O pacto da branquitude

O pacto da branquitude Cida Bento

Resenhas - O pacto da branquitude

Rebeca 03/03/2024

Uma leitura fácil para acessibilidade de todos tanto para acadêmicos e não acadêmicos. É um pequeno manual para entender as estruturas de poder e como funciona a segregação. Acho que deveria ser leitura obrigatória em colégios.
Alê | @alexandrejjr 25/03/2024minha estante
Principalmente colégios particulares...

soubarroca 18/03/2024

O Pacto da Branquitude, de Cida Bento
Esse livro é, como eu esperava, muito técnico. Conciso e cirúrgico sobre o racismo e as relações de trabalho no Brasil. Me lembrou muito o livro O Feminismo é para Todos, da escritora bell hooks, uma das estudiosas mais importantes do feminismo negro.

Gostei muito da obra, achei que Cida tratou de temas pesados de forma fácil de ser entendida. Uma didática necessária para o Brasil e os brasileiros de hoje.

Vitoria 06/08/2023

É preciso nomear algo para que se possa falar a respeito e combater seus efeitos.

E é isso que Cida Bento faz magistralmente, nomeando os privilégios brancos e o pacto tácito da branquitude para manter seus espaços, garantindo seu lugar de não cor, de absoluto, relegando aos não brancos o papel de Outro.

Gabi Sagaz 01/11/2023

Bora pensar Branquitude
Muito importante as pessoas brancas pararem de achar que são universais e começarem a se racializar.
Um bom modo é começando com a Cida Bento.
LEIAM!

Rafaela722 18/08/2023

Obra espetacular
O pacto narcísico da branquitude opera fielmente para manter o privilégio de pessoas brancas intactas.
Esse livro é completamente certeiro e direto, e eu também me senti feliz ao reconhecer tantos nomes de intelectuais negros nessa obra
Livros fácil e que deveria ser obrigatório! Bom demais!

Luciano74 31/03/2024

Uma obra necessária
Esse é um daqueles livros que eu gostaria de ter lido muito tempo antes na minha vida.

Cida Bento faz retomadas históricas sobre a estrutura do racismo e do seu combate, regando a discussão com experiências próprias que são muito representativas do que acontece no mundo, e nos faz perceber que ?o buraco do racismo é bem mais embaixo?.

Algo que fica muito claro é que a luta antirracista deve acontecer no âmbito pessoal sim, mas principalmente no institucional.

Uma leitura como essa me deixa sensibilizado a prestar mais atenção às artimanhas do racismo nas minhas próprias ações e percepções.

Julia 09/04/2024

Auto reflexão
Parei vários momentos durante o livro pra refletir sobre como eu vivia, as coisas que aconteciam e pequenos detalhes, percebendo que ser anti racista é reconhecer o privilégio em que se vive e a necessidade de ação para mudar a bolha que vivemos.

Junior.Ernesto 18/11/2023

Obrigatorio
Que livro maravilhoso e necessário!
Não entender o branco enquanto uma raça que coleta os privilégios do racismo e da escravidão, é tampar os olhos para as consequências do capitalismo racial que vivemos ainda hoje.
A autora fala de forma brilhante sobre "pacto narcísico da branquitude", os acordos de autoproteção da branquitude, ainda que não se identifiquem como uma raça, visando proteger seus próprios privilégios.
Cida Bento diz o que se cala.
Leitura obrigatória!

Sâm 10/10/2022

Como destruir um sistema desigual e desonesto
Um livro direto sem arrudeios que visa explicar e detalhar os privilégios de uma pessoa branca no Brasil e no mundo em vários áreas e o histórico de subalternidade a pessoas negras, e todo o enredo escravocrata e o quanto isso resultou e resulta até hoje no racismo em várias áreas e como as ações afirmativas são importantes para pagar essa dívida histórica e acabar de vez com o mito da meritocracia.
Em geral gostei do livro, penso que o público maior a se atingir são os brancos, sobretudo antifascistas.

Leiam.

Henrico.Iturriet 05/01/2023

Brancos
É necessário que os brancos leiam esse livro mais do que os pretos, até porque nada da fragilidade branca, desautorização branca e ideal europeu universal branco não seja vivenciado por negros como nós.

Sempre será necessária essa atualização constante, mas aqui, além do negro, a etnicidade branca é o tema: como a branquitude funciona?
Por isso os brancos devem debater sobre si mesmos, e não só o ?problema negro?.

Mary Stella 19/11/2023

Leitura obrigatória
Em um país em que o branco não costuma enxergar ou querer enxergar seus privilégios, livros como este instalam o incômodo necessário para uma sequência de despertares e mudanças de paradigmas. Excelente texto.

Lucy 23/11/2023

Na lona
Esse livro é de importancia suma.
Autora do curriculo de são paulo junto aos professores da rede, ela ajudou a construir o documemto mais democrático que se conhece até hoje.
Em seu livro ela vai dando socos no estômago até das pessoas que tem alguma noção da história nacional e mundial, pois n dá para sair ileso se vc é uma pessoa e tem sentimentos.
O privilégio branco é uma estrutura cruel e sua denuncia e a apresentação do estudo que fez de sua estrutura é de ajuda humanitária.
Eu só consegui concatenar ideias que não conseguia entender plenament, tais quais as de o pq é importante buscar as raizes dos povos originários e dos povos africanos no Brasil em detrimento da nossa história única branca europeia. Eu sabia que era importante e o que acarretava, mas o motivo disso e nao de outro modo, e pq pensar assim era um modo de branquitude, eu n sabia. Ela me mostrou, eu estava buscando essa resposta a muito tempo, com leituras, pois muitas pessoas me perguntam, minhas relações perspassam por essas questoes e eu n tinha exatamente uma resposta formulada a ofertar e agora tenho.
Para uma melhor leitura n basta um livro. Recomento um defeito de cor, uma ecologia decolonial, bem viver, a historia das coisas, capitalismo de vigilancia, as autoras Lelia Gonzales e Angela Davis, dentre outras, e o livro como conversar com um fascista.
Certamente não só esses, mas agora tenho esses no bolso da memória.

Karine.Batista 17/04/2023

A branquitude precisa ler
Livro importantíssimo, didático e necessário! Principalmente para as pessoas brancas que se dizem antirracistas, mas não se ligam dos privilégios que possuem pelo simples fato de serem brancos. Serve também pra fazer uma reflexão no sentido de mudarem o modo de ver o mundo, problematizando a sua existência para desnaturalizar a "normalidade" de ser branco.

rafa_._cardoso 26/04/2023

Ótima leitura de entrada no tema
O livro é muito bem escrito e o encadeamento dos temas é muito fluido, ainda mais pelo peso que se tem.

É bom para quem está iniciando nas leituras do tema.

Gabriela3043 14/11/2023

Uma aula
"A destruição de um pacto narcísico não é só indivídual, mas tem ancora em ações coletivas..."

Leitura obrigatória para qualquer pessoa, negra ou não-negra. A autora dá uma visão detalhada dos textos que embasam o conceito cunhado por ela e que dá título ao livro. O Pacto em si é abordado de forma muito clara, muito objetiva e de fácil entendimento.

Recomendaria esse livro para qualquer pessoa que esteja disposta a encontrar os traços que o racismo deixou em si e na sociedade brasileira e está disposto a se colocar a prova.