Os Crimes ABC

Prenda-me se for capaz
?IEEEEEEEEEOOOOOOOOOWWWWWWW?
?IEEEEEEEEEOOOOOOOOOWWWWWWW?

~ Carro para ?
Dois homens descem                                     ?
Caminham em silêncio                                   ?
O vento frio da Zona Leste de SP sussurra ?
Mais adiante, uma aglomeração se forma  ?
Ambos se infiltram na multidão                    ?

Param perante um corpo estirado:
- Nome da vítima?
- André Trovello
- Causa da morte?
- Literária. Aparentemente o indivíduo terminou um livro 4 meses atrás e nunca falou sobre ele no skoob.
- Muito comum com esse povo que só lê livros chatos
- Ele estava lendo Agatha Christie
- O que??? Ele morreu de Agatha Christie???
- Ao que tudo indica...
- Que tipo de maluco não gosta de Agatha Christie??
- Eu não sei, senhor, algumas pessoas são incompreensíveis
- Tudo bem, pegue o corpo e leve pro carro, vamos acabar logo com isso
- ESPERA, ELE ACABOU DE SE MEXER!!!
- O que?? Como assim??
- É, olha, ta acordando...

É ISSO MESMO ???
Depois de um longo retiro espiritual chamado "Universidade", finalmente me libertei das garras apertadas da responsabilidade e pude vir aqui compartilhar minhas opiniões deveras questionáveis com vocês.
Já diria Shakespeare:
"Trabalhos? Não entreguei
Provas? Reprovei
Professores? Desapontei
Mas o importante é que sobre livros eu postei"
                                 - Hamlet ?, Ato 3
Não confiais em minhas fontes?
Confia pô, pra que eu ia mentir?

Então sem mais enrolação, vamos logo revelar quem terá sua obra minuciosamente avaliada pelo crivo da minha razão.

No dia de hoje, falaremos sobre ela, a soberana do romance policial, a viciada em escrever, o terror das leis trabalhistas, a inimiga do descanso: Agatha "Nunca mais eu vou dormir" Christie.
Responsável por mais de 100 (cem) obras (sim, uma CENTENA de livros), nossa querida máquina de cuspir palavras foi uma das autoras mais publicadas da história da humanidade, com 4 BILHÕES de cópias.
Tamanha imponência em seu acervo provocou ondas de celebrações vindas de nós, meros mortais sem muito a dizer, após Agathinha anunciar sua aposentadoria da literatura, visto que isso representou não apenas o fim de uma carreira, mas uma esperança de sobrevivência, já que não havia florestas no mundo capazes de prover tamanha quantidade de celulose e ao mesmo tempo fornecer o ar que preenche nossos pulmõezinhos molengas.
Portanto, Agatha largou sua caneta ? ? para que a humanidade ?? pudesse viver  pra caceta ?? (pobre poeta André Trovello, condenado a rimar quando ninguém mais pode).

Feita a introdução do criador, vamos agora à criatura.
"Os Crimes ABC" é a segunda obra mais mortífera do abecedário, derrotada apenas pelo sucesso da Sessão da Tarde "ABC do amor" (2005), que iludiu milhares de crianças com a promessa de amor eterno no jardim da infância, apenas para terminar com seu protagonista, o ator mirim sensação da época Josh Hutcherson, deitado em sua cama ao telefone, desesperadamente chamando por sua paixonite Rosemary, gastando o que restava de sua dignidade em berros e grunhidos.
O mesmo Josh teria futuramente mais uma oportunidade no amor com o não menos trágico "Ponte para Terabítia" (2007), mas só faria as pazes novamente com o cupido na saga sensação entre os adolescentes e os revolucionários "Jogos Vorazes", onde nosso pequeno grande homem, estimado pelas fitas métricas em 1,65m, seria introduzido à paixão desenfreada por Katniss Everdeen e uma competição de vida ou morte ??
"Mas André, não era pra você ta falando do livro?"
Sim, desculpa, às vezes me deixo levar pelo glamour de Hollywood. Vamos voltar ao tópico.

O livro (ta vendo? Eu ainda sei qual o foco desse site) retrata a trágica vida do serial killer que decidiu, por livre e espontânea insanidade, matar todas as suas vítimas em ordem alfabética, (mesmo método que dedé tentará implementar na frase a seguir). Astuta Batalha Caracterizou-se Deveras Exaustiva, Fazendo este Grande Homem Investigar Jubilosamente Kamaradas Logicamente Merecedores de Não Ostentar da Primordial Qualidade Recorrente a Simplesmente Todos (h)Umanos: a Vida.
(Sim, eu roubei no K e no U pra evitar uma possível morte cerebral. Não julgue, você faria o mesmo).
Tamanho esforço dessa lenda protagonista foi completamente ignorado pela outra metade dessa laranja sabor "sangue, morte e agonia", já que o detetive encarregado do caso, Hercule Poirot, demonstra a mesma motivação de um celta 2 portas 1.0 numa subida ingreme... com 8 pessoas dentro... uma tv no porta malas... e sem gasolina.
Não, ele claramente não quer estar ali e faz de TUDO pra evitar ser confundido com um profissional comprometido e produtivo.
"Poirot, o que vamos fazer?"
"Nada"
"Como assim? Não há nada que podemos fazer?"
"Eu vou dar uma volta"
(Eu não to brincando kkkkkkkkk isso realmente é falado no livro).

