O misterioso caso de Styles

Agatha Christie

Resenhas - O Misterioso Caso de Styles

MdL 18/01/2017

Resenha: O Misterioso Caso de Styles - Agatha Christie
Na Inglaterra, mais especificamente em Essex. Depois do falecimento do marido uma velha viúva herda todo o dinheiro que ele deixou. Ela vive na residência Styles juntamente com seus dois enteados, e a principio parecem ter uma relação harmoniosa. Depois de um tempo Hercule Poirot é convidado por um amigo para passar uma temporada na residência Styles, onde ele precisa resolver um mistério envolvendo a morte de uma senhora mais velha, que tinha acabado de se casar com um homem bem mais novo que ela.
“A imaginação é um ótimo servo e um péssimo mestre. A explicação mais simples é sempre a correta. “
Muitas pistas começam aparecer para o detetive, mas nada parece se encaixar perfeitamente, para achar o verdadeiro assassino desse crime. Mas Hercule Poirot não desiste e vai até o fim para solucionar esse mistério.
“A prova real é normalmente vaga e insatisfatória. Precisa ser examinada… peneirada.”
Agatha Chrisite é uma das melhores autoras de suspense de todos os tempos. O Misterioso Caso de Styles foi o primeiro Romance Policial que ela escreveu, e com certeza está entre os melhores, a história que ela criou faz com que você tente desvendar o assassino antes mesmo do personagem principal; e quando você tem certeza de quem é o suspeito, a autora vai e coloca um personagem que você nunca esperou que seria.
“O instinto é uma coisa maravilhosa. Não se pode explicá-lo nem ignorá-lo. […] Há situações que você tem de confiar em si mesmo.”
Esse livro é sensacional, de todos os livros da Agatha que eu li, esse e o Expresso no Oriente foram os melhores. Os livros dela com certeza são os melhores livros de suspense. O único problema é que eu não posso falar muito sobre ele, pois qualquer coisinha pode ser um spoiler, e afetar o final do livro.

site: http://mdl-magodoslivros.blogspot.com.br/2016/08/resenha-o-misterioso-caso-de-styles.html

Li Caldas 20/01/2017

Muito bom!
Este é o primeiro livro que Agatha Christie escreveu sobre o detetive Hercule Poirot. Achei muito bom!!! Bem parecido com a temática policial investigativa, como nas histórias de Sherlock Holmes (que são as minhas favoritas!). Neste livro somos apresentados ao famoso detetive belga, que tanto agrada aos leitores, e aqui ele trata de investigar e descobrir quem é o assassino da riquíssima proprietária da mansão em Styles. Todos parecem estar envolvidos com o crime... A história é muito envolvente, nos faz até perder o foco em descobrir o assassino, que estava lá na nossa cara desde o início. Recomendo!

Marcelo 11/02/2017

Resenha pelo blog "Uma dose de café e adolescência"
A narrativa se contorna com um clímax de assassinato da dona de uma mansão,Sra.Inglerthorp,que "abriga" milhares de pessoas em sua casa,Como enteados,noras e outras pessoas.Um dia a Sra.Inglerthop aparece morta em sua cama.Quem será o assassino?
Agatha Christie nos leva à pensar que cada personagem tem um motivo concreto para querer assassinar a mulher.Mas,o principal suspeito continua sendo o marido da senhora,que é bem mais novo que ela,e todos desconfiam dele.Ótima história!!!

Jade 10/05/2017

Onde tudo começou
A primeira coisa que me veio à cabeça quando comecei a ler esse livro foi como teria sido difícil escrever/publicar um livro nos anos 20, ainda mais uma MULHER que estava no seu início, ainda "inexperiente", numa época em que o machismo persistia fortemente. Esse livro me fez refletir a importância que Agatha Christie teve e ainda tem ao longo dos anos. Não é atoa que o seu número total de livros vendidos só fica atrás da Bíblia e de Shakespear!

O Misterioso Caso de Styles marca a chegada de Agatha, a chegada que ficará para sempre marcada no mundo da literatura. Um romance policial super interessante que deixará qualquer leitor intrigado, e como é de se esperar, com um final surpreendente. Até porque, nos livros da Agatha, assim como é para Poirot, nada é o que parece ser.

