O misterioso caso de Styles

Agatha Christie

Resenhas - O Misterioso Caso de Styles

Fernanda631 31/07/2023

O Misterioso Caso de Styles
O Misterioso Caso de Styles foi escrito por Agatha Christie e publicado em outubro de 1920.
Publicada em 1920, O Misterioso Caso de Styles não só é a obra de estreia daquela que se tornaria a autora mais traduzida do mundo, como também ajudaria a solidificar as características-base do suspense policial.
Necessário reforçar, também, que é neste livro que nasce o detetive Hercule Poirot e onde boa parte de sua metodologia é assentada, incluindo a forma narrativa, a partir do capitão Hastings, e o estilo para revelar o vilão em meio a um grupo de suspeitos.
A história tem início quando o capitão Arthur Hastings aceita passar algumas semanas na casa da família de seu amigo de infância, John Cavendish. Hastings se anima muito com a ideia pois não vê se amigo a muitos anos e aquela seria uma oportunidade perfeita de relaxar. E assim, pergunta para o amigo sobre sua vida desde que os dois se distanciaram.
Mr. Hastings então descobre que John tem uma madrasta, a Mrs. Emily Inglethorp, e ela é detentora de toda a fortuna da família desde a morte de seu marido (e pai de John), o amigo de Hastings garante que a mulher é muito generosa e nunca deixa nenhum dos membros da família ou agregados passar por quaisquer necessidades.
Ao chamar no casarão, entretanto, o jovem nota uma tensão no ar, isso porque Emily Inglethorp está casada com um homem de passado extremamente duvidoso, muitos dos membros da casa (incluindo a criadagem) acredita que Alfred Inglethorp só se casou com Emily por conta do dinheiro, mas poucos tem coragem para dizer isso a matriarca.
Tudo parece chegar ao seu ápice quando Emily é encontrada em pura agonia em seu quarto, convulsionando! Devido ao forte barulho causado pela mulher, todos vão ao seu quarto e presenciam os últimos instantes de Mrs. Emily Inglethorp. Entre suas últimas palavras são enunciadas o nome de seu atual marido, Alfred.
Todos ficam extremamente chocados com a morte repentina da mulher, a polícia é chamada, no entanto Arthur Hastings tem uma ideia melhor. O homem é amigo do notório detetive Hercule Poirot, que, por enorme coincidência, estava hospedado em uma casa próxima a da família Cavendish! Arthur não hesita em chamar o detetive para guiar uma investigação, afinal, quem teria matado Mrs. Emily Inglethorp?
A trama é narrada pelo capitão Hastings que está de visita na casa de campo em Styles quando a tragédia aconteceu. Após a morte da matriarca, Mrs. Inglethorp, por suspeita de envenamento, Hasting convidou seu amigo e detetive belga, Hercule Poirot, para ajudar na investigação do caso. Envolvidos na cena do crime estão: Mr. Inglethorp, esposo da vítima; John e Lawrence, enteados da vítima; Mary, esposa de John; Dr. Baurestein, médico da família; Hastings, Cynthia Murdoch e Evelyn Howard, amigos da família; Dorcas, a governanta; entre outros empregados da casa.
Apesar de poucos suspeitos é muito difícil conseguir ter certeza de quem é o possível assassino.
A personalidade exuberante e metódica de Poirot associada às tentativas de auxílio do Hastings deixa a história muito interessante com um toque irônico.
O modo como a Agatha dá importância a todos as personagens em momentos oportunos, fazendo o leitor suspeitar de cada um por motivos diferentes, aguça demais a nossa curiosidade.
A trama de O Misterioso Caso de Styles é simples e intrincada, e traz aquilo que pessoalmente eu mais amo numa história de suspense: uma morte ou mistério inexplicável; diversos suspeitos, todos com bons motivos para cometer o ato criminoso; algumas tramas paralelas que podem ou não influenciar no desfecho; e um final recheado de reviravoltas e surpresas conduzindo ao culpado mais improvável. Confesso, sou fã desse modelo tradicional de suspense e uma devota de Sherlock Holmes e sua metodologia. Logo, Hercule Poirot obviamente não teria como não me seduzir.
Interessante perceber que mesmo para uma obra de estreia, Agatha Christie já apresenta neste livro diversas características de um livro maduro. A história é bem arquitetada e traz uma sequência de reviravoltas, incluindo a revelação do criminoso, que surpreendem.
Adivinhar o nome do culpado pode até ser fácil para leitores mais atentos, contudo conseguir descobrir isso a partir de pistas deixadas ao acaso pelos capítulos, e conseguir formular uma explicação, exige boas doses de raciocínio e atenção. E a melhor parte é acompanhar, sentados na sala de estar, o monólogo de Poirot esfregando em nossa cara tudo aquilo que deixamos passar despercebido.
História como a de Styles são interessantes para aguçar nosso raciocínio. Como nas dezenas de livros similares, há uma infinidade de pistas e possibilidades e os diálogos mais improváveis ou fúteis podem ser os mais decisivos na elucidação do caso.
Como não poderia deixar de ser, todo grande suspense é construído também em cima de um grande protagonista. Neste caso, Hercule Poirot, estreando, já conquista o leitor de cara. Ele é uma figura curiosa, que gera algumas situações bem-humoradas e que ao longo da história vai guardando tudo que sabe para si, deixando muito pouco no ar.
Seu auxiliar, o capitão Hastings, narrador da história, tem participação mediana. Ao mesmo tempo que conduz Poirot para a investigação e acompanha boa parte dela, também é deixado no escuro e se vê tão surpreendido com a revelação quanto os presentes.

