Os Crimes ABC

Agatha Christie

Resenhas - Os Crimes ABC

Iasmim138 09/03/2024

Os crimes em ABC
Foi meu primeiro livro da Agatha e me apaixonei pela escrita dela, adorei o fato de só no final tudo se encaixar, no início é meio devagar, mas depois fica bem mais interessante, fiquei surpresa com o verdadeiro culpado, já que ao mesmo tempo que é óbvio não é óbvio. O Hercules é muito engraçado.
Indico o livro para quem gosto de livros de mistério rápidos.

Ana Carol 05/03/2024

Não me impressionou
Por ser da Ágatha Christie eu esperava algo ?uau?, mas na verdade a escrita era meio lenta, não era fácil de engajar na leitura e o plot twist não me impressionou

Eduarda 03/03/2024

Gostei
O livro conta com crimes que acontecem em sequência seguindo o mesmo método de ataque e a ordem alfabética, ABC, para determinar o nome da vítima e a cidade, e deixa junto ao corpo um guia de trens. Diferente dos outros que li, nesse, o detetive recebe bilhetes do assassino informando onde seria o crime, e a data. De início pensei se tratar de um serial killer que age com um sistema metódico, mas ao fim descobri que ele age sem uma determinação específica para o crime, e sim para o reconhecimento, e como Poirot é um detetive reconhecido, decide que ele seria seu inimigo. Mais uma vez, nesta trama a polícia acredita que o culpado se trata de um sujeito, mas Hercule descobre que não seria. Gostei do livro, apesar de esperar um desfecho mais surpreendente.

Mayra Fongaro 03/03/2024

Difícil um livro da Ágatha que eu não goste, mais um com um desfecho muito bom, com a história bem contada! Mas existem livros melhores da rainha do crime

Nanda 29/02/2024

Crimes abc
Se você nunca leu Agatha Christie, não recomendo que comece por esse livro, não cometa o mesmo erro que eu rs.
A história conta sobre uma série de assassinatos realizados por abc. No geral o livro me surpreendeu, isso pq eu achava que ia ser uma leitura difícil e entediante. Confesso que a história me prendeu um pouco, mas achei meio denso. Uma coisa que eu odiei, é que não tem muitas descrições dos personagens e eu honestamente não consegui criar uma conexão com eles (sei que esse tipo de livro, isso não acontece, mas pra mim é um ponto negativo). Uma coisa que me incomodava muito enquanto eu tava lendo eram os cap [Fora da narrativa pessoal do capitão Hastings], me deixava confusa e eu só fui entender no final/quando eu acabei. Eu achei o plot previsível, apesar de não ter notado. No geral é um livro bom, mas faltou algumas coisas (na minha perspectiva)
FilipeBenevides 11/03/2024minha estante
nanda, estou querendo começar a ler agatha christie. há algum que você recomenda para iniciar?

Marinus0 29/02/2024

Como primeiro livro que li de Christie, fiquei refletindo muito sobre como ela é bem falada e segui a leitura com esse pensamento. Talvez por isso minha resenha pareça um pouco dura, mas vamos lá.

A dinâmica do livro é muito baseada em diálogos e pouca narração, ou seja, é uma leitura rápida e que facilmente você consegue perder detalhes, pois as pistas do livro são detalhes bem minúsculos.

Tive a sensação em alguns momentos que o personagem de Poirot tenta ser uma paródia mais evoluída de Holmes, apenas para ter várias semelhanças. É o típico personagem de detetive com um pouco mais de empatia e humanidade. Em geral, as personagens passam uma imagem de grande inovação, mas são superficiais, pouco interessantes e as vezes irritante (menção para Hastings, pois pouco gostei dele)

A revelação final achei bem decepcionante, pois a figura do ABC é muito interessante. Seu planejamento, seu método é tudo muito bem feito, mas quando o verdadeiro culpado é revelado, perde um pouco da graça do assassino. De um serial killer complexo e habilidoso para um cara qualquer.

Achei legal o destaque para uma análise psicológica, não sei se é uma característica específica, mas aqui Poirot se preocupa em entender a mente do criminoso, ao invés de seguir a ideia de louco. E talvez isso que tenha mais ajudado no caso.

Apesar de tudo, gostei da história. É rápida, envolvente e divertida. Esse é um dos livros mais bem falados de Christie então fico preocupado em saber se o problema foi eu ou se ela está sendo superestimada.

secznz 28/02/2024

Pqp que perfeito. Esse livro é tão bom que não dá pra parar de ler. Cada página lida desse livro te surge mais dúvidas de quem poderia ser esse tal ABC e quando você descobre, você acha que é aquilo mas na verdade não é. Recomendo MUITO é um dos melhores da Agatha sem dúvidas.

Alice2216 27/02/2024

Uma dica pra quem tá querendo ler Crimes ABC da Agatha Christie, não leiam se for seu primeiro livro da autora, porque é uma história complexa que exige um nível de conhecimento e costume mais alto. Meu maior erro nesse livro foi esse, li ele antes de todos os outros, e por isso quase não entendi o mistério

stelaris 27/02/2024

Um livro de suspense que te prende até o último segundo, quando você descobre o culpado você fica em choque e com certeza eu recomendo para os outros mas não sou muito fã do Poirot

Carlos 26/02/2024

Esse livro traz um contexto bem diferente dos livros da Agatha Christie. É muito comum os crimes serem cometidos numa casa no interior onde o número de personagens é restrito e já se sabe quais serão os suspeitos.
Apesar de ser bem diferente suspeitei do motivo e do assassino quando o personagem apareceu, tenho certeza quente andas de AC vão descobrir também. Não está entre seus melhores livros, mas com certeza é uma boa leitura.

Yasmin 24/02/2024

Agatha nunca decepciona
Confesso que não botei muita fé no começo e achei que seria um livro monótono. Achei também que o plot estava muito entregue de bandeja e que era só isso, mas fui pega de surpresa no final

Eduarda99 23/02/2024

Perfeito
Não tem 1 livro da gatinha triste q tenha algum defeito
muito muito muito bom, a mulher era genial!!!

Melanie16 22/02/2024

Achei legal porém nada demais, o final foi um pouco surpreendente porém eu já desconfiava, as palavras em francês sem tradução nenhuma me confundiram demais