Os Quatro Ventos

Os Quatro Ventos Kristin Hannah

Resenhas - Os Quatro Ventos

Lisyane 05/11/2022

Uma boa visão de uma história recente
O foco desse livro é na grande depressão do EUA que inicia logo após a primeira guerra mundial. Nesse livro vc lera sobre comunismo, sobre xenofobia dentro do seu próprio país, migração, seca, fome, miséria e sobretudo: Luta, muita resistência e muito amor.

Sem dúvida o melhor livro que li até agora em 2022.

Livinha 05/11/2022

Uau?
Após ler a resenha da Paola Aleksandra sobre esse livro, fiquei curiosa pra ler.
O livro promete tudo que entrega, fortes emoções, uma trama envolvente e uma ambientação impecável. Tirei algumas estrelas porque a história, por vezes, foi repetitiva. Mas de certo, vale a pena a leitura! Mas prepare-se para uma história extremamente sensível.

Rosiene5 09/11/2022

Esta é a História de Elsa, uma moça solteira nos anos 20, rejeitada pelos pais e com complexo de inferioridade. Em um desespero por ter vivência, Elsa conhece Rafe e sua vida se transforma. Mas essa não é uma história de amor. Elsa foi rejeitada pelos pais e se viu obrigada a viver em uma nova família, onde se sente acolhida pelos pais de Rafe e se apaixona pelo trabalho do campo. Alguns anos depois os Estados Unidos sofre uma crise climática e econômica (A Grande Depressão de 1929) que acaba por destruir sua vida e de muitos que viviam nos Estados Unidos naquela época. Elsa e sua família precisam sobreviver e assim embarcam em uma grande jornada de sofrimento, miséria e muita resiliência das personagens. O livro tem um forte contexto político que nos levam a reflexão sobre a pobreza, exploração do trabalhador e preconceitos contra imigrantes.

Kalyne @oreinodaspaginas 11/11/2022

“Às vezes, quando fecho os olhos, juro que ainda sinto o gosto do pó.”

Eu fiquei bem curiosa em saber por qual motivo esse livro foi o mais vendido nos Estados Unidos no ano passado, e após chegar a última página eu compreendi perfeitamente.

Esse é o meu segundo contato com a escrita da Kristin, e caramba como esse livro me fez sentir. Senti raiva, medo, esperança, dor, e meu coração sendo partido. Porém acima de tudo, senti a força de uma mãe em sempre buscar o melhor para seus filhos.

Que história linda, forte e dolorosa. Elsa me ensinou tanto, e guardarei em meu coração todos esses aprendizados. Os quatro ventos se tornou um dos livros que mais me emocionaram ao longo da vida. E sobre o final? Ah, chorei como se o mundo fosse acabar rs.

Essa foi uma leitura com a Naty do @psico.literatura, bora passar lá no perfil dela para ver suas considerações?

“Os quatro ventos nos sopraram até aqui, gente de todo o país, aos limites deste grande território, e agora, finalmente, tomamos uma posição, a de lutar pelo que sabemos ser o certo. Lutamos pelo nosso sonho americano, que será possível novamente.”

Marcinho Boladão 11/11/2022

UMA OBRA PRIMA!!!
Kristin Hannah, com O Rouxinol, foi a primeira escritora a me fazer chorar lendo um livro. E agora novamente me fez chorar com Os Quatro Ventos. Não há como descrever a força das personagens Elsa, Loreda e Jack. Mais uma obra que retrata, com muita sensibilidade e sem estereótipos preconceituosos, que o Comunismo pode sim ser a única alternativa pra libertação da Classe Trabalhadora.

Thaísa 14/11/2022

Emocionante
Relatos fictícios sobre um período devastador da História. Como todos os outros livros de Kristin Hannah, essa obra traz várias mulheres fortes e determinadas. Relata como o amor, a amizade e a esperança movem nossos dias. Simplesmente maravilhoso!

Hemy.Lyn 15/11/2022

Não comecei com muitas expectativas e acabei me surpreendendo positivamente. A narrativa nos faz imergir na realidade das personagens, despertando sentimentos. A surpresa ficou por conta da abordagem política e crítica social, embora sutil, achei que o livro seria mais superficial.

Diego.Barbosa 18/11/2022

As 2 primeiras partes são excelentes!
3 estrelas pelas 2 primeiras partes do livro. A última parte não merece estrela alguma.

É um livro razoável.

Fabby 21/11/2022

Emocionante
Dizer que esse livro me emocionou é muito pouco perto das emoções que a autora trouxe para mim nessas páginas.

Eu já havia lido O Lago Místico dela e gostei muito da escrita na época mas este livro me levou a um outro nível de sentimentos pois trata, ainda que de forma ficcional, de todo o sofrimento real de um povo durante a Grande Depressão dos EUA.

