A camareira

A camareira Nita Prose
Nita Prose

Resenhas - A camareira

Victor, the Reader 26/02/2022

Leve e original. Te prende do início ao fim...
Esse não é um suspense de uma trama complexa, nem cheio de reviravoltas ou varios suspeitos ao longo da narrativa. Contudo, fiquei impressionado com a narrativa. A escrita e a fluidez de Nota Prose me agarrou do início ao fim da obra. Isso sem falar da naturalidade e originalidade de Molly, a camareira, personagem principal e narradora da história.

Gab 17/03/2022

eu n tava com muitas expectativas pra esse livro mas a história foi me prendendo muito, ele é muito bom de se ler, o plot é bom, eu n imaginava, é um livro q vc tenta descobrir quem é o assasino, o final eu fiquei um pouco confuso sobre um pequeno detalhe, mas o livro é mto bom, bem emocionante em algumas partes (com a avó dela), veio na caixa de fevereiro da intresecos, super recomendo

Giuzmi 19/07/2023

A Camareira acabou se revelando um livro muito divertido! Um mistério circundando um assassinato à la Agatha Christie, com direito a todos os clichês adjacentes.
Fui presenteada com uma protagonista muito diferente do habitual, fora dos padrões dos que a rodeiam. Logo, o diferente é tido como errado. Nossa querida Molly é acusada, reprimida e injustiçada, mal-entendida.
Nita Prose nos entrega uma trama muito bem detalhada e repleta de reviravoltas que, apesar de não surpreenderem tanto, agradam bastante. Por mais que Molly seja a figura em destaque, muitos outros personagens despertam nosso interesse (e suspeita!).
O final é agradável e amarra o livro de forma harmoniosa.
Recomendo ??

YisraelC 25/08/2023

Existem pessoas que são tão boas que chegam a ser ingênuas. Existem pessoas que são tão espertas que chegam a ser más. Me lembrei muita da leitura de Flores para Algernon.

Gostei do suspense, fiquei bem preso e curioso para saber o desenrolar dos acontecimentos.

lune6 01/10/2023

Molly maid!? ??
Realmente não sei como iniciar essa resenha mas o livro não é ruim, até prende bastante atenção durante o percurso mas sinto que faltou algo; conhecemos Molly camareira do hotel e testemunha de uma cena de crime; é interessante entrar dentro dos pensamentos de Molly (uma mulher adulta que provavelmente se encaixa no espectro autista devido suas dificuldades sociais)

?? sobre o plot twist: me surpreendeu mas acho que algo no meu interior já suspeitava disso de alguma forma desde o início.

se trata de um bom livro para passar o tempo, (talvez) recomendo para quem tá saindo de uma ressaca ? 3,5 ?

nifontana13 16/07/2023

No começo estranhei um pouco a forma de narração, parecia que as coisas aconteciam em momentos diferentes do narrado. A leitura é gostosa e fluida.

Marina.Madia 27/02/2022

A camareira
Alguns podem achar a personagem um pouco sonsa, mas me colocando no lugar dela, entendo o porquê se deixou levar..

Primaip 27/08/2023

Comecei "A Camareira" com a frase de efeito do livro na cabeça.
Sou sua camareira.
Sei muito sobre você.
Seus hábitos.
Seus segredos.
Mas o que você sabe sobre mim?

Lendo isso eu esperei muitooo mais do livro. Eu imaginei que a Molly estaria sempre a frente dos hóspedes e que algo grande viria daí... Mas não foi assim.

Isso não significa que não gostei. Eu achei o começo super lento, mas de uns 35% a diante eu comecei a entender melhor as características da Molly e até sofri um pouco por tudo que estava lhe acontecendo.

Achei em certo ponto que ela acabaria sozinha, mas fiquei feliz que isso não aconteceu.

Me surpreendi com a morte da sua avó... A forma que ela morreu.
Mas nem tanto surpresa com o "plot" final.

Uma boa leitura.

Juliana Fernanda 06/02/2022

"As pessoas são um mistério que não tem solução"
O livro A Camareira da autora Nita Prose, um thriller canadense, me prendeu do início ao fim da leitura, o que era o objetivo principal da autora.

A história da personagem Molly com sua avó, e embora a história não teve grandes momentos de tirar o fôlego, aquele plot twist impressionante de um livro investigativo, a autora mesmo assim, com sua escrita singela, história rápida, e personagens com personalidades envolventes, me fez gostar demais da história, principalmente com a camareira Molly que me identifiquei muito com a personalidade dela e história de vida.

Super indico essa leitura, esse livro vai além da investigação de um crime que aconteceu em um hotel, o livro discute também as relações de confiança, lealdade, nas relações de amizade, amorosas e familiares.

