Solitária

Solitária Eliana Alves Cruz

Resenhas - Solitária

Leti.luciano 09/03/2024

Que livro necessário.
Não é um romance qualquer, é um espelho do Brasil de hoje narrado de maneira a arrancar lágrimas de qualquer leitor.

bella318 09/03/2024

Solitária
O que falar sobre um livro com menos de 200 páginas que ainda assim consegue te fazer chorar? Eu li esse livro pro vestibular da ufsc, porém ele já estava na minha tbr por recomendação. A história é muito real, e talvez por isso seja tão triste, a realidade retratada no livro mostra o quão suja a elite brasileira consegue ser, algo que não é novidade para a maioria mas ainda sim pode vir como um choque para quem não vive isso diariamente. A maneira direta da autora de denunciar os abusos da sociedade consegue tocar o coração do leitor e ao mesmo tempo fazer ele se revoltar. Indico essa leitura para todo mundo, achei muito fluida e com certeza muito necessária.

kyunbhd 06/03/2024

Nossa
Esse livros me fez sentir tanto coisa. E me fez ficar feliz de antes ter lido quarto do despejo e entendido certas referências

obg ufsc por botar como leitura obrigatória e me aprensentar essa maravilha

betinazy 05/03/2024

A invisibilidade dentro de casa
Muito tocante e assustador ver como a invisibilidade que é retratada no livro se tornou tão banalizada. precisamos dar luz para esse tema e eliana fez isso de forma brilhante.

Pomaila 03/03/2024

Sensível e impressionante
Acabei de ler esta obra e ainda estou impactada, cheia dos vários sentimentos que o livro me trouxe... me fez chorar, um choro carregado de tristeza por se tratar de uma história tão real, por revolta, angústia, um sentimento de injustiça, de ódio tbm. Nosso sistema é falido, injusto e, conseguir fugir dele, significa perder muito pra, talvez, ganhar lá na frente. Retrata racismo, retrata desigualdade social, demonstra como as elites manipulam e usam a quem eles julgam inferiores, como não se conformam quando esses que eles julgam inferiores buscam um futuro melhor porque não querem perder esse posto, essa atenção e poder que exercem sobre as pessoas. Enfim, Solitária é uma leitura sensível, tocante e cheia de nuances.

naretes 02/03/2024

A arte imita a vida
Eliane retrata a vida de tantas Eunices e da nova geração de Mabéis que vemos crescendo e saindo da solitária para ocupar os espaços que nos foram negados por séculos. Ajuda a entender onde nos prendem a subserviência travestida de gratidão e nos livrar desse costume, citando a obra de grandes mulheres pretas que vieram antes dela. A leitura é fluida, incômoda e necessária.

Castiel20 01/03/2024

? Livro inspirado do caso Miguel.

"? Mãe? a senhora precisa se libertar dessas pessoas? A senhora não deve nada a elas, pelo contrário. Mãe? Sou eu, a Mabel, sua filha. Não tenha medo de encarar esse povo que nunca limpou a própria privada!"

Nessa história acompanhamos duas mulheres negras, mãe e filha. Que trabalham em um apartamento de luxo e vivem em um quartinho escuro; quando uma delas descobre um crime brutal.

Esse é o tipo de livro que jogo a realidade do mundo na sua cara. Realidade que ainda é deixado de lado por muitos.

É uma leitura que eu super recomendo pra todos.
Não tenho muito o que falar dele.
Apenas leiam.

Andressa 01/03/2024

Affffff
Chorei, muito foda
Diagnóstico do Brasil e suas piores doenças
Mas também suas melhores potências

Yara 29/02/2024

Que livro! ? Dolorido, envolvente, cruel? Agradecida por tanto em tão pouco tempo. Devorei e já estou indicando por aí.

hamster de pompom 28/02/2024

Solitária como várias
Leitura da UFSC.
Pensa num livro que joga o mundo real na sua cara, anos se passaram e essa realidade ainda existe, o pensamento de obrigação a alguma pessoa por ela te dar um trabalho, o das cotas serem vistas como injustas "essa bobagem de cotas, olhem como estamos todos iguais", o racismo estruturado e naturalizado, o trabalho árduo que uma mãe tem que passar para conseguir dar um futuro pros seus filhos... foi cada tapa recebido e eu acho importante que seja assim.

Gabriel.Perego 27/02/2024

O livro é muito bom, traz um enredo carregado de reflexões que muitas vezes não enxergamos. A divisão das etapas do livro tmb é muito interessante, ler de diferentes perspectivas a engrandece

stelaris 27/02/2024

QUE LIVRO BOM, pela primeira vez na vida eu me apaixonei por um livro paradidatico. Extremamente necessário para os dias atuais, um choque de realidade para muitas pessoas. O jeito que a Eliana aborda um tema tão importante que é deixado de lado pela sociedade só me deixou mais apaixonada pelo livro. Você que gosta de romance, baseado em fatos reais e livros que fala sobre a realidade de MUITAS pessoas no Brasil só leia esse livro. Recomendo para todo mundooo

Hélio 26/02/2024

A autora retratou com sensibilidade o preconceito e a discriminação presentes em nossa sociedade tão desigual, por meio da história de suas duas personagens principais, mãe e filha, vivendo o cotidiano das empregadas domésticas. A leitura é fluida e envolvente, graças também ao toque de suspense e mistério do enredo. Porém, a partir de certo momento causa desconforto o maniqueísmo que apresenta os ricos como malvados e os pobres como "bons selvagens", denotando certa visão ingênua das complexas relações sociais. Isso desemboca num final idealista e o livro fica parecendo uma versão d´A Gata Borralheira. Ainda assim, vale a leitura.

Camilla.Coelho 26/02/2024

O que mais dizer além de INCRÍVEL? Entrou para os favoritos do ano. ? A autora traçou uma história envolvente contando de grandes problemas incrustados na sociedade, contados pelas lentes de Mabel e D. Eunice, a filha da empregada e a empregada de família rica. Temos outros personagens que compõem a trama que são incríveis de acompanhar a trajetória também, como Jurandir e os filhos João e Cacau. Um LIVRÃO!