Tamanha incompetência desse homão bigodudo arremessa a balança da justiça nas mãos de VOCÊ ?, isso mesmo, você leitor, de olhos cor de mel royale e cabelo brilhoso, que buscava apenas uma leitura leve pra bater sua meta de 2021, mas agora é presenteado com o martelo de um juiz e as túnicas negras da lei, tendo de decidir quem passará os próximos 20/25 anos numa prisão de segurança máxima em Piraju, interior de SP, sendo sugado por dementadores de calça larga e aba reta.
Apesar de saber dos seus sonhos e expectativas pra essa missão, vou explicar exatamante, passo a passo, como tudo irá acontecer:
1 - Alguém morre
2 - Você começa a caçar pistas
3 - Vê que todas apontam pra um personagem específico
4 - Seus instintos têm certeza de que é aquela pessoa
5 - Sua confiança aumenta
6 - O sucesso lhe sobe à cabeça
7 - "Talvez o FBI não seja um mal lugar pra mim"
8 -  Google pesquisar: Chapéu de detetive e sobretudo
9 - A arrogância te cega
10 - Chega no penúltimo capítulo
11 - Poirot desmascara o assassino
12 - Não é quem você pensava
13 - Você é tomado pelos 5 estágios do luto
14 - Negação: Não é possivel que errei, todas as provas levavam a fulano
15 - Raiva: esse livro é estúpido, eu devia ter comprado "Pai rico, pai pobre"
16 - Barganha: Talvez se eu vender meu fusca pra editora, eles mudem o final
17 - Depressão: Não há livros que acalmem meu coração sombrio
~ Lana del Rey toca ao fundo
18 - Aceitação: Acho que aquele detetive de bigode não era tão inutil assim
19 - Fecha o livro
20 - "Hmmm que fome, vo comer"

(desculpa, mas é exatamente assim que é, não tem outro jeito.)

Enfim, falei demais já.
O livro é ótimo, muito bem escrito, ótimo plot e te faz sentir burro como poucas obras conseguem
É bão demais, recomendo!
10/10

Abraço rapaziada, bom final de ano!
Paz ?
Brenda.Podanosqui 12/12/2021minha estante
Kkkkk ARRASOU na resenha ???? mas sério: esse foi um dos poucos livros dela que li e que notei q algo não estava muito nos conformes. Eu não caí no conto da carochinha da Agatha (mas tbm não descobri quem era o assassino) ??

Marina Luna 12/12/2021minha estante
Você é o melhor! KKKKK

@Brenda obggg ??
Confesso q ela me fez de trouxa o livro todo, pq não cheguei nem perto de acertar quem era o assassino kkkkkkkkkkkk

Andre.Trovello 14/12/2021minha estante
@Marina KKKKKK mtooo obgg ??

Andre.Trovello 14/12/2021minha estante
@yokiitos KKKKK mtoo obgg ?? fico mto feliz de saber q vc curtiu

annaju 15/12/2021minha estante
as vezes eu me pergunto: quanto tempo o André leva pra resenhar os livros q ele lê? Sério, mais empenhado que a própria Gata Triste! Se tu tivesse uma coluna num jornalzinho, eu virava tua freguês hein, nunca imaginei mas depois dessa resenha estou desconfiada que a era de romance policial chegou até mim! Hahahahah adorei, tu é criativo demais ?

souluba 16/12/2021minha estante
Kkkkkkkk ameeiii esta é a melhor resenha do Skoob puta que pariu

Andre.Trovello 17/12/2021minha estante
@annaju Ai, MTO obg, serio ?? eu fico mto feliz quando vcs falam q gostam das resenhas, pq é realmente algo q curto mto fazer kkkkkkkk
Meuuu, lê simm, foi meu primeiro livro desse gênereo e valeu mto a penaa!!

Andre.Trovello 17/12/2021minha estante
@souluba aaaa mto obgg ??

Nai 20/12/2021minha estante
Hahahahah eu amei!!! Depois dessa resenha, na próxima vez que eu estiver nos sebos da vida vou procurar esse livro ??

Andre.Trovello 21/12/2021minha estante
Aaaaaa mto obgggg ???
Leiaaa, sério, ele é bem legal, gostei bastante!!

