Os Quatro Ventos

Os Quatro Ventos Kristin Hannah

Resenhas - Os Quatro Ventos

Rê Lima 30/09/2022

Adoro esses romances históricos que fazem mais do que nos ensinar sobre o que aconteceu no passado, mas nos fazem viver na pela da protagonista, sofrer com as privações, torcer pelo final feliz, que nem sempre é do jeito que esperamos.
Um livro muito bem escrito, sofrido, mas muito bonito.

Lari 01/10/2022

Uma jornada espetacular
Livro incrivel! Elsa é uma mulher acima de tudo guerreira. Mãe, esposa, agricultora, que nunca foi amada como mereceu. Traída pela família e pela terra que tanto amava, encontrou sua voz e seu lugar no mundo representando seus iguais. Melhor leitura do ano!

Cilleni 01/10/2022

Kristin hannah
Minha escritora preferida. Amo romances históricos.. chorei horrores. Nao tem como não se apaixonar pela forca e determinação de Elsa e torcer por ela.

yasmin6381 01/10/2022

Seja corajosa
Eu amei a leitura, me emocionou bastante, até chorei em várias partes. Eu acho que a Elsa virou uma das minhas personagens favoritas, por ela ser um retrato de uma mulher comum que teve que ter uma força absurda pra sobreviver e cuidar da família, se superando e crescendo a cada página. Ao mesmo tempo que eu fiquei muito triste com o final, fiquei feliz por algumas coisas que acabaram dando certo e com um sentimento de esperança pela família Martinelli. Apesar de ser um lindo exemplo de coragem e força, o problema social pelo qual os personagens passam é bastante pesado e gera uma revolta imensa. Infelizmente, não muito distante do que ainda acontece hoje... Mas sejamos corajosos.

Bruna 01/10/2022

Meu primeiro contato com a escrita da autora e foi um acerto enorme. Eu estou sem palavras para descrever minha experiência de leitura. Eu me envolvi muito com essa história, desde o primeiro capítulo. Me fez suspirar, me fez rir, me emocionar e chorar, várias vezes. É uma jornada tão real, com personagens tão humanos que parece que aconteceu de verdade, que eles existiram. Como a autora mesmo disse, é ficção, mas baseada na história e na vida de milhares de pessoas que passaram por esse período tão obscuro da história da humanidade. O pior ainda é saber que isso aconteceu diversas outras vezes ao redor do mundo, e ainda acontece hoje. Então ler a história dessa família sobrevivendo à miséria é ler a história de milhões de pessoas. É uma carga emocional pesada mas que a autora soube trabalhar super bem. Combinada a sua narrativa tão fluida, a leitura não se torna maçante. Você se envolve e quer ler cada frase e ver o que esses personagens vão fazer, se vão conseguir sobreviver, se vão superar. Eu não esperava gostar tanto dessa história. Me emocionei desde o começo. Me identifiquei com a protagonista em diversos momentos e me senti ao lado dela durante sua vida. E não é uma história só sobre esperança, perseverança. É, acima de tudo, uma história de amor. De amor verdadeiro. Do poder que ele dá para enfrentarmos tudo por aqueles que amamos, para seguirmos em frente.

ester 03/10/2022

triste realidade
primeiro livro que leio da autora e gostei muito, o jeito que ela escreve faz com que tudo pareça extremamente próximo da gente mesmo que a história se passe a muitos anos. apesar de a crise de 1929 ser um assunto recorrente nas escolas, a gente não se aprofunda tanto sobre as consequências e os horrores que assolaram os eua na época. muito realista e triste.

Gabriela Carolina 06/10/2022

Apesar de ter ouvido falar muito bem do livro e esperar uma história forte e triste, o livro conseguiu me surpreender em muitos aspectos. A escrita da autora é incrível e me envolveu do começo ao fim!

Nara.Godoy 10/10/2022

Muito rico, mas cansativo
O livro descreve em detalhes e com muita delicadeza um momento muito difícil da história americana, de muito sofrimento e exploração. Apesar do enredo ser envolvente, eu cansei em vários momentos. Achei muito longo e não via a hora de acabar.

11/10/2022

Tocante
Muitas vezes me peguei achando o livro parado, porém não conseguia parar de ler. A narrativa me transportou para dentro do livro como poucas vezes aconteceu. Consigo imaginar a plantação, o celeiro, Elsa e até Lorena. Chorei, dei risada com o jeito de ser de Lorena. Uma história tocante sobre família, amor e rejeição. Como as palavras de nossos pais nos deixam marcas

Bea Nunes 13/10/2022

O livro trata sobre vários assuntos de forma profunda, amores falidos, sobre não dar valor ao que tem, o amor pelas pessoas que estão ao seu lado, e vai ensinando um pouco a cada capítulo e mesmo sendo uma história com personagens fictícios dar pra imaginar o que as pessoas viveram naquela época. Impossível não se emocionar, de início pareceu que iria ser uma história cansativa mas não conseguir desgrudar, amei.

Pou 14/10/2022

confesso que li esse livro numa ressaca literária e não foi uma boa escolha. não é uma leitura leve, é uma temática pesada e a história um pouco arrastada, então não achei que justificou todo o sucesso