Uma história de amor agridoce

Uma história de amor agridoce Loan Le

Resenhas - Uma história de amor agridoce

Drika 18/09/2023

Prato quentinho de pho com muito amor
Sabe aquele clichê gostosinho? Que te transporta? Te alivia? E te faz pirar com qualquer coisinha? Pois é esse livro.

Além de ser um romance adolescente bom, conta com a cultura vietnamita que me acolheu. A trama dos personagens pelos restaurantes, a descrição dos pratos me fez sentir como se eu estivesse dentro do restaurante de Linh conversando com Bão, enquanto como um lindo prato de pho acompanhado de bolinhos enrolados no alface.

O Vietnã não me chamava atenção. Até esse livro. Quero experimentar todos os pratos e visitar o pais, e estudar sua cultura e história de guerra.

Posso dizer que a leitura vale a pena, mas não é um romance arrebatador, com uma trama envolvente com um casal cheio de química. É um livro calmo, lento, mas que passou tão rápido.

Não coloquei as cinco estrelas, porque não acredito que mereça, apesar da leitura valer a pena!

bia.9 16/09/2023

Uma história de amor agridoce.
Conforto.
Essa palavra descreve muito do que eu senti durante esta leitura. Mesmo com uma escrita um pouco difícil (pelo menos para mim) o livro desperta a curiosidade pela língua, pela história e principalmente a culinária vietnamita. A autora fez com que eu me encantasse com tudo que foi descrito e confesso a curiosidade que fiquei para provar cada uma das comidas descritas.
Em geral, o livro é muito bom, um clichezinho que todo mundo adora.
Ps: posso chamar aquele final do plot twist ou vou estar exagerando?

Roberta700 08/09/2023

Bom e fofo
Achei o livro sem graça no começo mas conforme fui lendo eu fui gostando. Teve diversas frases em vietnamita sem tradução e isso me deixou bem irritada mas no geral é um livro super divertido e fofo

Marina.Acqua 05/09/2023

Uma história de Amor Agridoce
Uma leitura leve, fofinha e que vai te dar fome rsrs

Amei demais esse livro e toda a representatividade cultural que ele trouxe.

Bah 30/08/2023

O Cliché fora dos Cliches
Quero começar essa resenha explicando minha nota antes de dizer como eu amei esse livro.
Tirei 1,5 meio de estrela pois é tudo culpa da Editora Nacional que ao trazer um livro sobre famílias vietnamitas com frases e expressões em vietnamita, não soube trazer essa acessibilidade do diálogo gerando problemas até para entendimento quanto para perder piadas muito boas que envolve a questão da língua. Precisei eu mesma me virar e ainda assim falhei no seu total entendimento por isso, até com os nomes dos pratos que mereciam notas de rodapé e nem isso tiveram a decência de por.

Pronto, agora esclarecidos o pq da nota e também os meus motivos pq minha edição está cheia de rabiscos e meu algoritmo da Internet acha q eu procuro um bom restaurante vietnamita, vamos para o que interessa, os refrescos.

A típica temática Cliché de comédia romântica ala a Romeu e Julieta, só que com uma verdade significativa, a cultura e vivência de ambos deixa tudo com um sabor mais novo, não é igual aos mil e quienhetos filmes de releitura q vc já viu, é melhor, a carinho, compreensão, mães asiáticas malucas, ah o desafio adolescente diante dos pais sem perder o respeito e amor por eles, os conflitos existem por causa das famílias que vivem e não por causa de algo entre eles. Certamente, se você estiver disposto a ultrapassar pelo desafio da língua, você vai encontrar muita coisa boa aqui.

Bao e Linh certamente mostram como serem compreensivos com o ritmo um do outro e sobre ser sinceros com eles mesmos.