Pedrinho 30/12/2021minha estante
Amei a resenha, terminei esse livro há 2 dias e até agora tô pensando em como fui feito de otário, kkkkk. Óbvio que não acreditei que o ABC era quem eles estavam dizendo. Não tinha lógica ser aquela pessoa. Comecei a desconfiar e criar teorias para desvendar o verdadeiro assassino e imaginei muita gente, mas o verdadeiro eu não consegui. Fiquei besta quando descobri o verdadeiro assassino, uma das poucas pessoas que eu não cogitei. Parabéns pela resenha e obrigado Agatha por me fazer de otário

Andre.Trovello 06/01/2022minha estante
Vlww manooo ??
Eu fico seco no primeiro acusado pq não consegui pensar em mais ngm kkkkkkkkkkk errei feio dmsss

isabelle 11/01/2022minha estante
KKKKKKKKKKKKK essa resenha tá perfeita, sinceramente

Andre.Trovello 11/01/2022minha estante
KKKKKKK mto obgggg ??

Kihazy 12/01/2022minha estante
essa foi a maior resenha que já vi na mnh vida KKKKKKKKKKKKKK

Andre.Trovello 13/01/2022minha estante
KKKKKKKK obgggg ???

Katia 17/03/2022minha estante
Foi o primeiro livro da Agatha que eu li. Adorei sua resenha ??

mariaa_dutra 18/03/2022minha estante
10 páginas de resenha! kkkk
mas amei, arrasou demais! ?

Andre.Trovello 18/03/2022minha estante
@katia foi meu primeiro dela tbbb kkkkkkkkkk
Mt obggg ??

Andre.Trovello 18/03/2022minha estante
@Maria as vezes eu me empolgo um pouco kkkkkkkk
Obggggg ???

Maisa 18/05/2022minha estante
A MELHOR resenha que já li no Skoob, obrigada por me incentivar a furar a fila das minhas futuras leituras, esse nem estava na lista , os livros que estão na fila de espera, estão sentindo agora o que um paciente do SUS sente, indignação ao perceberem que dei moral à sua resenha e aplaudi ela em plena madrugada, onde obviamente já deveria estar dormindo, enfim... o leitor não tem um dia de paz nesse skoob. Obrigada!

Andre.Trovello 19/05/2022minha estante
@Maisa KKKKKKKK mt obgg ????
Fico feliz dms q vc tenha curtido a resenha e peço desculpas aos outros livros q vão ficar na lista de espera por causa dela, não foi minha intenção kkkkkkkk

Laura 16/08/2022minha estante
Acho que nunca li uma resenha tão boa kkkkkkkkkkkkk

Andre.Trovello 27/08/2022minha estante
@Laura Kkkkkkkk mtoo obggg moçaaa ???? fico feliz de vdd

Pedro 19/04/2023minha estante
GENIAL

PriscillaS 22/05/2023minha estante
melhor resenha já feita nesse site! hahah amei muito.

Andre.Trovello 24/05/2023minha estante
@Pedro valeu manooo ??????

Andre.Trovello 24/05/2023minha estante
@PriscillaS muito obrigadooooo kkkkkk ????

Medeiro0 28/06/2023minha estante
Entenda, você fez a melhor resenha que existe aqui!!!!

@problema_de_poetas 28/06/2023minha estante
KKKKKKKKKKJKK melhooooor resenha!!

Gomes176 08/01/2024minha estante
KJKKZKSKSKKSK a melhor resenha q eu já li, me prendeu mais q alguns livros por aí, referências & referências, ri demaise

@problema_de_poeta OBRIGADOOOO ????

Andre.Trovello 12/01/2024minha estante
@problemadepoetas MTO OBRIGADOOO ????

Andre.Trovello 12/01/2024minha estante
@Gomes KKKKKKKK obrigadooo ???? fico feliz q ce curtiu as referências

mary 26/01/2024minha estante
KKKKKKKKKKKK JURO, SUA RESENHA ME DEU AINDA MAIS VONTADE DE LER

Polyana.Floriano 10/02/2024minha estante
Eu li essa DESGRAÇA de livro em 4h porque a cada página a querida da Agatha me deixava OBCECADA e, óbvio, que eu já estava pensando em talvez participar do elenco de Brooklyn 99 pra ser uma detetive porque (coitada!) eu pensei que estava certíssima sobre o culpado (mesmo jâ estando acostumada e ser feita de trouxa pela AC e NUNCA ter acertado sequer uma vez o(s) assasino(s)). Enfim, após esse meu breve relato, me sinto na obrigação de, além de elogiar essa resenha perfeita, também agradecer pelas risadas que me fizeste dar em plenas 04h15 da madrugada. Você é foda kkkkkkkkkkkkk

Polyana.Floriano 10/02/2024minha estante

Andre.Trovello 12/02/2024minha estante
@mary KKKKKKKK OBG ????
LEIAA, É BOM DMSSS

Andre.Trovello 12/02/2024minha estante
@Polyana.Floriano KKKKK OBG ????
É impressionante como a Agatha sabe fazer a gente de bobo kkkkkkk não tem como

bela 12/02/2024minha estante
Kkkkkkkkkkk que resenha boa

Andre.Trovello 15/02/2024minha estante
@bela mto obgggg ????

