Estúpido Cupido

Resenhas - Estúpido Cupido

1 | 2 | 3 | 4

@emcadacapa 10/06/2022

MARAVILHOSO!
PERFEIÇÃO EM FORMA DE LIVRO! É isto, eu poderia encerrar a resenha aqui. Comecei o livro amando, no meio eu ria e enchia os olhos de lágrimas feito um abestado e terminei o livro aclamando.

A história é bem escrita, bem narrada (as vezes que o Theo fala diretamente com o leitor são sensacionais), bem amarrada... eu poderia passar dias elogiando o talento do autor, Ayslan Monteiro. A releitura dos mitos gregos, trazendo para os dias de hoje é incrível também.

Os personagens são feitos para serem aclamados, amados e odiados. Theo e Bruno são meus favoritos com toda a certeza. Claro que temos vários outros que ajudam a deixar Estúpido Cupido ainda mais perfeito, mas você precisa ler para conhecer.

A diversidade está em tudo nessa história, seja Gay, Bissexual, Trans ou Assexual... tudo é pensado e colocado de forma brilhante. As reflexões, as dores, os ensinamentos e o respeito que merecemos.

? INDICO ESSE LIVRO PARA QUEM...
? Sabe ler! Sim, leia esse livro por favor! kkkkk
? Ama comédias românticas.
? Adora releituras de deuses gregos.
? Gosta de histórias de amor.

isaacalexandre 20/05/2022

Amor Preto e Branco
?O amor de verdade na maioria das vezes não é nem um pouco complicado. É leve, fácil como respirar. Ele só fica pesado quando se ancora no silêncio?.

E se, de fato, os deuses gregos existiram? E se, ainda, o Cupido vivesse entre nós? É nessa narrativa que Estúpido Cupido se debruça para contar a história de Theo, um deus grego que foi incubido da tarefa de unir casais no mundo mortal. Aqueles fãs assíduos de Percy Jackson (tal qual eu) que esperam encontrar uma história fantasiosa de ação e aventura, podem se surpreender com o que o autor entrega aqui. E que surpresa boa.

Ayslan não só usa de toda sua licença poética para criar uma história tão fantasiosa, criativa e factível, como também tem competência para dramatizar com precisão um enredo repleto de representatividade. A história não se resume apenas na jornada de amor de um casal homoafetivo. Ela vai além e traz um escopo de referências queer, metáforas amorosas e visibilidade de uma forma que faz o leitor se apaixonar e simpatizar com todo o passado e presente do protagonista.

Como todos nós, Theo possui suas imperfeições. Pior, ele teve mais tempo para viver e ser traumatizado por séculos de planeta. Mesmo assim, é irreal cair na possibilidade de não se afeiçoar ao personagem e ter, junto a ele, todas as dúvidas, perturbações e reflexões feitas. Seria isso pelos traumas? Não sei. Apenas uma terapia com a Dra. Emi poderia me responder.

A questão é, ?Estúpido Cupido? é uma excursão interessante e profunda de autoconhecimento, perdão, aceitação e, sobretudo, de amor. Amor na mais pura forma de amar. Amor como uma arma poderosa. Amor como magia. Amor como sentimento. Amor como palavras. Prepare-se para rir, refletir, chorar e se arrepiar. Espero que não pare por aí e que tudo que foi lido nos leve a uma continuação, afinal, eu sempre apostei neles.

feitadeazul0 28/03/2023

Profundo e representativo
Me deliciei vendo a narrativa dos Deuses do Olimpo na vivência da comunidade LGBTQIAP+

Quando se tratam de mitos eu gosto sempre de conhecer outras maneiras e outras personalidades para os deuses.

Artemís sendo uma mulher lésbica, Apólo e Eros como homens gays, Zeus como o homem branco heteronormativo que cria doenças como AIDS e homicídios pra justificar seu preconceito? tudo tão bem trabalhado.

O fato de isso tudo se passar no Brasil, nossa! Incrível é a palavra que define essa história. Vi algumas pessoas falando que o livro não segura e que não tem nexo, realmente é difícil alguém fora da comunidade perceber o quanto esse livro é real e tem conexão, várias vivências lidas me deixaram arrepiada.

lipeleu 10/03/2022

Incrível!
Eu tenho certeza que alguma editora vai publicar esse livro e vou comprar a edição física na pré-venda. Estúpido Cupido já entrou para a minha lista de melhores leituras do ano.

Sinceramente, eu esperava algo meio bobinho, sem muita profundidade. Mas foi totalmente o contrário. Não consegui parar de ler. A narrativa é incrível e os vários plots, então? Geniais. O livro tem um humor bem encaixado (sem parecer forçado) e também não esbanja um monte de referências pop que ficam cansativas. Tudo está ali por uma razão.

Os personagens são ótimos. Sem reclamações. A releitura de vários clássicos foi muito bem acertada - e não duvido de certas coisas ali. Eu fiquei sem palavras em algumas partes e com muita razão. Eu não esperava muita coisa ali. Ri, me encantei, chorei (horrores). A escrita do Ayslan é muito, muito boa. Fiquei querendo saber tanta coisa que vai além da história que apoiaria qualquer conteúdo extra que vier. Estúpido Cupido foi uma grata e necessária surpresa. Amei toda a experiência de leitura.

