Bolo preto

Bolo preto Charmaine Wilkerson




Resenhas - Bolo Preto


62 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Biblioteca Álvaro Guerra 12/01/2023

"Não escolhemos o que herdamos, mas podemos escolher quem nos tornamos."
A morte de Eleanor Bennett deixa um mistério para seus filhos Byron e Benedetta: uma gravação com o tumultuado relato de uma nadadora fugitiva de sua ilha natal, além da receita de um tradicional bolo preto caribenho, iguaria familiar de longa data. Reunidos depois de um ano sem contato, os irmãos tentam juntar as peças de um quebra-cabeça que parece pôr à prova todas as suas certezas sobre si mesmos e sua família.
Escrito com maestria e delicadeza, o romance de estreia de Charmaine Wikerson é repleto de rejeições, segredos e memórias afetivas.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788584392421
comentários(0)comente



marianamanzano 10/01/2023

comida, história e tradição
nunca fiquei com tanta vontade de fazer um bolo.

vi muitas pessoas comparando com evelyn hugo, mas acho uma comparação precipitada. no início, essa história pode parecer bem sem graça e, realmente, plot twist não é o foco aqui; a trajetória, sim.

confesso que da até a metade do livro não estava de fato entretida, mas comecei a perceber o afeto que tinha criado pela Eleanor. pelos filhos, nem tanto. porém não consigo parar de pensar, agora que terminei, o quão intenso foi a jornada.

não considero esse um livro pra todo mundo, inclusive acredito que eu mesma teria melhores momento pra ler.

o principal é: se apegue na cultura e tradição da história. nos faz pensar sobre quem realmente somos, de onde viemos e pra onde vamos. lindo!!
comentários(0)comente



Camila Faria 02/01/2023

Byron e Benny são irmãos que, diante da morte da mãe, precisam deixar de lado suas diferenças e os ressentimentos que cultivaram um pelo outro ao longo dos anos. Reunidos novamente para ouvir uma gravação deixada por ela, os irmãos descobrem a verdadeira história da mãe e são confrontados com segredos que abalam tudo o que pensavam que sabiam sobre sua família e sobre si mesmos. O tal do bolo preto é a chave para desvendar a herança deixada pela matriarca, uma tradição que possuía muito mais significado do que os irmãos poderiam imaginar. A estrutura do livro é um novelão (no sentido depreciativo, infelizmente). Os irmãos demoram dias para ouvir a gravação deixada pela mãe, fazem pausas, saem da sala, deixam para o dia seguinte… Tudo isso como estratégia da autora para deixar tudo mais misterioso e adiar a revelação (claro!), mas QUEM faria isso na vida real? Os capítulos são curtíssimos, alguns com apenas uma, duas páginas. Pessoalmente, prefiro capítulos mais trabalhados, com menos pausas e quebras na estrutura narrativa. A história e a escrita da Charmaine Wilkerson não são particularmente ruins, mas a minha impressão no final do livro é que autora se dedicou exclusivamente a fechar TODAS as pontas soltas, a dar um final feliz e/ou adequado a CADA mínimo personagem ~ tipo fim de novela mesmo. Desnecessário. O livro foi best-seller do New York Times e vai ser adaptado para uma série, produzida pela Oprah Winfrey, além de ter virado queridinho de celebridades do naipe de Barack Obama, mas não me emocionou.

site: https://naomemandeflores.com/os-quatro-ultimos-livros-36/
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



João Paulo 20/11/2022

O início do livro é um tanto chato e confuso, mas logo após um determinado e impactante acontecimento tudo começa fazer sentido, e a história fica envolvente e viciante. Os personagens são bem construídos e reais, a história também traz informações valiosas de uma determinada cultura e diversas reflexões que levamos para vida. Só não favoritei pq achei o início um pouco maçante.
comentários(0)comente



Ana Ceci 06/11/2022

Livro incrível!
Acredito que assim como várias pessoas, eu nunca tinha visto esse livro! Não conhecia a autora e tampouco a trama envolvendo a família Bennet. Assim que o livro chegou por aqui, os quotes da contracapa e a sinopse já me conquistaram! Não tive outra escolha senão ler logo! E que ótima escolha eu fiz passando esse livro na frente de outros!

Do início ao fim, me surpreendi com a trama. Logo no começo, a autora já soltou uma revelação daquelas que me fez querer virar as páginas cada vez mais rápido para descobrir tudo! Fui entendendo aos poucos as personalidades dos irmãos Benny e Byron e me solidarizando com suas realidades.

