Os crimes ABC

Agatha Christie

Resenhas - Os Crimes ABC

maffessoni 03/02/2024

Que doideira rapaziada
Resuminho: o livro se passa na década de 1930, quando o detetive Poirot começa a receber cartas de um serial killer que se auto-intitula ABC. O nome vem da sua escolha por suas vítimas: a cada mês, uma cidade e uma pessoa são escolhidas seguindo o alfabeto (nome da cidade com A, nome da pessoa com A) e o assassino desafia o detetive a descobrir sua identidade.

Bom, o primeiro ponto que gostaria de comentar é que esse é o primeiro livro da Agatha que leio que nenhuma minoria foi ofendida e nenhum antissemitismo foi cometido (chocante!). então, é um ponto positivo, porque é bem chato ler alguma coisa dela e se deparar com a maior atrocidade escrita por alguém do século XX.

Segundamente, que história doida!!

Até uns 3/4 do livro estava tudo bem linear, uma narrativa lenta e até mesmo chata para algumas pessoas. Sabemos que nos livros da Agatha o óbvio nunca é óbvio de fato, então já ficamos com o pé atrás com o caminho que ela vai estimulando o leitor a seguir e criamos 1001 teorias na nossa cabeça. Mas pqp, dessa vez foi mais complexo do que eu imaginava (e eu adorei).

É uma história envolvente que vai induzindo vários caminhos possíveis para uma solução e cabe ao leitor acatá-los ou não. Dentre os livros que li da autora, esse foi um dos mais divertidos e gostosos de ler.

Sinto muito aos haters do Poirot, mas eu adoro muito esse cara. Como esse livro se passa pelo ponto de vista de um amigo dele, fica muito mais legal acompanhar as loucura desse velho maluco porque a gente simplesmente não faz ideia do que se passa na cabeça desse doidão. Para quem ama personagens excêntricos, deve curtir muito os livros que envolvem o Poirot.

Pelo o que vi, muita gente não gosta desse livro, mas eu super indico. Achei fluido, rápido, divertido e surpreendente.

Clara3550 02/02/2024

Achei paia. Primeiro que tava sendo algo mais policial do que detetive (não sei se deu de entender).
Só gostei da parte que Poirot explica o que realmente aconteceu. E achei o assassino nada ver, pra mim seria mais impactante se fosse o cara do "Ah, sim?" KKKKKK
Eu tinha achado o crime bem intrigante, mas ai o final foi decepcionante.

Vicky 02/02/2024

O final, previsivelmente imprevisível
Eu nunca me decepciono totalmente com os livros da Agatha Christie, porém reconheço que este foi um pouco menos… emocionante (?) que outros. A história em si é promissora, tem um assassino que envia cartas a Mr. Poirot avisando-o dos crimes que vai cometer. Porém, apesar de o final ser visivelmente imprevisível, não achei o assassino nem seu motivo convincentes. No mais, a leitura flui até que rápido.
Fabio 03/02/2024minha estante
Adorei a resenha, Vicky!
Esse não esta entre os melhores que já li da rainha, as com toda certeza, é um dos mais fluidos

Gabriel.Albuquerque 01/02/2024

A leitura não empacou em nenhum momento, muito pelo contrário, é bem fluida, mas isso nao quer dizer que a experiência foi verdadeiramente empolgante, aquela de tirar o folego e que desperta a necessidade de ler mais um capitulo mesmo a custa do sono e do fato do que você sabe que vai se arrepender no dia seguinte, típico do genero e mais especificamente de agatha christie. achei o misterio bem morno e a revelação mais ainda. muito da resolução acrescentado só depois e com muita recorrência ao coincidente :((

Luisa731 01/02/2024

Os Crimes Abc
" Os crimes ABC " Mais um dia com Agatha Christie surpreendendo todos, com seu detetive magnífico Hercule Poirot e sua história fantástica , dessa vez com assassinatos em sequência e um desfecho q obviamente vou incrível, reviravoltas e tudo a oferecer.
Eu fiz diversas anotações e mesmo assim não decifrei , mesmo assim gostei muito mesmo e recomendo .
( atualmente é meu livro favorito da Agatha )

luanaeoslivros 31/01/2024

Releitura
Este não é um dos meus preferidos da H-gatinha, mas reli pra LC da Agatha em ordem cronológica. Achei algumas partes da história um pouco chatas, mas é um livro que agrada muita gente e que tem série baseada nele ??.