Elsa é daquelas personagens que a gente tem vontade de acalentar num abraço, de sentar tomando um chá e conversar por horas. Uma mulher renegada por sua família, que encontra o amor nos pais do homem com quem casou e nos filhos frutos dessa relação e que, por eles, enfrenta dificuldades que não consigo nem imaginar. Uma mulher linda, sem a menor auto estima e que não se vê como uma pessoa merecedora de carinho e atenção, insegura... E que não entende a coragem de vida que existe dentro dela.
Uma mulher guerreira que lutou pelos filhos até a última gota de suor que produziu trabalhando e sobrevivendo ao lado deles.

Uma leitura emocionante, imersiva, contundente.

Vinicius Fernandes 25/11/2022

Os Quatro Ventos
Elsa é uma mulher de 25 anos, considerada uma "tia solteirona" para a sociedade época. Vive com um complexo de inferioridade junto com seus pais, que não são os mais incentivadores. Até que um dia Elsa decide viver, e conhece Rafa, e em uma noite tudo muda.

O livro é dividido em quatro partes, sendo o início dos anos 20 a primeira. Elsa mora no Texas, fica grávida de Loreda e agora mora com os pais de Rafa, até que a crise climática e econômica de 1929 (Grande Depressão), faz com que o marido de Elsa vá embora em busca de uma vida melhor.

A vida de Elsa se torna muito difícil, e quando Rafa foi embora (e não voltou mais), Elsa descobriu que estava grávida do segundo filho, Jack. Em meio ao desespero da fome e seca, Elsa, Loreda e Jack embarcam em uma aventura para a Califórnia.

Kristin nos conduz por uma história emocionante e de superação. Com um excelente contexto político, que nos mostra a exploração de trabalhadores e o preconceito com imigrantes. A história de Elsa se desenvolve em meio a esse cenário: fome, miséria e rejeição ao longo de 14 anos.

O livro faz jus pela fama que tem, e pelo fato que foi o livro mais vendido dos EUA em 2021. A história de Elsa é emocionante, e vemos o que um ser humano pode fazer por quem ama.

Roberta.Rozin 28/11/2022

Belíssimo e favorito
Que história belíssima.
Puro drama, chorei.
Elsa foi uma guerreira, do começo ao final do livro. Uma história de luta, coragem, sonhos e frustrações. Uma história que nos fala no coração a importância da família, a importância das nossas raizes e a importância de se valorizar e se conhecer. Fala de superação.
Amei mais essa história.
Para ler Kristin Hannah você precisa ter lenços sempre a mão, pois o choro é inevitável.

?Você é parte de mim, Loreda, de um jeito que nunca poderá ser rompido. Você me ensinou a amar. Você, mais que ninguém, e meu amor por você vão viver mais do que eu.? (Pág 379).

Ju 12/12/2022

A voz da coragem
" Coragem é o medo que a gente ignora"

Coragem, a palavra que define essa história. Coragem de enfrentar o caos que os seguiam, a seca, a fome, a ignorância daqueles que deveriam estender a mão para amparar seus iguais. Coragem de enfrentar o medo e ser uma fortaleza em momentos onde apenas havia ódio e soberba. É uma belíssima história, com uma carga de lições digna de nota.

Os personagens carregam uma força e voz únicas, são fiéis aos seus ideais e de certa forma cativantes, cada um a seu modo. O passado desses também é muito importante para a narrativa, cada um deles carrega uma bagagem distinta, com ensinamentos, covardias, desafetos e fé. Marcas que outras pessoas deixaram, combustivel para uma mudança maior.

No fim tiro como ensinamento a coragem, esse medo que é tão difícil de engolir, mas que é necessário para se ter uma voz, um grito de guerra para tantas batalhas que somos destinados a viver.

Tati 16/12/2022

Adorei essa leitura
Eu gostei muito desse livro, achei o enredo marcante. A força de vontade e a coragem da Elsa (protagonista) foi impressionante... Quando pensamos em toda a sua trajetória de vida, seria natural que ela se tornasse uma mulher amarga e fraca. Mas ela conseguiu superar todas as dificuldades e se tornar uma grande mulher.
Essa é uma história de coragem, força, superação! Amei!

Letícia 18/12/2022

Que história...
Como essa história me envolveu, a escrita dessa autora é sensacional, ela tem o cuidado de explicar em cada detalhe!
Como a Elsa é forte, determinada, uma mulher que pensa sempre nos seus filhos, faz de tudo ao seu alcance por eles. No começo eu detestei demais a Lorena, em como ela tratava a mãe que já vinha de um sofrimento grande, desde a sua juventude por conta de seus pais, mas depois ela se torna uma moça que luta bravamente pelos seus. Sem falar em quanto sofrimento os imigrantes na Depressão de 1930 sofreram, e como isso ainda é reconhecido nos dias atuais, com países capitalistas, tanto preconceito. Trabalhamos para sobreviver!