Verônica e os pinguins

Verônica e os pinguins Hazel Prior

Resenhas - Verônica e os Pinguins

Naclara 05/03/2022

Verônica e os pinguins
" Não estou interessada em criar lembranças para o futuro. O presente basta. "

Aaaahhh que história fofa! No começo eu achava meio chatinha, mas mais para o final foi ganhando meu coração que li umas 150 páginas em um dia só! E enrolei 1 mês pra ler isso, em kkk
How the Penguins Saved Veronica é o nome real do livro, e é simplesmente a verdade. Os pinguins salvaram a Verônica.

Pra começar, ver a evolução dos personagens e conhecer eles mais a fundo... gostei tanto! Se tem uma coisa que eu adoro nos livros, é isso! Ver os personagens evoluindo e me vendo os motivos por suas ações e o que teve que acontecer para chegarem onde chegaram e ser o que são.
Em relação a esse meu gostar, quando o Patrick começa a ler os diários da Verônica aqueceu meu coraçãozinho. Adorei conhecer mais sobre aquela senhora forte e cheia de manias que ama os pinguins.

"Quero bater a cabeça de um no outro, fazer com que vejam que uma espécie é feita de seus indivíduos. Que o que importa são os indivíduos. São homens assim que provocam guerras, em que milhares de indivíduos amantes das paz são sacrificados para uma chamada causa "nobre". A história olha para trás e diz que este lado venceu e aquele perdeu, mas a realidade é que ninguém ganhou. E quanto aos milhares de homens, mulheres e crianças que são massacrados por conta dessa atitude? Ninguém de incomoda com eles? Cada um deles importa. Cada um e todos eles." Essa parte fala sobre sua vivência durante a guerra em sua adolescência, e me chamou muita a atenção porque estou com muito medo que todos nós vivamos isso. Ela pensou nisso enquanto salvava o Pip. Cada um é importante. Todos importam.

Ainda sobre o diário, é muito legal também como ele fala sobre a segunda guerra mundial. Claro que isso não é exatamente a base dele, mas como era no mesmo período, acabou tendo informações e outros pontos de vista. Além da guerra, sobre o estilo de vida naquele tempo, com as freiras, a escola "estilo princesa", a tia M, as meninas e afins. Muito legal receber essas informações pelos olhos de uma adolescente, tudo isso e mais uma mistura d sentimentos da parte dela que só vão entender lendo.

Continuando a falar sobre informações, a parte dos pinguins também é muito interessante e importante. Claro que essa parte já é mais o foco, a relação da Verônica com os pinguins, mas é muito legal aprender tudo isso sobre eles (tem muitas informações super interessantes) enquanto a gente conhece os personagens.
Além dessas coisas que falei, é muito legal também a forma como ele nos alerta sobre a situação do nosso mundo.
Não é surpresa pra ninguém a situação que estamos, mas ainda tem muita gente que ignora, fecha os olhos, ou finge não ver, ou mesmo não tem conhecimento da grandeza que é isso. Tem uma parte que eles estão conversando sobre isso na sala, mais para o final do livro que fala o quão preocupante é a situação e como eles não tem investimentos para lidarem com isso. E os que tem ainda são mínimos. Ver o blog da Terry crescer e mais pessoas se conscientizando foi muito legal, mas preocupante ao mesmo tempo, já que também mostrou o quão poucas são as pessoas por dentro dessas coisas.
É muito fofo ver a Verônica abrir mão dos seus tão amados biscoitos de gengibre em nome do meio ambiente. Uma coisa que aprendi e nunca mais vou esquecer é essa frase do pai dela: " Existem três tipos de pessoas no mundo Very. Há aquelas que tornam o mundo pior, aquelas que não fazem diferença, e aquelas que tornam o mundo melhor. Se puder, seja uma daquelas que tornam o mundo melhor." Essa frase é simplesmente tudo!