Lous.Paulin 17/05/2022

Gostosinho demais
É aquele tipo que você saca tudo que vais acontecer no final já no segundo capítulo, mas não deixa de ser uma delícia acompanhar

Agatha - @emmeufoco 26/04/2022

Só leiam, vão na fé
Okay, não sei direito por onde começar, então vou começar pelo óbvio: leiam esse livro, okay?
Okay.
Depois devo dizer que foi uma bela, belaaaa, surpresa essa leitura que começa de um jeito diferentão, demora umas páginas pra pegar no tranco (vulgo se acostumar com nosso querido e atrapalhado Cupido como narrador) e então assim que engata... Aaaah, é um caminho sem volta.
Regado a referências históricas, flashbacks culturais e questionamentos realmente válidos sobre como interpretamos a história com "h" maiúsculo, vamos vendo Theo (Cupido) mostrando que o amor é muito mais complexo e mais simples do que parece.
E que intolerância também.
Foi um misto de sensações, sério, e eu só posso dizer que acabei querendo mais, que foi divertido e que sim, vou adicionar o Ayslan a lista de autores nacionais que vou ficar de olho pra ler futuros livros.

Nick 20/03/2022

Não sou lá muito bom em resenhar livros MAS, acredito que começar com um livro que fiquei muito no hype para ler e que tive um contato muito fofo com o autor me pareceu uma ótima ideia...
Quando terminei o livro fiquei na dúvida entre 4?/5? e acabei dando quatro inicialmente por ter ficado na dúvida do que os últimos 35% significaram para mim.
Pensei bastante em todo o livro,nos seus elementos únicos,nos personagens nos clichês que bato na tecla serem necessários ainda mais em livros LGBTQIAP+ que pouco possuem seus clichês e enfim, cheguei a conclusão que Estúpido Cupido foi uma leitura incrível, previ partes dos plots o que foi legal para mim sabe?! Pensar ? quer ver que isso vai acontecer? " E quando acontecei eu ficava ansioso para ver como iriam se solucionar,posso dizer também que os personagens desse livro mexeram muito comigo em especial o Theo,o que chega a ser uma surpresa pois não sou o maior fã de protagonistas de forma geral,mas felizmente além de me surpreender muito,me senti muito conectado com ele e também muito representado...
Enfim creio que consegui passar o quanto esse livro foi especial para mim e que o recomendo a todo fã de Percy Jackson (ainda mais pq sabemos que não tem nenhum hétero dentro desse fandom)

matheuso 24/08/2022

O livro tem uma premissa muito legal, personagens carismáticos. Uma leitura interessante pra quem gosta de mitologia e deuses com sérios problemas comportamentais.

oliver74 15/11/2022

cupido gay
eu chorei tanto que esse livro acabou 🤬 #$%!& que humilhação,eu tava no meio da sala de aula
eu amei tanto

_douglast 29/03/2022

Oh cupido vê se deixa em paz?
Eu não tenho palavras pra descrever como esse livro me tocou.

Honestamente: me interessei por que achei que seria uma comédia romântica leve. Acabou que era sim uma comédia romântica, e também uma tragédia grega e uma história épica!

Ayslan traduziu em um texto jovem, simples e poético, todas as angústias e pesares da vida da população LGBTQIA+, e mostrou que mesmo tendo de lutar, nós podemos ter o controle de nossa narrativa e fazer dela o que quisermos.

Numa releitura moderna das lendas gregas, o autor nos apresenta personificações dos deuses e sua personalidades: ele cria contrapartes perfeitas de pessoas comuns, que vemos e convivemos todos os dias.

E é nessa realidade que o Cupido se descobre gay e ao se apaixonar por um homem mortal, sofre todas as consequências que seu avô Zeus pode lhe fazer sofrer. O que nos transporta da Grécia antiga direto pra São Paulo moderna, acompanhando a vida dessa figura mitológica que encontrou uma nova maneira de flechar casais por aí.

Vale muito a pena a leitura! Se pudesse daria muito mais que 5 estrelas! Parabéns Ayslan! Muito ansioso para ler muito mais do que você escrever!

Gabriela Araujo 05/01/2023

AYSLAN, VOCÊ É O MAIOR QUE TEMOS
Escolhi amar esse autor.

Li primeiro Te vejo na final e fiquei perdidamente apaixonada. Agora li EC e a única dúvida que resta na minha vida é de qual amei mais.

Uma escrita bela, uma história sempre sensível com personagens cheios de inseguranças e um protagonista imperfeito, mas perfeito. Se o Theo errou um dia foi tentando acertar.

Simplesmente magnífico, mesmo enquanto eu chorava como um bebê chegando ao mundo ?

amandal.0 09/01/2023

Eu amo o Cupido
QUE LIVRO PERFEITO! sério, que maravilha! Tão delicado, engraçado, amoroso, sensível e sagaz! Tão tão tão maravilhoso. Me apaixonei por cada nuance. Theo Kostas teve meu coração em um capítulo e cada personagem que aparecia foi um novo encanto. Na real desabei já na dedicatória:
"Para todos os garotos gays que um dia já se perguntaram o que havia de errado com seus cupidos."

"Estupido Cupido" é história fantástica em sua releitura dos mitos gregos e contemporaneidade, traz nos seu desenrolar as lutas da comunidade LGBTQIA+ até aqui e friso em particular um dos capítulos mais lindos que já li na vida que remontam aos anos 80 no Brasil.
Tudo muito bem estruturado e desenvolvido.
EC é uma obra com carisma de milhões!
Ayslan Monteiro muito obrigada, muito mesmo.

Sorri e chorei. Tive esperança. Nós resistimos!

1 | 2 | 3 | 4