado no horário naquele dia, e se eu não ficasse sabendo sobre determinado assunto, e se eu acabasse ficando aquela noite até mais tarde.

Hannah vai nos mostrar durante a narrativa toda como uma pequena decisão pode afetar totalmente nossas vidas. De maneira irreverente e engraçada, a protagonista vive dois destinos distintos que partiram de uma pequena decisão tomada.

Um livro que brinca com o fato de acharmos que o destino sempre vai acontecer da maneira que tem que acontecer, independente do que façamos.

Uma história leve porém com inúmeros questionamentos e alfinetadas, é aquele tipo de livro que você se pega rindo e no minuto seguinte está a ponto de uma crise existencial.

Pra não te dar nenhum spoiler é melhor parar por aqui, e nesse caso eu te desejo uma incrível leitura ? ou não, vai saber :)

Cláudia 29/08/2022

Pra quem já leu o livro
Eu fiquei curiosa e não conheço ninguém que tenha lido, então quem já leu, qual vida foi a sua favorita?
- Eu gostei de vários pontos das duas vidas, mas gostei mais da que ela foi embora com a Gabby.
Gabi 29/08/2022minha estante
Também prefiro a vida que ela vai embora com a Gabby. Achei que ela amadureceu mais

perksofbeinganny 29/08/2022minha estante
eu adorei muito as duas vidas mas me encantei pelo henry

Cláudia 29/08/2022minha estante
siiim Gabi senti isso também!! Enquanto eu lia me parecia mais real aquela vida, e teve um melhor desenvolvimento da relação dela com a família também

Cláudia 29/08/2022minha estante
Anny confesso que ele foi um dos motivos de eu preferir essa vida também, fiquei super feliz quando eles se reencontraram

arilopes 06/10/2023minha estante
em que vida ela vai embora com a gabby? como assim?

Cláudia 06/10/2023minha estante
a que ela decide voltar pra casa com a gabby e é atropleada ari

arilopes 06/10/2023minha estante
aaaaaaaah, não consigo me decidir sobre qual vida é "melhor". acho egoísta da minha parte!

Cláudia 06/10/2023minha estante
realmente não acho que uma seja melhor que a outra, a gente consegue ver um ótimo crescimento da personagem em ambas as histórias, comigo pessoalmente houve uma conexão maior com a citada acima

Meraki.Aaaaa 25/02/2024minha estante
Hahaah eu tô igual a Hannah no hospital, sem conseguir decidir qual realidade gostei mais. Eu tava super torcendo pela realidade na qual ela sai com Ethan. O amor adolescente que vence o obstáculo do tempo, mas Henry me fez torcer por ele tbm, pq o q é novo é bom tbm. Era um cara alto astral e que gostava dela. Então não consigo decidir pq ambos foram bem descritos, com suas dificuldades pontuais.

Cláudia 27/02/2024minha estante
Siiim Letícia, é muito difícil "escolher", eu amo como a taylor colocou pontos altos e baixos nas duas vidas, não deixando uma como boa e a outra como ruim, a preferência se torna muito menos óbvia e muito mais uma coisa de identificação com base nas nossas próprias vivências, mas no fim eu acho que o que importa é que a hannah foi feliz e que ela tem a Gabby em qualquer que seja a realidade

Pri | @pslovebooks 03/08/2023

Escolhas & destino
Será que existe uma única pessoa certa para sua vida? Será possível viver duas vidas distintas e ainda ser feliz? Esse livro é sobre escolhas, destino, vida, felicidade, amor? eu esperava um final completamente diferente aqui, mas entendi muito bem o que a Taylor se propôs a fazer nesse livro, achei genial e com uma proposta totalmente diferente de tudo que já li (que envolve esse tema/vibe), não é o meu livro favorito dela, mas gostei muito de todo o universo que ela criou.

Maria 04/04/2023

Eu amei muito esse livro! Ele faz você pensar que talvez você possa estar vivendo outra vida em diferentes universos. Amei o plot e o desenvolvimento dos personagens, principalmente da Hannah. Ela foi muito resiliente e com certeza vai ser uma personagem que eu vou me lembrar durante um tempo difícil.

