Os Quatro Ventos

Os Quatro Ventos Kristin Hannah

Resenhas - Os Quatro Ventos

Bea Nunes 13/10/2022

O livro trata sobre vários assuntos de forma profunda, amores falidos, sobre não dar valor ao que tem, o amor pelas pessoas que estão ao seu lado, e vai ensinando um pouco a cada capítulo e mesmo sendo uma história com personagens fictícios dar pra imaginar o que as pessoas viveram naquela época. Impossível não se emocionar, de início pareceu que iria ser uma história cansativa mas não conseguir desgrudar, amei.

Pou 14/10/2022

confesso que li esse livro numa ressaca literária e não foi uma boa escolha. não é uma leitura leve, é uma temática pesada e a história um pouco arrastada, então não achei que justificou todo o sucesso

Mamay 14/10/2022

LC do Clube do Geefe
Nossa, pesado.
Elsa é a representação da força e da resiliência.o final desse livro é de estraçalhar o coração de qualquer um.
Mas, preciso comentar que ele é repetitivo.

Andressa.Soares 15/10/2022

Como descobrir o que é o amor?
Um livro denso, triste, que nós faz viajar pela história de Elsa, uma mulher que durante praticamente toda sua vida foi levada aos limites. Quando você pensa: nada mais de errado pode acontecer, acontece.
O livro é uma lição de vida e resiliência, que nós faz pensar no quanto somos ingratos de reclamar de tudo que ?não temos?, e nós traz também a lição do amor e de poder se sentir completa mesmo quando tantos coisas ainda nós faltam.

Natália 15/10/2022

Seja corajosa...
Em "Os Quatro Ventos" seguimos a vida de filha rejeitada e vista como errada, de esposa em um relacionamento que não a valorizava, de mãe em tempos difíceis, em condições de vida sufocantes e aterrorizantes e, por fim, de Guerreira (algo que ela sempre foi mas não percebia) de Elsa Martinelli.
Uma das leituras mais intensas e dolorosas que li este ano, a vida de Elsa Martinelli é envolta em muita labuta, muito sufoco da terra na qual confiou sua vida; de uma mulher que descobriu o amor não no casamento mas com seus filhos e amizades feitas em seu percurso de vida.
Uma mulher que morreu em luta por receber o que era justo, para alimentar não só a sua família mas de todos migrantes.

"Você é parte de mim, Loreda, de um jeito que nunca poderá ser rompido. Você me ensinou a amar. Você, mais que ninguém, e meu amor por você vão viver mais do que eu."

Recomendo, leiam.

Isa 17/10/2022

Elsa Martinelli era uma guerreira.
Eu estou simplesmente em choque.
É isso?
Não há ninguém na face da terra que me convença que esse não é um dos livros mais tristes de se existir.
Eu poderia contar os momentos felizes desse livro com metade dos dedos da minha mão. Menos até.

Pois bem, o livro se passa em 1920 e se trata sobre Elsinore Martinelli, uma mulher de 23 anos solteira. Sua família era rica, porém a tratava muito mal, privando a de qualquer contato social após ela contrair uma febre quando criança, o que a fez ter um problema de coração.
Porém tudo isso muda quando conhece Rafaello Martinelli, que após alguns acontecimentos, é obrigada a se casar com ela. Por isso, 14 anos depois, Elsa vive em um casamento infeliz, e pior ainda, com uma seca enorme alastrando-se pelas suas terras amadas. Ela não quer ir embora e deixar sua casa, porém as tempestades de areias estão piorando e ela terá que escolher entre ficar ou arriscar a vida de sua família.

Sua escolha a levará em um jornada de autodescoberta, amor e sofrimento, muuuuuito sofrimento. Acho que vocês já entenderam, né?

Elsa Martinelli é uma mulher grandiosa, não há mais o que dizer, por isso lhes deixo este trecho, para que o levem consigo:

?Esperança é uma moeda que me foi dada por uma mulher que sempre amarei, e que levo agora na minha jornada para o Oeste, como parte de uma nova geração de pioneiros.?

Nessa 19/10/2022

Sofrimento . É a palavra definidora desse livro. Do início ao fim Elsa sofre. A autora nao tem dó de Elsa e a faz passar pelas mais imaginaiveis desventuras possíveis.
Tendo muita crítica social , a história nos trás Elsa que desde jovem sofre por ser "feia" para os padrões sociais da época, por ser tímida, por ser mais velha , por talvez ser doente.
Até que encontra em Rafe um alívio para suas dores. Mas esse é temporário desde o começo .
O envolvimento com Rafe é só o início dos dramas vividos pela personagem que atravessa a vida tendo que aprender na marra que é forte para suportar qualquer desavença do destino. Rafe também lhe trouxe amor , não dá maneira que ela desejava , mas da maneira que precisava . Uma família, uma fazenda e muito trabalho era só o que ela precisava para ser feliz. Porém, a seca e a Depressão de 1929 atrapalharam o que seria uma vida pacífica e feliz.
Uma narrativa envolvente , revoltante em tantos aspectos. Li relatos de leitores que choravam, mas em mim crescia uma revolta a cada injustiça que os personagens passavam.
A cada birra de Loreda, a cada truculência gratuita recebida por ser uma migrante dentro do proprio país. A exploração dos pobres pelos mais afortunados mostram que são em momentos criticos é que conhecemos a essência humana.
A necessidade de sobreviver sempre fala mais alto e mantém firme uma mulher guerreira moldada pela dor.

