Os Quatro Ventos

Os Quatro Ventos Kristin Hannah

Resenhas - Os Quatro Ventos

luvnoronha 08/01/2024

Lindo.
Não é o estilo de livro que usualmente eu mais gosto, mas é um livro sensacional, muito bem escrito e que me prendeu muito apesar de ser triste 99,9% do tempo- mesmo com esse fato, que normalmente eu não gosto, o livro é lindo demais

Ju.Inácio 06/01/2024

Coragem.
Acho que se eu pudesse definir esse livro em algumas palavras, seriam: coragem. Injustiça. Angústia. Amor.
Esse livro me causou todos os tipos de sentimentos possíveis e acho que isso o tornou, fácil, um dos melhores que já li na vida. Os relatos descritos com tanta veracidade, tanta riqueza que eu achava praticamente impossível parar de ler e ao mesmo tempo era dolorido, porém daquele jeito que causa tanta revolta pelos acontecimentos da época que chega a causar raiva.
Ver como o êxodo rural é toda a luta progressista e trabalhista foi tão árdua, ver como as pessoas trabalhavam de forma insalubre e nem se quer poderiam lutar por isso de forma justa sem antes serem massacrados e humilhados. Esse livro me mostrou uma realidade sórdida e dura que hoje garantiu os direitos que temos, ainda que não sejam os melhores do mundo, são melhores do que aqueles. Elsa, apesar de achar que não, foi uma das personagens mais corajosas que eu já li. Coragem de viver, mesmo sem saber como, sendo a melhor mãe que poderia ser, de tomar as melhores decisões dentro dos piores cenários sempre sendo movida pelo amor incondicional que tinha pelos filhos. Ela foi guerreira e corajosa como nunca e acho que eu poderia escrever mais 2000 palavras sobre ela facilmente.
Esse livro me arrebatou. Por favor, leiam.

Joao.Locao 04/01/2024

Terminei mais rápido do que eu esperava, principalmente levando em conta que saí de uma grande ressaca literária.

Foi o meu primeiro contato com a autora e gostei muito da obra. Ela tem uma carga emocional muito forte e presente, o que me fez simpatizar com os personagens e suas dores.

Apesar de ser uma ficção, todo o contexto histórico é muito bem retratado, com suas causas e, principalmente, consequências. Acompanhamos uma jornada dolorosa de resistência, coragem, amor e, sobretudo, esperança.

Achei que o livro em alguns momentos ficou meio repetitivo, mas nada que me tirou da leitura, a história se sustentou e eu sempre queria saber mais dela.

Leda Marun 03/01/2024

Levei a esperança comigo nessa leitura
Ainda em choque ao terminar esse livro.
Uma leitura rica em detalhes e repleta de emoções do início ao fim. A autora realmente consegue nos transportar aos pormenores da história intensa que marcou uma triste realidade nos EUA.

Mas eu NÃO ESTAVA de forma alguma preparada para o final dessa história.

A história é permeada de dor, lágrima, exaustão emocional, porém nos eleva como ser humano com a sinceridade crua da protagonista de como lida com suas emoções em tempos tão difíceis.

Mas mesmo assim, o final me chocou e fiquei em transe por muitas horas!

Eu levei a esperança comigo até quase as últimas páginas do livro e realmente esperava um final diferente.

27/12/2023

Foram mais ou menos dois meses realizando essa leitura, por está tentando sair de uma ressaca literária gigante como também pela densidade da história devastadora, foi uma leitura tensa, mas emocionante e inspiradora.

Kelita.Angelo 27/12/2023

Um dos melhores do ano
Meu primeiro contato com a autora e que surpresa boa. Amei esse livro e a escrita emocionante da Hannah.
Acompanhamos a vida da protagonista que sofreu na família e depois com a indiferença do marido e a hostilidade da filha. Uma mulher considerada de fraco físico, mas que se provou muito corajosa e esperançosa. Não mediu esforços por seus filhos e por ter um significado na vida.
Eu chorei em muitas cenas, principalmente quando ela fala do amor de uma mãe. Chorei quando sofreu a xenofobia e quando notou como a indiferença dos outros tornava sua vida tão miserável.
Um dos meus favoritos do ano por toda a história de resistência e amor.