Conforme a história passou e eu fui descobrindo mais da vida dos irmãos e, claro, de seus pais (sobretudo de sua mãe, Eleanor), já estava completamente envolvida na leitura! É incrível pensar no quanto a autora se dedicou para escrever um livro tão completo e amarrado como esse! Confesso que em alguns momentos eu mesma me perdi na trajetória de alguns personagens e ficava me perguntando aonde tudo ia levar, mas depois as coisas se encaixaram e minha vontade era descobrir logo como seria o desfecho dessas vidas tão dramáticas!

E, claro, temos o famoso Bolo Preto! No final das contas, é essa receita, essa materialização do bolo, que une todos os personagens em uma incrível trama de descobertas e aprendizados sobre eles mesmos e sobre as pessoas que mais amam. Recomendo muito a leitura!

>>> Vejam mais resenhas no Instagram de @Territoriodoslivros!

site: https://www.instagram.com/territoriodoslivros/
comentários(0)comente



Adriana1161 31/10/2022

Excesso de informação
Não achei o livro ruim, mas também não posso dizer que gostei!
Achei a história muito cheia de detalhes, com muitas problemáticas abordadas, e a estrutura como foi escrita não me agradou. Acho que esse vai e volta no tempo tem um limite, e aqui ele me pareceu exagerado.
Inserção de novos personagens o tempo todo, alguns relevantes para a história, outros não.
Parece que quando ia deslanchar, dava uma travada, o que tornou a leitura cansativa pra mim.
Fala sobre tradições e racismo, inclusive nos Estados Unidos de 2018.
Mostra o Caribe como uma mistura de diferentes culturas.
Personagens: Covey, Eleanor, Bunny, Benny, Marble, Byron Bert, Charles Mitch
Local: Caribe/Inglaterra/Califórnia - 1965 a 2018
@driperini
comentários(0)comente



Mari 02/10/2022

This Is Us
Estava falando para as minhas irmãs desse livro. Eu sei que uma adoraria ler, mas a outra não. Ela perguntou o porquê, eu disse que é porque o livro lembra This Is Us.

A história retrata dois irmãos que vão se reencontrar após anos de silêncio, porque a mãe deles morreu. E ela deixa uma gravação sobre a vida dela.

É um livro sobre família, sobre passado, sobre amor, orgulho, ego, humildade, é sobre a vida! Todas as nossas escolhas têm consequências, o que aconteceu no dia X tem algum peso na nossa vida, mesmo que não seja o que nos define, mas ainda vive ali dentro da gente.

Lembro que quando eu vi que o lançamento da Paralela seria esse livro, eu botei na minha cabeça que eu deveria escolher esse livro. Fico feliz de escolher essa história.

Eu amo como a história vai e volta para o presente e para o passado. Tudo é conectado, nada é deixado solto. Se tal fato não foi desenrolado naquele capítulo, pode esperar que ele será retratado em alguma parte do livro.

Amo o fato de falar sobre uma receita caribenha, porque eu não conheço nada e eu estou morrendo de vontade de provar um Bolo Preto.

Eu digo que lembra This Is Us, porque é muito sobre família, esse drama familiar que todos estão envolvidos, sobre segredos que fazem parte da família, mas que estão tão bem guardados que os filhos não sabem. Eu amei mesmo!
comentários(0)comente



andrealog 25/09/2022

Do que são feitas as lembranças
Uma história bonita, sobre miscigenação preconceitos e segredos de família. Uma mãe que só e conhecida pelos filhos depois de sua morte. Como toda família essa é feita de receitas, segredos, desencontros e muito amor!
comentários(0)comente



luana 22/08/2022

muito bom e maçante ao mesmo tempo. ele parece ser um livro extremamente longo durante a leitura, quando na verdade ele tem menos de 300 páginas. parecia que a leitura tava fluindo, mas quando eu ia ver, não tinha avançado nada. a história é bem construída e interessante, principalmente o ?antes?, sinceramente não sei pq eu tivesse essa sensação do livro estar se arrastando. realmente gostei da história mas por ter tido essa sensação, não foi um livro favoritado
comentários(0)comente



Let Carvalho 21/08/2022

Gostei muito desse livro. Adorei conhecer mais sobre a cultura do Caribe. Acho mto legal como as histórias das gerações são contadas tmb.
comentários(0)comente



Joanne.G.P. 19/08/2022

Sim, é bom
O livro me pegou na emoção nas suas partes finais. Acompanhar a história da Covey foi extremamente emocionante, é uma história linda com suas notas tristes, de superação e erros. Acho que a autora pecou em ser prolixa sabe? Ela explicou algumas coisas muito bem explicado, e não tinha necessidade, o leitor conseguiria entender. Acho que algumas histórias poderiam ter sido resumidas ou suprimidas, não me identifiquei com os irmãos Benny e Byron, mas a gordura que move o livro é boa sim, a meu ver.
comentários(0)comente



