Bolo preto

Resenhas - Bolo Preto

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Larissa 03/07/2023

Achei que ia dar 5 mas dei 4
Bolo preto foi pra mim um drama de milhões. Amei demais o enredo e toda a base na qual a história foi construída. Um mix de drama com mistério que me prendeu desde o princípio.

Temos dois irmãos que não se falam, muitas perguntas sem resposta, uma tradição de um bolo preto,uma vibe caribenha bem praiana e uma mãe que tinha muuuuitos segredos.

Batendo tudo isso num liquidificador temos bolo preto muito bem servido pra quem ama um draminha,tragédia e histórias tristes com direito a muito xororô!

A forma como a história de cada personagem é contada é imersiva e profunda, e a vontade é só de chorar e abraçar todos eles!

Não sei exatamente em que ponto do livro me senti assistindo uma temporada de this is us kkkk ou seja, preparem os lencinhos ?

Dei 4 estrelas porque esperava um tiquito mais do final,o plot foi perfeito,mas acho que faltou um epílogo ??

JoAo.Nhan 01/07/2023

Não pretendia ler esse livro esse fim de semana, mas li um capítulo despretensiosamente e quis saber mais.

O livro se sustenta na história que é maravilhosa, real e trata de assuntos muito importantes. Só que a escrita não me cativou em nenhum momento, talvez isso se dê por ser o primeiro livro da autora. Eu senti o livro arrastar em muitos momentos e tem coisas nesse livro que é muito irreal, vai além da coincidência. Mas a história em si é muito boa mesmo.

Beeathriz 22/06/2023

Que livro!
Peguei o livro sem ler sinopse nem nada e fui muito surpreendida!!! Quando eu não estava lendo eu ficava pensando na história! Que livro sensacional! A trama foi muito bem escrita, parecia quase que eu estava lendo dois livros em um! Muito bom!

@mari.mdeiros 15/06/2023

O livro é bem fluido, gostei bastante do estilo da escrita. Demorei muito para ler, mas não pelo livro em si, acho que estava em um momento mais lento para leitura. O final eu consegui emplacar melhor e queria saber como seria o final

Ju 06/06/2023

Simplesmente perfeito
No começo, eu não estava entendendo bem onde a história iria me levar, mas agora que terminei entendo totalmente.
O livro é maravilhoso e a gente só quer viver junto com a família no mar e compartilhar as histórias.
Por mais que seja triste, da um quentinho tão bom no coração que eu não sei explicar
Ainda tô digerindo, mas amei cada segundo da leitura

EvelynSLG 15/05/2023

Instigante e histórico
Esse livro é lindo, em cada história, cada vez que cada personagem sobrevive a mais um empecilho da vida por não se encaixar nos padrões requeridos nós aprendemos. O começo confunde um pouco por conta dos múltiplos nomes e personagens, mas a partir do momento em que você alinha cada um na cabeça, a história fica mais instigante a cada página. Eu amei e recomendo muito.

Ana Clara 08/05/2023

Gostei bastante da escrita e da forma que o livro caminha pela história dos personagens. É uma leitura que te prende, pois faz querer descobrir logo o segredo da mãe de Benny e Byron. Além disso, o livro retrata coisas interessantes demais sobre a cultura caribenha, que dentro do mundo ocidental, é sempre apagada ou tratada como indiferente.

Mariimagno 02/05/2023

Um cristalzinho ???
O livro é incrível.
A narrativa cativante. Os capítulos curtos. Os personagens reais demais e eu diria até demais, chega a dar raiva do quão reais eles são.
Acho que ler Bolo preto é uma experiência extraordinária de vida. Tem uma trajetória de amadurecimento, mas sem romantizar esse processo, algo como se o tempo passasse, mas a no fim das contas só o nosso corpo muda verdadeiramente, pq nós continuamos nesse corpo alcançado pelo tempo.
Eleonor - Corventina/ Elly - É essa trajetória de sobreviver sem deixar de ser, mesmo sendo apagada, mesmo tendo que deixar de ser, tem algo que permanece. Os medos, os sonhos, os anseios, os amores, as mágoas, a vida.
E acompanhar esse desenrolar é também se sentir um pouco Corvey/ Elly/ Eleonor.
Parece aqueles medos reais que acessamos no ?inconsciente coletivo? aquele desamparo e até desespero que perpassa por todas nós MULHERES e ainda mais a todas as MULHERES PRETAS. Todas as mulheres silenciadas, abandonadas, jogas a própria sorte. Todas as mulheres que não pediram para serem fortes, mas eram como tinham que ser, pq não tiveram escolha a não ser resistir.

Os filhos que carregam a missão de dar aos pais o que eles merecem, que sentem obrigados a retribuir aquilo que não tem preço, apenas valor. E os pais mesmo sem perceber ou sem querer, em seu ato de amor e preocupação passa para seus filhos o medo do fracasso, pq para esses pais de realidades tão difíceis a expectativa de uma vida melhor corre para os filhos.
Os filhos precisam viver os bons tempos que eles plantaram por anos sem descanso.
E no fim, ninguém tem culpa. Ninguém tá errado, ninguém tá certo.
É só a vida acontecendo. A vida se desenrolando entre soltar amarras e prendê-las.

E o que não é a criação, as gerações, se não um amarrar e desamarrar de certezas?

