Uma história de amor agridoce Loan Le

Resenhas - Uma história de amor agridoce

Mari152 13/05/2024

????
????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Karol188 02/05/2024

Uma história de amor agridoce
Eu gostei do desenvolvimento dos personagens separadamente, mas em relação ao casal eu senti que foi algo superficial, em alguns momentos não consegui enxergar eles como um casal.

Mas o livro é fluido, a representatividade é incrível e me fez conhecer um pouco mais da cultura e história do Vietnã. Além disso, o desfecho das famílias foi ótimo.

Anaml 17/04/2024

PASSATEMPO
Não sei se fui com muita expectativa de O romance proibido ou se fui com muita expectativa de ser algo extraordinário de bom. Não fiquei desapontada, mas as minhas expectativas sim.
Uma das coisas que mais me catucaram nesse livro foi como a forma de pensamento foi desenvolvida nos personagens. Parecia que eu conhecia a protagonista há vários anos. A autora trouxe capítulos com os dois protagonistas o que é fez gostar ainda mais.
Outra coisa super legal foi a ênfase nos refugiados vietnamitas. Não apreciamos o bastante uma história tão rica de detalhes e não damos a importância devida para os afetados daquele tempo; mesmo que tenha se passado anos, nesse livro vemos que o trauma sempre vai continuar, independente de onde você for.
O romance em si é tão ruim. Da para passar o tempo e rir um pouco, mas as vezes ficava bem repetitivo em algumas partes e me dava muito sono. Agora, uma coisa que me deixou muito, muito brava com a escritora foi a FALTA DE COMUNICAÇÃO ENTRE ESSES DOIS NA MAIORIA DOS CAPÍTULOS. Não estava dando para aguentar. Fui me arrastando até terminar na base da força da cafeína.
Enfim, é um livro que da ênfase em coisa importantes mas também é um livro que ou você gosta muito ou você não gosta. Não funcionou muito comigo mas não é o pior livro de todos então recomendo.

Camila.Goreti 17/04/2024

Uma experiência muito boa, conhecer uma outra cultura através desse livro foi incrível, não aconselho a ler se estiver com fome, você vai querer comer todas as comidas que eles fazem

luiza2073 03/04/2024

Uma história de amor agridoce
O livro era para ser uma releitura de Romeu e Julieta em tempos modernos. Infelizmente, apesar de gostar da proposta, achei o livro chatíssimo, os personagens são totalmente esquecíveis e bobos, história mal contada sem nexo nenhum. No primeiro capítulo conta quando eles se encontraram crianças, uma única vez na vida , e no outro capitulo já estão se apaixonando???, eles nem se viram o suficiente para isso. Fora esse furo, a história em certo momento se estagnou, só me serviu diálogos bobos e irrelevantes. Acredito q esse livro é para pré adolescentes, realmente não sou o público alvo, mas não é porque é para jovens que o livro precisa ser mal escrito e ruim. Enfim nota dó, recomendo muito mais o livro ?assim como nos filmes? para uma boa leitura juvenil.
Ps: o livro tem muitas palavras e frases vietnamitas o que é bem legal, mas mais legal ainda seria se essas palavras tivessem tradução né ks, simplesmente jogaram um monte de frases em outro idioma, e vc leitor que se vire para entender pelo contexto ?.

nishiyama0 03/04/2024

Como comer wasabi e shoyu pela primeira vez
Digamos que não esperava muito, apenas um romance clichê mas existem muitas coisas a serem pontuadas. ao que se propõe no romance foi ótimo, o sentimento do terceirão de encontrar o que você quer pra vida. acho que seria mais interessante entender onde surge o interesse do bao, mas se me perguntassem como surgiu meus interesses, eu também acho que não saberia explicar. rs.

ah e teve bastante descrição de comida sim. talvez um dia eu teste uma receita.

agora, sobre o que em minha perspectiva acabou faltando ou ficando muito vago:

- traduções. meu deus. isso me deixou MUITO revoltado. não sei se foi erro da tradução (ing>pt-br) ou se a autora de fato não colocou, mas eu consigo contar NOS DEDOS DE UMA MÃO SÓ quantas frases vietnamitas foram traduzidas. entendo que até certo ponto elas se repetem, por serem expressões/gírias/onomatopeia, mas em nenhum momento foi apresentado propriamente a tradução, nem que seja uma nota de rodapé. acho que chegou no nível que a maior parte exorbitante de um dialógo com vietnamitas eu simplesmente não sei o que caracas foi discutido. por pouco eu não dropei a leitura.

