Os Quatro Ventos

Os Quatro Ventos Kristin Hannah

Resenhas - Os Quatro Ventos

Ana Pereira 20/01/2024

A história acontece na época da Grande Depressão, a maior crise econômica dos EUA. A personagem principal, Elsa, é desenganada pelos médicos quando era ainda adolescente, e sua família faz questão de demonstrar que Elsa não ia ser uma mulher forte e bonita por conta da sua condição de saúde, mesmo ela se sentindo bem.
Em uma determinada noite Elsa sai de casa para ouvir música em um bar e, a partir daí, tudo muda em sua vida.

Inaiara3 19/01/2024

QUE PERFEIÇÃO DE LIVRO!
Sabe aquele livro que dói na alma ? Mas ao mesmo tempo deixa um quentinho no coração?. Pois então rs !
Que delícia de livro!
Chorei muito ! Me deixou reflexiva em vários momentos, passei MUITA raiva , mas no fim , deu pra ver que tudo valeu a pena.
Caroline1321 19/01/2024minha estante
Eu tive esse mesmo sentimento Inah! Foi meu favorito de 2023 ?

Camila.Mendonca 19/01/2024minha estante
Perfeito demais ??

Luana 19/01/2024minha estante
o maior ????

Adriana1161 16/01/2024

Amor é o que permanece quando tudo mais acabou
Romance histórico. Um retrato dramático da Grande Depressão americana.
Saga familiar com altas doses de sofrimento.
História contada de maneira linear.
Aborda desastre ambiental, colapso da economia, desemprego em massa.
Década de 30, emigração pra Califórnia.
Crítica social contra o sistema.
Mesma ambientação de As vinhas da ira, do John Steinbeck. Fiquei esperando eles encontrarem a família de Tom, de Vinhas!
Generosidade, amizade, força da mãe.
Sensação de pertencimento, de não merecimento, vergonha profunda e enraizada, rejeição.
Personagens: Elsa/ Elsimore, Raffaello Martinelli, Tony, Rose, Loreda, Ant, Jean, Jeb, Jack Valen
Local: Texas/Califórnia 1921-1936
@driperini

Joyee 14/01/2024

A melhor leitura do ano, até agora
"Os quatro ventos" é forte, impactante e brutal. A história descreve a crueldade humana durante um dos períodos mais sombrios do nosso passado, mas também nos mostra como sempre haverá esperança.
"Amor é o que permanece quando tudo o mais acabou".

Bruna Rodrigues 13/01/2024

Fantástico! ??
Superou minhas expectativas.
Ano passado via as pessoas indicando esse livro e imaginava que ele era bom, mas não achei seria nesse nível.
Aqui nós acompanhamos a trajetória de Elsa, uma jovem que após conhecer Rafe, acaba tendo um envolvimento com o rapaz. Ambos têm sonhos, mas esses são deixados de lado quando Elsa descobre que está grávida.
A vida da nossa protagonista não é nada fácil, pois se passa durante a Grande Depressão. Além das dificuldades econômicas há também os problemas naturais que os agricultores enfrentam como a seca e tempestades de areia. Não vendo outra saída, Elsa migra para a Califórnia, em busca de uma vida melhor junto com sua família, mas o que encontra é fome, preconceito e desigualdade.
O livro é tocante e traz grandes reflexões, como a importância da união, o poder da resiliência e a força da coragem.
Eu simplesmente amei essa leitura. ??
"O amor é o que permanece."

Talita 13/01/2024

Primeira leitura do ano
Até tentei pensar em algum aspecto do livro que me fizesse não avaliá-lo com menos de 5 estrelas mas não encontrei. Simplesmente impecável.
Que narrativa linda e rica, te prende do começo ao fim e te faz ansiar por saber o que acontecerá no próximo capítulo.
Elsa é uma das personagens mais fortes que já li em um livro, sua perseverança é admirável apesar de trágica.
Quantos acontecimentos históricos ocorreram e não são amplamente divulgados? Estudei sobre a Grande Depressão mas não conhecia o Dust Bowl ou a migração para o oeste americano nos anos 30, parabéns à autora por trazer visibilidade a esse período.

Camila.Mendonca 12/01/2024

"Amor é o que permanece"
Que livro incrível!!!!! Acho que palavras não podem descrever a emoção que senti lendo essa história!! Chorei muito, muito mesmo.

