Rilla de Ingleside

Rilla de Ingleside L. M. Montgomery
L. M. Montgomery

Resenhas - Rilla de Ingleside (Anne de Green Gables #8)

Elisangela 01/02/2023

Rilla
A história foca bastante na filha caçula de Anne e nos acontecimentos durante a primeira guerra mundial, com a visão dos personagens sobre os acontecimentos.
Um livro lindo e triste, como geralmente são os livros dessa autora...

nanahh__stay 01/02/2023

Triste...
O livro é bem... Deprimente? Se passa na primeira guerra mundial e é sofrimento até. Acho q foi o pior jeito de terminar uma coleção dessas. Sinceramente, n gostei e estou bem triste por ter acabado a coleção. Foram três anos ?

Luyza14 31/01/2023

Rilla de ingleside
Resenha Rilla de ingleside

Nesse livro vamos acompanhar a Rilla a filha caçula da família blythes e tbm os outros filhos, logo depois de nós se enformar sobre todos e as vidas deles.
Começar a sair um notícia que averia uma guerra, mais não seria qualquer guerra era a primeira guerra mundial.

E com a confirmação da primeira guerra mundial alguns homens precisam se alista....e daí vem vários acontecimentos

Eu ameiii esse livro, um livro bom e manduro como vários pessoas acham. Eu adorei de mais, e ei rir,chorei, me emocionei e é assim que eu me despeço da série Anne ????

Só leia a série anne de green gables vocês não vão se arrepender

Biað 30/01/2023

AAAAAA AMEI GENTE
Eu comecei dia 1 e terminei dia 2 KKKKKKKK,eu amei,achei MUITO FOFINHOOO. Alguns fatos sobre a 1° guerra mundial,me deixaram meio na bad KKK.Minha nota seria 100000000,mas não dá,né? kk

*contém spoiler*:

E o Walter????? Eu já li sabendo disso(sim,peguei spoiler)e o livro todo foi meio triste por isso,mas ok né kkk.
Eu amei o bebê de guerra!!Ele é lindo,só não queria que o pai de,é voltasse,sinceramente kk

juuuliaaaa 28/01/2023

Não tenho nem palavras pra descrever o quanto esse livro foi bom, o amadurecimento da Rilla nesse livro foi incrível

Anne 28/01/2023

rilla-a-marilla
o livro se passa no período da primeira guerra mundial e aborda o sofrimento de uma família (da tão conhecida Anne de Green Gables) que enviou três homens para ela. a protagonista é rilla, filha mais nova de Anne e Gilbert. o livro retrata a trajetória dela e o seu amadurecimento. no início dele, ela é uma garota frívola, fútil e um tanto quanto mimada. já no final ela é uma mulher madura e responsável.

Clara 24/01/2023

O livro mais tocante que eu já li!
Acompanhar a jornada da Anne nos primeiros livros foi simplesmente mágico e acompanhar a jornada da filha caçula dela não poderia ser diferente. Eu senti como se tivesse vivido a vida inteira da Anne ao lado dela ou até no lugar dela. Ver o sofrimentos das personagens durante a Primeira Guerra Mundial foi simplesmente de partir o coração... O medo, as incertezas, as mortes... A Rilla descreve tudo com detalhes e é possível entender o sentimento das famílias na época. Muitas vezes consegui me identificar no que diz respeito ao período da Pandemia do Covid, principalmente quando a Rilla diz que se arrepende de ter já ter reclamado da vida, antes monótona, que mudou completamente com a Guerra, logo, tudo que ela queria eram os dias monótonos de novo. Ela passou a juventude em meio aos caos e muito foi tirado dela, senti o mesmo muitas vezes e foi uma identificação dolorosa, mesmo assim a personagem teve um amadurecimento incrível e a autora retrata o período de forma poética, que ao mesmo tempo que dilacera, também cura e abraça o coração do leitor, muito típico da escrita da Lucy que para mim sempre será a melhor de todas as escritoras!??

Ana 17/01/2023

Rilla de Anne
Enfim o último livro da saga...
Confesso que esse foi o mais que me emocionou. Aquele nó na garganta em cada capítulo lido...

A guerra transforma muito as pessoas, no sentido de sofrimento, de amadurecimento, de se acostumar com a solidão das perdas. E que perda! Chorei muito ao ler sobre a partida do lindo personagem que nos encanta durante toda a vida de Anne.

Gostaria de ter "ouvido" mais os sentimentos de Anne em relação aos acontecimentos, à guerra e ao sofrimento que é propício da vida humana. Susan foi a porta voz de todos os acontecimentos e não desmerecendo seu personagem, queria que tivesse sido Anne a porta voz.

