Carta a minha filha

Carta a minha filha Maya Angelou

Resenhas - Carta a Minha Filha

Paula 17/02/2021

Eu amo demais a Maya Angelou!
Nesse livro eu me senti em um bate papo com ela, como se ela tivesse me contando histórias e reflexões da vida dela como uma amiga.
Essa mulher tem muito o que ensinar

JAQUELINE.ARGOLO 09/04/2023

Relatos de vida
Nesta obra, Maya Angelou apresenta 28 textos (partes); são relatos/narrativas sobre suas memórias, dúvidas, aprendizados... enfim, sobre sua experiência de vida para todas nós, mulheres e filhas que ela não gerou, mas que em muito considera.

Karol 23/11/2021

Sublime
"Carta à minha filha" reúne pensamentos e lembranças de Maya Angelou. Os temas são variados: homenagens à mãe e à avó, a relação de amor e dor com o sul dos EUA, território racista onde cresceu, a importância e o valor da educação, os amigos. Não é estruturado em forma de cartas, propriamente (com exceção da apresentação, em que ela escreve para todas as mulheres, suas "filhas" porque compartilham das mesmas adversidades no mundo), mas de reflexões soltas.

Lali 04/12/2021

Como é linda essa coragem de se despir de qualquer vaidade e orgulho e compartilhar suas próprias experiências de forma tão crua e poética. Tudo que Maya escreve é um presente, sempre.

Andrea Janaina 25/02/2023

Conselhos
É mais uma das obras da Maya Angelou onde relata várias situações que viveu e a forma como se portou perante algumas situações constrangedoras como a visita em uma casa indiana, como recusar um contrato e até como ler uma frase de um livro mais de seis vezes pode ajudar a acreditar em você e em tudo o que se pode realizar.
São histórias independentes, mas que acabam sendo, também, uma cronologia da vida dessa maravilhosa autora.
É o terceiro livro dela que leio e adoro!
Gosto da escrita, da narrativa e que história de vida!
Recomendo a leitura de todos eles!

Marilia 30/12/2021

Uma leitura agradável
O livro traz escritos esparsos de diferentes momentos da vida dessa autora tão importante.

Embora seja entitulado como carta, não é propriamente uma conversa com o leitor, mas um apanhado de momentos que valeram o registro.

Algumas cartas são muito marcantes, como ?acaso, coincidência ou preces atendidas?, ?em legítima defesa? e ?condolências?.

Uma leitura leve, fácil e rápida.

Ester71 03/01/2022

Fragmentos de toda uma vida, os quais, lidos em conjunto, demonstram o que foi, parte da vida de Maya Angelou.

Rafa 20/02/2023

Não era exatamente o que eu esperava
Neste livro, Maya Angelou faz alguns relatos de momentos da sua longa vida, reproduz alguns de seus poemas e dá sua opinião sobre algumas questões.

A leitura é muito rápida e muito leve, é possível ler o livro todo em um único dia. Mesmo em relatos de momentos de violência, ela conta com leveza e bom humor. Nesta seleção de textos, Maya Angelou leva muito a sério a religião cristã.

Quem for cristão como ela, se inspirará 100% nas suas sugestões, quem não for, como eu, se inspirará em 90%.

Vale a leitura!

Carme 25/01/2022

Leitura leve, mas com reflexões profundas. Dangelou inspirou e ainda inspira mulheres a construir de forma autêntica a própria história.

patricia 01/02/2022

inspirador e cheio de ternura
?eu dei à luz uma criança, um filho, mas tenho milhares de filhas. (?) estou falando com todas vocês. eis aqui minha oferenda.?

é assim que me sinto. como se estivesse ouvindo histórias de uma mentora. maya angelou, grandiosa em cada palavra, consegue passar seus ensinamentos e incentivar reflexões, mantendo a ternura e a simplicidade de uma conversa com suas filhas. uma leitura rápida que é como um afago que toca direto no coração.

Gabriela.Pereira 27/03/2022

Lindo
Amei a escrita da Maya e como ela foi relatando tudo de uma maneira muito intimista, tem uma abordagem diferente da autobiografia dela, nesse ela trata mais de fases da vida dela depois de ela ter sido mãe, tem também algumas poesias muito legais.

Érika 04/04/2022

Coletânea
Uma coletânea de textos curtinhos, entremeados com poemas, sobre temas que a autora considera relevantes para as suas ?filhas?. Alguns textos são bons, outros nem tanto, nenhum eu chamaria de sensacional. Mesmo assim, é uma leitura fluida e bem rápida.

Gislaine 03/05/2022

É o segundo livro de Maya Angelou que eu leio. O primeiro foi ?Eu sei porque o pássaro canta na gaiola?. Me apeguei tanto a Maya e sua escrita. ?Carta a minha filha? só reforçou o lugar que ela tem no meu coração. Dá para ler em um dia e é cheio de ensinamentos valiosos.

Elisa 14/05/2022

Maya é simplesmente magnífica
Após ler "Eu sei porque o pássaro canta na gaiola", me apaixonei por Maya Angelou e ao ler "Carta a minha filha" (nessa edição com tocante prefácio de Conceição Evaristo) me recordei de como a escrita de Maya é singela, forte, apaixonante e todos os adjetivos que se possam atribuir a uma escrita perfeita.

"Você não pode controlar todos os fatos que acontecem em sua vida, mas pode decidir não ser diminuída por eles. Tente ser um arco-íris na vida de alguém"

Obrigada, Maya por ser arco-íris na vida de todos que têm a alegria de ler suas obras.

Anna Julia 06/06/2022

Comecei a ler devagar intencionalmente. Abandonei a leitura por um tempo... e voltei. Realmente é um livro para se ler devagar. Maya Angelou sutilmente me inspirou e ensinou muitas coisas com suas experiências. Aprender através desses relatos foi muito necessário.