Gekeppler 16/03/2024minha estante
Nossa que resenha boa meu deus kkkkk parabéns

Andre.Trovello 21/03/2024minha estante
@Gekeppler mto obrigadoooo ????

Victoria (Vic) 14/05/2020

Ótimo
Muuuito bom! O livro te prende bastante e é diferente dos outros da Agatha pois tem essa pegada de serial killer. O livro como um todo e o especialmente o final são EXTREMAMENTE inteligentes, gostei muito! Poirot e Hastings estão especialmente divertidos nesse livro. Gostei bastante e recomendo muito :)
Shay 14/06/2020minha estante
Gente,como faço para começar a ler esse livro?

Professor 16/08/2020minha estante
Um livro envolvente e fascinante, como bem resumiu Poirot "o caso era o homem".

Lorry 02/12/2020minha estante
Oi gente alguém poderia me falar como faço para abrir os livros ?

Gabriele346 22/12/2020minha estante
Larry, não dá pra abri

Gabriele346 22/12/2020minha estante
Lorry*

mostrando 03/11/2021minha estante
oii, você sabe me dizer qual a classificação indicativa? muito obrigada

Isabela 24/03/2021

Ah, é legalzinho só. Alguém me indica um dela bem TOP!?
Poxa, minha primeira leitura da Agatha e eu tô meio chateada...
A- o Poirot é um "Sherlock" arrogante.
B- A escrita é bem gostosinha, mas poderia ser um conto de 40 pags.
C- Cadê a reviravolta? tô até agora procurando...

P.S sou fã de Doyle e aí fica difícil mesmo, nem mesmo Poe me convence de um detetive melhor (apesar de ter sido a inspiração para Doyle).

Alguém me indicaria um livro de cair o queixo da Agatha? Pq esse aqui não rolou e estou sem vontade nenhuma de ler outro. Expresso do oriente eu vi o filme, gostei, mas aí não vai ser novidade.
spidey 24/03/2021minha estante
os meus favoritos dela é ?e não sobrou nenhum? e ?a morte no nilo?

Vann.Deodato 24/03/2021minha estante
"E não sobrou nenhum". Na minha opinião é um dos melhores dela.

Isabela 24/03/2021minha estante
Era o próximo da lista, mas agora to com medo de passar raiva com 400 páginas. É de fazer a gente de idiota? Pq é assim que eu gosto. De me sentir bem burra...kkkkkk

Vann.Deodato 24/03/2021minha estante
Hahaha não vou falar nadaaaaa. Kkkk é o melhor dela

Isabela 24/03/2021minha estante
Olha, vou na de vcs... Espero nao sobrar nem eu. Kkkkkkk depois volto aqui pra contar

Vann.Deodato 25/03/2021minha estante
Hahhaha. Volta

Ju_Brandao 29/04/2022

Crimes ABC - Um Livro Que Me Fez Ficar De Boca Aberta!
Quando eu terminei de ler essa obra prima, eu fique umas horas tentando processar e pensando: "o que eu acabei de ler?". Pensava eu, que depois de já ter lido quatro livros da Agatha (E não sobrou nenhum, morte no Nilo, assassinato no expresso e o de Ackroyd), eu já tava experiente em desvendar todos os mistérios. Me enganei totalmente, fui feito de besta novamente pela rainha do crime.
Eu amei essa proposta de ter um serial killer na história, e também da forma como o livro foi escrito ( na visão do Hastings, Cust e do Crome, e etc..) e como fica fácil do leitores idealiza cada cena; um exemplo é a cena do cinema e como foi desenvolvido.
As referências de Poirot a outros casos (livros) são cativantes (como o cultivo de abobrinhas sucedido por um assassinato), esse livro foi o meu primeiro contato com o Hastings e agora eu entendo o por que dele ser tão querido por muitos fãs, ele e Poirot formam uma dupla perfeita!. Os personagens são bens contruidos e relevantes para a história.
Mas no final quando eu li a resolução do caso, eu fiquei de boca aberta de tão chocante que foi!. Sério eu precisei de uma hora para me recompor e fazer essa resenha. Agatha é genial, esse livro se tornou um dos meus favoritos, sem dúvida.
Gostaria de falar mais sobre esse livro, mas pode ser que saia algum spoiler, então é melhor parar por aqui! :-)
"..saímos a caça mais uma vez, não foi? Vive le sport ." ? Hercule Poirot
Ellen Buback 29/04/2022minha estante
A mulher sabe surpreender com as reviravoltas! ??

Ju_Brandao 29/04/2022minha estante
A mulher é tudo! Sabe entregar um livro de qualidade! ?????