Wania Cris 27/12/2023

Ainda digerindo...
E não é nem pela complexidade da estória nem nada disso. Achei a narrativa muito longa, em alguns momentos até cansativa, mas, acima de tudo, sem sentido. A estória estava seguindo por um rumo, mudou e então mudou mais ainda. O final... Deus do céu, pra que?

Teve partes bem emocionantes, afinal, Kristin Hannah, cheguei a chorar horrores em determinada passagem, mas algumas só me fizeram pensar "ah, pelo amor dos meus filhinhos!" e "gente, pra que?"

Não sei se gostei... Acho que não.

Cristina 27/12/2023

Minha experiência foi por meio do audiobook, confesso que se fosse efetivamente leitura talvez eu teria abandonado. Historicamente o livro é riquíssimo! Foi uma grande lição entender o impacto da grande depressão para os trabalhadores e pequenos agricultores, porém não fui cativada pelos personagens. Achei Elsa e Loreda enfadonhas demais, talvez por isso não me importava com o que o futuro traria pra elas.
Giovanna 07/02/2024minha estante
Estou pelo audiobook também, jamais leria kkkkk

Luh 26/12/2023

São tempos difíceis
Os Quatro Ventos é uma história que tem o enredo desenvolvido a partir das consequências da Grande Depressão e do desastre ambiental chamado Dust Bowl, uma seca que recaiu sobre a região das Grandes Planícies, nos Estados Unidos, na década de 1930.
Na história, acompanhamos Elsa, filha de um comerciante de grande prestígio que desde a infância foi rejeitada pela família por sua identidade. Elsa, motivada pelo desdém e falta de carinho transmitidos pelos familiares, se envolve com Rafe Martinelli e acaba abruptamente entrando para a família dos Martinellis, imigrantes italianos e fazendeiros que levam uma vida simples. Na fazenda dos Martinellis, Elsa acaba descobrindo seu amor pelo cultivo e o quão devastador esse amor pode ser. É também nesse meio que Elsa tem seus dois filhos: Loreda e Anthony.
Em 1931 a região das Grandes Planícies é assolada por uma seca cruel acompanhada de fortes tempestades de areia, que devastam a vegetação e impedem o desenvolvimento da produção agrícola local. As plantas, os animais e as pessoas se vêem desafiados a resistir ao clima árido e às dificuldades econômicas.
Quando se vê sem opções, Elsa e seus filhos acabam migrando para Califórnia, a prometida ?Terra do Leite e do Mel?, onde esperam renovar as esperanças e restabelecer uma vida digna. Porém, ao chegarem lá, Elsa e seus filhos descobrirão que as promessas não condizem com a realidade, e que terão de lutar por justiças trabalhistas e sociais.
Injustiça, força e a importância de não desistir são alguns dos importantíssimos temas abordados nessa intensa e emocionante história de Kristin Hannah.

Amanda3913 25/12/2023

Melhor livro que li em 2023!
Uma linda história sobre coragem, esperança, família, união e a força das mulheres! Emocionante, a leitura me prendeu demais! O livro é muito legal para quem, como eu, gosta de um pano de fundo histórico! Amei conhecer mais sobre o período da Grande Depressão e do Dust Bowl no EUA!

bnunesamanda 20/12/2023

A elsa sofreu mais do que a ju!

se vc quer ler um livro triste e desesperador este é o livro

achei envolvente para ver uma hora que as coisas iam melhorar

Caroline1321 18/12/2023minha estante
Livro perfeito demais ????

Mah 17/12/2023

Difícil definir?
Não tenho palavras que cheguem perto do que senti lendo essa história, retratando as dificuldades de imigrantes na grande depressão, que saíram de suas casas em 1930 em busca de oportunidades, sonhos, igualdade, justiça, amparo e o que encontram muitas vezes é pré conceitos, descaso, abandono, exploração! Sem dúvidas é minha melhor leitura do ano, foi difícil não me emocionar enquanto digeria ou tentava (e tento digerir) tudo o que a Elsa passou?????