O Império de Ouro

O Império de Ouro S.A. Chakraborty

Resenhas - O império de ouro

Henrique.Zara 03/01/2023

O volume final
Neste último livro da trilogia, Ali, Nahri e Dará precisam lidar com as consequências de suas ações, ao mesmo tempo que tentam fazer o melhor pelo seus povos.

dont 10/08/2023

Ok o livro nao é ruim a trilogia é interessante achei bem inteligente e tal maaas é um saco. eu queria mto amar mas p mim n deu.
n gostei mto da escrita. é tanto ser da agua do ar da terra e tanto  nome  q  nem se minha memoria fosse tao boa eu conseguiria lembrar. e achei q enrolou mto pra explicar as coisas e quando explica fica mais confuso... pra mim foi  cansativo. uma tortura terminar essa trilogia.  eu deveria ter feito anotaçoes mas tava tão cansada desse universo q só queria acabar logo e nao me importei pq n consegui me apegar a nenhum dos personagens mas nesse livro ate q senti q conhecia um pouco eles mas nao foi o bastante.
achei o romance fraco preferia q nem tivesse existido romance nesse livro se fosse pra ser tao sem graça e com alguem totalmente sem sal.
é mta coisa muito detalhe é ifrit, daeva, djinn, nahid, shafit  marid e sei la mais o q que nossa n aguentava mais. as tribos de djinns... mds penso que entendi quase nada disso.
eu ja gostei de livros bem questionaveis sabe mas que mereceu 5 estrelas por me encher de emocao e pelo fato de eu me conectar com o universo com os personagens e acho q isso foi o pior desse livro. eu n dava a minima pra NENHUM deles.
mas apesar de todo meu desgosto eu sinto q uma serie ou filme seria mto bacana.  acho q curtiria bem mais

Mylena.Barboza 18/04/2022

Não poderia ser nada senão 5 estrelas
Terminar Reino de Cobre foi relativamente demorado, mas Império de Ouro eu devorei. Aqui as tensões políticas e familiares estão no ápice, reviravoltas incríveis e ao mesmo tempo tristes no destino de muitos personagens. A guerra é uma realidade e eu esperava TUDO, mas me emocionar da forma que me emocionei? Não estava nos planos. Que série, meus amigos! Existem alguns pontos que não são tão bem explicados assim relacionados ao aspecto mágico da história, mas que não comprometeram a experiência maravilhosa que foi ler essa série. Foi tudo tão incrível pra mim, que o romance (algo que curto muito em fantasias) quase inexistente, não me incomodou.
Enfim, termino a leitura já com saudade pq não é todo dia que temos o sabor de ler algo tão bom!

Nat.. 01/10/2023

Absolutamente incrível
Nossa como eu amo essa trilogia, não sei nem o que falar
A construção desse universo foi incrível, o Egito e a cultura que a autora usou foi tudo.
No começo do primeiro livro foi difícil pegar o tranco, são muitas informações do universo e muitos nomes diferentes, mas depois que você pega o ritmo... Nossa incrível.

Agora esse último livro destruiu completamente meu coração, quando tu acha que tá ruim a coisa piora.

A autora soube conduzir muito bem a história, não tinha um momento chato, eu amo narração em terceira pessoa (quando bem feita) fora que capítulos alternados foi muito bom.

Sofri pelos três e amei os três.

Gii 28/08/2023

Um bom fechamento
Terminei essa trilogia e fiquei muito dividida entre dar para esse livro 3.5 ou 4.0. Escolhi dar 4 justamente porque acredito que as coisas que ocorreram e que não foram muito do meu agrado eram válidas.
A história é fascinante e viciante. Hostei muito de acompanhar esses personagens (Ali é dono do meu coração todinho).
Algo que eu acho de diferente nessa trilogia, é que muitas vezes acontecia coisas que eu não esperava, a história tomando meios diferentes ao seu decorrer.
Entretanto, recomendo mt os livros e acho muito interessante esse universo.

Luan 21/11/2022

Uma trilogia de qualidade com um desfecho satisfatório
Muitas trilogias ou séries chegam ao fim com altos e baixos. Nem todas conseguem manter uma linearidade de qualidade. Mas com a trilogia Daevabad isso não aconteceu. Embora tenha tido seus problemas, a história começou, continuou e chegou ao fim de um jeito uniforme, sempre mantendo a qualidade mais para cima do que médio ou baixo. Com isso, e pelo bom desenvolvimento, ela se tornou uma das minhas fantasias preferidas.