Ju_Brandao 29/04/2022minha estante
Ellen, bom eu tava querendo te falar isso a um bom tempo: você necessita ler o meu livro favorito da Agatha: E Não Sobrou Nenhum. Super recomendo ele, ele é perfeito, não atoa que ele está no meu top 1. Então quando estiver um tempinho, leia ele que você não vai se arrepender! ?????

Ellen Buback 29/04/2022minha estante
VOU LEEEER! Obrigada pela dica!

Ju_Brandao 29/04/2022minha estante
Por nada! Tô louco para ler as suas reações sobre esse livro!. Mal posso esperar! ????

Hahahahahahaha adorei!

Kath 25/05/2021

Agatha christie ataca novamente
Depois de 2 livros da autora ela volta a me surpreender. Admito que a conclusão desse livro nem se passou pela minha cabeça. Embora o começo não tenha me prendido muito. Temos mais um caso do espetacular Poirot. Livro incrível que me pegou totalmente de surpresa, pois nunca imaginava aquela conclusão. Um ótimo livro para quem está iniciando leituras sobre suspense. Pois é rápido e fluido de ler.
Agatha é rainha

Irah 25/05/2021minha estante
me recomenda um livro pra começar a ler Ágatha??

Kleyson.Soares 25/05/2021minha estante
Eu Leio por ordem cronológica. Estou no 5° Livro que ela publicou. Ja li o primeiro de todos que ela escreveu " O Misterioso Caso de Styles" Recomendo bastante. O segundo : O Inimigo Secreto. O terceiro : Assassinato no campo de golfe. E o quarto é uma coletânia de contos " Poirot Investiga " bem boa. Só li eles até agr mas já sou fã. Tenho todos

Kath 25/05/2021minha estante
Olá Irah, ler em ordem cronológica é perfeito. Porém como eu estou fazendo coleção das novas edições da Harper Collins, elas não estão sendo lançadas em ordem cronológica. O primeiro que li foi Assassinato no Expresso do Oriente, porém não recomendo que você comece por ele. Porque depois que você le aquele livro é difícil outro superar. Acho que Porque não pediram a Evans e Cavalo Amarelo são bons para começar(são livros com histórias de personagens independentes, não tendo a participação e ?evolução? do Hercule Poirot, Miss Marple ou Tommy e Tuppence. Os livros de Tommy e Tuppence recomendo que você leia em ordem cronológica para ver a evolução dos personagens.

Kleyson.Soares 25/05/2021minha estante
Isso mesmo, Kath falou tudo!!! Eu leio em ordem cronologica mesmo pq comprei todos os 86 Livros da Coleção da editora Record... Já leitura por outra ordem eu não sei dizer muito bem! Recomendo nos vídeos do Youtube. " Por onde ler Agatha Christie " Lá alguns booktubers explicam diteitinho.

Irah 25/05/2021minha estante
uau!! 86 livros? obrigada Kath e Kley pela dica, vou pesquisar direito e ler por ordem cronológica ??

Polyana.Christina 04/08/2021

Poirot é FE- NO- ME- NAL!
Poirot recebe uma carta onde ele é desafiado a solucionar um crime que está perto de acontecer, tudo pode ser apenas uma brincadeira, mas ele fica desconfiado. Quando o crime realmente acontece ele tenta impedir o próximo. O assassino segue matando em ordem alfabética. Poirot faz o possível para desvendar a identidade do assassino mesmo com as poucas pistas que tem.
Esse é o primeiro livro com o Hercule Poirot que eu li e AMEI. Poirot é FE- NO- ME- NAL! Ou seria a Agatha fenomenal, já que foi ela quem o criou ? Terminei esse livro surtadissima! Fiquei de boca aperta com o plot twist, realmente não esperava por isso. Recomendo demais, LEIAM!
Guima 04/08/2021minha estante
Na minha opinião, acho que os dois! O meu primeiro livro com Poirot foi "Assassinato no Expresso Oriente", que também é fenomenal. O primeiro livro de Agatha Christie a gente nunca esquece.

Polyana.Christina 04/08/2021minha estante
Quero muito ler " Assassinato no Expresso Oriente".

Caio 04/08/2021minha estante
O Poirot é o melhor detetive ja criado. ( na minha opinião... claro.) Rs

Guima 04/08/2021minha estante
Confesso que meu detetive favorito é Lincoln Rhyme do "O colecionador de ossos" que foi o primeiro livro de literatura policial que li. Depois, veio Poirot com "Assassinato no Expresso Oriente". Esses dois são totalmente diferentes, mas inesquecíveis, como a Polyana comentou. Um detetive que estou conhecendo e estou gostando muito, ou melhor dizendo, delegado, é Espinosa, dos romances de Luiz Alfredo Gracia-Roza. Mas, assim como Lincoln Rhyme, os estilos da história são muito diferentes das de Agatha Christie. No meu caso, sou fã dos dois estilos.

