O misterioso caso de Styles

Agatha Christie

Resenhas - O Misterioso Caso de Styles

Fabiana 24/01/2024

Genial
Considerando que é o primeiro livro da Agatha e a época em que foi escrito, é genial a maneira que ela encontrou para desvendar mistérios, colocando pistas imperceptíveis por toda a história. Brilhante!

Maíra 22/01/2024

Agatha Christie nunca decepciona, são ótimos os seus livros. Leitura bastante fluida, com tempo da para ler um livro dela por dia. Fiquei igual ao Hastings o livro inteiro, não imaginava que seria esse o assassino.

Manso :) 22/01/2024

O Misterioso Caso ?em? Styles
Essa foi o primeiro livro da Ágatha Christie que eu li.
Gostei bastante do desenvolvimento da história, acho q o intuito dela ao escrever o livro era que os leitores tentassem resolver o caso a partir das pistas q o Poirot nos dava e as análises da cena do crime.
Não vou mentir, o Hattings me representou o livro inteirinho: uma hora ele achava q tinha compreendido oq aconteceu, na outra ele estava perdido sem entender nada.
Gostei bastante da leitura, ansiosa para ler o Assassinato no campo de golf :)

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 21/01/2024

Maravilhoso
O primeiro livro do Poirot, não podia ser melhor , principalmente por ser narrado pelo nosso querido Hastings.

Hastings tira um mês de licença e vai para Styles, uma propriedade em Essex, onde um velho amigo mora.

Mas chegando lá ele tem uma grande surpresa, a senhora Cavendish está casada com um homem muito mais novo do que ela, e o clima por lá está péssimo.

Alguns depois da sua chegada ela acaba morrendo, e é ai que o nosso querido Poirot entra em cena, e faz a sua mágica, pra descobir o que realmente aconteceu naquela fatídica noite.

E claro só ele é capaz de enxergar os pequenos detalhes que são deixados para trás!!

E a revelação do culpado é simplesmente bombástica.

kaiz 21/01/2024

Leitura leve, sem grandes complicações mas que ainda nos deixa intrigado, sem desrespeitar a inteligência do leitor. Achei q ia achar excessivo mas cada plot twist me deixou mais tenso q o anterior. Livro perfeito pra quem quer começar com esse gênero e a autora.

trizisreading 20/01/2024

Romance de estréia de Agatha Christie
"O misterioso caso de Styles", originalmente publicado em 1920, foi o primeiro romance publicado da autora. Sua irmã havia desafiado Agatha a escrever um bom livro, e fruto disso, nasceu essa obra que, embora tenha sido um terreno ainda não explorado pela autora, já nos mostra o grande talento que ela possuía para tanto.

Nesta obra, nos é apresentado o tão famoso detetive Hercule Poirot, chamado pelo seu colega, Sr. Hastings, à mansão de Styles após sua proprietária ser, aparentamente, assassinada.

No que tange ao seu estilo de construção da trama, não é diferente de suas demais obras. Agatha Christie desenvolve a narrativa iniciando pelo detetive que vai ao local do crime e analisa a cena, colhe depoimentos, busca vestígios, etc. No desenrolar da história, vão surgindo novos fatos e fica então, aberto ao leitor, nesse ínterim, buscar através da leitura dos fatos apresentados o seu suspeito. Ao final, com maestria, Poirot nos traz o assassino e a relosução do crime.

As minhas impressões sobre essa obra são duas: a primeira, é que esse livro possui dois capítulos 12, um deles é o original escrito pela autora, mas não publicado, e o outro é o que foi publicado. Ao meu ver, o original é muito mais explicativo e causa um efeito mais agradável, visto que anteriormente, na história, há os momentos de julgamento no tribunal, fazendo total sentido terminar no tribunal e não, conforme publicado, na mansão. Além disso, conhecendo Poirot, achei o capítulo com a explicação na mansão não tão digno do detetive.

O segundo ponto, que é muito positivo, é que contrariamente ao que eu acreditava, essa é uma das melhores tramas da autora. Particularmente, perde apenas para "A noite das bruxas", que é meu favorito.

É um livro excelente e nem por um segundo eu adivinhei o desfecho, o que me leva a pensar que sim, Hercule Poirot até pode ser um gênio, mas ele foi criado por essa mente que é Agatha Christie, que além de 'cometer os crimes', os soluciona com tamanha precisão.

paula1033 20/01/2024

Cinco estrelas!!
Esse foi o primeiro livro que a Agatha Christie escreveu, e apesar de nunca ter tido uma certa educação nesse ramo de livros de mistério, conseguiu escrever um livro incrível logo de primeira.
O final tem uma resolução bem explicada e genial. O livro não é longo, e é envolvente e dinâmico. O carisma do Hastings e o sarcasmo do Poirot dão um ar muito agradável pro livro, hahaha.

