Rilla de Ingleside

Rilla de Ingleside L. M. Montgomery
L. M. Montgomery

Resenhas - Rilla de Ingleside (Anne de Green Gables #8)

Fabiana 24/12/2020

Livro mais maduro da coleção
Sem dúvidas o livro que nós envolve com várias emoções. Apresentando os filhos da Anne e Gilbert como jovens adultos, se formando e conhecendo o amor, prontos para a vida "normal". Tudo muda quando a Primeira Grande Guerra chega como uma sombra em Ingleside. Anne que sempre teve uma vida tranquila, nunca pensou que esse terror atormentaria a vida de seus filhos, mudando para sempre todos eles. A protagonista é sua filha caçula Bertha Marilla Blythe, que é forçada a crescer rápido demais em tempos de guerra. Rilla se agarra na esperança em tempos de medo e terror.
Fabiana 24/12/2020minha estante
*nos envolve

JaqueFlora 29/12/2021

Dramático e Divertido
Neste livro a narrativa e o foco da história é da Rilla, a filha caçula da Anne e Gilbert. Como sempre na história temos abordados fatos sobre todos os personagens que já conhecemos, afinal é uma sequência. De todos os livros da série este para mim foi o mais dramático e também bem divertido!

Alice Nunes 04/07/2021

Rilla, minha Rilla
Termino a série de 8 livros da Anne satisfeita.
Já acostumada com o ritmo de escrita da autora e também com o fato da Anne perder o protagonismo desde os últimos livros eu considero a coleção boa.
Interessante ver a descrição da vida em Ingleside passando pelos detalhes da primeira guerra mundial.
Ranço de leve da propaganda anticomunista no finzinho mas no geral gostei do final de cada personagem.

freitaskoober 05/06/2021

Como não chorar?
Neste livro os filhos de Anne estão crescidos e ela aparece com menos ênfase mas sua presença é notada da maneira mais linda no decorrer da história.

De todos os seus filhos e,embora o foco aqui esteja em Rilla, Walter é o meu predileto e depois de me emocionar durante a leitura chorei no capítulo 'Então,boa noite'.

É impossível não chorar quando nos deparamos com relatos no contexto da Primeira Guerra Mundial. Eu leio sobre esse tema e é sempre triste mas Lucy trouxe de maneira tão responsável e sensível que sentimos as mesmas emoções das personagens.

Indescritível o quanto de qualidade Lucy Maud entrega em toda a narrativa. Muito emocionante ?

Dany 03/09/2020

Forte e imprescindível!
Que l i v r o! O final de uma longa história de grandes acontecimentos maravilhosos, em contexto forte. Rilla de Ingleside e/ou Rilla-a-Marilla como é chamada, aproximou o leitor mais ainda para a Ingleside, onde não era mais a mesma Ingleside nos livros anteriores. O sofrimento e a dor foram muito presentes nesse livro, os bebês da Sra. Blythe, a minha eterna Anne tiveram os seus futuros escritos de uma forma dolorosa, a guerra chegou neles. Mas como todos os outros o encanto por mais um livro não seria diferente, "Não perderemos a fé" como disse o querido e amado Walter.
Com capítulos fortes, leitura dura mas totalmente imprescindível. Com o encanto e o aprendizado maior mostrando que diante de toda dor existe a esperança, tem que prevalecer a vontade de construir o novo, a aprender sermos felizes por tudo que temos, porque como disse o eterno menino da Casa dos Sonhos, Jem "O trabalho ainda não acabou, ele só começou. O mundo antigo foi destruído, e temos que construir o novo."

Mil estrelas!

evy 24/09/2021

não imaginei que esse livro me emocionaria tanto. é o mais maduro da série e se tornou um dos meus favoritos.
The Lady 2802 24/09/2021minha estante
Eu chorei horrores nesse livro???

Lua 24/09/2021minha estante
Ansiosaa

Beatriz3364 01/11/2021

Rilla-a-Marilla
E enfim cheguei no último livro da saga da Anne! E que aventura esplêndida foi! Amei cada segundo de leitura, cada personagem e foi lindo demais ver o amadurecimento da Rilla! Por mais que a situação seja tão triste!
Não gosto muito de ler sobre a guerra e foi tão triste ler o quanto ela afetou a vida dos Blythes, porque realmente me sinto parte da família!
Gostaria de dar ênfase na Susan, porque depois da Rilla, ela com certeza, foi a protagonista do livro! Engraçada demais!
Estou ansiosa pra continuar com as crônicas de Avonlea e os outros livros da autora!
Super indico a saga toda da Anne!

Mylenarg 18/12/2022

Rilla-a-Marilla ????
E aqui nos despedimos dessa série que tanto me encantou, com certeza ficará guardada em meu coração cada livro!

Este não foi um dos meus favoritos, na verdade nem favoritei.. mas não deixa de ser uma leitura gostosa. Neste livro eu me emocionei bastante, ele tem o foco principal na Rilla, a filha mais nova de Anne e Gilbert, como o próprio título diz, e foi muito bom acompanhá-la. É uma menina super doce, e muito corajosa.

O livro também aborda a primeira guerra mundial, o que se torna uma leitura um pouco deprimente devido aos acontecimentos, principalmente com os filhos da Anne ?
Mas também nos trás muita paz com o personagem Jimes, o filhinho de guerra da Rilla, e também do Segunda-Feira, um cachorro muito fofo e muitoooooo leal!

Enfim, irei sentir falta dos personagens, da escrita, e da viagem gostosa que é viver por alguns minutos de leitura no ambiente lindo em que eles vivem!

Lore 15/06/2021

Estou destruída mas é um dos meus favoritos agora
Esse livro me surpreendeu de muitas maneiras.
1- Rilla: achei que ia ser uma personagem chata, fútil e desnecessária só que não ela cresceu amadureceu e se tornou uma personagem amada;
2-Susan e a guerra: impossível desassociar Susan me ensinou muito sobre Guerra e pensamentos positivos;
3-Dor: perdi um dos meus personagens favoritos e doeu muito, a guerra em si foi triste;
4- Críticas sociais: caramba esse livro tem um nível de empoderamento e forna enormes.
Enfim se tornou uns dos meus favoritos da série ??

Fernanda.Ferreira 26/09/2020

Simplesmente perfeito!!! Certamente fechar a história com a visão dos filhos, foi muito interessante! E aaaah a pequena Rilla! Que moça incrível se tornou!

Giovana 23/09/2020

Espetacular!
O último livro da série da Anne é simplesmente perfeito! A autora fechou a série com chave de ouro.
Nunca um livro me fez sentir um mix de emoções igual esse livro fez. Senti alegria, tristeza, raiva, medo, fiquei apreensiva... O desenvolvimento dos personagens é algo que a autora trabalhou perfeitamente e a forma como ela retratou a guerra e o medo dos familiares fez como se eu me sentisse parte da família também.

Com certeza esse é o livro mais maduro da série.

Tive um pequeno infarto em determinado momento quando algo muito triste aconteceu com um dos meus personagens favoritos (não quero dar spoilers, mas chorei muito).

E a Rilla? Que menina de ouro! Eu ri muito com o ceceio dela kkk e o jeito fofo com que o Jims, seu filho de guerra, se dirigia a ela ("Willa").

Enfim, amei o livro, a série, os personagens e me apaixonei pela escrita da autora.

Tô muito triste por ter acabado :(

Recomendo muito!

Julia 13/10/2021

Incrível!
Este, com toda a certeza é um dos melhores livros da série e talvez o que mais me deixou emocionada em vários momentos.
A protagonista, como o próprio título já diz, é a Rilla, filha mais nova da Anne e do Gilbert. No início ela é uma menina bastante imatura e consideravelmente fútil, mas que se transforma ao longo dos anos em que ocorreu a primeira guerra mundial.
É incrível acompanhar o amadurecimento da personagem.
É um livro emocionante, e por vezes muito triste por se passar em um período de guerra, ainda assim, é uma leitura que vale a pena e que eu recomendo.
Luucas 13/10/2021minha estante
Ótimo!

carpediembabi 27/03/2021

ESSE LIVRO É PERFEITOOOOOOOOOO. chorei horrores e ainda aprendi um monte. fiquei muito feliz de ter lido a série de anne de green gables que por mais que seja bem diferente da série de televisão e ter uma pegada mais clássica, também é preciosa!