Rilla de Ingleside

Rilla de Ingleside L. M. Montgomery
L. M. Montgomery

Resenhas - Rilla de Ingleside (Anne de Green Gables #8)

Ana 29/10/2020

Motivos para ler ou não
E finalmente chegamos ao 8º livro e "talvez" o último livro da série Anne de Green Gables!!!!
Pontos importantes...
1- pule o sumário se você não quiser spoilers, pois esse livro vai ter nomes nos capitulos
2- o livro vai se passar na 1ª Guerra Mundial, então, a Ilha do Príncipe Eduardo vai entrar na Guerra, pois é uma Província Canadense
3- vamos ter a narrativa da filha caçula dos Blyth's... Rilla ou Bertha Marilla
4- vamos ter outro salto no tempo aqui.. +- 6 anos

Rilla é uma adolescente cheia de energia, com seus 15, quase 16 anos ela só quer algumas coisas que outras adolescentes não querem.... se divertir, namorar bastante, e não ir para a faculdade como suas irmãs mais velhas foram, não, ela não quer entrar em uma faculdade, pois segundo ela, ela não saberia o que fazer lá... Nada lhe desperta o interesse... Rilla também não gosta muito de bebês, pois eles dão muito trabalho... Ela quer ser o centro das atenções, por assim dizer...Também detesta o apelido aranha que colocaram nela, além de ser chamada de criança por alguns... Vamos ver que no começo ela se comporta de um jeito infantil para sua idade
Até que em seu 1º baile, dançando com vários garotos e também com Ken Ford (filho do casal do 5º livro) ela vê que seus sonhos estão virando realidade... só que algo trágico acontece....
É declarada a Guerra, sim...Inglaterra (junto com o Canadá), França e Aliados contra Alemanha...
E com isso o povo de Glen St. Mary vai ver seus meninos irem se alistar para a Guerra... Esse é um ponto do livro onde mães, filhas, esposas e irmãs sofrem, pois estão vendo seus parentes indo para o front e não sabem se vão voltar...
Aqui mostra como a cidade vê a Guerra, já dando palpites de duração, de alguns dias ou meses... mas eles jamais pensariam em anos.. e foi o que aconteceu, e a autora descreve isso de um jeito que parece que você está lá, esperando alguma noticia boa do termino dessa Guerra....
Teremos perdas de vidas, na Ilha
vamos ter um pedido de casamento
teremos um beijo de despedida
teremos um filho de Guerra
noticias não muito animadoras
noticias um pouco animadora
teremos poemas
teremos uma prima pessimista
um baile
a partida dos filhos
alguns natais não tão felizes
palavras de fé nesse momento
uma adolescente de imatura para uma mulher independente
vamos sentir a falta de alguns personagens
novos personagens

Esse livro foi 4.5 estrelas porque...
1- faltou a participação do único filho da Anne que quase não apareceu nos livros anteriores, o Shirley
2- a participação da Anne mesmo na idade dela, vi que depois que virou mãe, não vi mais a narração dela... dos sonhos, da imaginação fértil, e de ser criança por algumas horas

Claudia 05/09/2022

Futuro
Nesse livro narra a história da filha mais nova de Anne. Numa época muito difícil de se viver. Nos mostra como o Canadá aparece na primeira guerra mundial e como isso vai afetar a todos em Four Winds e principalmente na família de Anne. Uma história emocionante! Chorei várias vezes de tristeza e alegria. Gostei demais!

Natalia.Cunha 09/12/2021

Muitos aprendizados
Esse livro foi o que eu tinha menos expectativas em relação a todos da série, mas foi disparado o que mais me surpreendeu.
Eu esperava uma história monótoma de uma adolescente com seus problemas cotidianos e paixões, e nunca jamais imaginei que ia aprender tantas coisas com a Rilla.
Ver o seu crescimento e amadurecimento, a conquista de responsabilidades, ter que lidar com o peso da guerra e da distância, e das perdas também, me fez olhar com nova visão para a minha vida e refletir sobre alguns aspectos.

Melissa 04/06/2021

rilla de ingleside ? opinião
Ver a história da filha mais nova de Anne foi diferente e interessante, mas eu gostei. O livro foi meio parado, mas acredito que por ser um livro de época e pela história se passar no meio da guerra, não havia muita emoção, apenas a tristeza e a preocupação da personagem principal, além de acontecimentos que a mudaram, fizeram-na crescer e amadurecer. Bom, muito bom.

Anna 29/11/2020

Amadurecimento
Rilla, a filha caçula de Anne, está estreando sua juventude, bailes, romances, sonhos e alegrias, mas tudo acaba sendo interrompido com a 1ª Guerra Mundial.
Esse livro é surpreendente. Não conseguia parar de ler, e me conectava cada vez mais com os personagens. O foco não é mais a querida Anne, mas ela não deixa de aparecer, encantadora como sempre.
Um livro maduro, que vai além do romance, que mostra que nem mesmo na ficção a vida é só de alegrias. Um livro que me sugou e me fez sentir como se acontecesse comigo. Eu chorei, sorri, senti medo e me emocionei como todos.
É simplesmente perfeito. Eu só queria que não fosse um adeus...