Livro lindo, sensível, impactante, com plot é uma linda mensagem de amor e lealdade.

gabirelasz 24/04/2023

Incrível!
Nunca aprendi tanto com um livro como aprendi com Bolo Preto.
É um livro que, de início, parece meio confuso e você não sabe muito bem como se situar na história, contudo, pouco depois tudo começa a se entrelaçar e a fazer muito sentido.
A história é linda. Emocionante, especial, esplêndida, rica em assuntos que são ao mesmo tempo muito antigos e muito atuais: há uma aula de história sendo oferecida junto com a narrativa de todos os personagens.
A confusão que mencionei de início se da em razão dos inúmeros pontos de vista, das idas e voltas no tempo e os variados lugares em que a história toda ocorre, mas depois que me adaptei ao cenário essas características se tornaram parte do motivo de ter amado tanto o livro!
Foi muito incrível ver os pontos de vista de todos os personagens envolvidos e foi magnífico acompanhar a trajetória da família como um todo: nem sempre concordaram, mas sempre estiveram ali, juntos.
É uma lição sobre união, pertencimento, família, tradição e que me fez pensar muito na minha relação com os meus pais.
Além disso, a história é tão singular que te segura até o final, com todos os mistérios trabalhados ao longo da trama fazendo um sentido espetacular com tudo que foi apresentado.
Você termina o livro sem o sentimento de que faltou alguma coisa. Tudo é muito bem explorado.
É um livro muito diferente do que eu esperava, mas que bom que o li! Foi uma experiência que, com certeza, me marcou muito.
Eu, como mulher branca, nunca serei capaz de me identificar com os sentimentos e trajetórias dos personagens, mas aprendi coisas sobre a vivência de pessoas negras que enriqueceram tanto, tanto, tanto meus conhecimentos sobre a causa.
É o que dizem: não devemos apenas não ser racistas, temos que ser também antirracista. Todos temos que nos conscientizar e esse livro é um material excelente para isso.
A sensibilidade da autora sobre a pauta é brilhante, trazendo os fatos históricos e os sentimentos dos personagens ao mesmo tempo, nos transportando para aquela época e nos fazendo perceber o quanto ainda precisamos mudar como sociedade!
Recomendo a leitura para todos.

livsvilelis 23/04/2023

Quero provar bolo preto agora
Fui ler sem saber direito do que se tratava a história, mas acabou sendo uma experiência muito boa, principalmente acompanhar o “Antes” da vida de Eleanor. A leitura foi fluída e foi divertido ler um pouco sobre o Caribe.

Karine 01/04/2023

Primeiro livro da autora e dá pra notar
No começo, fui fisgada logo de cara pelo primeiro capítulo. Fiquei muito curiosa para ler e pensei que seria um livro viciante.

Não foi o caso. Apesar dos acontecimentos serem muito interessantes, com vários temas importantes como racismo, adoção, imigração, dramas familiares, a forma que foi contada deixou muito a desejar. A autora tinha tudo pra fazer um livro muito especial, mas senti que ainda falta desenvolver mais sua escrita.

Os capítulos são curtinhos e você pode ler rapidamente; alguns mistérios me deixaram curiosa até o final, mas senti realmente falta de uma narrativa com mais emoção em que você pudesse se apegar mais aos personagens.

Elaine Miranda 20/02/2023

...sobre uma vida de superação e tradições.
Bolo Preto me trouxe profundas reflexões sobre a vida em sua plenitude.

Nem sempre tudo sai conforme nossos sonhos, muitas vezes cometemos erros ou não temos a coragem ou o amparo necessário para decisões mais acertadas.

Sofremos adversidades e celebramos grandes conquistas. Montes e vales.

Não temos a oportunidade do rascunho, nossas escolhas determinam o curso da nossa história. Situações além de nosso controle também nos levam pelo caminho.

Ainda sim, há beleza. Criamos laços, tradições, construimos o nosso legado. Covey viveu uma vida plena, uma história que merece ser contada.

Gostei de conhecer um pouco mais das tradições caribenhas e da forma que a autora colocou em foco o preconceito vivenciado pelos negros, apenas e tão somente evidenciado pela cor de sua pele.

Contudo, achei o livro um pouco prolixo em alguns pontos, a leitura ficou um pouco monótona, seria algo facilmente corrigido com uma narrativa mais breve.

Não retirou o brilho, vale a pena a leitura!

Lívia 10/02/2023

Faltou Ritmo
Estava com muitas expectativas, mas não foi uma leitura viciante.

Gostei da história, os capítulos são muitíssimos curtos e cada um conta uma fracção da história dos personagens intercalando entre eles e o passado.

Só que eu senti falta de um ritmo que me desse vontade de pegar para ler logo. Nesse livro eu pegava para ler uns dois capítulos e deixava para depois. Porém, esse meu depois foi quase um mês kkk.

Mas achei legal a história. Bem que podia falar mais sobre a mãe e o pai da Eleanor. No mais, foi boa a leitura.

Guilherme107 23/01/2023

Bolo preto
Bolo preto foi um livro muito impactante mas q não entra para uma lista de favoritos.

Vou ser muito rápido na minha resenha e dizer que esse livro atendeu todas as minhas expectativas q eram altas mas só não ganha quatro estrelas pois eu li em inglês e depois de um tempo eu fiquei perdido nesse livro.

Caroline 15/01/2023

O livro nos mostra diversas histórias simultâneas que no fim acabam se interligando lindamente. Única coisa que senti falta foi de aprofundar mais a história de Benny e o desentendimento com os pais. Mas no fim gostei muito da leitura.

1 | 2 | 3 | 4 | 5