Enfim, esse livro nos ensina muito sobre várias coisas com uma forma bem legal, adorei muitooo! Ainda poderia falar MUITAS coisas sobre ele, mas vou acabar soltando algum spoiler, então deixa quieto kkk

" - Algum tempo atrás, você me salvou de morte certa. Decidiu que minha vida valia a pena, mesmo eu sendo apenas um pinguim. Então nada mais justo que eu decida se a sua vida vale a pena. E sabe o que eu acho? Com certeza vale."
Tati Bertoldo 07/03/2022minha estante
Ainda estou lendo mas essa parte onde ela diz que o presente basta ??? sobre ver o mundo real e não através de lentes foi muito amor.

Elaine 21/02/2022

Maravilhoso!
Romance lindo que nos leva até a Antártica para aprendermos como vivem os pinguins. Além disso, revela mudanças pessoais das personagens enriquecendo as páginas! Apaixonante!

Carol 06/03/2022

Amei
Ah eu amei, que livro mais lindo. Foi minha primeira experiência com um livro da tag (é o segundo que chegou por aqui, mas o primeiro que eu li). E, poxa, me deixou feliz. Chorei também um pouquinho, mas gosto de livro assim, que emociona a gente.
Tati Bertoldo 07/03/2022minha estante
Eu ainda estou lendo mas fiquei encantada em como construíram os personagens.

Valerya insta @leslivres_ 05/08/2022

Seja alguém que torna o mundo melhor!
Não imaginei o quão sensível é importante seria este livro. O amor sendo redescoberto por uma senhora aos seus 86 anos de idade. A sua coragem em deixar seus sentimentos brotarem e tudo por causa do seu convívio com os Pinguins que a fizeram recordar da sua maternidade perdida, roubada..... Maravilhoso!

Rafa.Barros 26/03/2022

Cativante!
Que livro leve, encantandor e cativante!

A princípio imaginei que o livro fosse bobo, mas a leitura vai fluindo e se tornando super gostosa, à medida que vamos conhecendo a Verônica e modificando/desconstruindo a impressão inicial que formamos dela.

De mal humorada, ranzinza, gélida e arrogante, passamos a perceber uma pessoa que foi maltratada pela vida durante toda a sua existência, desde muito nova tão solitária. A empatia transforma a Verônica na nossa heroína, na vovó ainda rígida, porém em processo de amolecimento diante das surpresas positivas que a vida finalmente lhe trás!

Muito amor por Verônica, Pip, Patrick e Terry!

?À MEDIDA QUE A GENTE ENVELHECE, É COMO SE A CAPACIDADE PARA O AMOR CRESCESSE.?

Lizandra.Mirelle 01/03/2022

livro majestoso
O que falar desse livro, que mal terminei de ler e já considero um dos meus favoritos? Ver a história de Verônica e perceber que nunca é tarde pra se mudar e fazer o que quer, é maravilhoso. A determinação, a força e verdade existente em Verônica, que nos faz perceber que a vida é tão curta para gastar o tempo não fazendo aquilo que gostamos. A sua relação com seu neto, ver o quanto ela evolui é linda. O seu amor pelos pinguins é algo que enche o coração de muito amor, se me fez lembrar de Sean de Atypical.
Esse livro trás tantas lições sobre perdoar, recomeços, segundas chances, amor, cuidado com o mundo e ainda mais sobre como você pode mudar constantemente, mesmo que tenha 86 anos e que nunca é tarde pra nada, nada mesmo.
Livro perfeito do início ao fim!
Se desse pra dar 10 estrelas, daria fácin fácin

Douglas 10/04/2022

O livro e os pinguins são lindos
Que livro bom! Daqueles que aquecem o coração, sabe? Mesmo a protagonista sendo uma velha ranzinza kkkk
A história faz analogias muito interessante sobre amizades, amor, arrependimentos e decisões que tomamos ao longo da vida. Sem dúvida é um livro bem diferente do que estamos acostumados, seja por cenário ou protagonistas, mas vale muito a pena a leitura.

