O pacto da branquitude

O pacto da branquitude Cida Bento

Resenhas - O pacto da branquitude

Júpiter.69 16/01/2024

Um livro que te faz pensar!!
Livros que busquem explicar e mostar para o leitor a forma como as desigualdades de gênero e raça sempre me ganham, visto são livros que em sua maioria conseguem trazer pontos e argumentos quem eu consigo julgar como válidos. E esse é um deles, esse é um livro bem construído que trás pontos que mostram o racismo estrutural que o Brasil tem, focando principalmente nas relações do negro no mercado de trabalho.

Com amor, Júpiter. ?

Karliani.Godoi 16/01/2024

Essencial para a formação intelectual e racional do ser !
Sem sombra de dúvidas , o pacto da branquitude é um livro essencial para todos e todas que se permitem abrir as mentes para se desconstruirem, para compreender o que de fato a branquitude faz através de seus privilégios, e como esta se organiza sócio, econômica,moralmente,afim de eliminar todo e qualquer "ameaça" advinda da população negra . Seja ela, intelectual, moral, econômica,social entre diversos outros fatores que,na mente daqueles que tiram proveito dos status da branquitude,são ultrajantes e ameaçadores.
Um livro que sem dúvidas,levarei no coração !

Nick 17/01/2024

Incrível e necessário!
"É evidente que os brancos não promovem reuniões secretas às cinco da manhã para definir como vão manter seus privilégios e excluir os negros. Mas é como se assim fosse: as formas de exclusão e de manutenção de privilégios nos mais diferentes tipos de instituições são similares e sistematicamente negadas ou silenciadas.3 Esse pacto da branquitude possui um componente narcísico, de autopreservação, como se o ?diferente? ameaçasse o ?normal?, o ?universal?. Esse sentimento de ameaça e medo está na essência do preconceito, da representação que é feita do outro e da forma como reagimos a ele."

Cida Bento faz uma análise incrível sobre o racismo e branquitude no ambiente de trabalho no mundo contemporâneo. Passando por tópicos importantíssimos como capitalismo racial, o mito da meritocracia, questões de gênero,classe e raça dentre outros. Um livro incrível e essencial pra todos que desejam entender mais sobre o racismo e branquitude no Brasil!!

É uma leitura tecnicamente rápida e muito fácil de entender. As vezes sinto que livros políticos têm uma linguagem muito técnica que afasta o público geral desse tipo de leitura. Mas esse livro debate esses tópicos de maneira bem sucinta e esclarecedora!!

Karolyne65 17/01/2024

Leitura essencial para compreender que a sociedade contém sim pactos e que eles são quase imperceptíveis dentro das instituições. Cida Bento constrói um livro completo em que traça temas importantes para entender esse pacto, entre eles o racismo estrutural, narcisismo e a questão de gênero. Bento reflete sobre as mulheres a partir de uma ótica de insurgência, destacando o quanto é perigoso se manter insurgente no atual modelo de sociedade.

Izaura Delfino 17/01/2024

Fácil leitura, fácil compreensão. Ninguém lê e fala que não entende ou não compreende o assunto em questão.

Precisamos de mais títulos assim, que cumpram o papel da desconstrução sem o academicismo latente de tantas obras sobre o tema.

Aline 18/01/2024

Necessário! Livro que deveria estar no currículo escolar.
Maria Aparecida da Silva Bento é psicóloga e ativista brasileira, diretora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, que atua na redução das desigualdades raciais e de gênero no ambiente de trabalho.

Em 2015 foi nomeada pela revista The Economist uma das 50 pessoas mais influentes do mundo no campo da diversidade. Uma força intelectual necessária e que deve ser ouvida.

O livro traz muitos dados e vivências importantes da Cida tanto como psicóloga em grandes empresas como ativista e militante da causa. Reforça nossa obrigação de mapear, incluir e viabilizar a equidade em todas as esferas. Na nossa vida pessoal e profissional. Promover e cobrar políticas afirmativas e inclusivas no nosso condomínio, na empresa, a escola, na academia e em todos espaços que ocuparmos. A equidade racial é assunto de branco.

Leiam Cida Bento! É obrigatório.

