O pacto da branquitude

O pacto da branquitude Cida Bento

Resenhas - O pacto da branquitude

JoAo366 04/01/2024

Este livro poderia ser passado por professores até mesmo nas escolas. Com uma escrita muito didática e leve de se ler, Cida Bento nos apresenta o conceito de "Pacto da Branquitude", que é, basicamente, um acordo não-verbalizado que existe entre os brancos que visa a manutenção de sua posição privilegiada na sociedade.

O mais interessante, na minha opinião, é como a autora sempre deixa extremamente claro que os problemas relacionados à desigualdade racial (ela fala especificamente no contexto brasileiro) estão necessariamente ligados ao nosso passado colonial, aos quase 400 anos de escravidão que tivemos em nossa história.

Outro ponto interessante é a análise da autora sobre como o discurso meritocrático afeta mais as pessoas "de cor", pois desconsidera todo o contexto social em que o indivíduo vive e, consequentemente, ignora todo o processo histórico que contribuiu para que este indivíduo tenha mais dificuldades que outros no âmbito de ascensão social/econômica.

Enfim, é um livro que deveria ser obrigatório para todos.

thaixx_ribeiro 04/01/2024

Uma aula de conscientização
Um choque de realidade na nossa cara, onde mostra como hábitos de pessoas brancas influenciam na vida de pessoas negras negativamente mesmo q algumas vzs inconscientemente

raquel1317 07/01/2024

Seriedade e leveza, a ideal linha tênue
Toda a narrativa é apresentada em 1° pessoa o que, ao meu ver, deixa a leitura mais dinâmica. Cida Bento aborda em 10 capítulos assuntos que tangem o pacto taciturno da branquitude. A obra apresenta uma excelente argumentação embasada em dados estatísticos, mas o que mais me apeteceu foram os diversos exemplos pautados em vivências pessoais! O livro é extremamente informativo, traz uma pauta séria e contemporânea (sejamos francos, atemporal), nos faz refletir com afinco sob uma nova perspectiva, mas de forma alguma é uma leitura enfadonha. Cida Bento entregou seriedade e leveza na medida certa! Esse foi o primeiro livro dela que li e não pestanejarei em adquirir outros.

Mayara923 07/01/2024

Leitura essencial a toda pessoa branca, interessada em se desconstruir e se aliar na luta anti racista.

Emy 07/01/2024

Uma ótima leitura.
"Brasil, meu nego,/ deixa eu te contar/ a história não conta,/ o avesso do mesmo lugar [...] Desde 1500/ tem mais invasão do que descobrimento,/ tem sangue retinto pisado/ atrás do herói emoldurado" - Deivid Dômenico, Tomaz Miranda, Mama, Márcio Bola, Ronie Oliveira e Danilo Firmino.

Tati 08/01/2024

Essencial!
Esse livro é muito importante! Revela as diferenças vivenciadas no setor corporativo, profissional, educacional, social por pessoas negras e brancas.
Eu, enquanto mulher branca aprendi muito com esse livro, principalmente sobre a parte de, muitas vezes, as pessoas que compõem essa raça (a branca) se acharem universais ou não enxergarem as desigualdades sociais.
Cida Bento demonstra com maestria, por meio de um estudo aprofundado, que todos precisam ver a questão racial de forma diferente, quebrando preconceitos e ideias que estão enraizadas em nossa sociedade, não só com a população negra, mas com os povos indígenas, pessoas LGBTQIA+, entre outros. A obra traz uma reflexão sobre a verdadeira representatividade e inclusão dessas pessoas.
A leitura desse livro é essencial!

Nelson.Ricardo 09/01/2024

O pacto dos privilégios e omissões
Uma leitura essencial para todos os agentes da sociedade, sobretudo, para aqueles que estão interessados em entender como funciona um esquema de privilégios que está presente em vários setores da sociedade e instituições.

Cida Bento de maneira assertiva , sempre em primeira pessoa, explica o que é o Pacto narcísico da Branquitide. Nas pesquisas da autora, esse "fenômeno" sustenta as desigualdades socieias e raciais no nosso território.

Fica evidenciado durante o texto o lugar de poder que a branquitude ocupa. Este construto vai garantir ao longo das gerações que os brancos usufruem de inúmeros privilégios e ascensões, apenas por possuírem a cor da pele que é socialmente aceita como a padrão e superior.