Jorge16 11/03/2022

Cadê meus plot twist?
Esperava um thriller mega desenvolvido, cheio de plot twist, numa vibe meio Joël Dicker, mas ganhei uma história bem rasa.

Mas não é um livro ruim! A narrativa é bem fluida e Molly, nossa camareira Virginiana neura da limpeza, carrega o livro nas costas com sua excentricidade. Eu amei ver todo esse enredo por sua visão e me divertia muito com as suas falas.

Uma pena o final ser morno e sem grandes reviravoltas, pois o livro tinha muito potencial.

Ana 07/04/2024

Amo personagens autistas, não sei se essa foi uma boa representação porque eu não tenho local de fala, mas caramba, como eu adoro quando os autores saem do óbvio e colocam personagens diferentes e neurodivergentes.

O livro se torna muito mais interessante e cheio de camadas por causa da protagonista com TEA. Parece que o grande mistério não é descobrir como o assassinato aconteceu ou quem foi o assassino (porque tá bastante óbvio) e sim como a Molly vai lidar com toda essa confusão.

Só que aí o livro te surpreende no finalzinho, e te surpreende muito.

Ghabriela Haluch 07/02/2022

Sessão da tarde
Ah meio sessão da tarde, mas foi legal.
Meio bobinho, mas amei o final, Juan Manoel reizinho.
Amei a lição que ela da na detetive.
é pra passar tempo, mas não me marcou em nada. Suspense bem iniciante, mas é gostosinho de ler

b1ktwpas 12/10/2023

Molly é uma pessoa especial.
Ao longo do livro fui percebendo que Molly era neurodivergente e isto foi muito interessante, pois eu nunca havia lido um livro em que a personagem principal era assim. Ler como diferentes pessoas se aproveitaram ou debocharam dela por ser diferente ao longo da trama é de dar ódio. É de muita tristeza observar como Molly estava sozinha no mundo sem a sua avó, mas graças aos céus encontrou no antigo amigo de sua avó um amigo para si e, num colega de trabalho que também sofria de maltratos, um companheiro para o resto da vida. Molly, entretanto, não seria considerada inocente pela Justiça, apenas se ela tivesse contado a história completa. Encobertar uma certa pessoa de uma acusação de assassinato, apenas por simpatizar com a vítima, foi um caminho falho da personagem. Mas por sorte ela se safou! Eu gostaria de entender melhor, também, qual era de fato a relação entre o Sr. Preston e a velha avó de Molly, e isso não foi esclarecido.
João Martins 13/10/2023minha estante
E eu só enrolando pra ler esse desde o ano passado.

b1ktwpas 07/11/2023minha estante
Ele é muito bom, João. Pode ler, a leitura é bem fluida.

Mariana 25/07/2022

A camareira...quem limpa sua sujeira?
SINOPSE RÁPIDA, SUSCINTA E CLARA:  a camareira de um hotel responsável por limpar a sujeira de todos, mas e as suas próprias sujeiras, alguém seria capaz de limpar?

COMO FOI A LEITURA: iniciei a leitura com bastante expectativa, lendo com interesse os primeiros capítulos da história e gostando de conhecer os personagens e entrar no mundo peculiar da narradora personagem, a camareira. Infelizmente com o decorrer dos capítulos a leitura é a história vão perdendo a força e o interesse pela história foi se perdendo. Por fim  só queria acabar o livro e nada mais.

O QUE ACHEI: A narração é feita por Molly, nossa camareira personagem principal da história. Logo de início você percebe uma particularidade e peculiaridade na personalidade da narradora que, inicialmente dá a entender que a leitura e a história serão bem interessantes, contudo, com o passar dos capítulos nada de muito interessante ou surpreendente acontece. A condição da narradora é a todo momento lembrada e externada na história como se o leitor não tivesse a capacidade de ter percebido isso desde o início. Lá pela página 150 eu já sei que Molly é diferente, mas e aí, a história não vai se desenrolar?
Após a morte suspeita de um hóspede (não é spoiler, está na sinopse) a história e a investigação se desenvolvem tão lentamente e sem muita emoção que o livro vai perdendo completamente a força e potência e  infelizmente, o desinteresse pelo que realmente aconteceu começa a reinar.
A história vai perdendo tanta força que nem a revelação de um fato ao final do livro bem como o verdadeiro plot twist foram capazes de surpreender e salvar a leitura; ou seja, não fizeram valer a pena. Você termina e pensa: ok, foi isso e acabou.
Por fim, acredito que a premissa do livro, explicada ao final é até interessante; o motivo que levou a todo desenrolar da história, contudo, o desenvolvimento dessa história não foi dos melhores na minha opinião.

"Do bem e do mal
Todos tem seu encanto: os santos e os corruptos.
Não há coisa na vida inteiramente má.
Tu dizes que a verdade produz frutos...
Já viste as flores que a mentira dá?" -Mario Quintana

NOTA: 3.0