Os Quatro Ventos

Os Quatro Ventos Kristin Hannah

Resenhas - Os Quatro Ventos

Simone Pagliari 21/09/2022

Os Quatro Ventos
Essa mulher não tem livro ruim, um épico arrebatador sobre amor, heroísmo e esperança, uma época em que a própria terra parecia se voltar contra seus habitantes. Um livro que fala sobre a seca, sobre a grande depressão e sobre como milhares de pessoas no mundo vivem em situação de miséria. Elsa Wolcott cresceu em uma família que a tratava como um fardo, nunca se sentiu amada ou acolhida, se entregando a primeira pessoa que a fez se sentir levemente feliz. Grávida, expulsa pela família e obrigada a morar com desconhecidos, Elsa resolve esconder seus sentimentos numa tentativa de sobrevivência. Uma filha que não compreende a mãe, um filho protegido, um marido que não a ama, sogros que a surpreende e amigos improváveis, tudo em um ambiente caracterizado pela Grande Depressão.

Giulia143 22/09/2022

#Clube do GF - 09/22
Que livro! Que escrita! Meu primeiro contato com a Kristin Hannah e já estou louca pra pegar outros livros da autora.
Nesse romance histórico nós acompanhamos a história de uma mulher, e uma família, que viveram em um dos períodos mais difíceis dos Estados Unidos.
É um livro sobre coragem, sobre sobrevivência, traumas, fome, desespero, esperança, amor... a escrita da Kristin nos faz sentir tudo isso, além da grande agonia por esperar que as coisas comecem a melhorar. E a construção e evolução dos personagens, outro show.
Eu não ia favoritar esse livro mas, pensando melhor, talvez eu favorite sim. Rsrs

Carol 22/09/2022

amor é o que permanece
esse livro foi um livro difícil para mim, primeiro eu achei que ia ser um livro difícil pela escrita, mas foi difícil a história.
um sofrimento que várias vezes mexia muito comigo.
mas foi um livro perfeito, uma história que representa luta e força de uma mãe.
amor, luta, força, persistência são as melhores palavras para descrever essa história e esses personagens.
chorei demais favoritado KKKKK

Lari 22/09/2022

Esse é aquele tipo de livro que faz você ficar pensando nele mesmo depois de ter terminado a leitura. Quanto mais eu penso, mais a história cresce e se torna importante para mim.
É incrível, maravilhoso, necessário e LINDO. A escrita é muito boa, os personagens são tão reais... Estou encantada, penas isto, encantada.

Rafaela1104 24/09/2022

O melhor!
Esse é com toda certeza o melhor livro que eu li esse ano.

Uma história muito pesada, triste e com um final de arrasar qualquer coração, chorei muito, sofri horrores, mas aprendi muito tbm!

Muito bem escrito, é maravilhoso!

Recomendo muito!

Ghabriela Haluch 24/09/2022

Kristin Hannah = Chorar de Soluçar
Eu sei o que essa autora é capaz de fazer comigo e mesmo assim escolhi ler e sofrer.
A história é absolutamente linda e forte. Só de pensar que o livro retrata um período histórico que realmente existiu e pensar no que as pessoas passaram nessa época me fez refletir sobre quanta importância eu dou aos meus problemas. Eu tenho costume de sempre tentar achar solução pros problemas dos personagens que eu acompanho e nesse era absurdamente sufocante pensar que nada adiantava, porque por mais mirabolante a ideia que eu tivesse, nada resolveria porque tudo o que eles precisavam era de chuva. Em muitos momentos tive raiva da Loretta, mas depois eu pensei o quanto é fácil a gente julgar de fora e exigir tanto de uma menina que foi obrigada a ser tão adulta desde cedo. Enfim, não passei ilesa, chorei desde o começo do livro, em alguns momentos parei pra chorar de soluçar, e agora lembrando do livro to com vontade de chorar de novo. Bom demais

Letícia Miranda 25/09/2022

A grande depressão
Como sabemos, a grande depressão foi um momento muito delicado para grande parte da população e é isso que esse livro nos traz.
De uma forma extremamente realista e convincente, Aa autora nos transporta diretamente pra vivência desse momento tão delicado de maneira muito fluida.
Apesar de uma leitura densa, e por vezes cansativa, a escrita traz um nível de conforto que nos permite viver aquilo que estamos lendo, sentir todas as emoções e nem sentir o tempo passar. Sem romantização, o livro traz uma realidade nua e crua, de que nem tudo é perfeito e nem sempre temos finais felizes.
Porém, ao meu ver, o livro poderia ter sido um pouco menor, visto que há muitos detalhes e cenas ?repetidas? de alguma forma.

Juliana1381 25/09/2022

Fazia anos que não chorava com um livro. Já imaginei que iria gostar, por abordar a mesma temática de um dos meus livros preferidos, As vinhas da ira. Fui surpreendida positivamente pela abordagem com que a autora relatou a luta comunista. Valeu camarada Kristin Hannah ??

amandaox 26/09/2022

Esse livro me destruiu de tantas formas que não sei como sairei da cama amanhã. Elsa, você sempre será gigante. A narrativa, os personagens, os detalhes, é tudo tão real que é impossível não se emocionar, uma linda história de amor e esperança

Joyce Evelyn 29/09/2022

Os quatro ventos
O que dizer deste livro...
Extremamente arrebatador, cruel e lindo ao mesmo tempo.
Nos faz refletir sobre TUDO, sobre a nossa primeira família, sobre a proxima família que é a que a gente forma, sobre ser mãe, sobre educar, sobre nunca desistir. E sobretudo sobre ter Coragem.
Elsa é a protagonista que vai te mostrar a Coragem que vem de dentro do coração das mães, e tenho certeza que ela será inesquecível. É isso.

Um livro denso, que te fará refletir.
Vale a leitura!

lvmoraes 30/09/2022

Uma grata surpresa
Eu não esperava nada deste livro. Deixei por último na minha meta do mês já pensando que não o leria. Conheci pelo clube do Geefe e digo ter sido minha melhor leitura do ano até o momento.
A história da Elsa é sofrida, angustiante e causa raiva constante. Foi uma grata surpresa quando a narrativa tornou-se manifestante sobre os direitos trabalhistas.
É sobre drama, família, perdas e luta contando a história de tantas outras pessoas que sofrem com a forma de rejeição que são tratadas pelo próprio Estado.
Recomendo à todos os inquietos com injustiças, mas principalmente, àqueles que fingem não vê-las.

Rê Lima 30/09/2022

Adoro esses romances históricos que fazem mais do que nos ensinar sobre o que aconteceu no passado, mas nos fazem viver na pela da protagonista, sofrer com as privações, torcer pelo final feliz, que nem sempre é do jeito que esperamos.
Um livro muito bem escrito, sofrido, mas muito bonito.

Lari 01/10/2022

Uma jornada espetacular
Livro incrivel! Elsa é uma mulher acima de tudo guerreira. Mãe, esposa, agricultora, que nunca foi amada como mereceu. Traída pela família e pela terra que tanto amava, encontrou sua voz e seu lugar no mundo representando seus iguais. Melhor leitura do ano!