Los abismos

Los abismos Pilar Quintana

Resenhas - Os Abismos

JAnior 22/08/2023

Amei a metáfora dos abismos
Apesar da leveza que a história é conduzida, traz temas pesados e difíceis de digerir sob a ótica de uma criança

Scaldini 19/08/2023

Não entendi o hate
A galera tá muito acostumada com tradução de livros norte americanos e quando leem um livro não óbvio ficam falando que é arrastado, difícil etc.

O livro na verdade é muito fluido, apesar da temática difícil, acredito que por ser a narrativa de uma criança a história fica mais ?digestiva?

Eu gostei bastante, adoro livros latinos

Ábia Costa 14/08/2023

Livro curto e tocante
Gente...que livro delicinha de ler. Acompanhamos a história de uma família por meio do olhar inocente de uma criança, muito esperta por sinal. Ela sempre está atenta a tudo ao seu redor desde o relacionamentos dos pais, com seus altos e baixos, até histórias antigas de um passado não tão distante de sua mãe.
A autora tem uma escrita fluida e envolvente. Amei!

Alain 13/08/2023

Uma viagem íntima
A autora convida o leitor a preencher os vazios narrativos com suas próprias experiências. A história segue duas Claudias — uma garota na cidade de Cáli e sua mãe — explorando relações familiares e maternidade em meio a paisagens colombianas. A escrita sutil de Quintana nos leva a compreender os personagens através de nossas próprias vivências. O livro também tece um mistério intrigante, enquanto aborda temas universais como arrependimento e escolhas de vida.

Kauan219 08/08/2023

Que falta faz uma terapia...
Foi incrível e doloroso ler esse livro pela perspectiva de Claudia, uma menina de apenas 8 anos mas que passou por muitas coisas, coisas que crianças da sua idade não deviam passar. A única coisa que eu quero agora é guarda-la em um potinho e protege-la dos perigos. :(

Talita | @gosteilogoindico 07/08/2023

Minhas impressões de leitura
Um livro denso e muito sofrido. As relações entre pessoas neste livro é descritivo e incomodativo. Ilude-se (eu, no caso) que uma leitura de 200 páginas seria tranquilo, que nada.
Algo que me incomodou foi o final (achei muito rápido, sem uma ?amarração?).

Arlindo Barata 04/08/2023

Confesso que não seria um livro que entraria na minha lista se não fosse o Intrínsecos. Apresenta uma história pesada, e o que me encatou é que como é contada por uma criança tem um aspecto bem velado. Contudo, talvez eu não cheguei a me apegar pelos personagens como imaginei que a leitura me levaria

SuAlen.Pawelkiewic 31/07/2023

O que escondemos nas profundezas do nosso ser?
A pequena protagonista Claudia, vive em um apartamento rodeado de plantas, em Cali, na Colômbia, com seus pais.

A menina lida com a ausência de afeto da mãe (Cláudia também), que sofre com seus problemas psicológicos.

Claudia busca no decorrer da narrativa, compreender questões complexas, que envolvem sua família a anos.

Os abismos mostra o ponto de vista das crianças, no caos do cotidiano familiar.

Pilar traz reflexões sobre maternidade, depressão, traição, ansiedade, agonia e suicídio.

Como mãe, esse livro me fez derramar algumas lágrimas. Apesar de abordar temas pesados, sua leitura é leve e rápida.

Quantos abismos cabem dentro de nós? Quanto nossa infância influencia em nossa vida adulta, em nossos medos e aflições? ?

Obs: Aborda assuntos delicados (cuidado com possíveis gatilhos).

@suhh_entre_livrosefelinos ??

Debora.Olindina 31/07/2023

Poderia ser bom mas acabou ruim
O livro tem um intuito interessante mas não desenvolveu bem. Narrado pela menina Claudia, conta como é o convívio com sua mãe e as dificuldades da relação. As tentativas falhas da filha em agradar e se fazer presente, mas tudo isso se torna confuso e acaba sempre puxando para outro rumos, as vezes até acha que era alucinações.
Não criei muito expectativas, mas o mínimo que imaginei que seria no nível de A Cachorra.

RobsBia 27/07/2023

Vi um comentário dizendo que esse livro já nasceu premiado.

Pertinente.

O final não foi arrebatador como muitos provavelmente esperavam, mas o percurso da narrativa dispensou isso. Ele te chicoteia em vários momentos.

A primeira parte foi super rápida. A segunda teve um ar mais denso e depressivo, a quarta parte não foi primorosa mas nela percebemos que os comentários de Claudia já estavam mais cínicos. Um abismo que só a Claudia conhece dentro dela.

Ana Tambara 26/07/2023

Contrastante
Esse livro, apesar das críticas que li, tirou-me de uma ressaca literária. Ele não é de um todo ruim, ele só parece dizer muito e não dizer nada. Ele mostra brevemente como pode ser a percepção de uma criança que convive com os desafios psicológicos de sua mãe. Isso é bastante interessante.
Porém o contraste existente é na linguagem. Concordo com a resenha que li, não parece ser escrito por uma criança, mas sim um adulto que tenta relembrar uma história de quando criança e acaba racionalizando-a. Dessa forma, acaba que o entendimento da situação aparece por um viés adulto, e não como uma criança veria. Apesar disso, eu recomendo a leitura, trás uma vibe Elena Ferrante.

Beatriz 23/07/2023

Os abismos
Comecei a ler sem esperar muito da leitura, mas a narração da Claudia acabou fazendo com que me envolvesse com a história. Confesso que o final não é o que eu esperava. Mas foi um bom livro.

Giuzmi 19/07/2023

Infelizmente, os abismos criados por Pilar Quintana me atingiram em cheio, mas não da forma esperada.
O livro foi se arrastando em cima de uma história triste e realmente marcante, mas pra mim a sensação que ficou foi de algo inconclusivo. E muito, muito arrastado.
Considero o livro bem escrito e imagino que agrade a muitos leitores, mas infelizmente não a mim ):
Dentre todos os recebidos da assinatura Intrínsecos, esse (novamente, da minha percepção) foi o mais fraco.