Isabelle 22/05/2022

Nem sei como falar dessa história. Ela me pegou em tantos momentos. Me emocionei, chorei, sorri, torci. Essa forma de conta duas realidades por conta de uma tomada de decisão, foi muito incrível, as dúvidas que surgiram, a forma como a personagem lidou com essas decisões tomadas. A forma que mostrou como superar as situações da vida. Eu adorei. Mexeu muito.comigo.

sofii! 17/07/2023

Em outra vida, talvez?
Eu adorei esse livro!!
sou apaixonada nos livros da tjr e esse é o primeiro que li da autora que não faz parte da quadriologia da fama e eu gostei muito do enredo, achei que fluiu bem.
gostei bastante de contar sobre o que aconteceria em cada um dos caminhos e me deixou bastante reflexiva o fato de que tem coisas que estão simplesmente destinadas a acontecer, dependendo de algumas ações nossas pode demorar mais pra acontecer ou acontecer mais rápido, mas o que quer que esteja destinado a ocorrer, vai ocorrer.

a.flávia 05/01/2024

?Isso não te assusta? Pensar que você talvez tenha ido na direção errada? Que talvez tenha perdido a vida pra qual foi destinada??

Esse é um livro de altos e baixos, ele mostra o que uma decisão ?besta? entre ficar com o seu ex que vc ainda é apaixonada em um bar até tarde ou ir com sua amiga embora para casa , pode mudar completamente o seu futuro.
É um livro de mexer com seu sentimental. Acontece de tudo um pouco.Recomendo muito!

arilopes 08/10/2023

Em Outra Vida, Talvez?
Em outra vida, será que um outro Arilson leu este livro? Ou todas nossas escolhas, de minúsculas a extraordinárias, nos levam até este momento em todas as outras vidas? Será que em outras vidas um outro Arilson escreve resenhas? Quais os abismos que nos separam no sentido de gostos, costumes e hobbies? Jenkins consegue, com maestria, escrever uma narrativa dotada de uma banalidade qualquer que me faz refletir sobre o sentido da minha existência por semanas. Para Jenkins fazer o leitor imergir em suas palavras é o ato mais banal e, ao mesmo tempo, sublime de sua escrita, de uma suave e despretensiosa perspicácia.

Além disso, Jenkins sempre tem uma carta na manga. E desta vez foi meu errôneo ato de iniciar esta história acreditando que existe uma vida "certa" para Hannah. Óbvio que tem fatores que nos agradam mais de uma vida para outra, mas não existe isso de escolher qual vida é melhor. Henry e Ethan são homens que estavam predestinados a conviver na presença de Hannah, de um jeito ou de outro. E se posso ser realista, no lugar da Hannah, não conseguiria escolher uma vida em detrimento da outra sabendo que estava abrindo mão de uma pessoa que eu era e de outras que me amavam como eu era. E tudo bem se você escolher entre a vida de Charlemagne ou da Isabella Gabrielle. Eu também tenho uma preferência.. . escolho qualquer vida em que a Hannah tenha a Gabby.

O vínculo entre a Hannah e a Gabby é a certeza de que existem pessoas que sempre nos encontraram, não importando quantas vidas ou ramificações tivermos. Às vezes, o seu destino é partilhar a vida com outrem. Portanto, se existe alguém na sua vida que seja sua alma gêmea ? por definição dois espíritos ou seres imateriais que são um o espelho do outro ?, então, a alma gêmea de Hannah não é o Henry ou o Ethan. Afinal, a Gabby é a única constante que não foi removida da equação universal, os outros dois sim, em algum momento. A Gabby é um ponto absoluto. No multiverso da Marvel, um ponto absoluto é um fato ? ou pessoa, no meu entendimento ? na linha do tempo que não pode ser alterado, não importa as interferências, vai ter que acontecer. Que todos nós possamos, em todas as vidas, encontrar a Gabby da sua Hannah.

Por vezes, nossa alma gêmea não é nosso parceiro ou parceira, não é um amor romântico, é seu irmão ou sua mãe ou pai ou, no caso da Hannah, sua melhor amiga. É a pessoa que choraria abraçada com você por algo que você nem sabe que magoa ainda, que é seu lar. Ainda não encontrei minha alma gêmea, a minha alma gêmea que me amaria em cada universo em que eu existisse. Pergunto-me, você já encontrou? Em caso de negativa, há uma outra interpretação. Você chegou atrasado ou adiantado, sua alma gêmea ou já existiu ou ainda vai existir, o ponto em questão é que você ou eu não vamos encontrá-la. A cada vez que nascemos ou mudamos de formas ou expressões, podemos ou não ter a sorte de encontrá-la. Sim, essa outra ideia é mais triste, mas se Jenkins nos disse que existem várias ramificações da Hannah e que em todas elas a Hannah encontrou seu destino, talvez nosso destino, em alguma linha do tempo, seja não encontrar nossa alma gêmea. O grande problema é que exista a possibilidade de ser nesta vida. Ou não.