Carol 19/01/2024

O Pacto da Branquitude é um livro que deveria ser leitura obrigatória no Brasil. Cida Bento de forma clara, direta e coerente escancara as mazelas de um país aonde ainda se acredita que há igualdade racial, mas que na verdade tem o racismo incrustado em seu cerne, em sua história. Ainda hoje, a branquitude prefere tampar seus olhos e se eximir da culpa pois "não estava lá, a escravidão ficou no passado". No entanto segue gozando os privilégios conquistados através de um sistema racista usando a meritrocracia capitalista como justificativa.

thiago 19/01/2024

Pacto narcísico
Nas palavras de cida, os pactos narcísicos da branquitude seriam ?acordos tácitos, como pactos não verbalizados, não formalizados. Pactos feitos para se manter em situação de privilégio, higienizados da usurpação que os constituiu. E que se estruturam nas relações de dominação que podem ser de classe, de gênero, de raça e etnia e de identidade de gênero, dentre outras.? eu acho essa descrição extremamente válida, principalmente em um contexto que a maioria das pessoas finge que o racismo não existe no brasil. e no livro também percebi a importância de nós, pessoas brancas, reconhecermos nossa etnicidade e perceber que esse é apenas um dos passos pra eliminar nossa posição de privilégio. achei uma leitura muito boa, de fácil compreensão e que com certeza vou revisitar futuramente.

carol 19/01/2024

Uma leitura necessária!
O livro fala sobre a herança da escravidão na sociedade e como isso trouxe privilégios para as pessoas brancas, quer elas reconheçam isso ou não. É bem informativo por trazer vários dados e pontuar o fato de que os cargos de liderança quase nunca são ocupados por negros, pois mesmos sendo competentes nunca são a primeira escolha.

Ademais, ele fala sobre essa estrutura de poder onde os brancos sempre estão incluídos e representados. E como existe uma luta por organizações para tentar mudar isso e incluir mais pessoas negras em espaços de poder. É uma leitura muito informativa, gostei muito!!!

Huandel 20/01/2024

Leitura de grande valor sobre as formas que se desenvolvem o racismo no Brasil, seja de maneira implícita ou explícita. A autora nos conta, através do embasamento científico e de sua vivência e de outras pessoas, sobre a perpetuação dos privilégios da raça branca em detrimento das outras, de maneira que nos faz enxergar a sociedade brasileira tão desigual desde os anos de escravidão até os dias atuais.

Bruno144 22/01/2024

O Pacto da Branquitude: o que é ser branco no Brasil?
Nesta obra, Cida Bento apresenta dados e conceitos relevantes sobre como a branquitude, em uma espécie de pacto, opera no Brasil, perpetuando o racismo em diversas instituições. O livro é um convite às pessoas, especialmente a nós, brancos, para refletirmos sobre nossos privilégios e explorarmos maneiras de enfrentar o racismo no país.

Maria.Jose 23/01/2024

Livro essencial para pessoas brancas ain-racistas. É bem didático, embora a autora perca um tempo falando das questões de RH, afinal é a especialidade dela.

Adriana Naves 27/01/2024

Cida Bento arrasa
"...desfazer sistemas que, durante séculos, promoveram o conforto e a segurança de um grupo de pessoas em detrimento de outro não é uma tarefa para realizar da noite para o dia, nem é uma proposição sem dor, pois envolverá trabalho intenso e duradouro."

Muitas vezes quando falamos da escravidão e do racismo tratamos isso como um problema que afetou profundamente a vivência de pessoas pretas, mas não consideramos como estes acontecimentos também marcaram profundamente a vida de pessoas brancas também. Pois enquanto o primeiro grupo teve sua experiência impactada negativamente o outro foi impactado de forma positiva e nesse livro Cida Bento traz esses e outros pensamentos, que nos faz refletir sobre as estruturas de poder que mantém o mundo atual tal qual o observamos.
A autora comunica-se de forma objetiva e muito didática, a acredito que mesmo quem está começando a ler sobre o tema não encontrará dificuldades nesta leitura. Ao final temos as referências bibliográficas que foram citadas ao longo do livro. Vou buscar ler outras obras da autora.

Patty Lima 30/01/2024

Cada obra sobre questões raciais que leio me deixam mais angustiada. São tantas pendências da sociedade escravocrata, mesmo depois de séculos da abolição. O pacto da branquitude soou com um alerta na luta antirracista. Desfazer esse pacto é mais difícil do que pregam por aí...

iris lendo 31/01/2024

Uma aula
É muito legal, e de uma leitura acessível e de fácil entendimento
passa por várias vertentes, conceitos e histórico importantes. É bem introdutório, no sentindo que, se você conhece pouco sobre o pacto da branquitude, da estrutura do racismo no Brasil esse é o livro pra você.
que abre os olhos quanto a um racismo estrutural, institucional, político e social.
Deu vontade de buscar outras leituras como essa, e ela tbm passa por um conceito que quero mt ler sobre que é a necropolitica.