O pacto da branquitude

O pacto da branquitude Cida Bento

Resenhas - O pacto da branquitude

Maxmilliano.Reis 20/08/2024

Branquitude enquanto sistema opressor
É um livro muito bem escrito. A narrativa é pessoal e contagiante sinto que estou sentado tomando café e conversando com a autora. A Cida nos leva a perceber, uma série de nuances presentes no nosso dia a dia,que passam despercebidos. Fica muito claro, que ela possui vasta experiência no tema, a partir de sua própria experiência na prática, no mercado de trabalho e substancialmente, por meio de estudos e pesquisas acadêmicas. Cida Bento entrega um conteúdo riquíssimo para nossa tomada de consciência quanto a um sistema opressor que vigora por séculos.

Brenda.Giulliana 18/08/2024

Muito leve a escrita, fácil de ler, terminei em 2 dias. Aborda o tema da branquitude e racismo em situações diversas e referencia vários autores sensacionais.

Peterson 14/08/2024

O Pacto da Branquitude por Cida Bento
NECESSÁRIO!
A algum tempo atrás recebi a sugestão de leitura deste livro e não me arrependi.
Ótimo livro para aqueles que estão pesquisando, que gostam de dados e fatos diretos. Além disso é um livro que traz pontos bem recentes, como o movimento Black Lives Matter que ocorreu fortemente durante a pandemia.

Luizanmagalhaes 12/08/2024

Obra de arte.
Tenho o livro há anos e sempre gosto de revisita-lo. Cida Bento é incrível demais, a leitura desse livro deveria ser obrigatória.

Leandra129 05/08/2024

Leitura obrigatoria
Ler O pacto da Branquitude foi um soco no estômago. Mostra a realidade do mercado de trabalho, a seleção injusta para quem é negro e o pacto de cumplicidade que existe entre os brancos para não perder a hegemonia e a sua hierarquia.

Barbie 05/08/2024

Perfeito
Livro muito bem elaborado, conteúdo excelente, muitas discussões a respeito dos tópicos que envolvem o racismo e o pacto da branquitude, traz a visão sobre diferentes contextos.
Reflexivo do inicio ao fim.

Lethycia10 01/08/2024

Te coloca para refletir
Um livro forte, inteligente e ardente. Fala exatamente o que nossos olhos evitam enxergar. Me fez refletir demais em tudo que é possível averiguar no cotidiano. A listagem de privilégios me fez revolucionar mais uma vez a forma de pensar e agir. Excelente.

Letícia 31/07/2024

Necessário!
Um livro de rápida leitura e com muito embasamento. Cida traz reflexões muito importantes e que devem ser constantemente discutidas e disseminadas para que, um dia, a gente realmente caminhe para a igualdade racial.

Lilia63 30/07/2024

Branquitude
É um bom livro que aborda seus pontos, os seus porquês e explica muito bem suas ideias. Houve momentos que senti mais comentários pessoais do que uma explicação sociológica, mas não perde por ser um bom livro.

Tanseles 29/07/2024

Um livro essencial
Cida Bento nos ajuda a entender como se dão as relações de exclusão de pessoas negras no mercado de trabalho e na sociedade. O livro serve de entrada para o conceito de branquitude e como eles atuam para se proteger evitar que pessoas negras acessem espaços de poder.

Cath 28/07/2024

5.0 ??
Adorei como esse livro conseguiu, de maneira sucinta, falar do racismo em várias esferas da nossa sociedade. As pesquisas feitas durante a carreira acadêmica da autora auxiliaram a construir um enredo em que dados, entrevistas e discussões eram apresentadas nos ambientes familiares, sociais e, principalmente, de trabalho. Foi muito interessante ver como a branquitude se configura nesses espectros e como o movimento negro luta para quebrar diversos paradigmas (como é descrito no livro). Indico muito a leitura!

Larissa Tabosa 27/07/2024

Necessário. É sempre um deleite ler algo tão bem fundamentado. Por mais que sejam coisas que todos saibamos, é importante ler sobre, pois muitas pessoas ainda insistem em se fingir de cegas.

Cris 27/07/2024

Necessário.
Uma leitura rápida, precisa e necessária.
Cida Bento fala de forma clara como o que ela chama de o pacto narcísico da branquitude funciona e está entrelaçado em nossa sociedade.

Luana 26/07/2024

Este livro é necessário para todos que acreditam que o racismo não existe nos dias atuais, pois ele está MUITO presente, é excludente seja de forma escancarada ou silenciosamente, como num pacto.

Helô 25/07/2024

Somos racistas. Conscientes ou não, é a verdade. Nosso vocabulário, ainda guarda expressões que deveriam ser esquecidas, a música, a religião, ainda é olhada com preconceito e com críticas.

Um apagamento histórico de todo um povo, que reverbera até os dias atuais e que ainda persevera mesmo que do alto de nossos privilégios, pensemos que não. Como pessoa branca, acho importantíssimo tentar desconstruir cada vez mais o pensamento, perceber as nossas falhas e privilégios e abraçar a luta, apoiar e perceber as problemáticas do dia a dia, dentro do nosso local de fala. Quem sabe assim, não consigamos criar uma próxima geração, como disse Djamila, não apenas não racista, mas anti racista.