A canção de Aquiles

A canção de Aquiles Madeline Miller

Resenhas - A canção de Aquiles: Uma releitura da Ilíada, em que a glória de um semideus encontra o amor de um príncipe.

Tassi 24/04/2024

AAaaaaaa
Gente o que falar hein, que história triste e linda ao mesmo tempo, eu gostei muito da escrita da Madeleine, gosto de como ela trata a mitologia como uma parte da história que é importante mas não mais que a parte humana, que os sentimentos e ações tomadas pelos personagens. Esse livro me pegou muito por ter abertamente não um relacionamento homoafetivo mas sim um amor, achei muito delicado como a autora fez isso e fiquei feliz em ler. Novamente não entendi o bafafá que gerou o livro, pra mim foi uma leitura muito satisfatória, indico super pra quem gosta de livros com temáticas mitológicas.

Eu_do_Cardan 23/04/2024

A canção de Aquiles
Um livro incrível!
Levei vinte dias pra ler... Me cativou um pouquinho no começo, mas depois foi ficando ruim... Mas o final foi um soco na boca do estômago. Pense numa tristeza!
Fiquei mal por alguns personagens, sabe? O pai dele que ficou sozinho... A mãe dele no finalzinho também... E outros.?

Quando eu li isso, me quebrou:

"AQUILES ? está escrito. E ao lado, PÁ TROCLO.
? Vá ? diz Tétis. ? Ele o espera."

E depois isso:

"Duas sombras se aproximam em meio à treva densa e eterna. Suas mãos se encontram e a luz jorra num dilúvio como se fossem centenas de urnas entornadas do céu."

Hanns 21/04/2024

Acima de tudo amor
Esse livro tem uma importância maior do que ser um romance ou só uma releitura.
Quando estudamos a mitologia vemos a complexidade que os gregos descreveram cada um dos seus deuses, mas o que esquecemos é que quando estudamos o desenvolvimento social da Grécia também estamos falando de pessoas, de sentimentos e da complexidade destes seres humanos. Esse é o cerne dessa história, com toda a grandiosidade profetizada que reservava a Aquiles o que ele mais quer é a experiência que está reservada a todos nós, viver um amor.
Pátroclo mesmo sem experienciar amor antes por outros foi capaz de mostrar a Aquiles o que isso significava, pelo tempo que puderam o semi-deus foi capaz de sentir e essa é a beleza do livro.
Mesmo sabendo o final, torci tanto para que fosse possível mudar, mas fico feliz como a autora foi capaz de finalizar de forma tão bonita.

itstay 15/04/2024

"Cite um herói que tenha sido feliz."
Acho que senti de tudo e mais um pouco lendo esse livro, é até difícil de descrever as emoções que senti a cada página e a cada capítulo.

Você percebe a mudança de Aquiles e Pátroclo conforme eles crescem, no começo meninos inocentes que só pensavam em brincar e que tinham uma amizade linda, no meio dois jovens descobrindo coisas sobre o mundo e descobrindo seus sentimentos um pelo outro e que dai em diante vão crescendo, ainda juntos, se deparando com os conflitos da guerra.

Aquiles se perdeu nessa necessidade em querer seguir o seu destino em busca de fama e glória e mesmo assim Pátroclo não saiu do seu lado, mesmo percebendo que ele já não era o mesmo jovem iluminado e doce. Essa mudança dele me pegou muito e deu pra sentir até uma tristeza por vê-lo assim, me apeguei muito fácil nos dois.

A paixão de Pátroclo por Aquiles é uma das coisas mais lindas que já li, é um sentimento puro e que quando ele finalmente perceber o que sempre esteve ali, sente até um alívio.

O livro todo é muito bem escrito e engatei muito fácil na leitura, não deu vontade se parar de ler nem por um minuto. Amei cada página, cada frase e cada capítulo.

Confesso que chorei muito com o final e devo dizer que foi tão bem escrito que deu pra sentir o que eles estavam sentindo, acho até que vou precisar de terapia kkkkkkk.

É um livro que eu com toda certeza vou ler de novo e que recomendaria para muitas pessoas, vou levar ele no meu coração.

Tali 14/04/2024

A canção de Aquiles (Madeline Miller)
Eu te reconheceria na mais completa escuridão
Se você fosse mudo e eu surdo
Eu te reconheceria em outras vidas
Em outros tempos,
Em outros corpos
E eu te amaria em cada uma delas
Até que a última estrela queimasse em esquecimento.

