O pacto da branquitude

O pacto da branquitude Cida Bento

Resenhas - O pacto da branquitude

Izabella.BaldoAno 29/02/2024

"fala-se muito na herança da escravidão e nos seus impactos negativos para as populações negras, mas quase nunca se fala na herança escravocrata e nos seus impactos positivos para as pessoas brancas."

através de O pacto da branquitude, Cida Bento consegue nos fazer pensar sobre diversas nuances de um tema indigesto de maneira bastante atrativa e didática, sobretudo lançando foco pras implicações da supremacia branca e da branquitude pra as relações raciais no Brasil.

a princípio, fiquei com receio por ter escolhido essa pra ser minha leitura de fim de semana, já que sabia que não seria nada leve... mas o incômodo, às vezes, é necessário. quando se trata de racismo, que há tantos anos segue sendo a base que estrutura as relações sociais do nosso país, eu engulo o receio e vou, na esperança de me fortalecer e poder fortalecer outras pessoas.

recomendo a leitura principalmente para pessoas brancas que trilham o caminho da consciência racial e ainda se questionam sobre o seu papel diante dos moldes sociais vigentes, mas recomendo também para aquelas pessoas que, como eu, estão se descobrindo enquanto pessoas negras. afinal, as violências que nos consitituem enquanto seres racializados residem não só nas macro, mas também nas micro violências que sofremos ? ou que praticamos ? diariamente e que estão encrustadas feito limo nas nossas paredes sociais.

racializemos as pessoas brancas. vistas através da mesma perspectiva da raça na qual enquadram aqueles a quem chamam de "outros", talvez tenham cada vez menos poder para se considerar e ser consideradas o modelo humano universal, a norma, o ideal e cada vez tenham menos poder de definir quem é esse "outro" e de selar seu destino.

RaquelSales17 06/06/2023

Temas ácidos para serem tratados, contudo verdades nuas que definem a vida é futuro de todos os ?não homens brancos? da sociedade brasileira em que há uma sistematização negação Esse livro muito me representa

le.se.caliope 07/02/2024

Uma pesquisa incrível, elaborada por uma mulher com uma luta muito inspiradora. O Pacto da Branquitude deveria ser leitura obrigatória pra galera se educar e parar de falar merda na internet.

Cristiana 04/01/2024

Quer ser antiracista amiguinha? Então leia
Um livro que mostra claramente como funciona a estrutura racista
Que vai desde associar a cor negra como algo sujo ou sem classe como pedir um copo de água pra uma negra por associar a cor ao cargo de serviçal ?

_Juu0 15/03/2024

Leitura obrigatória
Todo brasileiro deveria ler esse livro, especialmente pessoas brancas e quem trabalha/pretende trabalhar na área de recursos humanos. Explodiu minha cabeça de varias maneiras, provoca reflexões profundas sobre a nossa ?democracia racial?, a ideia de mérito, o afastamento e desresponsabilização da pessoa branca e como tudo isso contribui pra manutenção do poder branco e estruturas racistas de modo geral

@Estantedelivrosdamylla 25/01/2024

Importantíssima!
O assunto "racismo" tem me chamado muita atenção recentemente seja na ficção quanto na não ficção, e isso decorre do fato de que vivemos em uma sociedade racista sob uma falácia de "democracia racial".

Essa obra é uma daquelas que eu acredito que deveria ser estudada nas escolas para que fosse possível instigar a visão crítica das pessoas desde logo cedo, mas como nunca é tarde para aprender e nunca é tarde para tentarmos ser melhores pessoas, acredito que esse livro pode e deve ser lido por todos, independente de idade ou sexo.

Cida Bento aborda o sistema racista em que estamos inseridos, em que os brancos possuem seus privilégios e não estão dispostos a abrir mão deles. Onde uma teia de interesses se forma e pessoas brancas compactuam para continuarem em posição de poder, consequentemente discriminando os negros.

No primeiro contato admito que fiquei um pouco abismada e até assustada com o que a autora afirmava, e diante desse processo de "tomar a pílula", pude abrir meus olhos para uma realidade que eu não imaginava que pudesse ser tão ruim e tão infeliz. Após alguns relatos que a Cida Bento colocou no livro, eu fiquei ainda mais chocada que nosso país pudesse ser tão racista e tão opressor.

Por fim, esse livro é capaz de fazer com que saiamos da zona de conforto, e consigamos ver o mundo com outros olhos e nos questionarmos sobre a nossa realidade. Se descontruir é um processo, e é constante a transformação.

Super Recomendo.

site: https://www.instagram.com/estantedelivrosdamylla/

Pretti 23/01/2023

Um livro fundamental
Esse livro me fez entender que, para entender o racismo contra pessoas negras e indígenas no Brasil, é importante também entender a branquitude como uma forma de racialização - o que parece óbvio, mas não é uma percepção "dada", porque, imersos no cultura, não é comum que olhemos para isso.
Este livro deveria ser lido e estudado por todos, desde a escola, se realmente queremos avançar no antirracismo.

Rafaela722 18/08/2023

Obra espetacular
O pacto narcísico da branquitude opera fielmente para manter o privilégio de pessoas brancas intactas.
Esse livro é completamente certeiro e direto, e eu também me senti feliz ao reconhecer tantos nomes de intelectuais negros nessa obra
Livros fácil e que deveria ser obrigatório! Bom demais!

ClaudiaMF 26/02/2023

A perda de hegemonia da branquitude
A perspectiva da branquitude é fundamental para a compreensão do racismo. Do existem negros, os 'outros', se houver o branco. A ideia de branquitude é o fundamento da racialização nas sociedades colonizadas modernas. Cida Bento apresenta com mestria seus estudos e sua trajetória como ativista do movimento negro trazendo o conceito de pacto narcísico da branquitude, um comportamento de autopreservação tácito entre aqueles que herdam os privilégios na nossa sociedade de desigualdades abissais.

queimaminhaderme 21/04/2023

Não entendi o porquê esse livro tá com 4,5 estrelas.
Espero que meus netos não precisem ler livros como esse pra entender o motivo das coisas serem tão ruins e difíceis pra nós não-brancos. Espero uma era utópica que as pessoas brancas leiam e entendam livros como esse e principalmente mudem, o mais rápido possível.

Palavras-chave: pacto da branquitude; pacto narcísico; racismo institucional; mito da democracia racial brasileira; falsa meritocracia; branquitude universal; Black Lives Matter; políticas públicas de diversidade.

Leia.

Thams3 20/04/2023

Esse livro não estar na grade curricular do ensino básico do Brasil é loucura, tá????
(Meme a parte, sabemos que não é loucura né, é projeto?)

"Assim, relembrar trechos da história da violência na construção da herança que sustenta e perpetua a supremacia branca pode auxiliar a compreender os abismos econômicos e sociais entre as populações negra, branca e indígena no Brasil, que inviabiliza a democracia ao consolidar um sistema que perpétua a geração de bônus para uns e ônus para outros"

Eu poderia ter grifado esse livro inteiro praticamente. Que reflexão necessária! Fora a comunicação nada complicada, de entendimento popular, extremamente importante para a nossa sociedade. Com certeza é uma obra que revisitarei constantemente, pra jamais me acomodar perante os meu privilégios.

Katherine.Rayane 10/03/2024

Li por causa de uma matéria da faculdade e é inacreditável o quanto de consciência racial e social você começa a adquirir quando lê esse e outros livros. Muito importante!!
Alê | @alexandrejjr 25/03/2024minha estante
Qual é o seu curso, Katherine?

Katherine.Rayane 25/03/2024minha estante
Curso Direito

Alê | @alexandrejjr 25/03/2024minha estante
Que maravilha! Bibliografia perfeita pra todos os cursos, mas creio que essencial pro teu!

Nelson.Ricardo 09/01/2024

O pacto dos privilégios e omissões
Uma leitura essencial para todos os agentes da sociedade, sobretudo, para aqueles que estão interessados em entender como funciona um esquema de privilégios que está presente em vários setores da sociedade e instituições.

Cida Bento de maneira assertiva , sempre em primeira pessoa, explica o que é o Pacto narcísico da Branquitide. Nas pesquisas da autora, esse "fenômeno" sustenta as desigualdades socieias e raciais no nosso território.

Fica evidenciado durante o texto o lugar de poder que a branquitude ocupa. Este construto vai garantir ao longo das gerações que os brancos usufruem de inúmeros privilégios e ascensões, apenas por possuírem a cor da pele que é socialmente aceita como a padrão e superior.

Em suma, o livro é uma excelente oportunidade de conhecimento e embasamento teórico sobre o tema. Certamente após a leitura, você irá perceber o pacto em diversos momentos do seu dia a dia.

barbara.luna.56 24/03/2023

O livro é essencial para compreender o papel dos brancos na construção de uma sociedade racista. Os estudos sobre branquitude configuram uma virada de chuva no chamado ?problema do negro no Brasil? e Cida Bento sempre foi referência no assunto. Neste ?Pacto da Branquitude? a autora traz, em uma linguagem totalmente acessível, os principais elementos da constituição de uma sociedade racista e, melhor, como os brancos se beneficiam dessa configuração de sociedade até os dias atuais. Simplesmente necessário.

Patty Lima 30/01/2024

Cada obra sobre questões raciais que leio me deixam mais angustiada. São tantas pendências da sociedade escravocrata, mesmo depois de séculos da abolição. O pacto da branquitude soou com um alerta na luta antirracista. Desfazer esse pacto é mais difícil do que pregam por aí...