Ana Lúcia 04/06/2017

O misterioso caso de Styles
Este foi o primeiro livro de Agatha Christie que foi escrito depois de ser desafiada por sua irmã a escrever uma trama de suspense policial. Ele já apresenta o seu estilo de uma história de assassinato e suspense, onde todos possuem álibis e todos são suspeitos.
Como trama, temos uma viúva, Emily Inglerthop, rica que se casa novamente com um jovem ambicioso. Emily morre por um suposto “ataque cardíaco, mas, mais tarde, comprovou-se que tinha sido envenenada por estricnina.
Pronto, agora Agatha Christie pode brincar com a escrita: temos o morto e, como a Mansão Styles abrigava várias pessoas, temos um monte de suspeitos e dúvidas. Quem cometeu o crime e por quê? Os enteados? O marido? A nora? Os empregados?
O livro é narrado por Arthur Hastings, que logo depois nos apresenta seu fiel amigo, o grande detetive Hercule Poirot, que por acaso estava hospedado na região e eles se encontram por acaso. Por acaso? Claro que não! Isso sempre acontece com as histórias do nosso querido detetive Belga.
Somos levados, durante a trama, a seguir pistas e suspeitar de um, depois de outro e assim vamos, mudando de suspeitos a cada página lida, até chegar ao final.
Adorei saber que a história tinha um final original que foi criticado pelo editor porque, vida real, um detetive jamais teria tanta liberdade de expor suas ideias daquela maneira em um tribunal. Por isso, a autora mudou para o tradicional final, em que tudo é explicado em uma sala com a convocação de todos os envolvidos. Claro que li os dois finais, mas adorei o original, mesmo sendo considerado impossível de acontecer.
Enfim, um livro maravilhoso. Já demonstrava ali que tinha vindo para ficar.

Luiz Pereira Júnior 11/06/2017

Quem leu um, leu todos...
Que me perdoem os agathachristianos (ou qualquer termo do gênero), mas o título da resenha já é autoexplicativo...

Doug 30/05/2024

Primeiro livro da autora lei.
No começo do livro fiquei muito confuso não estava entendendo nada depois tudo faz sentido. Achei nomes dos personagens de difícil de ler. A investigação no decorrer do livro meio deixou-me dor cabeça. Final achei surpreendente tudo faz sentido na investigação.

RafaelBagre 19/10/2017

Morra Hastings. Morraaaaa!!!!!!!!!!!!
**Sem spoilers**

É inevitável que comparemos livros do mesmo gênero quando estamos lidando com a temática 'detetive'. Sherlock Holmes, Sherlock Holmes, Sherlock Holmes. A sombra dessa grande série de livros me acompanhou antes, durante e depois da leitura de 'O Misterioso Caso de Styles'.

O caso que o livro trata é do estilo crime de quarto fechado. Uma senhora morre misteriosamente no seu quarto, na mansão onde morava com seus enteados e suas noras, seus empregados, uma "sobrinha de consideração quase empregada" (ufa!) e também seu marido, um aparente malandro que só tem interesse na fortuna da presunta. O amigo de um de seus enteados está passando uns dias na mansão de Styles (que coincidência) quando o crime é cometido. Por coincidência (olha ela ai de novo!) ele é aprendiz de detetive e seu "mestre" é um dos maiores detetives da história da Bélgica, o famoso Mr. Hércule Poirot (que ninguém lembra por causa de um tal Sr. Holmes). Coincidentemente (eeeeeeiiiitaaaaa...) ele encontra com Mr. Poirot vadiando numa cidade escondida da Inglaterra justamente na ocasião do crime....são tantas coincidências que até torci para que Poirot fosse o assassino. Obviamente não vou contar a estória do livro e seu desenrolar. Mentira, um spoiler só...Poirot não é o assassino!!!!!!!

Fora uma série de coincidências e deduções dirigidas, o livro de fato não é ruim. A seu favor destaco os personagens (com exceção de um :/ ) e o clima que Christie consegue dar a estória. A seu desfavor está a "espetacular" figura do Sr. Hastings. Quem é Hastings? Eu respondo, Hastings é o "Watson retardado" de Poirot. Dentro do universo de Sherlock Holmes, Watson funciona como os olhos leigos (afinal, ele é médico e não detetive) dos leitores. O Sr. Hastings, ao contrario de Watson, é um detetive amador que durante vários trechos do livro se gaba de sua inteligência, ao mesmo tempo que duvida das atuais capacidade de Poirot, por começar a considerá-lo velho e ultrapassado. Esta premissa poderia ser interessante se fosse bem explorada, mas infelizmente Christie preferiu retratar esse projeto de Watson a um mero retardado convencido. Não vou entrar muito no desenvolvimento de Hastings porque não quero arrebentar meu teclado de raiva.

O livro tem boa ambientação e até chega a ser envolvente na parte final, entretanto peca ao não te dar muitas condições para desvendar o crime junto com a mente de Poirot, e ao colocar um ajudante (me recuso a pronunciar o nome desse senhor novamente) que não saberia desvendar a diferença entre um picolé de morango e a minha vó vestido de vermelho.

Acredito que o monstro da expectativa por iniciar a obra de Agatha Christie pode ter me pegado de jeito (ui) e, talvez, por isso o livro não tenha conseguido me envolver da maneira que outros conseguiram. Já tenho 'O Assassinato no Campo de Golf' na lista para leitura ( e lerei eventualmente) mas creio que prefiro jogar paciência ou jogar Candy Crush na conta roubada da minha esposa antes de começar outro livro de Christie.