Um livro sobre a força de uma mãe e até onde essa garra é capaz de ir, aguentar, resistir e esperar. Lindo, lindo, lindo!!!!!

É emocionante e muitas vezes até insuportável acompanhar a jornada dessa família em um período tão duro. O preconceito contra migrantes em seu próprio país, a seca (meu deus!! O que foi a narrativa daquelas chuvas de areia? Que desespero!), as plantações de trigo, a fome, a miséria, a luta por trabalhos e pagamentos dignos. Mas também um livro sobre o poder do amor.

Nunca li nada igual!!!

Quem gosta de um drama familiar muito bem construído e carregado de emoção, precisa ler esse livro.

"Eu tenho uma prova de que o penny dá sorte. Ele nos trouxe você" ???
Caroline1321 12/01/2024minha estante
Maravilhoso mesmo ?

Amanda 12/01/2024minha estante
Preciso ler!!!!

Camila.Mendonca 12/01/2024minha estante
Corre pra ler amandaaaaaa, vc vai amar mtooo

Bete Valença 11/01/2024

Intenso e impactante
Nossa protagonista Elsa enfrenta uma difícil trajetória. Negligenciada pela família desde a infância, acaba por ser expulsa de casa até ser acolhida em uma família que a enxerga de fato, tornando-se seu verdadeiro lar. Lá ela se descobre, como filha, como esposa, como mãe, e mulher batalhadora. Assume o trabalho no campo com unhas e dentes, até que a seca e as tempestades de areia constantes acabam por arruinar seu único meio de sustento. Em busca de melhores condições, ela se vê obrigada a partir com os filhos rumo à Califórnia (a prometida terra do leite e do mel) e lá se depara com uma vida ainda mais dura. Enfrenta a pobreza, a fome e a discriminação através de uma verdadeira luta pela sobrevivência.

Uma leitura intensa e impactante. 5 ?

"Amor é o que permanece quando tudo o mais acabou."

"O amor é assim, acho. Tudo isso. Lágrimas, raiva, brigas. Mas, acima de tudo, é permanente. Continua."

Thaís de Souza 10/01/2024

Os quatro ventos
Estou escrevendo essa resenha logo após terminar a leitura, e estou um pouco em choque. Que livro triste, tem passagens que doem como um tapa e outras como um soco, mas ao mesmo tempo é tão poético, tão bonito, tão envolvente e muito necessário.
É primordialmente a estória de uma mulher, de como essa mulher se descobriu, encontrou sua voz e como a força e a coragem a encontraram.
Aprendi muito com esse livro, acho que todos deveriam lê-lo, mas em especial as mulheres, pois o livro trás um olhar feminino e materno muito intenso.

Carol Bacetti 10/01/2024

Que livro meus senhores?
Mais um livro da Hannah e mais um livro que me deixou Interessada do começo ao fim. Nessa história acompanhamos a vida da Elsa, no começo ela se mostra uma personagem fragilizada, sem futuro. Após um incidente, ela acaba em um casamento que não planejou, em uma família que não queria, e assim, a história tem início. As relações familiares, a hombridade, a nobreza, e a fidelidade da personagem para com todos ao seu redor é marcante; Mesmo sofrendo Desprezo, abandono, e as mazelas oriundas da grande depressão e das secas que assolaram os Estados Unidos na época, a personagem não perde a esperança. Esperança esta que está presente no livro inteiro e é a maior lição ao final.
Toda história é permeada por altos e baixos de esperança e situações trágicas que ocorrem, mas a força da Elsa impulsiona o enredo e nos faz ficar cada vez mais interessados. É um livro que vai ficar comigo por muito tempo e o final é muito coerente com todo resto da história, um livro verdadeiramente marcante. Gostaria, assim como o outro livro da autora que eu li, o rouxinol, que este livro também tivesse uma adaptação cinematográfica, faz muito sentido. Certamente entrará comum dos meus favoritos do ano!

Raquel.Glitz 10/01/2024

Ótimo
Que história bem escrita, muito bem desenvolvida e profunda. A história é sobre Elsa, uma mulher que sofre a vida inteira e luta para sobreviver. A história ganha em cada página mais e mais desafios a serem superados e te envolve de uma forma surpreendente . Que livro Maravilhoso.

Priscila779 09/01/2024

Comovente
Chorei do início ao fim. Foi meu primeiro contato com a autora, mas amei cada detalhe. Elsa é uma mulher guerreira castigada pela vida.