O cachorrinho segunda feira também me arrancou lágrimas... Só quem tem um PET sabe da importância e de todo o sentimento que envolve esses bichinhos. Lealdade, paciência e espera, são adjetivos do cãozinho tão fiel que esperou a volta do seu dono com amor e carinho. Temos muito a aprender com os animais!

Por fim, um trecho que muito me marcou:

"[...] E, se tiver sido em vão, como acontece com muitos sacrifícios, ele ficará devastado porque ainda é pequeno demais para entender que Deus não responde às nossas preces do jeito que esperamos e que tampouco aceita barganhas." p. 304

oieamare 16/01/2023

chorei e não foi pouco! ?
"- você os trocaria, agora, por dois anos repletos de felicidade?
- não - disse Rilla lentamente -, não os trocaria. É esquisito, não acha? foram dois anos péssimos, todavia sinto uma estranha gratidão por eles, como se tivessem me proporcionado algo muito precioso além de toda a dor."

este é simplesmente o melhor livro da saga toda!
a história da Rilla é cheia de amor, amadurecimento e dor. não só pelo contexto da guerra, mas também nas atividades diárias onde Rilla perceber a verdadeira face das pessoas e ela mesma deixa de ser leviana.

diferente dos outros livros, este parece tão escasso em aventuras cotidianas, embora não deixe de lado algumas pérolas preciosas de humor e vergonha alheia.
mas a guerra também levou boa parte dos anos dourados de juventude de cada um e deixou muito aprendizados.

eu me emocionei muito. chorei de dor, alegria e nostalgia. os comentários sobre a condução da guerra foram excepcionais e com eles consegui me situar. mas nada tirou a ansiedade pelo fim da guerra.
Rilla amadureceu e após ler eu sinto que cresci com ela.
as coisas já não são as mesmas e infelizmente não se pode voltar tudo, mas é bom saber que ler os livros passados ainda vai trazer algum conforto.

pelos deuses, Lucy pareceu ouvir as minhas preces kkkkkk
temos bem mais do Gilbert neste livro. ele não é uma figura ausente, mas atual em muitos momentos com Anne e seus filhos.
senti saudades do início e também um pouco de vontade de vê-lo na série novamente, embora eu saiba que muitos acontecimentos serão diferentes.

de capa a capa é uma história perfeita que retrata o cotidiano e a longa espera daqueles que apesar da guerra tiveram que "continuar" com suas vidas, buscando a mesma coragem dos que lutavam no front enquanto travavam suas próprias batalhas pessoais em casa.
é o meu favorito e desbancou Anne e a casa dos sonhos. nunca achei que isso fosse ser possível!

MykaaMoon 15/01/2023

Conforto
Existem vários tipos de despedidas. E me despedir da coleção da Anne é uma das mais dolorosas e confortante ao mesmo tempo.

Esse foi um dos livros que eu mais amei da coleção. A Rilla é muito diferente da Anne. O amadurecimento dela teve que ser "acelerado" por conta da guerra.

A guerra que é tão difícil por si só pelo peso da palavra. O sofrimentos dos que foram e dos que ficam. Os que esperam e os que lêem sobre.

É um misto de sentimentos; luto, felicidade nas pequenas conquistas, angústia, amadurecimento, lágrimas e gargalhadas com coisas bobas.

Rilla-a-Marilla me conquistou, eu não a tinha como uma das minhas preferidas, pq ela era muito nova no livro anterior. Mas depois desse volume que eu pude acompanhar a trajetória dela e os pensamentos que apesar de não tão imaginamos, eram bem sentimentais.

Livro maravilhoso e só senti falta de uma coisa que deixou a desejar em questão de explicação.

Eu indico com todas as minhas forças para todos aqueles que amam se aventurar, de uma forma leve e bucólica.

Nívea 15/01/2023

Rilla de Ingleside
Esse livro se tornou o meu favorito da coleção de Anne.

A trama sobre a guerra e sobre o amadurecimento da Rilla me cativou muito.

Não vou mentir, eu chorei, chorei muiiiito. Esse livro me deu um misto de sentimentos e depois que o terminei eu ainda não consegui superar ele.

Quando lemos ou estudamos sobre as Guerras nunca saberemos como foi, como aquelas pessoas se sentiram. Rilla de Ingleside trouxe isso pra mim eu senti o desespero das pessoas sobre a Primeira Guerra Mundial, eu senti o medo, a tristeza e alegria após o fim da Guerra.

Eu simplesmente amei o livro e indico muito (acredito que esse livro deveria ser um paradidático, porque ele é necessário)