Em outra vida eu posso ser bem diferente. Talvez eu nunca tenha perdido Natany para suicídio, talvez eu nunca tenha me apaixonado por Fernanda, talvez eu nunca tenha escrito uma resenha e seja um aluno de exatas, talvez não esteja terminando Administração, talvez já tenha conhecido o amor da minha vida, talvez eu já tenha morrido, talvez eu seja lindo e tenha um corpo ideal, talvez eu nunca tenha duvidado da minha capacidade, talvez eu tenha dado um beijo de amor verdadeiro, talvez eu queira ter filhos, talvez Eduarda seja a minha Gabby, talvez eu não seja leitor, talvez.. . Em outras vidas, eu posso ser tantas reticências, mas nesta vida eu aceito minha versão. E não há nada nesta vida que eu mudaria, absolutamente nada.

Jesse tem razão. O meu coração se parte por cada versão de mim que não leu este livro.

"Tenho medo de nunca fazer nada significativo da vida."

"A vida é longa é repleta de um número infinito de decisões. Preciso acreditar que as pequenas escolhas não importam, que vou acabar onde tenho de acabar independentemente do que fizer."

"Por experiência própria, posso te dizer que se sair por aí tentando descobrir o que na vida é justo, ou se você merece ou não determinada coisa, vai se embrenhar por um caminho difícil de sair."

"A ironia não me passa despercebida. As flores foram cortadas. Pela sua própria definição, estão morrendo."

"A diferença entre a vida e a morte pode ser tão simples e desconfortavelmente pequena quanto um passo dado em qualquer uma das duas direções."

"É meio absurdo, não é mesmo? Como nos agarramos a fatos e a consequências para nos culparmos ou nos desculparmos?"

"Mas, às vezes, precisamos demonstrar o que sentimos. Às vezes, por mais que tentemos lutar contra nossos sentimentos, eles se revelam em nossos olhos apáticos, nos lábios virados para baixo, no tremor da nossa voz, no nó que se forma em nossa garganta."

"Corações são iguais a pernas, eu acho. Eles se curam."

"Eu até diria que suas ações quando apaixonado não são uma exceção a quem você é. Elas são, na verdade, a própria definição de quem se é."

"Destino ou não, nossas vidas continuam sendo o resultado das nossas escolhas."

"Só é possível perdoar-se pelos erros que você cometeu no passado se tivermos consciência de que nunca mais os cometeremos."
Cláudia 09/10/2023minha estante
Que resenha mais linda ari, sou grata em poder dizer que já encontrei minha gabby, talvez seja por isso que as relações de amizade sempre me cativam e emocionam mais do que as amorosas nas histórias que leio, por fim quero dizer que meu coração se parte por cada versão de mim que não te encontrou no skoob ?

arilopes 09/10/2023minha estante
car4lh0 você não tinha o direito de dizer isso, cara do céuuu o que eu digo agora? obrigado? kkkkkkkkk sou tão grato por ter pessoas que dão sentido ao fato de eu escrever ? quando terminei essa resenha não achei que ela estava boa o suficiente e ainda não acho! ? e a valorização disso me deixa bem. sou um pouco mais feliz por comentários assim! ?

que sorte da sua Gabby ter você por perto! os laços de amizade são tão mais aprofundados nos livros e emocionantes. são a prova que almas gêmeas não precisam ser apenas românticas!

isa! 09/10/2023minha estante
que resenha linda, ari!!! eu sou apaixonada por livros que abordam amizade, como se eles fossem capazes de mobilizar aquela pequena parte de mim, que um dia acreditou que não teria amigos o bastante para se sentir completa.

não sei como estaria em outras vidas, sabia? nem consigo pensar nessa questão, porque apesar da vida ter seus defeitos, eu gosto dela. e gosto do que encontrei nela nesse momento. e gosto ainda mais que tenha te conhecido nessa vida, para que possa ler uma boa resenha de vez em quando e acreditar que, sim, ainda existem pessoas que possuem uma sensibilidade dentro de si. ainda bem que estou nessa vida aqui!

arilopes 09/10/2023minha estante
"capazes de mobilizar aquela pequena parte de mim, que um dia acreditou que não teria amigos o bastante para se sentir completa", achei isso bonito. nossa criança interna ainda chora a noite por sentimentos que precisam ser preenchidos.

ainda bem que, nesta vida, a gente encontra pessoas como você. que nos fazem ver beleza na banalidade das palavras. é bom ter você nesse momento. ?

Julia3920 17/02/2024

Em outra vida talvez?
É um livro muito bom, mas demorou bastante para eu me prender no livro. Não achei que a Hanna e o Henry tiveram muita química( só minha opinião). E teve uma ação do Eliot que eu não gostei muito, porém no final continuei gostando dele. Mais o livro é bom e vale a pena ler