Solitária Eliana Alves Cruz

Resenhas - Solitária

Elinamara.Assis 21/08/2023

Esse livro é excelente. Escrita fluida e cativante, capítulos curtos e envolventes. Li muito rápido, em uma sentada, pq simplesmente não conseguia parar. Amei!

Odilon.DilAo 22/08/2023

Incrível
Acho a capa de um livro tão instigante que não entendia como esse livro tinha essa capa, agora eu entendo.

Esse livro deixa um aprendizado único sobre as vidas das empregadas domésticas ( ou da grande maioria) do quanto são subvalorizadas em suas atividades, um olhar de mãe e filha que compartilharam o mesmo espaço dentro da casa de seus ?
empregadores.?

raninuness0 23/08/2023

Qualquer coisa que a Eliana escrever eu vou querer ler!
Sabe aquele choque de realidade que a gente leva encarando um mundo completamente distante do nosso? Essa obra é um sopro da vida de muita gente por aí, de muita mulher, principalmente pretas, que são exploradas, abusadas, neglicenciadas, caladas, mortas, tratadas como ?criadas-mudas?, invisíveis. Não sei mais olhar o mundo de outra forma sem ser essa, infelizmente.

?O quarto de descanso é todo aquele que tem cheiro da nossa própria vida?

Beatriz1276 25/08/2023

Terminei ?Solitária? com lágrimas nos olhos e um sorriso involuntário. extremamente bem escrito e fluido, o livro mexe com as emoções de forma avassaladora a medida que denuncia tantas coisas. atual, lindo e necessário, uma obra de arte que te revolta. simplesmente apaixonada

lezinha 26/08/2023

Que livro forte. Escrito com sentimento, com revolta mas com leveza, com vida.

"Éramos pássaros dentro de um viveiro luxuoso, mas uma jaula deixa de ser a vilã da liberdade só porque é pintada de dourado?"

Tarsila.Helena 27/08/2023

Emocionante
Livro muito bonito e retrata casos que vemos até hoje, mas permanecem invisíveis.

A relação mãe e filha é emocionante, mas cercada de amarras.

Esse Livro 28/08/2023

Esse livro deixou em mim uma sensação indescritível
Antes desse livro eu achava que só dava pra chorar por alegria ou tristeza, a Eliana me fez ter sentimentos que não sei nomear e ainda não consigo explicar.. uma jornada de mãe e filha mais doída do que linda, uma realidade crua, dura e cruel escrita da forma mais bonita e simples que eu já vi. Que livro meus amigos... um final emocionante de uma forma que só consigo dizer que senti uma felicidade genuína, uma sensação de vitória e orgulho por esses protagonistas tão reais, pessoas que vemos em nossos pais, familiares, vizinhos, que muitas vezes não são mais nada além de vistos... t amo autora, t amo ?

Raissa.Alvim 29/08/2023

Leitura obrigatória
Um retrato fiel da realidade que por vezes as pessoas se negam a enxergar.
foi cruel, cru, intenso e lindo ao mesmo tempo.
me vi muitas vezes refletida naquelas páginas, minha mãe também foi empregada doméstica e passou por situações que beiram ao absurdo porque os contratantes acreditavam estar acima da lei e sabiam de sua impunidade iminente.

impossível não mencionar a diferença nos dois acidentes com crianças que aconteceram. quando foi com uma criança rica e quando foi com uma criança pobre.
me lembro até do caso que aconteceu há alguns anos, no meio da pandemia do COVID, onde a patroa exigiu que a empregada passeasse com seus cachorros e ficou encarregada de cuidar do filho dela. deixou a criança sozinha no elevador, o que ocasionou que a criança caísse do nono andar.
tem até uma música entitulado ?favela vive 4?, que diz ?pensa se a patroa perde o filho e a culpa é da empregada, o Brasil para? e também ?você me pergunta de onde vem tanta raiva, é do descaso da patroa com o filho da empregada, tratamento diferenciado e liberado, e o preço pago é vinte mil na vida favelada?

achei genial colocar os cômodos como personagens, principalmente o quartinho da empregada.
aquele condomínio é realmente um personagem marcante, pois quase 90% da história é descrita dentro dos limites do prédio, todos os fatos marcantes e viradas de chave também.

impossível não salientar sobre a relação mãe e filha da Eunice e da Mabel. o livro não mostrou apenas as partes bonitas, mas também as mentiras, as brigas, as discordâncias é muito mais.