Ellen 21/10/2022

Eu estava tentada a dar uma ou duas estrelas pra esse livro, mas o final me comoveu e acho um três estrelas. a carga emocinal é inégavel.
Lido como o segundo livro do clube do GF, em outubro de 2022, o livro começou bem e parece que se perdeu do meio pro final... muito repetitivo e cansativo, poderia ter a metade das páginas que tem. Os dois últimos capitulos salvaram... eu, como mãe de duas crianças, me emocionei.

Vladia Castro 04/11/2022

Os quatro ventos (Kristin Hannah)
Mais um livro da Kristin Hannah que você morre lendo... Dessa vez, Elsa cresce acreditando ser fraca por ser doente. Cresce a sombra das irmãs, mas acaba se aventurando, engravida e é posta p fora de casa. Torna-se família do marido, mas uma grande seca causa um caos... O marido os deixa, e Elsa junto c os sogros e os filhos batalham pela terra. Mas Elsa tem q abandonar a terra por causa da saúde do filho e as necessidades só aumentam...

Lisyane 05/11/2022

Uma boa visão de uma história recente
O foco desse livro é na grande depressão do EUA que inicia logo após a primeira guerra mundial. Nesse livro vc lera sobre comunismo, sobre xenofobia dentro do seu próprio país, migração, seca, fome, miséria e sobretudo: Luta, muita resistência e muito amor.

Sem dúvida o melhor livro que li até agora em 2022.

Livinha 05/11/2022

Uau?
Após ler a resenha da Paola Aleksandra sobre esse livro, fiquei curiosa pra ler.
O livro promete tudo que entrega, fortes emoções, uma trama envolvente e uma ambientação impecável. Tirei algumas estrelas porque a história, por vezes, foi repetitiva. Mas de certo, vale a pena a leitura! Mas prepare-se para uma história extremamente sensível.

Rosiene5 09/11/2022

Esta é a História de Elsa, uma moça solteira nos anos 20, rejeitada pelos pais e com complexo de inferioridade. Em um desespero por ter vivência, Elsa conhece Rafe e sua vida se transforma. Mas essa não é uma história de amor. Elsa foi rejeitada pelos pais e se viu obrigada a viver em uma nova família, onde se sente acolhida pelos pais de Rafe e se apaixona pelo trabalho do campo. Alguns anos depois os Estados Unidos sofre uma crise climática e econômica (A Grande Depressão de 1929) que acaba por destruir sua vida e de muitos que viviam nos Estados Unidos naquela época. Elsa e sua família precisam sobreviver e assim embarcam em uma grande jornada de sofrimento, miséria e muita resiliência das personagens. O livro tem um forte contexto político que nos levam a reflexão sobre a pobreza, exploração do trabalhador e preconceitos contra imigrantes.

Kalyne @oreinodaspaginas 11/11/2022

“Às vezes, quando fecho os olhos, juro que ainda sinto o gosto do pó.”

Eu fiquei bem curiosa em saber por qual motivo esse livro foi o mais vendido nos Estados Unidos no ano passado, e após chegar a última página eu compreendi perfeitamente.

Esse é o meu segundo contato com a escrita da Kristin, e caramba como esse livro me fez sentir. Senti raiva, medo, esperança, dor, e meu coração sendo partido. Porém acima de tudo, senti a força de uma mãe em sempre buscar o melhor para seus filhos.

Que história linda, forte e dolorosa. Elsa me ensinou tanto, e guardarei em meu coração todos esses aprendizados. Os quatro ventos se tornou um dos livros que mais me emocionaram ao longo da vida. E sobre o final? Ah, chorei como se o mundo fosse acabar rs.

Essa foi uma leitura com a Naty do @psico.literatura, bora passar lá no perfil dela para ver suas considerações?

“Os quatro ventos nos sopraram até aqui, gente de todo o país, aos limites deste grande território, e agora, finalmente, tomamos uma posição, a de lutar pelo que sabemos ser o certo. Lutamos pelo nosso sonho americano, que será possível novamente.”

Marcinho Boladão 11/11/2022

UMA OBRA PRIMA!!!
Kristin Hannah, com O Rouxinol, foi a primeira escritora a me fazer chorar lendo um livro. E agora novamente me fez chorar com Os Quatro Ventos. Não há como descrever a força das personagens Elsa, Loreda e Jack. Mais uma obra que retrata, com muita sensibilidade e sem estereótipos preconceituosos, que o Comunismo pode sim ser a única alternativa pra libertação da Classe Trabalhadora.