Jo Stein 26/04/2023

Verônica e os Pinguins é o tipo de livro que consegue curar qualquer ressaca literária! É uma leitura envolvente que traz um quentinho no coração e passa uma forte mensagem sobre a importância de se criar laços e de buscar novos propósitos de vida independente da idade.

O livro encara vários assuntos sobre o meio ambiente,sobre as nossas bagagens de vida, o perdão, empatia e tantos outros.
Muito mais do que encontrar os pinguins, a sensação que dá é que a Veronica encontrara a si mesma após sua aventura.

Marina 16/05/2023

Escolher ser aquela que torna o mundo melhor...
Foi muito fácil ler esse livro, ele é uma daquelas leituras tranquilas e fáceis de serem feitas.
Eu gostei muito dos personagens e da história.
É sempre gostoso ler livros de velhinhos viu?
E se eles forem rabugentos é melhor ainda rsrsrs eu adorei conhecer Very/Verônica e suas peripécias em busca de si.
O livro me deixou com um gostinho de podia ter sido mais sabe? Podia ter se aprofundado mais na relação com o Neto - Patrick, podia ter contado mais sobre sua vida antes da velhice solitária, eu sentir que faltou um "Ahhhh" para um desenvolvimento maior.
Não me emocionei, mas fiquei com o coração cheio de felicidade e esperança, as vezes uma leitura boba pode nos preencher e muito.
Enfim, Verônica achou que não tinha mais tempo, que não tinha mais o que viver e contribuir, mas... um lugar extremamente frio, uns pinguins (em especial um pinguim) uns cientistas e um sobrinho desajeitado, mostrou para ela que ainda podia amar e ser amada e que ainda há tempo ???

ana !! 18/04/2022

pip te amo!!
ameiiii nossa esse livro foi ótimo, foi incrível ver a evolução dos personagens e eles crescendo cada vez mais, a história foi ótima, mesclou muito bem os momentos descontraídos com os pinguins e os relatos da guerra e solidão etc, no começo até achei que ia gostar um pouco (inclusive achei o começo meio parado, mas não foi um problema tão grande) mas não TANTO assim, quanto mais eu lia mais que sentia conectada aos personagens E ATÉ AO PINGUIM, final ótimo também do jeito que todos eles merecem!!!

Vívian M. 29/08/2023

Um xícara de chá
Que livro gostosinho daqueles que dá vontade de fazer uma xícara de chá, se enrolar nas cobertas e ler de uma vez.
A história é simples mas carinhosa e gera identificação, afinal quem não conhece um idoso como Verônica?
Mas Verônica é diferente. Ela mostra que não tem idade para uma nova aventura, não tem momento certo para um novo amor e as vezes alguém que você nunca esperaria (quem sabe um pinguim) pode mudar todo o seu jeito de ver a vida.

Larissa 13/03/2022

Assumo que não estava muito empolgada com esse livro, mas acabei me rendendo após tantos comentários positivos. O livro tem uma leitura fluida e leve. Trata de vários temas importantes, mas sem trazer uma atmosfera pesada.

Amanda.Moreira 29/04/2022

Até a página 100 estava achando o livro um pouco pesado pelas atitudes de Verônica, pensei que a autora talvez quisesse que ela fosse engraçada mas para mim ela só deixava o clima tenso, além de ser bastante inconveniente. Depois o livro dá uma reviravolta e comecei a gostar da protagonista, entendi o porque ela é assim e termino com vontade de adotar um pinguim. Por se tratar de um livro que leva em conta a conservação animal e ambiental, nao achei que a autora ficou insistindo e tentando influenciar os leitores a todo momento. Gostei bastante

Dani 28/02/2022

Lindo!
Uma história delicada, por mais dolorosa que possa ter sido.
Personagens envolventes, escrita fácil e gostosa de acompanhar!
Amei conhecer Veronica, Patrick, Terry, Eyleen, Mike e Dietrich! Além do Pip, claro!