Gayrrazzi 31/01/2024

Poirot é meio doido, mas é cirúrgico! (Mais ou menos)
Cara demorei horrores pra terminar esse querido .

Não é que é ruim, mas também não é muito bom. Ele é um querido bom, de boa, na dele, um querido, mas n sei se merece o hipe que eu ouvia ter

Demorou pelo menos metade do livro pra eu ficar mais interessado nele, não vou mentir. Acho que de início as coisas tavam muito paradas, faltou a novidade, foi só mais um pouco gente morrendo.

No final, foi ótimo, adorei o desfecho e fiquei chocado como inventaram que a pessoa era a assassina, mas fez sentido! Me senti bem burro, adorei

Por ser o primeiro (e único) livro com "assassinato em série" da véia, eu queria um tico mais, mas tudo bem.

Katrina 30/01/2024

Ridiculamente frustrante
Esse foi meu primeiro contato com as obras de Agatha Christie e não tinha como ser pior. Os crimes ABC foi o livro que mais me chamou a atenção por conta do mistério envolvendo um serial killer, então achei que seria um ótimo começo, mas ele acabou sendo tão ridiculamente frustrante que até mesmo perdi a vontade de ler outras obras da “rainha do crime”.

A escrita da autora é simples e fluida, o que deixa a leitura super rápida e esse é o único elogio que consigo fazer já que detestei todo o resto. O narrador é sem sal e irritante e o detetive Poirot é um boçal, já o conhecia dos filmes e até certo ponto ele tinha minha simpatia apesar de sempre me sentir com o pé atrás e após ver o personagem no livro percebi o porquê, Poirot se esforça bastante para parecer um homem decente, mas falha em tantos aspectos que é difícil enumerar, ele é extremamente vaidoso, pretensioso e indiferente de uma forma que não foi bem elaborado para usarmos a desculpa do “ele é excêntrico” ou “ele é um personagem com diversas facetas”, além de ser completamente sem carisma, o que fez todos esses defeitos pesarem ainda mais.

Outro ponto que me incomodou bastante foi o fato de Agatha estar constantemente tentando trazer grandeza nos finais dos capítulos, literalmente em todos os capítulos, a autora sempre vem com frases de efeito que são extremamente forçadas e a escolha “do narrador” de querer trazer o ponto de vista do ABC foi terrível, é algo tão surreal que me fez me afastar da única coisa minimamente interessante do livro que são os assassinatos, mas isso nada foi do que um recurso narrativo para tentar enganar o leitor, e esse foi outro ponto.

Eu realmente fiquei surpresa, não tinha expectativas nem nada do tipo, mas estava ansiosa para conhecer as obras de Agatha e esse livro foi um balde de água fria, nele pude ver que sua escrita é simples e dinâmica, mas também trapaceira, seus personagens são absurdamente antipáticos e o mistério até conseguiu me despertar o interesse, mas eu particularmente adoro o processo de investigação e ele é bem legal de acompanhar quando vai a algum lugar e esse não foi caso, a investigação não avança e “a escolha do narrador” meio que te desanima a criar teorias mais elaboradas e isso é simplesmente frustrante.

Enfim, minha primeira experiência foi péssima e eu achei ridículo como a autora debocha das obras de Arthur Conan Doyle, já que esse livro e Poirot não conseguem nem chegar perto dos mistérios e do carisma dos personagens dele.
Mari 30/01/2024minha estante
Caramba que pena, mas não desiste de ler os livros da Agatha não!! Tem uns ótimos

Katrina 30/01/2024minha estante
Eu fiquei bastante frustrada, mas como já tenho outros três livros dela pretendo dar outra chance sim e vou com a mente aberta :)