Clarissa 18/08/2022

Um livro incrível, envolvente que vai nos surpreende a cada página.
Tudo começa quando dois irmãos se reencontram, no funeral da mãe.
Com a perda da matriarca, o passado oculto dos pais vem à tona, num áudio que ela gravou pouco antes de falecer.
O áudio traz aos filhos sua história que começa numa ilha caribenha, passa pela Inglaterra e termina nos Estados Unidos... Uma trajetória repleta de perdas, abandono, fuga, abusos sexuais, racismos ... Nunca imaginada por Byron e Benny.
Além disso, os irmãos vão descobrir que a mãe tem outros dois segredos que vai mudar a vida deles totalmente.
É um livro gostoso de ler, onde vamos conhecer cada um dos membros dessa família repleta de dor, incompreensão, segredos e mágoas.
comentários(0)comente



Aegla.Benevides 30/07/2022

Eis o livro que me gerou sentimentos mais controversos na vida (ao lado de ?Desonra?, do Coetzee). Ora tédio, ora indignação, ora raiva, ora empolgação, ora meu-deus-preciso-ler-mais-desse-livro. Lançamento que acabou de sair do forno, ?Bolo preto? mal chegou aos leitores e já conquistou nomes como Barack Obama, que indicou a obra na sua Summer Reading List recentemente, e Oprah Winfrey, que será a produtora da adaptação dele para o cinema.

Preciso confessar que a sinopse comercial não traduz 1% do que esse livro representa, talvez pelo pavor que as pessoas têm dos spoilers, e é por isso que não vou aprofundar muito os detalhes do enredo por aqui. Byron e Benny são dois irmãos, de personalidades e trajetórias de vida quase opostas (mas igualmente interessantes), que passaram muitos anos sem se falar, até precisarem se reencontrar por causa do falecimento da mãe, Eleanor.

Misteriosa que só ela, Eleanor deixou para os filhos uma extensa gravação, onde conta detalhes sobre um passado muito distante. Esses detalhes se desenrolam até a metade do livro, e, para mim, foram a parte mais entediante da história. Felizmente, perseverei até os 50%, quando tudo começa a se encaixar e não tenho nem palavras pra descrever o que essa leitura se tornou.

Muitas traições, reviravoltas, mentiras e, é claro, fofoca, do jeito que a gente gosta. No entanto, além da demora em fazer a história engatar, a autora também quis fechar absolutamente todas as pontas do enrendo, até as mais irrelevantes, nas páginas finais. Por isso, acabou perdendo a oportunidade de desenvolver temas e personagens muito mais ricos e gerar mais identificação com o leitor. Ainda não sei se indico essa leitura (principalmente pelo início), mas se o seu objetivo é se surpreender com uma história, ?Bolo preto? é a pedida certa.
comentários(0)comente



Fabiana.Ayumi 30/07/2022

amo um drama familiar - mas acho que não amei a estrutura
minha leitura favorita do ano continua sendo Pachinko - e acho que Bolo Preto tem muitos dos elementos de Pachinko - mas acho que não amei o jeito que ele foi contado.

Segredos entre gerações, imigração, xenofobia, LGBTfobia, romance, o desafio de se estabelecer num país novo, todos esses elementos me envolvem muito! E Bolo Preto é uma ótima história com tais elementos.

Após anos sem se falar, os irmãos Benny e Byron se juntam para ouvir uma gravação de 8 horas que sua mãe deixou antes de falecer. Com essa gravação, tudo é questionado, pois eles acabam descobrindo que definitivamente não conhecem o passado dos pais.

O bolo preto é a única coisa que realmente conheciam sobre o passado da mãe - a receita que todo ano ela fazia quando todos estavam juntos.

Eu amei a história, tanto que nem consegui parar de ler, mas acho que o jeito que ele foi escrito, apesar de refletir como os irmãos ficaram sabendo de tudo, foi um pouco confuso. Há capítulos que se passam no passado e outros no presente, mas eles não são contados de forma linear? e não sei se essa foi a minha forma favorita de ler um livro.


Enfim, livro recomendadíssimo - por mim e pela Taylor Jenkins Reid. Eu definitivamente leria mais livros da autora e mal posso esperar pela adaptação!
Joanne.G.P. 19/08/2022minha estante
Também achei que a estrutura dele não o beneficiou. Também percebi que a autora repetia algumas coisas, sentimentos da Benny e Byron, com os quais não me identifiquei




62 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR