O pacto da branquitude

O pacto da branquitude Cida Bento

Resenhas - O pacto da branquitude

Geisalanis 08/07/2023

Livro muito bom pena que curtinho. Achei maus agradável q o outro mas acho que é pq esse é mais atual as referências fazem mais sentido

Ana Barbalho 04/02/2024

Leitura essencial.
Cida Bento traz de forma clara e fundamentada os pactos narcísicos realizados pela branquitude à fim de invalidar a igualdade e equidade, reforçando o racismo em nosso país. O livro tem maior foco no mercado de trabalho e como a população negra tem tantos obstáculos para conseguir uma vaga, mesmo quando tem igual ou maior qualificação que um candidato branco.

Rafa.Barros 28/01/2023

A essência do racismo em um livro
Um livro extremamente necessário que fala sobre como nós, pessoas brancas e privilegiadas, mantemos um pacto não verbalizado, um acordo para a autopreservação dos nossos iguais, considerados "universais", mantendo, assim, os interesses desse grupo, o chamado "pacto narcisico da branquitude".

Cida esmiúça o assunto sob vários aspectos e camadas, mostrando que o racismo se perpetua há várias gerações através da ideia de que pessoas brancas são o "normal e universal", mantendo rígida uma hierarquia de relações sociais, excluindo pessoas que fujam do "padrão".

"Em um pacto de cumplicidade, aqueles que estão no poder permanecem, até que seus iguais os substituam."

Ercio 28/11/2023

Reflexão imprescindível
Esta é uma leitura um pouco mais "chata", porque o livro é quase uma tese de doutorado, mas a reflexão sobre o tema deveria ser obrigatória nas universidades, principalmente de Administração e Psicologia Organizacional. Vale a pena ler, é uma leitura bem rápida.

Vitoria 06/08/2023

É preciso nomear algo para que se possa falar a respeito e combater seus efeitos.

E é isso que Cida Bento faz magistralmente, nomeando os privilégios brancos e o pacto tácito da branquitude para manter seus espaços, garantindo seu lugar de não cor, de absoluto, relegando aos não brancos o papel de Outro.

Wallace17 24/06/2022

Branquitude em cheque
"As instituições públicas, privadas e da sociedade civil definem, regulamentam e transmitem um modo de funcionamento que torna homogêneo e uniforme não só os processos, ferramentas, sistema de valores, mas também o perfil de seus empregados e lideranças, majoritariamente masculino e branco. Essa transmissão através da gerações e altera pouco a hierarquia das relações de dominação ali incrustadas. Esse fenômeno tem um nome, branquitude, e sua perpetuação no tempo se deve a um pacto de cumplicidade não verbalizado entre pessoas brancas, que visa manter seus privilégios".

Cida Bento é uma ponta de lança da negritude! Numa analogia bem rasa (peço perdão, desde já) O Pacto da Branquitude é uma crítica poderosa contra aquelas fotos de fim de ano das empresas da Faria Lima. Fotos de desembargadores, diretores ou daquelas formaturas de médicos e afins. Fotos que só tem gente branca feliz e de barriga cheia.

Aí vem aquela pergunta: Onde estão os negros???

Na ideologia neoliberal o sucesso depende do seu esforço e dedicação. Porém, o sol "brilha mais forte" para quem nasceu branco numa sociedade racializada. Não é o tal do "mimimi", são só as coisas como são. Por exemplo: quem condena e quem é condenado? Quem mata e quem é assassinado? Quem dirige e quem é dirigido? Quem mora em mansões e quem mora em favelas? O Google responde fácil essas perguntas.

Felizmente, o movimento negro luta pela equiparação social e aos poucos nós vamos chegando e ocupando os espaços. Vide esse livro, fruto de uma pesquisa acadêmica bem sucedida. Lê-lo é lavar a roupa sujíssima da ideologia de Gilberto Freyre e seus semelhantes.

Por fim, pessoas brancas não estão acostumadas em ser racializadas, tampouco ser objeto de estudo. Ler este livro pode ser o primeiro passo para parar de reproduzir mitos como: meritocracia; racismo como desvio comportamental individual; ou que o diverso é tudo aquilo diferente do branco (branco, não é universal).

Para as pretes, este livro pode representar a suspensão da carga pesada do fracasso e do insucesso desta sociedade capitalista competitiva.

Gabi Sagaz 01/11/2023

Bora pensar Branquitude
Muito importante as pessoas brancas pararem de achar que são universais e começarem a se racializar.
Um bom modo é começando com a Cida Bento.
LEIAM!

Cristiana 04/01/2024

Quer ser antiracista amiguinha? Então leia
Um livro que mostra claramente como funciona a estrutura racista
Que vai desde associar a cor negra como algo sujo ou sem classe como pedir um copo de água pra uma negra por associar a cor ao cargo de serviçal ?

Nelson.Ricardo 09/01/2024

O pacto dos privilégios e omissões
Uma leitura essencial para todos os agentes da sociedade, sobretudo, para aqueles que estão interessados em entender como funciona um esquema de privilégios que está presente em vários setores da sociedade e instituições.

Cida Bento de maneira assertiva , sempre em primeira pessoa, explica o que é o Pacto narcísico da Branquitide. Nas pesquisas da autora, esse "fenômeno" sustenta as desigualdades socieias e raciais no nosso território.

Fica evidenciado durante o texto o lugar de poder que a branquitude ocupa. Este construto vai garantir ao longo das gerações que os brancos usufruem de inúmeros privilégios e ascensões, apenas por possuírem a cor da pele que é socialmente aceita como a padrão e superior.

Em suma, o livro é uma excelente oportunidade de conhecimento e embasamento teórico sobre o tema. Certamente após a leitura, você irá perceber o pacto em diversos momentos do seu dia a dia.

Rafaela722 18/08/2023

Obra espetacular
O pacto narcísico da branquitude opera fielmente para manter o privilégio de pessoas brancas intactas.
Esse livro é completamente certeiro e direto, e eu também me senti feliz ao reconhecer tantos nomes de intelectuais negros nessa obra
Livros fácil e que deveria ser obrigatório! Bom demais!

Porto 05/01/2023

Importante e necessário
Visão importante para que pessoas brancas entendam a questão racial e como elas também são pessoas racializadas e não um padrão universal. Necessário.

barbara.luna.56 24/03/2023

O livro é essencial para compreender o papel dos brancos na construção de uma sociedade racista. Os estudos sobre branquitude configuram uma virada de chuva no chamado ?problema do negro no Brasil? e Cida Bento sempre foi referência no assunto. Neste ?Pacto da Branquitude? a autora traz, em uma linguagem totalmente acessível, os principais elementos da constituição de uma sociedade racista e, melhor, como os brancos se beneficiam dessa configuração de sociedade até os dias atuais. Simplesmente necessário.

queimaminhaderme 21/04/2023

Não entendi o porquê esse livro tá com 4,5 estrelas.
Espero que meus netos não precisem ler livros como esse pra entender o motivo das coisas serem tão ruins e difíceis pra nós não-brancos. Espero uma era utópica que as pessoas brancas leiam e entendam livros como esse e principalmente mudem, o mais rápido possível.

Palavras-chave: pacto da branquitude; pacto narcísico; racismo institucional; mito da democracia racial brasileira; falsa meritocracia; branquitude universal; Black Lives Matter; políticas públicas de diversidade.

Leia.

Thams3 20/04/2023

Esse livro não estar na grade curricular do ensino básico do Brasil é loucura, tá????
(Meme a parte, sabemos que não é loucura né, é projeto?)

"Assim, relembrar trechos da história da violência na construção da herança que sustenta e perpetua a supremacia branca pode auxiliar a compreender os abismos econômicos e sociais entre as populações negra, branca e indígena no Brasil, que inviabiliza a democracia ao consolidar um sistema que perpétua a geração de bônus para uns e ônus para outros"

Eu poderia ter grifado esse livro inteiro praticamente. Que reflexão necessária! Fora a comunicação nada complicada, de entendimento popular, extremamente importante para a nossa sociedade. Com certeza é uma obra que revisitarei constantemente, pra jamais me acomodar perante os meu privilégios.

Nick 17/01/2024

Incrível e necessário!
"É evidente que os brancos não promovem reuniões secretas às cinco da manhã para definir como vão manter seus privilégios e excluir os negros. Mas é como se assim fosse: as formas de exclusão e de manutenção de privilégios nos mais diferentes tipos de instituições são similares e sistematicamente negadas ou silenciadas.3 Esse pacto da branquitude possui um componente narcísico, de autopreservação, como se o ?diferente? ameaçasse o ?normal?, o ?universal?. Esse sentimento de ameaça e medo está na essência do preconceito, da representação que é feita do outro e da forma como reagimos a ele."

Cida Bento faz uma análise incrível sobre o racismo e branquitude no ambiente de trabalho no mundo contemporâneo. Passando por tópicos importantíssimos como capitalismo racial, o mito da meritocracia, questões de gênero,classe e raça dentre outros. Um livro incrível e essencial pra todos que desejam entender mais sobre o racismo e branquitude no Brasil!!

É uma leitura tecnicamente rápida e muito fácil de entender. As vezes sinto que livros políticos têm uma linguagem muito técnica que afasta o público geral desse tipo de leitura. Mas esse livro debate esses tópicos de maneira bem sucinta e esclarecedora!!