Nalí 07/11/2017

O misterioso caso de Styles - Agatha Christie
Resolvi ler todos os livros da Agatha Christie e nada melhor q começar pelo começo.
O misterioso caso de Styles publicado em 1920 é o primeiro livro da Agatha Christie, onde somos apresentados ao detetive Belga que é um "homenzinho extraordinário" Hércules Poirot e seu amigo capitão Arthur Hastings. Narrado em primeira pessoa por Hastings e ambientada em uma enorme casa de campo onde ele fica hospedado. Após sermos apresentados a todos os personagens centrais da trama ocorre um misterioso crime e Hastings sugere que chamem Poirot para investigar.
A Complexidade do enredo é grande e a cada capítulo somos levados a suspeitar de algum personagem, até que no último capítulo temos o mistério desvendado pelo brilhante detetive Poirot. Para um livro de estreia ele é muito bom, apesar da leitura ficar massante e arrastada da metade para o final, ainda assim o final é surpreendente valendo muito a leitura.

site: https://www.instagram.com/livros_sonhos_livres

Marcela.Ribeiro 19/01/2018

Sensacional
Um livro de investigação criminal genial. Recomendo fortemente.

Luciana 20/01/2018

Só Agatha Christie mesmo!
Daqueles livros que você não quer para de ler até descobrir o culpado...Uma trava bem montada, com um enredo rápido e bem feito!!
Vale a leitura!

@ALeituradeHoje 22/01/2018

O Começo de Tudo
O Misterioso Caso de Styles conta com a primeira aparição do famoso detetive Hercule Poirot, criado por Agatha Christie e participante de mais de 30 livros da autora. As características marcantes dele, como o compulsão por ordem, já estão presentes no livro, mas com base nos outros, percebe-se que Christie foi aperfeiçoando Poirot com o passar dos livros.
Assim como o detetive, a autora também nos apresenta seu amigo Hastings, que igualmente aparece em inúmeros romances e acompanha Poirot em suas investigações. Nesta história, que se passa durante a segunda guerra mundial, o detetive está com alguns amigos refugiados da Bélgica, em uma cidadezinha da Inglaterra e é chamado para investigar a morte de uma senhora rica.
O enredo, como nos demais livros de Agatha Christie, trata de um assassinato que é um mistério e precisa de investigação. O ?problema? de ler muitos livros dela é que nos acostumamos com a questão: aquela pessoa que parece ser a culpada, a gente já sabe que não é. Mas mesmo achando que ?sabemos? ela vai e nos surpreende. É justamente essa a grande qualidade da escritora. Fazer-nos achar que sabemos e no fim, não sabíamos de nada. Sim, os mistérios podem ser semelhantes, mas ela consegue nos envolver na história e fazer no nosso cérebro a sequência: a certeza de um determinado personagem ser o culpado; um final inesperado com um encaixar de peças simples; você se perguntando como não percebeu antes;
Enfim, sou suspeita pois sou fã declarada de A.C há muitos anos. Os livros dela me despertam um prazer maravilhoso ao lê-los, e esta primeira aparição de Poirot, me encantou como sempre.

Mr. Jonas 11/02/2018

O Misterioso Caso de Styles

O primeiro e um dos mais famosos mistérios solucionados por Hercule Poirot, o caso Styles começa quando uma aristocrata inglesa morre trancada em seu quarto, vítima de um aparente ataque cardíaco. A coisa ficaria por aí, não fosse a suspeita de envenenamento levantada pelo médico da família. E é nesse clima de tensão que o grande detetive Hercule Poirot começa o seu primeiro grande mistério. E seu fiel escudeiro Hatting ajuda ele a solucionar esse mistério. Uma intrigante obra da grande autora de romances policiais Agatha Christie.

Rique Viola 16/02/2018

O primeiro mergulho no mundo de Agatha Christie
É noite na mansão Styles, tudo indo relativamente bem quando a matriarca da família, referida na narrativa como mrs. Emily, é encontrada trancada e aos prantos em seu quarto, rumo a uma morte iminente. Este é o acontecimento chave em que o livro gira em torno, nos levando a alguns questionamentos, tais como: morte natural ou assassinato? Quem poderia vir a realizar tal ato? De que modo?
Eis que surge Hercule Poirot, protagonista da história e um grande detetive, esperto e inteligente (com algumas obsessões por ordem e métodos), que junto de seu fiel amigo capitão Arthur Hastings (personagem não muito carismático, deve-se mencionar), tentam solucionar o intrigante caso por meio de investigações envolvendo as mais diversas personalidades e possíveis pistas.
Um prato cheio para os apaixonados por Romance Policial, entretanto é interessante notar que a falta de um suspense do meio para o final da história a deixou um tanto arrastada e a desejar, visto que em alguns pontos ficava a impressão da famosa 'enrolação', mas que, exceto por estas observações, é fato que a leitura vale muito a pena.

O primeiro livro de Agatha Christie, rumo aos diversos outros!