gabriele335 29/07/2023

C4RALH0 o tanto q esse livro me prendeu e me chocou eh absurdo. a história eh muito bem construida, detalhada e nao deixa absolutamente NENHUMA ponta solta pq a agatha eh genial em tudo q se propõe. devorei ele em duas sentada de tao bom q eh

helô 24/07/2023

A gata triste
Primeira vez lendo Agatha Christie sendo o primeiro livro que ela escreveu.
O Misterioso Caso de Styles, trás o primeiro caso de Hércule Poirot, o detetive que aparece em vários livros da autora. Conta a narrativa dk envenenamento da senhora dona da mansão styles, onde morava junto de seu recém-marido, filhos e cunhadas. A história é narrada personagem amigo da família e de Poirot.
Nunca havia lido livro de detetive antes, gostei desse ter sido o primeiro.
Experiência muito boa, embora tenha ficado perdida no final.
Poirot é cativante!!!

Sarah 23/07/2023

Por isso ela vende tantos livros
Comecei a ler o Misterioso caso de Styles com bastante expectativa, e confesso que todas foram muito bem atendidas. A trama nos envolve desde o início, e apresenta os personagens de forma muito bem articulada com características marcantes que ajudam a lembrar quem é quem, além disso, a autora é muito bem sucedida em enganar totalmente o telespectador. Ao longo da história acompanhamos a narrativa recebendo exatamente as mesmas informações que o detetive, e sabendo exatamente tudo o que ele sabe sobre aquele caso, e ainda assim, não conseguimos chegar às conclusões exatas. Até o último minuto eu acreditava solenemente em minha teoria, até vê-la se desfazer nas últimas páginas do livro com a excelente reviravolta. Estava bem na minha cara o tempo todo e por parecer tão óbvio, preferi buscar as respostas mirabolantes que no fim das contas estavam totalmente erradas.
Fiquei presa do início ao fim e li até com certa calma pra não perder nenhum detalhe, voltando sempre nas partes que eu julgava mais importantes.
Agatha conseguiu me conquistar, e apesar de ser o primeiro livro desse gênero que leio, não vejo a hora de mergulhar em outro dos seus mistérios!

Rosana.Montenegro 18/07/2023

O Misterioso Caso de Styles
Primeiro livro de Agatha Christie, 1° aparição de Hercule Poirot!
A dona da mansão de Styles morre de madrugada, com as portas do quarto fechadas por dentro.
Mas o que parece ser uma morte natural, torna-se um assassinato, e Hercule Poirot com a sua sagacidade precisa encontrar o assassino

Gabs 17/07/2023

Fui curiosa ler o primeiro livro escrito por Agatha, aquele que abriu as portas para tanta coisa boa que ela escreveu.
Confesso que Poirot não me agradou tanto nessa obra, me senti incômoda, mas no fim a querida deu um jeito (ela sempre dava).
Superado meu estranhamento inicial e a enrolação da metade do livro, ele é bem legal e conta com uma série grande de suspeitos. Vale a leitura

Loh 15/07/2023

O óbvio é realmente o óbvio!
Dica para esse livro: se está óbvio pra você que é esse o assassino, é esse o assassino.
Passei o livro todo arranjando desculpas para que não fosse aquele lá e aquela lá e no final, eram eles.
O misterioso caso de styles é realmente misterioso e engraçado, poirot parece ter encarnado num velhinho de demasiada energia para mistérios e foi muito engraçado de ler, o hastings quase matando o poirot querendo ser informado sobre os avanços do caso e afins. Mas em suma, o caso de uma senhora rica que morre envenenada em sua própria cama em determinada noite aleatória, ela não têm filhos próprios e sim, dois enteados, duas morando com ela por ela ser boa para estes, um marido de um casamento recente? quem foi? Loucuras e afins, apostas?

vexper_1 15/07/2023

Gostei bastante. Achei que seria fácil descobrir o assassino e que a verdade estava totalmente explícita desde o começo. Engano meu. Tentei, que tentei acompanhar com as pistas e solucionar o caso, mas não consegui superar a sagacidade de Poirot. Primeiro livro da Agatha que li e acho que já peguei seus jeitos para que no próximo eu consiga talvez, quem sabe, chegar mais perto de solucionar o caso.