- antirracismo: eu sou a pessoa mais a favor que pessoas racializadas não tratem sobre racismo em tudo que produzem. mas se você vai fazê-lo, faça bem feito. achei raso a forma que foi abordado o único caso de racismo, não digo forçado porque infelizmente é uma situação extremamente recorrente. mas sei lá. o texto do bao a respeito disso foi ótimo.

(começo do spoiler)
- plot twist?: qualquer um que viva em comunidade asiática-brasileira sabe que todo mundo é conectado. eu posso não conhecer todo mundo, mas o sobrenome e um parente seu já me faz ter ideia. dito isso, não me surpreendeu toda a questão da ligação da comunidade vietnamita, mas assim, qual a chance das duas famílias terem se conhecido antes? sei lá me pareceu meio encheção de linguiça kk
(fim do spoiler)

no geral é isso mesmo. se tá procurando algo levinho e divertido, recomendo.

Milene 31/03/2024

Uma história de amor agridoce
Achei uma história muito fofa, um casal que se apaixona por quem realmente são. Amei saber muito mais da cultura vietnamita, e como a história dos dois se entrelaçam, mesmo com o problema dos pais , isso não impediu deles se conhecerem.

A história foi bem construída pela autora, a escrita me capitou, porém achei o final um pouco cru. Mas é uma ótima história!

Mariana.Fioux 25/03/2024

Um dorama escrito
Eu tava muito ansiosa para começar esse livro, a premissa era muito boa, me chamou a atenção porquê é exatamente o que eu gosto. Mas, me decepcionei um pouco.

A história demora bastante para deslanchar, acho que a autora se dedicou bastante (mais que o necessário) para ambientalizar e dar um passado à história, deixando os personagens muito passíveis e até chatos. A leitura não flui tão bem.

Dito isto, quando a leitura engata, é divertido, especialmente o Bao, ele consegue me tirar risadas.

Fofo, não espere muito do romance e nem grandes gestos aqui. A autora realmente vietnamita, deixa claro como funciona os relacionamentos amorosos e familiares entre os nativos.

Senti que faltou mais embates entre as famílias e situações "difíceis" dos dois escondendo o romance.

Vitoria445 20/03/2024

Adorei!!!!
É uma história super fofa e foi ótimo conhecer um pouco mais da cultura de outro lugar. Acho q nunca teria conhecido um pedaço da cultura vietnamita se não lesse esse livro, mesmo que tenha sido só um pouco.

Debs 01/03/2024

Gostei da história, mas as palavras em vietnamita ficaram ruins para entender. Nem sempre tinha a tradução, tinha que entender pelo contexto. Tirando isso, gostei bastante do crescimento dos personagens.

Mavi 11/02/2024

Demorado demais, só começa a fluir um romance mesmo depois de 60% do livro

não gostei que não é traduzido o que eles falam, está no contexto mas não tem a tradução e eu ficava ???, acho que teria fluído mais se tivesse uma tradução

outra coisa que senti falta é especificar o que tem no prato, não foi muito explicado o que tinha nesses pratos e geralmente livros que abordam tema sobre culinária sempre é bem explicado.

o romance é bem água com açúcar, foi fofo mas eu nao estava na vibe desse livro, achei chato ler.
nao aguentava mais ler sobre a familia deles e essa rivalidade, sei que é pra dar emoção no livro mas foi insuportável. finalmente terminei.
Stephanie 23/03/2024minha estante
Estou me sentindo como vc , vim até ver as avaliações pra ver se o problema era eu rs

Giovana 09/02/2024

Não foi o melhor livro da minha vida, e nem o melhor romance agua com açúcar que li, mas é até bonzinho.
Adorei q ele vem com receitas kkkkkk

bibia 06/02/2024

Um amor agridoce
Um romance adolescente super gostoso de ler, que te envolve na história e não te deixa para mais a leitura. É muito bonitinho ver eles se desenvolvendo e se apaixonando.
Não posso falar muito sobre a relação das famílias, pois sem spoilers, mas definitivamente é muito interessante. Me deixou curiosa durante todo o livro e chocada quando descobri tudo.

Luisa.Procate 03/02/2024

Gostei muito ???
Este livro é leve e muito bom, adorei o Romeu e Julieta versão tailandesa. Me identifiquei um pouco com a Linh, sobre ela crescer no meio de um negócio familiar, e com o Bão, sobre não saber o que quer ser no futuro, espero conseguir achar meio caminho igual a ele. ???