Caio 04/08/2021minha estante
Eu gosto de outros detetives tbm. Inclusive o que bc citou. Mas o Poirot foi aquele personagem que me fez perceber que precisava usar mais minha "massa cinzenta". Rs

Guima 04/08/2021minha estante
Isso é verdade! Enquanto outros policiais focam em procedimentos forenses para resolver seus crimes, Poirot enfatiza o uso do raciocínio lógico. Ele realmente é inesquecível como detetive.

ju 15/08/2021

Astuto e incrivelmente bem escrito!
Foi meu primeiro contato com Agatha Christie e com o subgênero mistério, e fico feliz de tê-la escolhido como ?pioneira?.

Sinceramente, a única coisa que me incomodou é que a Agatha não deu pistas. Claro que isso torna a narrativa do capitão Hastings e a descoberta de Poirot no final mais incríveis, mas isso pode ter atrapalhado um pouco.

Eu não consegui ter uma pista além das já faladas, então não dava pra acertar: bom, pelo menos não o motivo dos crimes.

Eu acabei acertando sobre o envolvido. Achei que o serial killer era apenas um cúmplice, e não o culpado.

A explicação de Poirot foi complexa e incrível, amei o personagem e quero ler mais livros que ele seja o detetive.

Amei também o Hastings, realmente meu personagem favorito de todo o livro: a narrativa dele é de uma magnitude que me fez sentir o que ele sentia. Quando ele estava com um nó na garganta, eu sentia o mesmo. E isso foi crucial para que eu desse nota 4.

Acaba que são muitos personagens, e você acaba se esquecendo que alguns existem até que eles voltem a aparecer.

A ambientação é espetacular! Me senti em um filme de mistério imaginando todas as cenas.

Uma coisa que me incomodou, particularmente em relação à edição da Harper Collins, foi que não temos a tradução de frases que Hercule Poirot fala em francês.

Mais sobre o livro em si:
Publicado originalmente em 1936, é o único livro de Agatha Christie que trata de um serial killer. A autora têm vários detetives em suas histórias e, nesse livro, o detetive é Hercule Poirot, um francês astuto que mora em Londres.
Seu amigo, capitão Hastings, é o narrador da história. Conta o caso de um assassino em série que mata em ordem alfabética pelo sobrenome, além de escolher a cidade com a letra desse. Ele envia cartas metódicas à Poirot, o que deixa o detetive interessado: porquê as cartas são endereçadas a ele? Qual a motivação para o crime?
Todas as perguntas são respondidas de forma magnífica, que te prende no livro. Apenas o início é um pouco arrastado, mas ouvi dizer que os livros de Agatha são assim. Então, não desista, a leitura valerá a pena!

Pelos aspectos já falados, dei 4?? ao livro, e com certeza pretendo ler mais de Agatha Christie, a rainha do crime!
Júlia 15/08/2021minha estante
Eu acho que todas as edições são assim, sem as traduções ):

ju 15/08/2021minha estante
aaa que pena, ju!!
eu realmente tava doida pra saber o que ele fala, mas nada que atrapalhe muito a leitura não

Juulia 15/08/2021minha estante
Quero muito ler Agatha Christie! Como e a escrita dela?

ju 15/08/2021minha estante
Juulia,
foi meu primeiro livro dela e gostei bastante! o início é meio arrastado, vc tem que se acostumar, sabe?
eu nunca tinha tido contato com mistério, então estranhei a quantidade de personagens, mas acho que isso n é da Agatha, e sim do gênero mesmo!
acho que vale super a pena!
inclusive, li esse livro por causa de um teste do buzzfeed KKKKK
pesquisa ?buzfeed teste livro da agatha christie? que vc deve achar: é um quizz ora descobrir qual livro dela mais combina com vc!
acho que o teste acertou em cheio, pq eu amo casos de serial killer, e é o único livro da Agatha assim!
de qualquer forma, n dei 5?? nem favoritado pq n me tocou MUITO, mas amei o livro e recomendo pra todo mundo!

Juulia 15/08/2021minha estante
Aaaa obrigada, acho que vou ler um livro dela parecem ser muito bons,e fazer o teste do Buzzfeed KKKKKK

Babi 22/08/2021

Genial, a palavra é GENIAL
Não consigo escrever uma resenha que faça jus à genialidade desse livro, mas vou tentar com minhas meras palavras descrever o sentimento que vivenciei ao ler essa obra.
Desde o início do livro fiquei cativada pela história, como boa bookstan sempre tive muito interesse em conhecer as histórias e narrativas da Agatha mas sentia que tinha que esperar um momento certo. Entrei com muitas expectativas nesse livro, e além de atender essas expectativas, a autora conseguiu supera-las e fez jus ao seu apelido como a ?rainha dos crimes?. O final foi completamente surpreendente pra mim, e o excêntrico e complexo Poirot me fascinou com sua mente incrível e sua perspicácia. Muito bom, não vejo a hora de poder conhecer outras histórias da autora.
Eu amo esse livro, eu amo a Agatha Christie

mfru 22/08/2021minha estante
Também amo. Tenho quase a coleção toda e pretendo começar a reeleitura de todos.

mfru 22/08/2021minha estante
Que já li.