Kaah Vicente 10/09/2020

"Um bom livro se abre com interesse e se fecha com proveito"
Os status de meu livro preferido da série, foram atualizados!
Que LIVRO! Eu amei os anteriores, mas esse, me fez sentir tamanha compaixão pelos personagens, que me senti dentro de Ingleside sofrendo com eles.
Esse é um livro com misto de alegrias e sofrimento, de sorrisos e de lágrimas... Eu ri, mas também chorei muito, se você vai lê-lo agora, prepare seu coração, pois tudo se passa em meio a 1ª Guerra Mundial.
Só quero deixar registrado que, apesar de todos os filhos da Anne serem incríveis, e apesar de eu gostar muito do Jem, o Walter sempre foi o meu preferido S2

Medica Leitora 31/12/2023

Existem bons livros e existem os livros perfeitos, como este
Não tenho palavras pra descrever a perfeição dessa obra???????????? tudo é essencial e perfeito!
Maud se superou completamente & só você lendo pra entender o que estou falando?

Faça um favor a si mesmo e LEIA todos os livros da série ANNE?

Rilla de Ingleside será pra sempre um do meus favoritos da vida!?

Lara 14/08/2021

Rilla-a-Marilla
Em ?Rilla de Ingleside'' acompanhamos a filha mais nova de Anne e Gilbert, Bertha Marilla, carinhosamente conhecida como Rilla. A história se passa durante o período da Primeira Guerra Mundial e é muito interessante ver como ela, mesmo distante geograficamente, impacta a vida dos moradores de Ingleside (que, imagino, representam muito bem as milhares de famílias que viram seus familiares e conhecidos irem lutar na guerra).
Alguns dos personagens que já conhecemos e amamos, como Anne, Gilbert e Susan podem ser vistos em cena, mas o grande destaque, obviamente, é dado à personagem que dá nome ao livro. Rilla começa a história como uma menina mimada, frívola e levemente egoísta de quase 15 anos e termina como uma mulher forte, generosa e resiliente aos 19 anos. É muito lindo acompanhar seu crescimento e seu amadurecimento. No começo, admito que não fui muito com a cara dela, mas Rilla foi me conquistando mais e mais a cada capítulo.
Outra coisa muito legal foi poder ver um pouco mais dos outros filhos de Anne, especialmente Walter. A verdade é que desde de ?Anne de Ingleside? Walter é meu favorito entre todos os 6 filhos de Anne e meu amor por ele só cresceu nesse livro. Sua delicadeza, criatividade e força o tornam muito parecido com sua mãe, e isso pra mim é um enorme elogio.
?Rilla de Ingleside? é um livro mais maduro do que os outros da série, mas que mesmo assim não deixa de ter a leveza e sensibilidade característica dos livros anteriores. Adoro a escrita de Lucy Maud Montgomery e, mesmo depois de 7 livros, não consigo me cansar dela. Até mesmo nas partes tristes (e olhe que eu chorei várias vezes neste livro), Lucy consegue nos dar um pouco de esperança de que dias melhores virão. Foi uma ótima leitura e mal vejo a hora de ler o restante dessa série.

Eduarda_moon 15/06/2021

Rilla de Ingleside
Crescer e amadurecer, enfrentar os desafios com fé e esperança, encarar os golpes que o coração sente diante de perdas ou desilusões, se deparar com a guerra e sentir na pele o que ela pode causar e tirar de alguém, e claro mesmo diante de tudo ainda ter momentos lembráveis e alguns sorrisos...
Temos tudo isso nesse livro, a vida e seus desafios. Somos recebidos por uma garota no auge do seus recém completos 15 anos preocupada com bailes e romances, que nem imaginava o que tinha por vir, "mares tempestuosos espreitavam" os próximos anos de sua vida e de alguma forma ela seria "obrigada" a crescer.
Aqui a gente consegue ver muito sobre amadurecimento de não apenas a caçula da casa, mas todos aqueles rostinhos jovens e divertidos que à um livro atrás brincavam despreocupados no Vale do Arco-íris; Mas obviamente em destaque temos Rilla, que era apenas uma adolescente quando tudo começou, eu senti orgulho dela a cada pagina que passava, de uma garotinha surgiu uma mulher, que tentou a todo custo mesmo desolada e a beira das esperanças que ainda lhe restavam ter coragem e se tornou um pilar para sua família e claro seu "filho de guerra".
Todo cenário sobre a Primeira Guerra foi tão bem detalhado, tive momentos quando a Rilla começou a escrever naquele diário que eu senti que estava lendo Anne Frank mais uma vez, pelo estilo. E já que estamos comparando, nos momentos onde a Rilla corria atrás de algo sem cessar até que fosse conquistado ou quando ela deu uma de casamenteira eu pensei estar lendo sobre minha querida Anne Shirley em vez de sua filha.
Ah e claro não podendo deixar de lado o empoderamento que esse livro trouxe, as mulheres se tornando mais fortes a cada minuto que a guerra se estendia e piorava...
Mas como até nos livros a vida é cruel, e as decisões humanas causam sacrifícios, tivemos perdas, o nosso querido W. Blythe foi um deles, eu realmente senti uma pontada da dor que afligiu Ingleside e me arrancou até lagrimas, afinal aquele garoto ganhou minha atenção e carrinho...
Enfim não estenderei mais por que se possível eu provavelmente contaria o livro todo aqui, detalhe por detalhe de tão esplêndido que ele é más quero que outros leitores tenham a mesma experiência que eu tive o deleite de ter com mais essa obra da Lucy Montgomery.