No terceiro e último volume da trilogia, agora temos Daevabad tomada por Manihzeh, que contou com a ajuda de Dara, enquanto que a magia sumiu e Nahri e Ali foram parar no Cairo. De ambos os lados, problemas a resolver. Mas a iminente luta entre os lados defendidos por Nahri e sua mãe, após o choque de descobrir até onde Manihzeh poderia chegar, vai se desenhando com aliados inesperados e um desfecho em busca da paz entre os povos.

O império de ouro manteve muitas das qualidades vistas nos dois livros anteriores. No entanto, senti que esperava um pouco mais por ser um fim de trilogia. Foi um livro muito bom, mas que não entregou aquela sensação de encerramento de série até sua parte final. Talvez nem todo livro precisa ser assim. Mas fica a observação.

De todo o mais, apesar de excesso de páginas, cujo último volume poderia sim ter sido um pouco menor, só bons comentários. A escrita da autora, seus diálogos, e o foco no desenvolvimento, se mantendo clara para onde queria chegar, são o ponto alto de uma história com um universo recheado de possibilidades e com profundidade bem explorada. O fim me agradou bastante. Teve um ou outro clichê que muitos livros têm, mas a autora também entregou, por exemplo, a reafirmação de uma protagonista forte e segura de si.

Daevabad é, infelizmente, uma fantasia pouco conhecida – e só mais recentemente comentada pois alguns influenciadores literários passaram a conhece-la – e isso é um ponto a se lamentar. A boa história com bons personagens criados por uma autora novata e que se passa em um ambiente bem diferente do que conhecemos (Oriente Médio) são ingredientes para a fórmula certeira. Que venham mais livros da autora – e, certamente, até dentro do universo, pois o fim deixou aquele gostinho de que ela poderia explorar mais vezes esse mundo.

Gabi 16/09/2022

Um bom desfecho
Não vou mentir e dizer que amei esse último volume, mas teve um bom desfecho. O que me incomodou de verdade foi esse certo triângulo amoroso entre a Nahri, Alizayd e o Dara. Não entendo o motivo de ter introduzido esse tal romance entre a Nahri e o Alizayd, sinceramente... achei chato e cansativo. Não esperava que ela ficasse com o Dara, é claro, mais pelo amor de Deus né! Fora isso, todo o universo desse livro é lindo, a cultura, a fantasia, tudo sem igual. Foi isso que me conquistou desde o início no primeiro volume. O volume 1 e 2 seguem sendo os meus favoritos.

Ketelin 24/05/2022

Foi surto totaaaal
O único ponto negativo desse livro é que ele é extremamente lento até uns 40%, é isso dificultou muito a leitura. Os capítulos enormes também podem dificultar as coisas, mas confesso que depois de uma parte eu nem percebia mais, eu só conseguia ler e ler e ler.
O tanto que eu surtei com esse livro, acho que a última vez que surtei tanto com uma fantasia foi em CC1. Os plots foram tão bem construídos, que em momento nenhum em desconfiava do que ia acontecer.
Nahri e Ali, se vocês quiserem o mundo, eu dou ele pra vocês. Eu me apaixonei tanto por esses dois no decorrer da história, como eles evoluíram, e não desistiram do objetivo deles, por mais que parecia impossível.
Uma das vilãs mais bem construídas que eu já conheci, eu senti tanta raiva dela, e o final ?? que delícia

Lalamoedo 13/06/2022

A perfeição em forma de livro
Tô abalada demais pra fazer a resenha? Sim.
Mas eu vou tentar explicar um pouco de como foi minha experiência lendo essa trilogia e, principalmente, esse último livro.

Essa é disparada a melhor trilogia de fantasia q eu já li na vida, por inúmeros fatores.
O universo bem construído, a política complexa, os personagens PERFEITOS, os plots de cair o queixo, a ambientação (q é a minha favorita), as reflexões e mto mto mais.
Parece q foi escrita pra me agradar pq tem tudo q eu queria q um livro de fantasia tivesse.