foi meu primeiro livro da Eliana, a escrita é super fluida e sincera. uma história muito profunda com personagens bem construídos, mesmo que o livro tenha poucas páginas, o que é raro de se ver.

recomendo demais.

brebrocardo 06/09/2023

Vai ser difícil esquecer esse livro, é minha primeira vez lendo uma obra da Eliana e o que ela faz aqui é incrível

A leitura é intensa e desconcertante, da maneira que esse assunto exige, deixa a gente incomodado até o âmago, mas ela ainda vai além

Em nenhum momento a escrita deixa de ser bela, até mesmo poética, com conexões perfeitas e muitas camadas

A forma como ela trouxe os cômodos como personagens pra narrativa final foi a última pá de terra pra mim

Um título importantíssimo contemporâneo que une dois dos grandes traços característicos da nossa literatura: o engajamento em questões sociais e a prosa intimista, com todo talento de alguém que, como dito por Conceição, sabe lidar perfeitamente com as com palavras

Julia.Nevado 06/09/2023

Solitária
Cruel, honesto, sensível e lindo.
Me faltam adjetivos.
Obrigada Eliana por essa narrative clara, objetiva e brilhante!

Kelly tirelli 10/09/2023

Solitária
O livro conta a história de Eunice e Mabel (mãe e filha), que desde muito cedo tiveram que enfrentar muitas dificuldades na vida (econômica, social, racial). Os capítulos são divididos de uma forma que eu particularmente amei, cada um traz a perspectiva de um personagem, sendo Mabel, Eunice, e até mesmo o ?quartinho? de empregada. Eunice trabalha para a família de Lúcia, uma família rica e com muitos problemas. Tendo dificuldade em deixar a filha com a avó, Eunice passa a levar Mabel para o trabalho, e é onde toda relação de Mabel com a família começa. Mabel passa sua infância e adolescência na casa, fazendo o trabalho junto com a mãe, mas começa a se incomodar, a questionar, tentando mostrar suas percepções e esperando que a mãe a compreenda. É onde começamos a perceber o amadurecimento da personagem, e ao mesmo tempo se doer com ela. Cada percepção de Mabel sobre a vida delas, sobre o trabalho da mãe, a relação patrão/empregada, sobre as relações de poder e tantas outras camadas, faz com que o estômago revire, que o peito aperte. É muito bonito acompanhar já na perspectiva de Eunice, o empoderamento (se assim pode ser dito) que ela constrói a partir dos movimentos da filha, da mãe, de Jurandir (sua rede de apoio). Já na perspectiva do quarto, falas tão simbólicas, que refutam o sentimento de cada personagem que ali passou e viveu, de tamanha sensibilidade e afeto. Trazendo ao nosso conhecimento vivências que até então não foram ditas. Eu me emocionei com esse livro, e vibrei a vitória de cada personagem querido. Finalizo a leitura com um sentimento de saudade dos personagens que tanto me afeiçoei, e com mais aprendizado/conhecimento ao olhar pra vida em sociedade.

thaliadamioficial 15/09/2023

Uma solitária moderna
Uma história comovente que nos mostra a triste realidade de mulheres que são ?quase da família? e em como elas devem ser invisíveis quando não estiverem servindo.

Esse livro me pegou, pois essa história poderia ser da minha mãe ou minhas tias.

Foi doído ler pelo que Mabel e Eunice passaram.

E com ele a única certeza de que a educação salva a vida das pessoas, assim como salvou a minha.

Marê 18/09/2023

Lindo de doer!!
Me identifiquei demais com esse livro. Me deu uma certa esperança, um abraço apertado, um alegriazinha no final, mas é doído. Dói lembrar de todo o tempo que desperdiçamos por medo, dói saber das injustiças, das meninas que não podem ser meninas, da dor e revolta entalada na garganta. O livro tem o tamanho certo, a escrita tem o tom perfeito e a história representa uma parte de todos nós. Impossível não devorar esse livro em menos de dois dias.

Retalhos e Prefácios 18/09/2023

Perfeito!
Por que não estamos falando mais desse livro?

Um soco no estômago diluído em uma narrativa extremamente envolvente. Te desafio a conseguir largar a leitura depois de iniciada.

Um livro forte, realista e necessário! Leitura obrigatória e urgente.

Rayane.Teixera 19/09/2023

Que livro fantástico!
Escrita fluída, personagens bem construídos, a arte imitando a realidade de forma mais certeira possível..
Não tem como ler e não se sentir totalmente tocado.
De longe é o meu favorito do ano?