Achei pouco descritivo no começo, mas conforme a leitura isso se mostrou como uma forma de transição, expondo o ritmo rápido da história, com o qual tive que me acostumar.

E sinceramente, os personagens são ótimoooos. Hastings, um cabeça fechada teimoso, que com o desenvolver da história vai se deixando levar e se apoiando nas ideias mais malucas e (temporariamente) sem nexo de seu amigo. E Poirot, com seu jeito excêntrico, mas um bom coração, ostenta carisma de um jeito único -- ri demais com este

Adorei!

Clara28_82 14/07/2023

O misterioso caso de Styles
O livro é narrado pelo capitão Hastings, que está passando um tempo na mansão,de seu velho amigo, Styles.
O assassinato acontece e todos ficam surpresos, será que foi morte natural? Será que foi envenenamento? quem faria isso? E é isso que o querido Hercule Poirot vai responder.
O livro de fato é muito bom, a narrativa é super tranquila e a ambientação é sensacional. Eu achei os dois últimos capítulos muito confusos, por isso não vai as 5 estrelas.

Anne.Valente 12/07/2023

"Uma teoria genial... Mas o senhor não tem provas?"
Estou agora numa missão de ler todos os livros do Poirot, e que boa abertura foi esse livro! Já conta com as estratégias e maneiras próprias do Poirot em desvender os crimes, sua amizade com o Hastings, um mistério top e até mesmo casais sendo formados. Recomendo!

miriamiria 11/07/2023

Mais ou menos
O que dizer deste livro? O livro é rápido e simples de ler, mas não foi a minha melhor leitura da Agatha Christie... São muitos personagens, e confesso que me confundi às vezes. Eu considero que a resolução do caso é mais interessante do que o mistério em si; li o livro aguardando esse momento. Entretanto, uma coisa me incomodou: Hercule Poirot. Não gosto da figura do "detetive excêntrico"; toda vez que ele aparecia, eu torcia o nariz. Enfim, serviu à experiência.
Bruna 11/07/2023minha estante
Concordo

Erisson6 10/07/2023

Enigma do Quarto Fechado
O primeiro romance policial de Agatha Christie. O início de tudo. A estreia de Hercule Poirot.
Escrito durante a Primeira Guerra Mundial e tendo-a como pano de fundo.

Devemos tudo a Madge (irmã de Agatha Christie) que a desafiou a escrever uma boa história de detetive.

Lia Azambuja 10/07/2023

Adorei, levei um tempinho para conseguir me acostumar com essse tanto de personagem com sobrenome chique, me diverti muito, achei a história muito fechadinha e a narrativa bem ágil, quase acertei o assassino. Estava sentindo muita falta da escrita da Agatha e do Poirot, ela é minha confort autora e não tem como eu não gostar de algo dela.

Sofia 10/07/2023

Enredo bom e leve
No começo,admito que não era um dos meus livros favoritos,mas de repente a história ficou interessante e,quando me dei conta, já estava quase terminando o livro. O livro possui bons personagens,um enredo interessante e um desfecho bom. Devo admitir que esperava mais do final,porém achei bem legal até :)

Víctor Morais 08/07/2023

Isso tá ficando chato...
Eu tô fazendo meu projeto de leituras da Gata Triste, tendo que ler um livro dela por mês. E começando Julho, eu decidi ser o primeiro caso de Poirot, O Misterioso Caso de Styles. A Agatha consegue sem dúvidas alguma, fazer um livro rápido de ser, você pega o ritmo super rápido, e você realmente entra na história.

Porém...o que a Agatha peca aqui. Ela querendo ser ambiciosa, colocou muitos personagens, com pouca personalidade. E quando se tem a personalidade, nós conseguimos ver na cara, quem foi o culpado disso tudo. O vilão praticamente some o livro inteiro, não é relembrado durante a trama, e no fim ele foi caricatamente revelado...

Eu descobri de novo quem foi o vilão, mas não fiquei animado como em Assassinato na Casa do Pastor. Fora outros problemas de narrativa que eu achei pouco explicado. Enfim, de todos os livros lidos da Agatha até agora, esse tá sendo o pior.