Aaaaa, perfeita

Izabelly112 22/08/2021minha estante
Esse daí eu li duas vezes, quero reler os meus outros dela e comprar os que faltam rs

Carmela 12/07/2020

O serial killer, o qual assina por ?ABC?, mata suas vítimas em ordem alfabética, deixando apenas uma única pista e desafiando, assim, o detetive Hercule Poirot a resolver esses crimes.
Agatha Christie consegue prender o leitor do início ao fim. Amei! Leiam!
Andrei.Coelho 12/07/2020minha estante
Resenha extremamente fiel ao livro!! Ótimas palavras.

mi 12/07/2020minha estante
Tua resenha me fez querer ler o livro. Adorei!

Luiza 12/07/2020minha estante
As tuas resenhas são as melhores!
Impossível não querer ler o livro!??

OtAvio.Moresco 12/07/2020minha estante
Olha elaaa

Carmela 12/07/2020minha estante
Obrigadaa!! Depois que vocês lerem me digam o que acharam

Luisa 01/08/2021

Os crimes ABC
Esse foi o primeiro livro da Agatha Christie que eu li e eu amei!
Esse foi um gênero literário novo para mim também, eu nunca tinha lido um livro policial/mistério. E, com certeza, eu lerei outros!
A trama é incrível, a história é muito bem contada e o crime é muito bem planejado. Tiveram algumas partes em que eu não consegui acompanhar a linha de raciocínio do detetive e eu fiquei meio confusa mas, no geral, o livro é bem claro e é ótimo para quem quer começar a ler mais livros desse gênero.
meumundinhodoslivr 01/08/2021minha estante

esse livro é pftooo

meumundinhodoslivr 02/08/2021minha estante
demaissss

Letícia 25/02/2019

Não entendi a popularidade desta autora. Talvez eu me encante por um próximo livro dela!
Os crimes ABC foi o primeiro livro da autora que leio. Confesso que decidi me aventurar em sua escrita só por conta da popularidade que a autora tem. E, sinceramente, eu achei o livro fraco!

A leitura, com toda certeza, é bem fluida. No entanto, eu demorei três dias para ler o livro que tem pouco mais de 200 páginas (e olha que eu já li livros maiores por muito menos!). Hastings, que deveria ser a personagem principal, parece mais uma personagem secundária. Poirot foi a personagem que roubou toda a atenção de livro, e, mesmo assim, não consegui ter empatia por ele o suficiente. O plot twist do final não me causou comoção. Os assassinatos também não me prenderam tanto a atenção.

A nota que Os crimes ABC recebe comigo é de três estrelas. E eu posso até dar uma segunda chance à Agatha Christie futuramente, mas não terei tantas expectativas
Soliguetti 26/02/2019minha estante
Hastings nunca foi o personagem principal. O principal é Hercule Poirot. Hastings apenas narra a história.

Você deve entender que Poirot é o personagem que aparece na maioria dos livros de Christie. Assim, a personalidade dele é construída no decorrer de muitos livros. Talvez Poirot não desperte mesmo tanta empatia nos Crimes ABC, mas acredito que a autora parte do pressuposto de que leitor já o conhece. Eu o acho um personagem divertidíssimo! Espero que você possa dar mais uma oportunidade a ele.

Se bem que Os Crimes ABC é tido como um dos melhores livros de Agatha Christie. Se esse não te agradou, dificilmente vai gostar de algum outro...

Letícia 27/02/2019minha estante
Eu pretendo dar outra chance aos livros da autora. A escrita dela é fácil e fluida. Não digo que o livro seja ruim, apenas que eu fui com muita sede ao pote.

Bem, por ser a minha primeira leitura da Agatha Christie, pode ser que tenha influenciado na minha afeição pelo Poirot, porque é o primeiro contato que eu tenho com a personagem. Sobre o Hastings, entendo que ele é a pessoa que vai contar a história, mas eu só esperava que ele fosse um pouco mais interessante.

Soliguetti 27/02/2019minha estante
Sim sim, eu entendo... O primeiro livro que li dela, O Assassinato no Expresso do Oriente, também foi um pouco decepcionante para mim, porque eu esperava muito da "rainha do crime", como dizem. Mas depois que fui me familiarizando com o estilo dela e com os personagens, passei a apreciar bastante. Espero que o mesmo possa acontecer com você. Abraço! =)

Estante da Mila 01/03/2019minha estante
Leia E não sobrou nenhum, e vc irá entender.
Os crimes ABC não é um dos melhores livros dela.