Sociedade.LiterAri 20/01/2024

Em O Misterioso Caso de Styles a Agatha Christie vai te fazer de trouxa mais uma vez. Esse é um daqueles mistérios em que o culpado seria o óbvio mas a Agatha faz a gente duvidar se realmente é isso mesmo. Indico muito a leitura, rapidinho de ler e te prende do início ao fim

J.F.Pagotto @biblioteca.eterna 20/01/2024

Não o melhor mas um bom começo
O maior problema da obra é a narrativa , Hastings não é um bom narrador , suas análises são problemáticas, forçam o leitor a ficar no escuro a maior parte da obra e seu modo de pensar é limitado. Poirot também não tem uma boa dinâmica no livro,passa a maior parte da obra longe e os fatos que se desenvolvem a partir do seu pensamento parecem todos jogados para facilitar o enredo.
O enredo tem potencial, o início intriga o leitor, mas se arrata mais que o necessário por conta do narrador.
Enfim, O misterioso caso de Styles nos apresenta o universo de Agatha Cristie de maneira um pouco atrapalhada. Seu maior personagem chega de surpresa e não se desenvolve a ponto de encantar o leitor como acontece em obras posteriores.

Julinha Bennet 20/01/2024

O misterioso caso de Styles
Styles é a mansão no qual algumas pessoas são chamadas para passar um tempo lá, só que também é chamada uma velha rica, e adivinha quem morre... A velha... O detetive Poirot é chamado para investigar o caso "quem a matou?" "Como?" E "por que??" Vai ser um mistério intrigante... Que vc só vai descobrir quem fez tudo isso lendo.

anjucostta 18/01/2024

"A explicação mais simples é sempre a mais provável."
O enredo se desenrola quando Mr. Hastings aceita o convite de John Cavendish para ficar na casa de campo de Styles. A propriedade é controlada por Mrs. Emily Inglethorp, madrasta de John e Laurence, cujo segundo marido, Alfred Inglethorp, levanta suspeitas devido ao seu passado nebuloso. A tensão atinge seu ápice quando Mrs. Emily morre em circunstâncias suspeitas, mencionando o nome de seu marido momentos antes.

"Todo assassino é provavelmente um velho amigo de alguém."

O "Misterioso Caso de Styles" marcou meu primeiro contato com o romance policial e com as obras de Agatha Christie porque mesmo possuindo um livro dela anteriormente, foi o primeiro que completei e, após completar a leitura, posso afirmar que não me arrependo da escolha.

A mente de titânio da Agatha e de Hercule Poirot, junto com os personagens que são tão complexos e intrigantes, me fascinaram completamente. Eu gostei bastante de como a história de todos se desenrolaram e se entrelaçaram, como tudo te deixa com aquela pulga atrás da orelha. O enredo envolvente e o plot twist envolvendo a revelação do assassino foi de cair o queixo!

"A imaginação é boa criada, porém má conselheira."

O mais engraçado é que quando eu achava que estava sabendo de alguma coisa, Hercule Poirot vinha e esfregava na minha cara que eu não sabia era de nada. Infelizmente, terminei a leitura percebendo que sou mais parecida com o Hastings do que eu gostaria de admitir.

Seja lá de onde estiver, Agatha Christie com certeza deve estar rindo da minha cara por ter me feito de trouxa diversas vezes, mas me sinto na obrigação de recomendar esse livro maravilhoso.

Denes1 16/01/2024

QUE HISTÓRIA SENSACIONAL!!! A primeira obra da Ágatha Christie é espetacular, leve, ágil e com um final surpreendente. Sempre gosto de criar as teorias e acertei tudo, menos os assassinos. Kkkk

Thallyta.Diaz 13/01/2024

Incrível
Nada mais nada menos que o primeiro livro onde nosso querido Poirot aparece, e é simplesmente genial.

Ligia.Albuquerque 12/01/2024

Nesse primeiro livro de Agatha. Christie conhecemos o icônico detetive Hercule Poirot, em uma investigação com o que há de clássico na autora, uma trama familiar, um assassinato, vários suspeitos e um final inesperado. Avaliação ?????.