Enfim...
Esse livro veio pra trazer as respostas pra tudo q a gente ainda tava em dúvida, mas sem te deixar um momento de calmaria. Se vc n tava se descabelando de nervoso, tava surtando com momentos de felicidade kkkkkk.
Foi impecavelmente escrito do início ao fim.

Estou me sentindo órfã de livro sabe...
Já estou morrendo de sdd do Ali, da Nahri, do Dara, do Jamshid, do Muntadhih e da Zaynab. Todos os personagens são MARAVILHOSOS e tiveram seu potencial 100% aproveitado.
N tô preparada pra dizer adeus...

Agr vou dar alguns conselhos pra quem pretende ler:

?NÃO ESPERE ROMANCEEEEE: é importante deixar claro q, apesar de terem migalhas de romance, o livro está focado na política.

?Leia com atenção: o universo pode ser bem complexo de se entender de primeira, então não deixe dúvidas se acumularem. Se precisar releia parágrafos para assimilar melhor os acontecimentos e tenha em mente q informações pequenas fazem toda a diferença.

?Aproveite ao máximo tudo que essa trilogia traz- os cenários, personagens, histórias, tramas- pq vc vai sentir mta falta depois.

Por fim, queria agradecer imensamente a autora por nos presentear com essa perfeição em forma de livro.
Serei eternamente grata por ter tido a oportunidade de entrar em contato com essa história.
Meu peito está doendo até agr por n conseguir assimilar q terminou...
Acho q nunca vou superar de vdd essa trilogia.

Iaszz 08/05/2023

Que trilogia incrível, vale muito a pena ler. Tô sentindo aquele vazio que só rola quando vc termina uma história que te prende tanto que vc não consegue nem explicar. Tem uns 5 dias seguidos que eu sonho com essa história e esse universo incrível. Fantasia bem escrita, com tramas políticas incríveis e personagens complexos. A Nahri saiu de uma protagonista chata (pra mim) no primeiro livro pra uma das melhores protagonistas de todas as ficções que já li, inteligente, teimosa e corajosa ela cresceu tanto e eu chorei muito com o final dela. O Ali e o Dara eu sempre gostei muito, mas o Dara... e o final dele aqueceu meu coração, apesar dele ser difícil, acho que foi justo, mas acompanhar toda a trajetória dele foi difícil, que personagem incrível, ele tem tantas camadas, ele pedindo pra merecer entrar no jardim com a família dele ?, não me aguentei de chorar.
Não tô pronta pra dizer adeus, tô em luto de verdade.

Maisa @porqueleio 20/04/2023

Resenha / O Império de Ouro /@porqueleio
Esta resenha vai conter alguns spoilers dos livros anteriores.

Daevabad caiu. Depois da invasão de Manizeh, o rei Ghassan foi morto, e a insígnia de Suleiman ficou com o príncipe Ali, que fugiu com Nahri, pois ela percebeu que sua mãe não poderia colocar as mãos na relíquia. Entretanto, Manizheh não conseguiu o que queria. Depois da forma como travou a luta contra os Geziri, ficou somente com o quarteirão Daeva. Mas ela tem planos de conquistar toda a Daevabad, não importa quanto sangue tenha de derramar. E tem a arma mais poderosa em suas mãos.

Enquanto o caos se instala na cidade, Ali e Nahri estão escondidos no Cairo, vivendo em uma rotina doméstica. Mas eles sabem que certamente Manizheh vai mandar Dara atrás dos dois. Sem saber a situação de Daevabad, uma coisa é certa: Ali não vai se acomodar nessa vida...

Que desfecho sensacional... a autora conseguiu trazer um livro melhor que o outro, e O Império de Ouro é simplesmente avassalador. É impossível parar de ler, porque acompanhamos mais uma vez o pronto de vista de Nahri, Ali e Dara, e tanta coisa acontece, que quase não dá para tomar fôlego.

Sempre me preocupei com o final de Dara. Ele carrega uma culpa e um luto, que acabaram cegando-o em relação à Manizheh. Mas, a autora me surpreendeu! Ela conseguiu finalizar o arco dele de uma forma perfeita. Ali e Nahri são personagens que crescem muito. Ali deixou de ser aquele príncipe meio fanático e cego, e se torna absoluto. Nahri já é muito astuta, mas aprende que precisa aprender a confiar. Putz, teremos vislumbres do seu passado, e é um momento de tantas lágrimas! Se prepare!