Em suma, o livro é uma excelente oportunidade de conhecimento e embasamento teórico sobre o tema. Certamente após a leitura, você irá perceber o pacto em diversos momentos do seu dia a dia.

Gabriel.Diniz 10/01/2024

Brancos precisam trair sua raça para serem antirracistas.
Cida Bento é cofundadora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Cert) com uma precisão cirúrgica sabe dizer que para estudar e lidar com o racismo em todas as suas manifestações múltiplas, das mais estruturantes e invisíveis até as mais escancaradas, não basta construir uma teoria estético-política da negritude, mas sim de onde se cria mecanismos de manutenção geração após geração para essa máquina necrófila se manter, a branquitude.

Ela disserta magistralmente sobre o pacto narcísico que pessoas brancas tem (consciente ou inconsciente) de reconhecendo privilégios em todas as áreas, os proteger e sustentar. Há a necessidade que o silêncio dos brancos reine para que suas vantagens se mantenham. leitura obrigatória especialmente para brancos que reconhecem a necessidade de mudança em suas próprias ações

louisechacon 11/01/2024

A leitura desse livro é essencial! Cida Bento escreve com maestria sobre o acordo silencioso entre pessoas brancas, fala sobre como os brancos sempre se enxergam como os universais, os ?normais?, e como isso coloca a pessoa negra como ?o outro?. Além dessas, existem muitas outras ideias
interessantes no livro, apontando principalmente as desigualdades entre pessoas brancas e pessoas negras no mundo corporativo, mas também em outros segmentos da sociedade. Recomendo muito a leitura

Daniel.Moreira 11/01/2024

Manual de cabeceira
Cida Bento em esse seu livro, o Pacto da branquitude, nos mostra de uma forma clara e objetiva que esse pacto ocorre de forma não verbal.

Ela retrata como a supremacia branca tem medo de perder seus privilégios e continua reproduzindo, de forma contundente, uma política de exclusão.

Esse livro foi escrito num momento de grande polarização. Quanto maior a luta pela equidade, maior será a resistência dos privilegiados!

Um livro importante, por isso, deve ser seu livro de cabeceira para termos uma visão mais crítica da nossa sociedade.

Gabriela.Peduce 12/01/2024

Necessária reflexão
"É evidente que os brancos não promovem reuniões secretas às cinco da manhã para definir como vão manter seus privilégios e excluir os negros. Mas é como se assim fosse: as formas de exclusão e de manutenção de privilégios nos mais diferentes tipos de instituições são similares e sistematicamente negadas ou silenciadas".
O livro promove uma reflexão sobre a necessidade de promoção de equidade nos diferentes setores e organizações da sociedade.
Nos coloca a refletir sobre os muitos privilégios que os brancos possuem pelo simples fato de terem nascido brancos.
E, por fim, um questionamento imprescindível que os brancos precisam se fazer e se implicar "o que podemos fazer para destruir esse sistema tão desigual e perverso? Qual é o nosso lugar de brancos e brancas antirracistas?"
É um livro necessário a quem se preocupa e se implica com um mundo mais democrático, plural e equânime.

Alexya 13/01/2024

Maravilhoso
Renova as esperanças na psicanálise, aborda a questão do racismo em seus aspectos subjetivantes. Inspirador, didático, inclusivo no sentido em que é de fácil compreensão sem deixar de ser complexo.

Luisa533 13/01/2024

Quem está a procura de uma leitura nacional sobre racismo estrutural no trabalho e outros aspectos da sociedade esse é o livro! Feito por uma mulher negra para o mundo ?

Natalia 14/01/2024

Leitura necessária...
É momento de rever privilégios e pactos, e nesta leitura, a autora Cida Bento é cirúrgica em mostrar o quanto desconhecemos nossa posição de privilégio na sociedade. Ser branco é se colocar é estar em uma posição de mais e melhores oportunidades, bem como estar inserido em um contexto em que se vê o normal e que a partir do branco se é possível equiparar os outros.

Júpiter.69 16/01/2024

Um livro que te faz pensar!!
Livros que busquem explicar e mostar para o leitor a forma como as desigualdades de gênero e raça sempre me ganham, visto são livros que em sua maioria conseguem trazer pontos e argumentos quem eu consigo julgar como válidos. E esse é um deles, esse é um livro bem construído que trás pontos que mostram o racismo estrutural que o Brasil tem, focando principalmente nas relações do negro no mercado de trabalho.

Com amor, Júpiter. ?