Thaís 10/06/2021

Feita de otária pela Agatha pela 917282828a vez!
Tinha muita vontade de ler esse livro e assistir a adaptação, e também criei muitas expectativas, não vou negar. Ele atendeu a grande parte das expectativas, só não atendeu mais porque eu não me conectei com os personagens secundários... não senti muita raiva e nem paixão por ninguém, acho. O amor ficou todo para Poirot e Hastings, e eles merecem tudo mesmo! Agatha sempre me faz bem, ainda bem que ela escreveu muitos livros para alimentar essa minha sede de boas estórias ???
Thai 10/06/2021minha estante
Preciso ler os outros do Poirot pra entender esse?

Thaís 10/06/2021minha estante
Não precisa, não!! ?? As histórias do Poirot são independentes(só não recomendo que comece por "Cai o pano", porque é o último livro). Às vezes, ele comenta sobre outros casos, mas não é nada demais, não! ?

Thai 10/06/2021minha estante
Obrigada!! ?

Thaís 10/06/2021minha estante
Nada!! ?

guts 24/09/2020

ABC
Minha primeira experiência com os livros da Agatha, fui ingênuo em acreditar que poderia descobrir o final. Cada elemento presente é importante e imaginar inúmeras possibilidades com estes elementos (seja objeto, pessoa, motivações) não é forçar a barra, a Agatha é realmente genial e imprevisível.
btterflydouma 24/09/2020minha estante
?????????????????????????????????????????????????????

guts 24/09/2020minha estante
ta poluindo minha resenha men ??????????????????????

Sav 24/09/2020minha estante
N foi dessa vez :(

guts 24/09/2020minha estante
Na próxima será!

meumundinhodoslivr 07/07/2021

rainha do crime
Todos já ouvimos falar da rainha do crime, Ágatha Christie.

Já li 4 livros dela, mas este sem dúvidas foi o que mais me surpreendeu.

Um assassino. Mortes em ordem alfabética. Detetive. Alguma pista?

Este é um caso de Hercule Poirot, vou ser bem sincera, ele pode ser arrogante, mas quem não é quando se é um gênio?

Um assassino começa a matar em ordem alfabética, sempre deixando um guia, identificando como -ABC, e o dever de Poirot é impedir que os crimes aconteçam e descobrir o assasssino.

Também tem um detetive original, aquele que deveria resolver, e é com ele que Poitot começará suas investigações.

Tente desvendar e falhe, é lotado de reviravoltas e pequenos detalhes entregam tudo.

Não desista no início por favor, é meio difícil pega a ambientação e são muitos nomes, mas a medida que o livro vai passando, você vai se apaixonando.

Meu favorito dela até agora, e ainda pretendo ler outros.
meumundinhodoslivr 07/07/2021minha estante
postei duas no mesmo dia pq estou sem mais nada pra fzr?

cecília 08/07/2021minha estante
Eu quero muito começar a ler Agatha Christie! Amei a resenha!

meumundinhodoslivr 08/07/2021minha estante
le sim amg, ela eh perfeita juroo

meumundinhodoslivr 08/07/2021minha estante
aiii bgda???

Rafa 24/05/2020

Surpresa
Esse foi meu primeiro contato com a escrita da Agatha Christie e confesso que no começo fiquei meio com o pé atrás por ser uma narrativa bem diferente da que estou acostumada. O gênero policial é um dos meus favoritos e estou acostumada com livros mais rápidos, eletrizantes, em que está sempre acontecendo alguma coisa para aumentar a adrenalina. Como temos aqui a chamada Rainha do Crime resolvi me aventurar por sua obra onde teremos o sempre mencionado Hercule Pairot juntamente com seu fiel escudeiro Arthur Hastings. Aqui vamos devagar - devagar quase parando - destrinchando a história. Como estou habituada com outro tipo de narrativa o começo foi meio sofrido pra mim. Mas no decorrer da história fui surpreendida com a sagacidade e raciocínio do nosso querido detetive, sim já estou encantada com o Pairot. E o desfecho foi espetacular, não esperava mesmo. Foi uma ótima experiência para conhecer uma outra maneira de escrever o gênero policial.
José Carlos 24/05/2020minha estante
Um clássico da autora!

Rafa 24/05/2020minha estante
Esse foi meu primeiro mas quero ler outros títulos dela. Estranhei a escrita não vou mentir rs mas depois que acostumei gostei muito. Recomenda-me algum José Carlos?

José Carlos 24/05/2020minha estante
Já li vários, mas já deve ter ouvido falar de um dos mais conhecido dela: Assassinato no expresso do Oriente! Já fizeram até filme e minissérie!

Rafa 24/05/2020minha estante
Esse é bem falado mesmo embora eu não faça a mínima ideia do enredo, o que é bom já que tudo será novidade rs. Obrigada ?