A autora faz um trabalho magistral, sendo o uso que faz da mitologia do oriente, seja do contraponto entre a fantasia e nossa realidade, com seres cheios de arrogância, na certeza de que sua fé é a única verdadeira. E ainda tem a velha luta de classes, com um grupo sendo julgado por seu sangue, numa luta que parece não ter fim. Ainda assim, as páginas finais foram agridoces, trazendo esperança, e deixando um sorriso no rosto!

site: https://www.instagram.com/p/CrMQTFVpeJm/

Allexya 24/11/2022

Quero mais pelo amor de Deus
Essa trilogia é maravilhosa. Mds, é muuuito boa. Os personagens são muito bons, o mundo é muito bom e tudo foi tão bem feito. Cada detalhe foi bem encaixado e o final foi incrível. É uma trilogia perfeita para quem gosta de muita aventura, fantasia e intrigas políticas. E a Nahri, a protagonista, é simplesmente perfeita. O tanto que ela evolui é impressionante. O Alizayd é MUITO amor da minha vida, todo fofo e inocente. O Dara também é um personagem que marcou muito pelo modo como a vida foi dura com ele. Quando eu achava que não tinha como ele sofrer mais, as coisas pioravam para o lado dele. O vilão da trilogia, uau, eu amei.

Eu vim parar nesse universo esperando um pouco mais de romance do que realmente tem (que é quase nada), mas não me importei tanto quanto achei que teria me importado pq o relacionamento entre os personagens é muito bem feito. Tu vê a construção, vê eles crescendo e isso é incrível. Eu queria mais romance? Queria, seria meu sonho, mas tudo bem kkkkkk
Enfim, valeu muito a pena, o meu tempo com essa história foi maravilhoso.
Rafa.Toma 29/11/2022minha estante
Amiga, a Nahri fica com quem no final ?

Allexya 29/11/2022minha estante
Vou mandar no pv para não dar spoiler

Tati Vidal 08/12/2022

O fim que eu não queria mas precisava!
É o fim da aventura

Acho que minhas resenhas aqui perdem o sentido por causa das intensidades de minhas palavras. Quando odeio, odeio muito. Quando amo, sou toda coração.

E sim, vou exaltar essa obra que tanto me cativou e vou fingir que não existiu defeitos. Eles foram tão brandos que nem valem a pena serem citados.

Chegamos ao fim da saga de Nahri, Ali e Dara. O maior livro da trilogia precisava realmente desse tanto de folhas para fechar todos os pontos e finalizar a linda história.

Todos os segredos que estavam guardados são revelados e entendemos as motivações de cada pessoa. Chakraborty meio que romantiza todos na saga e gosto um pouco disso. Sei que existe gente ruim porque é ruim e acabou, mas aqui os vilões são levados aos extremos pelos percalços da vida. O desejo de vingança vai manchando tudo e acredito que seja assim na vida real. Se um só perdoasse, o ciclo de terror teria acabado e o livro nem existiria. Mas djiins e humanos parecem ter algo em comum: paixão nublando a razão o tempo inteiro.

O final me quebrou muito. Eu estava muito preparada para ele porque sentia que aquilo que sonhei no primeiro livro era impossível de permanecer. Houve maldade demais para ser corrigido apenas com eu te amo e desculpas, mas achei a forma que foi conduzida muito bonita. Leiam, se divirtam.

Acredito que vão amar.
ana ð 30/12/2022minha estante
você resumiu tudo no último parágrafo. era exatamente essa minha sensação

Tati Vidal 08/01/2023minha estante
Sim. Entendo quem achou ruim não terminar as coisas entre os dois. Mas não dava. Houve muito sangue e maldade, muita dor e vingança. Foi bonito como acabou

brendinha_motta 22/08/2022

aaaaaaaa
essa trilogia me conquistou completamente, não vou mentir que tinha ficado com receio de ler os livros pelo tamanho e também porque ouvi pouca gente falar sobre. Espero que essa trilogia seja mais conhecida porque é incrível.