Otima recomendação para aquele adolescente que adora uma comédia romântica e para aqueles jovens adultos que querem algo mais do mesmo porém mais interessante, mais divertido.

bebeca13 27/08/2023

É bem leve, fofo, e as questões culturais levantadas são bem legais, tradicionais mesmo. Como eu li ebook uma coisa que me incomodou foi as coisas que eles falavam no idioma não serem traduzidas, muita coisa ficou perdida, mas fora isso é uma boa leitura.

Karla.Silva 18/08/2023

é né amigas tinha tudo pra ser top 5 favs do ano, mas decepcionou e MUITO
a única parte boa foi conhecer a culinária vietnamita, fora isso não consigo nem citar mais nada.
a química entre os personagens deixou a desejar, a partir dos 60% o livro já começa a perder a graça e ficar
cansativo pois é uma encheção de páginas por um problema que foi resolvido durante 1 capítulo, enfim
Karla.Silva 18/08/2023minha estante
minha nota final foi 2,5 skoob pare de de cr3tino

Karla.Silva 18/08/2023minha estante
ser**

Pink 13/08/2023

Essa ambientação do livro que traz a cultura dos vietnamitas e, de forma mais informal e íntima, como estão alguns refugiados nos dias de hoje me atraiu muito. Bao e Linh são personagens que, assim como os outros, têm uma boa construção e desenvolvimento.
O que eu poderia dizer como um Romeu e Julieta moderno, é uma história que traz através dos personagens diferentes versos da cobrança familiar que vem junto da escolha de carreiras. Mas, acima de tudo, traz um bom romance que lhe deixa de coração quentinho.

Letícia Miranda 13/08/2023

Uma confusão de amor
Sinceramente, precisei de um tempo para poder chegar a conclusão de uma nota para esse livro, tenho muitos pontos que me fizeram chegar a essa conclusão.

Primeiro, gostaria de falar que: Que livro sem profundidade.
O romance acontece sem mais nem menos, apenas se aproveitando de uma antiga rixa em familia para desenvolver a história. O casal não tem química, não desenvolvem uma relação antes de começarem a "namorar" e acaba sendo uma coisa bem água com açúcar. Até demais.

O grande mistério da rixa familiar e do grande ódio entre as duas famílias é bem meia boca, esperava algo muito maior, mas a autora se perdeu tentando construir uma relação lenta entre os protagonistas e no fim, não teve tempo de explicar nada direito.

As partes escritas em vietnamita eram, no mínimo, sem noção, uma vez que não vinham com tradução, lá pelos 20% do livro já estava com preguiça de pesquisar a tradução de tudo. Não sei se isso se deve a escrita da autora ou a tradução.

No que se refere a tradução, não é possível que nenhum revisor não tenha percebido que estavam usando "racismo" ao invés de "xenofobia". Isso realmente me irritou.

Ademais, é um bom livro, talvez, para aqueles que não buscam muita profundidade nas histórias, para quem está se aventurando nos livros agora ou começando a ler romance.

Camilla 13/08/2023

Definitivamente um dos piores livros que eu já li, fazem pelo menos 3 meses que eu comecei a ler esse livro é só consegui terminar hoje porque me obriguei. Há vários momentos que há falas em Vietnã e sem tradução como se conseguíssemos entender e o livro è muito comprido, apesar de ter um número de páginas ok a folha è comprida e cabe muitas palavras. Não recomendo nem pro meu pior inimigo.

Lulu 09/08/2023

Sabe aquele livro q vc coloca na mochila so pra ter caso aconteça de n ter nada pra fazer na aula? era ele, muito fofinho, é o tipo de livro que vc da aquelas risadinhas balanço as perninhas amei
Mar Fernandez 12/09/2023minha estante
Sim tem uns livros que eu salvo no Kindle só pelo caso de eu ter insônia e não conseguir dormir de madrugada e às vezes acabam sendo os melhores livros que eu já li mas de manhã eu tenho que atualizar aqui no Scooby e deixar meia estrela menos porque eu não sei se eu gostei do livro porque eu tava com sono ou porque ele era realmente bom

Mar Fernandez 12/09/2023minha estante
*Skoob

Lulu 12/09/2023minha estante
me identifiquei

tabeeatriz 02/08/2023

Um bom passatempo, nada demais.
Sem dúvidas a minha idade influencia na nota, no que achei desse livro. Em minha adolescência, com conflitos de não saber o que seguir e a pressão de ser alguém, esse livro cairia como luva, mas agora não passou de um passatempo, com pouco a acrescentar.