Sophia1833 12/04/2024

?????
Esse livro me destruiu de um jeito... não aguento mais soluçar. As últimas páginas me fizeram ficar tão emotiva que eu nem consigo descrever a minha tristeza.
Aquiles e Pátroclo são o meu Roman Empire a partir de agora.

"Eu sou feito de memórias"...

Nota final: PIRRO EU TE ODEIO TANTO MAS TANTO MAS TANTO.........

Adriel 05/04/2024

Calibração de expectativas
Comecei a ler pensando se tratar de uma romance mas na verdade é como se fosse a biografia de Pátroclo e Aquiles. Isso não é ruim, apenas minha expectativa estava errada. Acompanhamos na leitura a vida desses dois príncipes, de crianças até sua idade adulta e morte. Mesmo já sendo sabido o final, uma vez que o livro de baseia textos clássicos gregos, não deixei se me emocionar com a dor de Aquiles. A leitura toda pensei no quanto Pátroclo se diminui e na verdade, acho que ele deveria ter sido muito bonito e habilidoso como Aquilas, não com habilidades de guerra mas com outras, com certeza.

Maria 27/03/2024

Perfeito
O livro é bem escrito e fluído. Tem amor, orgulho, guerra, medo, cheio de sentimentos. O final foi bem surpreendente e me quebrou.

?É de lembranças que sou feito.?

Loiza 24/03/2024

Muito surpresa com a leitura... Mesmo já conhecendo a história de Aquiles e o seu desfecho, gostei bastante da releitura.

Fernanda1506 24/03/2024

Sensacional
Esse livro merece toda fama que tem. Que leitura incrível. Eu conhecia pouco da história de Aquiles, mas foi muito prazeroso conhecê-la nesta leitura. Livro belamente escrito fantástico

Guilherme 24/03/2024minha estante
Chorei horrores no final

Ana 05/03/2024

Eu tô muito triste com esse livro por eu queria ter gostado, eu queria muito ter gostado. Mas a cada página eu só pensava "Tétis é uma mocreia, Aquiles é um mimadinho, Pátocrolo um pamonha" e eu não tinha interesse nenhum em continuar lendo sabendo como ia saber o final.

A história e a narrativa não me envolveram. E eu nem sei porque me obriguei a continuar lendo.

Mas tá lido. E tá desgastado. É isto.

marina1 02/03/2024

Você foi Aquiles e eu na areia
Não sei nem como começar isso aqui. Sei que era uma releitura da Ilíada, que envolvia Aquiles, e que possivelmente tinha um romance, mas num contexto geral, fui pega de surpresa em quase tudo.

Desde o início, você sente pena do Pátroclo, e acha o Aquiles muito sabichão. Mas ver a construção dos dois, e ver as coisas que eles passaram juntos, mesmo sendo novinhos, me pegou demais.
Senti que o livro deu uma desacelerada quando eles estavam chegando em Tróia, mas me manti presa o livro inteiro.

TUDO move você, o jeito bondoso, e talvez até um pouco demais do Pátroclo, o jeito mais natural do Aquiles, e vê-los juntos, apesar dos pesares (k), você se apaixona junto. Além disso, o ódio pela Tétis (me irritou muito, que ódio dessa fubanga) e um certo carinho pelo Peleu.
Não vou mentir, mas o final me pegou sim, eu estava esperando outra coisa. O Pirra me irritou muito, ele queria destruir tudo que o Aquiles ia contra, e ainda não aceitava o Pátroclo. Tantas nuances, tantas frases, tantas memórias. Não vi nenhum ponto negativo no livro, apenas positivos. No fim me peguei quase matando o Aquiles, mas é o jeitinho dele....

"Conjuro o menino que conheço. Aquiles sorrindo enquanto os figos saltam em suas mãos. Seus olhos verdes abismados nos meus. Pegue, diz ele. Aquiles recortado contra o céu, pendurado num galho sobre o rio. A espessa tepidez de seu hálito adormecido contra minha orelha. Se você for, eu irei também. Meus receios esquecidos no porto dourado de seus braços."

warpechowski 25/02/2024

Perfeito não é a palavra certa pra descrever...
Simplesmente um livro esplêndido, maravilhoso, magnífico e um tanto(muito) melancólico. Não consigo expressar com palavras o que senti lendo esse livro, só consigo dizer que necessito de terapia, porquê após ler isso minha vida ficou diferente(sendo exagerada? Talvez sim ou talvez...). Um amor impossível de acontecer, mas que aconteceu sem explicações.Assim como acabou sem explicações.
Gostaria que todos pudessem ler pra entender o porquê desse livro ser tão popular.