Clara3550 02/02/2024minha estante
Esse livro é péssimo msm, ainda mais pra começar. Mas pode tentar livros dela como: E não sobrou nenhum, Morte no Nilo ou Assassinato de Roger (é maçante, mas achei bom dps de um tempo que li)

itslaly 30/01/2024

Eu não sei nem o que escrever... o plot twist do final??
faz muito tempo que eu leio um crime thriller que me deixa completamente atordoada com a resolução. a forma como a rainha do crime brinca com a nossa cabeça, e, especificamente com esse livro, a forma como o leitor é enganado da mesma forma que os personagens foram... como somos forçados a acreditar em um culpado para no final, sermos surpreendidos com a verdade... TO ME THAT'S CINEMA!

mr. hercule poirot, sempre brilhante!

anaddii 30/01/2024

RESENHA OS CRIMES ABC ?????
Se você gosta de brincar de detetive, ESSE É O LIVRO CERTO! Agora vamos saber se você é bom em desvendar, hein?!

Os Crimes ABC, de Agatha Christie, é um livro que traz mais um caso de Hercule Poirot (o tio Poirot), o detetive belga que já estamos familiarizados entre outros livros da autora.

No livro a autora traz uma proposta super interessante e, Agatha Christie, vai deixando pistas, bastante sutis durante a narrativa, porém, meu problema foi que só vim percebê-las quando Poirot desvendou o caso e explicou o que aconteceu e consegui ver o pensamento coerente e lógico de Poirot (DIVINO ELE), mas mesmo assim, achei que Christie deixa seus leitores no escuro por muito tempo. Sinceramente, achei esse livro um dos casos mais difíceis de solucionar que já li da autora.

Não tenho nem palavras para descrever o quão maravilhosa são as palavras de Agatha em cada escrita. O olhar que ela traz ao livro faz a gente viajar, entrar no personagem, ficando preso ali como um quebra-cabeça para ser montado.

e bota quebra-cabeça nisso, amigos!

A construção dos personagens e, principalmente, do assassino é incrível! O plot twist no final foi o mais surpreendente, pois é algo que não imaginava, ou seja, o assassino sempre esteve presente?. Fantástico!

Os Crimes ABC, foi uma leitura extremamente viciante, porque se tem algo que Agatha Christie faz muito bem é despertar a curiosidade de seus leitores, portanto, foi uma leitura extremamente envolvente.

Super recomendado a leitura!!

Bjs, até a próxima saga!

I am just a girl 30/01/2024

??????????
Já li outros livros da autora, estou familiarizada. Nunca imaginei que seria aquele o assassino, gostei bastante da história. Gosto quando o Poirot participa!

Gluplivros 29/01/2024

Um livro bem envolvente
UM LIVRO BOM!

Crimes ABC é um livro bem intrigante, talvez seja o estilo da Agatha ou o estilo de livros de crime, mas os começos deles são bem lentinhos, acredito que uma fórmula para introduzir os mistérios e aos poucos ir resolvendo, o que ela faz muito bem!

Todo o clima feito nesse livro é instigando e também muito empolgante, quem é o ABC? Por quê ele está fazendo tudo isso? O Porquê das ordens do crime é um mistério também muito legal!

A escrita da Agatha até agora não decepcionou, se mostrou capaz de me deixar extremamente curioso, principalmente no final, ó esses finais, algo que adoro em livros é o final, como tudo acaba, como tudo tem um desfecho e se conclui, talvez por isso o início necessita ser lento para ter oportunidade de ter um finalmente incrível, e por hora foi isso que os dois livros que eu li dela me trouxeram.

3,5? de 5, apesar de ser um livro bom apresenta muitas coisinhas que me tiram do foco, [Mini spoiler] não curti muito a narrativa da 3 pessoa, não que seja uma má ideia, na vrdd acho muito boa, só não me interessou os pontos de vista mostrados, só queria saber como o Poirot iria resolver tudo, e no fim foi tudo mt legal, essa não é uma nota ruim.

3,5/5?
Primeiro livro do ano!

Andressa.Caroliny 29/01/2024

Como sempre... Agatha Christie
Com final inesperado, mas totalmente lógico e uma mente genial por trás, as leituras de Agatha Christie tem me deixado presa nos livros até o final.

gabriela.mb 29/01/2024

É impressionante a genialidade da Agatha Christie
A gente sempre acha que sabe quem cometeu os crimes, me surpreendi nos últimos 3 capítulos. Livro interessante de ler, a leitura te prende e é ótimo para começar a ler e entender a cabeça da autora.