Linh e Bao são adolescentes crescidos com famílias rigorosas, vietnamitas, com suas histórias e superações. Ambas as famílias possuem suas tragédias e ambas culpam uma a outra por elas. É um desafio Linh e Bao estarem juntos, mas é inevitável.

A história não gira ao redor do relacionamento deles, mas em seus sentimentos. O que vou cursar? Como contar isso aos meus pais? Eu vou ser alguém na vida? Como conciliar TUDO e TODOS em minha vida? O que estou sentindo?

Embora a escrita da autora não seja ruim, não me conquistou, assim como os personagens. Os mais interessantes não apareciam com frequência e os principais não deixaram de ser básicos - não diria entendiantes, mas faltou algo?!? E sem contar as frases não traduzidas, quase desisti por isso - me estressou!

Não me sinto bem em dizer que poderia ser melhor - mas poderia? É uma história boa, sem mais e nem menos. Foi um bom passatempo, suprindo as expectativas da faixa etária indicada.

Gustavo Carvalho 31/07/2023

Representatividade importa
Um romance sensível, com representatividade, comida e arte. Quase um Romeu e Julieta vietnamita. As famílias Mai e Nguyen se odeiam, proibiram seus filhos de se falarem desde pequenos e vivem numa eterna competição pra ver quem tem o melhor restaurante. Mas por quê?

Contrariando as ordens expressas dos seus pais (principalmente, das suas mães), Linh e Bao se encontraram, se apoiaram e se apaixonaram um pelo outro. A autora, por experiência pessoal, soube nos teletransportar para um universo rico em detalhes da cultura vietnamita. Tudo é muito enriquecidor.

Linh quer ser artista. Mais especificamente, pintora. Porém, seus pais não aprovam isso, então ela se envolve numa teia de mentiras pra tentar conciliar tudo. Já Bao sempre se contentou com a mediocridade, até que percebe ter vocação com as palavras, numa aula de jornalismo. A partir daí, ele começa a correr atrás (com um empurrãozinho de Ali, que é uma figura) e decide ser escritor.

Há foco na pressão familiar, nas incertezas quanto ao futuro e no quanto mostramos uma imagem pro mundo, quando, por dentro, está tudo bagunçado. Pelo menos, os protagonistas conseguem tirar o melhor um do outro, e é bem legal de companhar. Principalmente, nas interações que envolvem o chef Lê.

Gostei de conhecer mais sobre a culinária do país, de aprender algumas palavras (deveria ter a tradução das frases, porque muita coisa fica perdida) e fiquei sentido com os relatos de fuga da guerra, as dificuldades enfrentadas para chegarem ao sonho americano e, ainda assim, lidar com racistas. Isso condiz muito com a realidade.

Menção honrosa: Viet é um ótimo amigo e vai ser um cientista forense melhor ainda, com o tanto de série que assiste.

P.S. entre 60% e 70% do livro eu pesquei o segredo das famílias, mas me surpreendi com a revelação final da tia de Linh.

Lety's 30/07/2023

Meu tipo de livro
Eu curto muito esses livros que te fazem sentir literalmente abraçada e quentinha, essa é a vibe desse livro. Eu gostei muito e foi muito fluído para mim, uma gracinha, gostei muito de toda a questão da representatividade e imigrantes, provavelmente alguem que tenha passado por isso gostaria ainda mais. Eu achei os personagens cativantes, principalmente o Bâo, e o romance deles muito fofo. Recomendo demais.